Conecte-se Conosco

Botucatu

Pinacoteca de Botucatu recebe exposição aérea PASSA_AR_OS

Publicado

em

A partir do dia 06 de outubro, a Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu receberá três eventos em um. Organizados pelo Grupo Artrilha, curado pela artista Edna Carla Stradioto, o projeto conta com duas exposições e o lançamento da Revista Artrilha, que em sua 6ª edição homenageia a arte tridimensional.

 

A entrada é franca e as exposições estarão abertas para visitação até o dia 28 de janeiro de 2024. Confira a programação, os detalhes de cada evento e prestigie!

 

Exposição PASSA_AR_OS (passos no ar: pássaros)

A sala do piso térreo da Pinacoteca recebe uma das exposições mais criativas e inovadoras da atualidade: uma instalação aérea composta por 600 esculturas em formato de pássaros. A obra, que se assemelha a uma revoada de pássaros, representando jornada, travessia; será inaugurada no dia 7 de outubro, organizada pelo Grupo Artrilha e curado por Edna Carla Stradioto.

A exposição vem de encontro com o 2º Festival de Aves de Botucatu, um evento que inclui workshop de fotografia, práticas de observação de aves e atividades lúdicas e educativas na praça da Pinacoteca. O Festival será de 7 a 9 de outubro.

As esculturas aéreas, maior destaque da obra, são feitas a mão e reforçam que a beleza dos pássaros está em que cada unidade é única, assim como a arte de cada artista. Edna Carla Stradioto afirma que, além de ser uma exposição inovadora no país, apresentá-la na Pinacoteca de Botucatu é uma forma de voar mais alto.”Por que um bando de pássaros? Porque isso é a alma do Artrilha. O grupo nasceu para agir em coletivo. Cada um de nós, em essência e individualidade, seguimos coletivamente e nossas asas se esticam para todos os horizontes. Voamos mais alto e para mais longe, seguimos com mais segurança porque estamos juntos, e buscamos juntos esse destino. Buscando a travessia”, explica.

As esculturas foram criadas por Thiago Burioli e encomendadas para que o modelo-base fosse usado pelos artistas para suas intervenções. A estrutura principal de cada peça é uma base feita em fibra de vidro e finalizada com resina acrílica, na qual 30 artistas fizeram intervenção artística com as mais variadas técnicas e estilos.

Participam da obra os artistas: Alzira Chaloub, Ama Luna, Ana Maria Xavier, Ana Paula Jardine, Antônio Cavalcante, Ara Celis Vilela, Bernardete Sarmento, Caroline Simó, Edna Carla Stradioto, Eliana Pierri, Eliara Bevilacqua. Gêiza Barreto, Gustavo Mazzeu, Helen Betune Wolf, Kátia Brasileiro, Ju Barros, Leila Biscuola, Leila Costa Quaglio, Lúcia Penido Portela, Maria Cavallaro, Marlene Trouva, Patylene, Paulo Vítor Carneiro, Regiane Rossetti, Salete Lottermann, Sayuri Fukuoka, SilKarla, Simone Ceia, Tati Garcia e Thiago Burioli. Os 30 artistas representam a arte brasileira contemporânea de Norte a Sul do Brasil e foram convidados a integrar o projeto já em 2021, quando foi idealizado por Edna.

Além de organizadora, Edna Carla Stradioto também é artista do grupo e conta que cada pássaro que criou levou cerca de 5h para a produção. Após a primeira etapa de pintura de cada um, ela produziu 100 pinturas, que foram a base para a confecção de mais de 15 mil mini-círculos de 1,5cm de diâmetro cada. Ela usou cerca de 400 círculos de papel em cada pássaro e apenas na fase de colagem ela levou 3h em cada. Muitos artistas também passaram por fases assim na preparação e materialização de suas poéticas nas 20 unidades que cada um produziu. “A beleza dos pássaros está em que cada unidade é única, assim como a arte de cada artista, mas em conjunto, eles contam a história de 2 anos de vida de todos eles”, finaliza.

Serviço:

Exposição Passa_ar_os (passos no ar, pássaros)

Pinacoteca Fórum das Artes

R. General Telles, 1040, Botucatu – SP

Início: 06 de outubro de 2023

Até 28 de janeiro de 2024

Entrada franca

Terça a Sexta: 8:30h às 17:00h

Sábado e domingo: 11 às 16h

Lançamento da Revista Artrilha – 6ª edição

A 6ª edição da Revista Artrilha, da Artrilha Editora, será lançada na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu no dia 09 de outubro de 2023, com a presença de

A revista é um livro de arte publicado com ISBN (International Standard Book Number), com destaque para sua diagramação plural da revista e textos de importantes referências do mercado de arte.

A 6ª edição traz uma super novidade: temática, a revista homenageia a arte tridimensional. O artista da capa foi escolhido pelos membros editoriais por votação. A capa da Revista Artrilha traz um QR Code, que leva o leitor a um vídeo produzido exclusivamente para a revista, que mostra em detalhes a obra da capa.

A revista é uma iniciativa privada do grupo Artrilha, e tem como colunistas desta edição a editora-chefe Edna Carla Stradioto, a Secretária de Cultura de Botucatu Cristina Cury Ramos, o arquiteto e empresário rio-presente João Spode, o crítico de arte Oscar D’Ambrosio, a curadora e artista Cota Azevedo, a curadora e empresária de fine-art Rosana de Conti, o especialista de NFT e jornalista Arnaldo Etrucos, o perito de arte Gustavo Perino e o diretor da CasaCor Ribeirão Maurício Siqueira.

Serviço:

Lançamento da 6ª edição a Revista Artrilha

Data: 09 de outubro de 2023, às 19h (lista de presença)

Pinacoteca Fórum das Artes

R. General Telles, 1040, Botucatu – SP

 

Exposição EENY MEENY MINE MOE

 

A Exposição EENY MEENY MINE MOE (leia-se ini mini mainemou), cujo título em inglês é o nosso Uni, DuniTê, é uma provocação sonora para chamar o público para uma exposição coletiva que traz quinze mini-exposições individuais dos artistas.

 

Em cartaz a partir de 11 de outubro de 2023 e até 28 de janeiro de 2024, também acontece na Pinacoteca Fórum das Artes em Botucatu – SP, com vernissage exclusivo para convidados em 09 de outubro.

 

Com a participação de artistas renomados, onde foram criadas uma série de obras inéditas, a exposição fala de uma poética muito pessoal. A curadora Edna conta que trabalhou quatro meses com cada artista, cuidando desde o tema inicial de cada um, acompanhando as criações, técnicas e dimensões. “Após esse trabalho, finalizamos com a expografia de cada um, para que as obras traduzam da melhor forma a narrativa particular que será apresentada na Pinacoteca”, diz.

A importância para os artistas em ter uma individual com curadoria conceitual é vital na carreira do artista, já que é uma oportunidade única de desenvolvimento da poética, com coerência e consistência.

Com foco em construção de carreira, Edna Carla Stradioto é categórica: o processo de acompanhamento que realiza com os artistas tem sido determinante para o crescimento artístico de cada um, sem falsa modéstia. É o caso de Helen Betune Wolf, de São Carlos, com quem Edna já realizou alguns acompanhamentos de carreira.

“A Exposição EENY MEENY MYNE MO foi um convite para minha criança interior se apresentar. Foi um mergulho profundo em memórias e lembranças da minha primeira infância. Um encontro com minha criança e com minhas raízes, com minha origem. Uma reflexão sobre as constantes mudanças e sobre o que permanece constante nesse processo. Agradeço de maneira especial a Edna Carla Stradioto pela curadoria de excelência”, conta Helen.

A exposição conta com obras dos artistas Ama Luna, Ana Paula Jardine, Dinorah Rosencrantz, Edna Carla Stradioto, Elze Arruda, Helen Betune Wolf, Leila Biscuola, Maria Oliveira, Marilda Albino, Nilia Vieira, Patylene, Regiane Rossetti, Sancho, Simone Ceia e Taise ZM.

Serviço:

Exposição EENY MEENY MINE MOE

De 06 de outubro de 2023 até 28 de janeiro de 2024

Entrada franca

Terça a Sexta: 8:30h às 17:00h

Sábado e domingo: 11 às 16h

 

Pinacoteca Fórum das Artes

R. General Telles, 1040, Botucatu – SP

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5