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Botucatu

Sabesp substituirá adutora antiga na Avenida Floriano Peixoto

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(Divulgação / Facebook)

A Sabesp inicia nesta quarta-feira (14), os serviços de substituição de uma antiga adutora de ferro na avenida Floriano Peixoto, responsável pelo abastecimento de água da região central de Botucatu. A obra vai melhorar e reforçar o subsistema que atende cerca de 250 ligações de água, com benefício direto a mais de mil pessoas, moradores dos bairros Vila São Lúcio, Vila São Luiz, Recanto Azul, Vila Sorocabana, Jardim Bom Pastor e Vila Paraíso.

Para realizar a substituição será necessário desativar a antiga adutora no trecho que vai da avenida Santana, na altura do número 129, percorre a avenida Floriano Peixoto até o pontilhão da Fepasa, na rua Major Matheus, altura do número 9. A previsão é de que os trabalhos sejam realizados em até 90 dias, sem considerar ocorrências de chuvas e outras intercorrências que possam prejudicar o andamento e o planejamento dos serviços. As interligações às redes existentes e as intervenções na linha que afetem o abastecimento serão feitas à noite e de madrugada, para que o fornecimento inicie seu processo de restabelecimento gradativo já nas primeiras horas do dia, reduzindo os transtornos à população.

Segundo o superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê da Sabesp, Mauricio Tápia, como a rede é antiga, havia frequentes rompimentos, implicando em perdas d’água. A nova adutora, com 285 metros e 20 centímetros de diâmetro, será construída a partir da avenida Santana, passando pela rua Tiradentes até o ponto de interligação ao sistema existente na rua Maria Rosa Santiago.

JCNET.

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Botucatu

IBB se despede do professor emérito Neivo Luiz Zorzetto

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Docente deixa legado atuando de forma direta na disciplina ‘Anatomia Humana’

É com profundo pesar que o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu se despede do docente Neivo Luiz Zorzetto, professor emérito do IBB, que faleceu hoje (22), pela manhã.

Prof. Dr. Neivo Luiz Zorzetto foi o primeiro Pró-Reitor da Unesp, eleito em 1986 e reeleito em 1987. Assumiu o cargo de diretor do IBB de 1985 a 1989, e foi idealizador dos Centro de Manutenção de Equipamentos – CEMEQ da Unesp. Ao longo de sua incrível jornada, deixou o seu legado em nosso Instituto, atuando de forma direta na disciplina ‘Anatomia Humana’, departamento em que lecionou até a sua aposentadoria, contribuindo no ensino e pesquisa na área e estabelecendo, inclusive, uma Escola de Anatomia.

Contribuindo de maneira significativa para a ciência e para o universo acadêmico, publicou 82 trabalhos de pesquisa, sendo 31 em revistas internacionais.
Professor Neivo Zorzetto estará eternizado em nosso Instituto pela construção de lembranças positivas em todos aqueles que passaram pelo seu caminho, permeado de carinho.

O IBB se solidariza com a família, alunos e amigos do professor. Informamos que está decretado luto oficial de 03 (três) dias, a partir desta data (22/5).

Resgate histórico 

Confira a entrevista realizada pelo vice-diretor do IBB, professor William Zambuzzi, com o professor Neivo Luiz Zorzetto, publicada em 2020. Este é um dos episódio do projeto ‘Resgate Histórico’, uma série de entrevistas com docentes e técnicos que contam a história da criação e desenvolvimento do nosso instituto.

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Botucatu

Judoca do Sesi, Michel Augusto conquista vaga inédita para Olimpíadas de Paris 2024

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Atleta da equipe de Alto Rendimento, sediada no Sesi Botucatu, garantiu primeira classificação olímpica do Judô do Sesi-SP

O judô do Sesi-SP segue fazendo história nos tatames e terá pela primeira vez um representante na principal competição esportiva mundial, as Olimpíadas. Michel Augusto, judoca da Equipe de Alto Rendimento do Sesi-SP, sediada no Sesi Botucatu, garantiu matematicamente sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao conquistar pontos fundamentais no Mundial de Judô Sênior de Abu Dhabi, disputado no último final de semana.

Na competição dos Emirados Árabes Unidos, Michel chegou às oitavas de final da categoria até 60kg após duas lutas equilibradas e de alto nível. Na primeira fase, enfrentou Muhammadsoleh Quvatov, do Tadjiquistão, e venceu por waza-ari. O adversário era concorrente direto pela vaga olímpica.

Na fase seguinte, Michel venceu o número 5 do mundo, Balabay Aghayev, por punições. A queda foi para Yeldos Smetov, do Cazaquistão, que já foi vice-campeão olímpico e chegou à disputa pelo bronze na competição.

Com os 220 pontos conquistados, Michel Augusto está classificado para as Olimpíadas de Paris 2024. Após garantir a vaga, o judoca agradeceu o suporte técnico que teve nos últimos anos, resultando na inédita classificação olímpica. “Queria agradecer a todo mundo do Sesi-SP que me apoiou. Todos que estavam comigo diariamente na preparação, toda a Comissão Técnica. Muito obrigado! Agora, é focar nas Olimpíadas.”

Esse é mais um resultado extraordinário de Michel Augusto e do Judô do Sesi-SP, que demonstra o trabalho de excelência de toda a equipe. No último ano, a modalidade aumentou em mais de 70% sua quantidade de medalhas em relação à 2022. Entre elas, um ouro Pan-Americano de Michel.

Esses resultados da Equipe de Rendimento de Judô do Sesi-SP, sediado no Sesi Botucatu, levaram primeiramente à convocação inédita para o Campeonato Mundial Sênior de Judô e, agora, à classificação olímpica.

Fotos: Anderson Neves/CBJ

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Botucatu

MAGMA Museu recebe visitantes do Nape

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Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o acervo do Museu, por meio de uma rica experiência sensorial.

No mês de maio, integrantes do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado Alcyr de Oliveira (Nape), vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Botucatu, fizeram uma visita à sede do Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia (MAGMA), na Escola Aitiara.

O objetivo foi proporcionar aos participantes uma rica experiência sensorial. Os convidados, com deficiência visual, conheceram parte do acervo, formado por diferentes tipos de rochas, e aprenderam sobre as características de cada uma delas.

“Esse tipo de visita mostra para a sociedade que o MAGMA é aberto e acessível para todos, do mesmo modo em que essas pessoas têm lugar na sociedade e não precisam se sentir excluídas”, explicou Berenice Balsalobre, diretora do MAGMA.

Incluir cada vez mais pessoas com diferentes tipos de deficiências nas atividades culturais é um dever social e uma das missões do MAGMA. Além disso, para a equipe do Museu, atividades como essa são uma ótima maneira de reconhecer a diversidade de formas como as pessoas experimentam o mundo ao seu redor.

“A experiência que tivemos no museu de mineralogia foi incrível, as sensações táteis e visuais com os minerais nos proporcionaram vivências nunca antes experimentadas. Saber da formação das rochas, dos minerais, conhecer um meteorito, uma pedra vulcânica, um raio que virou pedra foi belo demais. Foi um passeio inesquecível, um encontro com as maravilhas de Deus. Agradecemos ao MAGMA por permitir que tivéssemos essa possibilidade de sairmos embevecidos e imensamente energizados! Agradecemos a todos os envolvidos”, afirmou Eli de Haro Petrechen, coordenadora do NAPE, em nome de toda a equipe e atendidos do Núcleo.

 

Sobre o NAPE

O NAPE, criado em 13 de dezembro de 2005, tem como principais objetivos prestar esclarecimento e orientação a pais, profissionais e outras pessoas envolvidas na educação de deficiente visual e auditivo; proporcionar aos alunos e usuários experiências que os ajudem a superar as dificuldades decorrentes de sua deficiência; oferecer o apoio pedagógico para a manutenção do nível de aprendizagem necessário a um desempenho escolar adequado e difundir a libras (língua brasileira de sinais).

 

Sobre o MAGMA

O MAGMA é um espaço de cultura científica, onde os visitantes experimentam a ciência e o conhecimento por meio de diálogos e ações educativas entre as áreas de geociências, mineralogia e astronomia. Sua atuação tem por objetivo propor o questionamento e a conscientização para a integração entre os Seres Humanos, Meio Ambiente, Planeta e Universo. O MAGMA, de forma orgânica e em constante construção, quer ser um espaço de lazer, cultura, ciência, memória, exposição, conhecimento, sensibilização para receber os estudantes dos ensinos básico, universitário e também o público em geral.

 

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