Conecte-se Conosco

Botucatu

Pinacoteca de Botucatu recebe exposição aérea PASSA_AR_OS

Publicado

em

A partir do dia 06 de outubro, a Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu receberá três eventos em um. Organizados pelo Grupo Artrilha, curado pela artista Edna Carla Stradioto, o projeto conta com duas exposições e o lançamento da Revista Artrilha, que em sua 6ª edição homenageia a arte tridimensional.

 

A entrada é franca e as exposições estarão abertas para visitação até o dia 28 de janeiro de 2024. Confira a programação, os detalhes de cada evento e prestigie!

 

Exposição PASSA_AR_OS (passos no ar: pássaros)

A sala do piso térreo da Pinacoteca recebe uma das exposições mais criativas e inovadoras da atualidade: uma instalação aérea composta por 600 esculturas em formato de pássaros. A obra, que se assemelha a uma revoada de pássaros, representando jornada, travessia; será inaugurada no dia 7 de outubro, organizada pelo Grupo Artrilha e curado por Edna Carla Stradioto.

A exposição vem de encontro com o 2º Festival de Aves de Botucatu, um evento que inclui workshop de fotografia, práticas de observação de aves e atividades lúdicas e educativas na praça da Pinacoteca. O Festival será de 7 a 9 de outubro.

As esculturas aéreas, maior destaque da obra, são feitas a mão e reforçam que a beleza dos pássaros está em que cada unidade é única, assim como a arte de cada artista. Edna Carla Stradioto afirma que, além de ser uma exposição inovadora no país, apresentá-la na Pinacoteca de Botucatu é uma forma de voar mais alto.”Por que um bando de pássaros? Porque isso é a alma do Artrilha. O grupo nasceu para agir em coletivo. Cada um de nós, em essência e individualidade, seguimos coletivamente e nossas asas se esticam para todos os horizontes. Voamos mais alto e para mais longe, seguimos com mais segurança porque estamos juntos, e buscamos juntos esse destino. Buscando a travessia”, explica.

As esculturas foram criadas por Thiago Burioli e encomendadas para que o modelo-base fosse usado pelos artistas para suas intervenções. A estrutura principal de cada peça é uma base feita em fibra de vidro e finalizada com resina acrílica, na qual 30 artistas fizeram intervenção artística com as mais variadas técnicas e estilos.

Participam da obra os artistas: Alzira Chaloub, Ama Luna, Ana Maria Xavier, Ana Paula Jardine, Antônio Cavalcante, Ara Celis Vilela, Bernardete Sarmento, Caroline Simó, Edna Carla Stradioto, Eliana Pierri, Eliara Bevilacqua. Gêiza Barreto, Gustavo Mazzeu, Helen Betune Wolf, Kátia Brasileiro, Ju Barros, Leila Biscuola, Leila Costa Quaglio, Lúcia Penido Portela, Maria Cavallaro, Marlene Trouva, Patylene, Paulo Vítor Carneiro, Regiane Rossetti, Salete Lottermann, Sayuri Fukuoka, SilKarla, Simone Ceia, Tati Garcia e Thiago Burioli. Os 30 artistas representam a arte brasileira contemporânea de Norte a Sul do Brasil e foram convidados a integrar o projeto já em 2021, quando foi idealizado por Edna.

Além de organizadora, Edna Carla Stradioto também é artista do grupo e conta que cada pássaro que criou levou cerca de 5h para a produção. Após a primeira etapa de pintura de cada um, ela produziu 100 pinturas, que foram a base para a confecção de mais de 15 mil mini-círculos de 1,5cm de diâmetro cada. Ela usou cerca de 400 círculos de papel em cada pássaro e apenas na fase de colagem ela levou 3h em cada. Muitos artistas também passaram por fases assim na preparação e materialização de suas poéticas nas 20 unidades que cada um produziu. “A beleza dos pássaros está em que cada unidade é única, assim como a arte de cada artista, mas em conjunto, eles contam a história de 2 anos de vida de todos eles”, finaliza.

Serviço:

Exposição Passa_ar_os (passos no ar, pássaros)

Pinacoteca Fórum das Artes

R. General Telles, 1040, Botucatu – SP

Início: 06 de outubro de 2023

Até 28 de janeiro de 2024

Entrada franca

Terça a Sexta: 8:30h às 17:00h

Sábado e domingo: 11 às 16h

Lançamento da Revista Artrilha – 6ª edição

A 6ª edição da Revista Artrilha, da Artrilha Editora, será lançada na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu no dia 09 de outubro de 2023, com a presença de

A revista é um livro de arte publicado com ISBN (International Standard Book Number), com destaque para sua diagramação plural da revista e textos de importantes referências do mercado de arte.

A 6ª edição traz uma super novidade: temática, a revista homenageia a arte tridimensional. O artista da capa foi escolhido pelos membros editoriais por votação. A capa da Revista Artrilha traz um QR Code, que leva o leitor a um vídeo produzido exclusivamente para a revista, que mostra em detalhes a obra da capa.

A revista é uma iniciativa privada do grupo Artrilha, e tem como colunistas desta edição a editora-chefe Edna Carla Stradioto, a Secretária de Cultura de Botucatu Cristina Cury Ramos, o arquiteto e empresário rio-presente João Spode, o crítico de arte Oscar D’Ambrosio, a curadora e artista Cota Azevedo, a curadora e empresária de fine-art Rosana de Conti, o especialista de NFT e jornalista Arnaldo Etrucos, o perito de arte Gustavo Perino e o diretor da CasaCor Ribeirão Maurício Siqueira.

Serviço:

Lançamento da 6ª edição a Revista Artrilha

Data: 09 de outubro de 2023, às 19h (lista de presença)

Pinacoteca Fórum das Artes

R. General Telles, 1040, Botucatu – SP

 

Exposição EENY MEENY MINE MOE

 

A Exposição EENY MEENY MINE MOE (leia-se ini mini mainemou), cujo título em inglês é o nosso Uni, DuniTê, é uma provocação sonora para chamar o público para uma exposição coletiva que traz quinze mini-exposições individuais dos artistas.

 

Em cartaz a partir de 11 de outubro de 2023 e até 28 de janeiro de 2024, também acontece na Pinacoteca Fórum das Artes em Botucatu – SP, com vernissage exclusivo para convidados em 09 de outubro.

 

Com a participação de artistas renomados, onde foram criadas uma série de obras inéditas, a exposição fala de uma poética muito pessoal. A curadora Edna conta que trabalhou quatro meses com cada artista, cuidando desde o tema inicial de cada um, acompanhando as criações, técnicas e dimensões. “Após esse trabalho, finalizamos com a expografia de cada um, para que as obras traduzam da melhor forma a narrativa particular que será apresentada na Pinacoteca”, diz.

A importância para os artistas em ter uma individual com curadoria conceitual é vital na carreira do artista, já que é uma oportunidade única de desenvolvimento da poética, com coerência e consistência.

Com foco em construção de carreira, Edna Carla Stradioto é categórica: o processo de acompanhamento que realiza com os artistas tem sido determinante para o crescimento artístico de cada um, sem falsa modéstia. É o caso de Helen Betune Wolf, de São Carlos, com quem Edna já realizou alguns acompanhamentos de carreira.

“A Exposição EENY MEENY MYNE MO foi um convite para minha criança interior se apresentar. Foi um mergulho profundo em memórias e lembranças da minha primeira infância. Um encontro com minha criança e com minhas raízes, com minha origem. Uma reflexão sobre as constantes mudanças e sobre o que permanece constante nesse processo. Agradeço de maneira especial a Edna Carla Stradioto pela curadoria de excelência”, conta Helen.

A exposição conta com obras dos artistas Ama Luna, Ana Paula Jardine, Dinorah Rosencrantz, Edna Carla Stradioto, Elze Arruda, Helen Betune Wolf, Leila Biscuola, Maria Oliveira, Marilda Albino, Nilia Vieira, Patylene, Regiane Rossetti, Sancho, Simone Ceia e Taise ZM.

Serviço:

Exposição EENY MEENY MINE MOE

De 06 de outubro de 2023 até 28 de janeiro de 2024

Entrada franca

Terça a Sexta: 8:30h às 17:00h

Sábado e domingo: 11 às 16h

 

Pinacoteca Fórum das Artes

R. General Telles, 1040, Botucatu – SP

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Marcelo Sleiman espera ser vice de Fábio Leite

Publicado

em

O vereador Marcelo Sleiman (MDB) se colocou à disposição para o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Fábio Leite (PSD) e comandada pelo Prefeito Pardini. A declaração foi feita no programa Botucast, da última quarta-feira (15).

Sleiman que compõs os governos João Cury e Mário Pardini, foi eleito vereador em 2020 e se coloca como um importante nome na disputa.

Assista ao episódio

Continuar Lendo

Botucatu

Botucast recebe Felipe Pugliese, do Projeto Rural Irmã Ceci, sábado

Publicado

em

O jornalista Felipe Pugliese, gestor do Projeto Rural Irmã Ceci, será entrevistado no Botucast deste sábado, às 14 horas.

A Associação de Mulheres Irmã Ceci é uma entidade sem fins lucrativos que desempenha um trabalho socioeducacional com crianças e adolescentes da Zona Rural de Botucatu. Reconhecidos com o título de utilidade pública municipal, eles têm como missão resgatar vidas e construir novas histórias.

Os pilares fundamentais do Projeto Rural Irmã Ceci são Saúde, Educação, Esporte, Agroecologia, Ação Social.

O Projeto Rural Irmã Ceci conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Botucatu, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de doadores. Sua dedicação em transformar vidas e promover o bem-estar na comunidade é inspiradora.

 

Continuar Lendo

Botucatu

Cardiologista do HCFMB alerta para alto índice de morte por doenças cardiovasculares

Publicado

em

Dados recentes divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) revelam que cerca de 1.000 pessoas morrem por dia no Brasil em virtude de doenças cardiovasculares. Isso representa aproximadamente 400 mil mortes no país, o que torna este tipo de enfermidade a maior causadora de óbitos no Brasil.

Infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) são as doenças que mais matam no Brasil e no mundo. Doenças degenerativas do sistema nervoso, como alguns tipos de demência, e o câncer também têm em comum os mesmos fatores de risco das doenças cardiovasculares mais conhecidas.

“Chama a atenção o número de indivíduos jovens que têm sido acometidos por estas doenças, o que está ligado, principalmente, ao estilo de vida inadequado (sedentarismo, alimentação desregrada, tabagismo e abuso de álcool), o que difere dos indivíduos mais idosos, em que são observadas mais frequentemente as doenças crônicas”, lembra o médico cardiologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Fábio Cardoso Carvalho.

Fatores de risco

Em relação às doenças cardiovasculares, há divisão em duas classes: os fatores não-modificáveis, que contemplam idade, sexo e fatores hereditários, e os fatores de risco modificáveis, que dizem respeito às doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial (que é o principal fator de risco para doença cardiovascular), diabetes do tipo 2, dislipidemia e obesidade,

“Devemos lembrar que poucas horas de sono e o estresse crônico também são importantes condições que podem colaborar com os fatores de risco chamados ““ clássicos”” para a ocorrência de doenças cardiovasculares”, afirma Carvalho.

Estimativas

Os dados nacionais apontam mais de 1.100 mortes por dia, mais de 45 por hora, uma morte a cada 90 segundos. As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes em comparação a todos os tipos de cânceres juntos, duas vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência), três vezes mais que doenças respiratórias e mais de seis vezes que todas as infecções.

“Os indivíduos que sobrevivem a estes eventos terão maior incidência de insuficiência cardíaca, doenças renais, doenças degenerativas, câncer e outras doenças crônicas que irão afetar profundamente sua qualidade de vida e poderão desencadear uma série de outras complicações futuras que são potencialmente fatais”, pontua Fábio.

Cuidados e conscientização

A Associação Americana do Coração enumerou oito fatores relacionados à saúde cardiovascular. São quatro comportamentos ideais: dieta adequada, atividade física regular, sono de qualidade e ausência do tabagismo. E outros quatro fatores ideais, como índice de massa corpórea menor que 25 kg/m², colesterol total menor que 200 mg/dL, glicemia de jejum menor que 100 mg/dL, pressão arterial sistólica menor que 120 mmHg e diastólica menor que 80 mmHg.

“É importante também analisar outros fatores individuais como saúde mental, presença de doenças, como ansiedade e depressão e o contexto familiar, cultural, econômico e social do indivíduo”, frisa o cardiologista do HCFMB.

Ainda segundo Fábio, cerca de 70% destas mortes poderiam ser evitadas com prevenção adequada e medidas terapêuticas. “Campanhas de conscientização sobre o problema, com informação e educação sobre o tema, podem ajudar a mudar este grave cenário”, finaliza.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5