Conecte-se Conosco

Botucatu

Oficinas Culturais estão com inscrições abertas

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para oficinas culturais oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura (Avenida Dom Lucio n° 755, Centro) ou a Casa da Juventude (Rua Benjamin Constant n° 16, antiga Estação Ferroviária) das 8h30 às 17 horas.

As vagas são limitadas e serão ocupadas conforme a ordem de preenchimento das fichas. No ato da inscrição deverá ser apresentado um documento de identificação com foto. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável.

A Cultura informa ainda que, havendo necessidade de material específico para a oficina, o mesmo deverá ser adquirido pelo próprio interessado.

Confira abaixo as oficinas disponibilizadas:

CASA DA JUVENTUDE

Segunda-feira:

VIOLÕES EM AÇÃO – RAFAEL ORPHEO

14h às 15h30 – Duração: 06 meses – 15 Vagas

Público-alvo: 12 a 18 anos

A oficina tornará o aluno capaz de identificar as notas musicais em partitura e cifras com aplicação na prática, contribuindo assim para melhoria de sua percepção auditiva, concentração e trabalho em grupo.

SERIGRAFIA – GUILHERME LAURENTE

14h às 18h – Duração: 04 meses – 15 Vagas

Público-alvo: A partir de 15 anos

O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes um espaço para criação e reprodução de imagens, a partir do processo de impressão permeográfica chamado de serigrafia ou silk screen.

ZINE – PÂMELA PAULINO

18h às 22h – Duração: 01 mês – 15 Vagas

Público-alvo: Acima de 14 anos

A Oficina tem como objetivo a produção de conteúdo e confecção de livretos autorais, artesanais e independentes, conhecidos como zine, que podem incluir textos, imagens, colagens e diversas outras formas de expressão.

CIRCO – FERNANDO VASQUES

19h às 22h – Duração: 03 meses – 15 vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

Desenvolver habilidades acrobáticas como rolamentos, saltos, parada de mão e duo acrobático, bem como técnicas de manipulação, equilíbrio e lançamento através de malabarismo com bolas, claves, bola de contato e diabolô.

Terça-feira

TEATRO PARA TERCEIRA IDADE – REGINA LINO

14h às 16h – Duração: 06 meses – 06 vagas

Público-alvo: acima de 60 anos

A oficina de teatro visa trabalhar a pessoa inteira, com sua afetividade, percepções, expressão e criatividade tendo como objetivo maior a integração grupal e desenvolvimento interior.

CORPO EM CENA CIRCENSE – MARIA EMÍLIA TORTORELLA

Horário: 19h às 22h – Duração: 03 Meses – 20 Vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina pretende abordar o treinamento do corpo a partir do circo, no que concerne o despertar da consciência corporal somado ao desenvolvimento das habilidades de prontidão, disponibilidade, concentração e das noções rítmicas e espaciais.

Quarta-feira

TEATRO – ANA RIVAS

Horário: 18h às 19h30

Duração: 06 meses – 15 Vagas

Público-alvo: 14 a 18 anos

Iniciação ao estudo de artes cênicas que possibilite o contato com a linguagem teatral, a partir do conhecimento dos princípios da preparação corporal e vocal, exercícios de cena como improvisações, jogos teatrais e lúdicos.

DANÇA CIRCULAR – RUI HAMAI

Horário: 19h às 20h30

Duração: 06 meses: 30 Vagas

Público-alvo: Acima de 15 anos

Iniciação ao estudo da dança circular, possibilitando o contato com sua linguagem, a partir do conhecimento da expressão e da movimentação corporal.

DRAMATURGIA – SOLANGE RIVAS

Horário: 18h às 19h30

Duração: 06 meses: 20 Vagas

Público-alvo: Jovens e Adultos

A oficina busca instrumentar professores, novos autores e demais interessados a ter contato com técnicas de produção do texto, Facilitando assim adaptações de textos conhecidos e incentivando a produção de textos inéditos.

XILOGRAVURA – ELISETE ALVARENGA

Horário: 18h às 22h

Duração: 06 meses: 20 vagas

Público-alvo: Acima de 15 anos

Breve estudo teórico da história da gravura, e maior parte do tempo destinado ao aprendizado da técnica da xilogravura, que envolve o uso de ferramentas, tipos de madeira, de papel, gravação e impressão.

Quinta-feira:

CIRCO PARA INICIANTES – CAROLINA THIEGI

Horário: 18h30 às 20h

Duração: 04 meses – 20 Vagas

Público-alvo: A partir de 14 anos

A proposta desta oficina é iniciar os participantes na linguagem circense através de exercícios técnicos práticas e experimentações. Ao longo dos encontros, diversas modalidades serão apresentadas como: acrobacia aérea, acrobacia de solo e malabares.

INICIAÇÃO TEATRAL – CAROLINA THIEGI

Horário: 20h às 21h30

Duração: 04 meses: 20 Vagas

Público-alvo: A partir de 14 anos

A oficina tem por objetivo introduzir a linguagem teatral por meio de jogos e improvisações. O intuito é oferecer uma vivência prática de criação a partir da percepção corporal/vocal e de composições cênicas.

PINACOTECA FÓRUM DAS ARTES

DESENHO – MARCOS MACIEL

Dia: Sábado

Horário: 14h às 17h

Duração: 03 meses

Público-alvo: Acima de 12 anos

Apresentar o uso da técnica do desenho e conhecer o estilo usado pelo design, experimentando o gestual arrojado do traço, do esfumato ao desenhar texturas cromadas, treinar o desenho da face humana.

ESPAÇO CULTURAL

Segunda-feira

AQUARELA – MÔNICA STEIN

SALA DE OFICINAS

Horário: 17h às 19h

Duração: 04 meses

Público-alvo: Acima de 14 anos

A Oficina trará estudo de teoria da arte, além de muito conteúdo prático com utilização de materiais como: papéis, carvão, lápis, tinta de aquarela, realizando diversas experiências.

Terça-feira

LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA – LEONARDO DEFENTE

BIBLIOTECA CENTRAL

Horário: 18h às 21h

Duração: 04 meses – 15 Vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina tem como objetivo ressaltar o caráter de espaço para liberdade e experimentação quanto ao estudo de técnicas e práticas de criação de textos como: contos, romances, poemas e roteiros.

DESIGNER SOCIAL – SÍLVIA SASAOKA

CINE JANELAS

Horário: 9h às 12h

Duração: 03 meses: 10 vagas

Público-alvo: Acima de 12 anos

O Design Social é um conjunto de ferramentas que permite o uso de técnicas, formas de organização e planejamento no trabalho com uma comunidade.

ACROYOGA – LUÍSA ARRIGONI

CINE JANELAS

Terça e Quinta-feira (Uma turma diferente para cada dia)

Horário: 18h30 às 20h30

Duração: 03 meses – 15 Vagas – cada turma

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina visa elevar o vínculo entre o indivíduo consigo e com os outros, através do movimento, diversão, e conexão. Unir e elevar a relação entre os participantes, desenvolvendo diferentes formas de comunicação.

Quinta-feira

ESCRITA CRIATIVA – JULIANA MARINGONI

CINE JANELAS

Horário: 13h30 às 16h30

Duração: 03 meses

Público-alvo: 20 a 50 anos

Desenvolver a criatividade e a organização para a escrita, ampliar a visão sobre o processo de escrita particular, desenvolver textos de acordo com diversos gêneros, aprimorar expressão e comunicação escrita.

Sábado

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA– DENISE BERTO

CINE JANELAS

Horário: 8h às 12h

Duração: 02 meses

Público-alvo: Acima de 16 anos

O objetivo da oficina é treinar o olhar fotográfico por meio de estudos, técnicas fotográficas e dinâmicas práticas para fotografar, inclusive com o celular.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Pinacoteca promove Sextou na Pina no dia 2

Publicado

em

A Pinacoteca de Botucatu realiza mais uma edição do projeto “Sextou na Pina” nesta sexta-feira, dia 2 de maio.

O espaço estará com horário estendido até às 21h, proporcionando à população a oportunidade de visitar as exposições em cartaz e desfrutar de um ambiente cultural no início do fim de semana.

O projeto busca incentivar a fruição artística e o acesso à cultura por meio de visitas noturnas, reunindo arte, diálogo e um ambiente acolhedor no centro da cidade.

Serviço:

Data: 2 de maio (sexta-feira)

Horário: Até as 21h

Local: Pinacoteca de Botucatu – Rua General Telles, 1040, Centro

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Continuar Lendo

Botucatu

HCFMB e Prefeitura realizam ação de combate a hipertensão no Bosque, dia 17

Publicado

em

Em abril, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) lança a Campanha de Hipertensão 2025, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial (26 de abril) e ao Dia Mundial de Hipertensão (17 de maio). Este ano, o tema da campanha é “Quem se ama cuida da pressão”, com o objetivo de ressaltar a importância do autocuidado com a finalidade de diagnosticar, controlar e prevenir as complicações relacionadas à hipertensão arterial.

Em Botucatu, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e as Ligas de Cardiologia e Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), em parceria com a Secretaria de Saúde, promoverão, no dia 17 de maio, das 9h às 17h, uma ação de conscientização na praça do Bosque, no Centro.

Aferição de pressão arterial, medida de altura, peso e a distribuição de panfletos informativos são algumas atividades previstas para o dia.

Sobre a Hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é definida por valores pressóricos superiores a 140/90 mmHg e constitui uma das principais causas de morte no Brasil, acometendo cerca de 30% da população adulta. Em idosos, pessoas com excesso de peso e diabéticos, esses percentuais são ainda superiores, podendo superar os 60%.

As principais complicações da hipertensão são a doença renal crônica, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC). Essas complicações podem ser em grande parte prevenidas pelo controle pressórico, por meio de medidas simples, como redução do consumo de sal e do peso corporal, prática regular de exercícios físicos e atitudes que visam a modificação do estilo de vida inadequado, associadas ou não ao tratamento medicamentoso.

Continuar Lendo

Botucatu

Câmara debate Regularização de Lotes e Obras Clandestinas

Publicado

em

Na noite desta terça-feira (29/04), a Câmara Municipal de Botucatu realizou uma Audiência Pública para debater sobre o Projeto de Lei nº 22/2025, que está na Casa e dispõe sobre a Regularização de Desdobramento de Lote e de Obra Clandestina no município.
A Audiência foi conduzida pelo vereador Nuno Garcia (PODE). Compuseram a Mesa dos trabalhos, ainda, o Secretário de Habitação e Urbanismo, Rodrigo Fernandes Michelin; o Presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Zé Fernandes (PSDB), e o Procurador Legislativo, Paulo Antonio Coradi Filho.
Os vereadores Carlos Trigo (MDB), Ielo (PDT) e Lelo Pagani (PSDB) estiveram presentes e realizaram questionamentos sobre o tema. Além disso, a população em geral também pôde assistir e tirar suas dúvidas, tanto de forma presencial, como de maneira remota.
“Essa Lei não é uma novidade, recorrente de tempos em tempos. Trata-se da anistia para aquelas pessoas que tem o seu imóvel de alguma forma irregular”, explicou o Secretário.
Pela proposta, lotes de terrenos localizados na zona urbana do município com área mínima de 125 m², que tenham edificação, e comprimento da fachada igual ou superior a 5m, que já se encontram desdobrados, poderão ser regularizados. O objetivo é proporcionar aos proprietários de imóveis irregulares a oportunidade de adequação às normas urbanísticas vigentes.
O Projeto teve parecer contrário do Jurídico Legislativo, que entende que o Projeto de Lei vai contra o que é estabelecido no Plano Diretor e Lei de Parcelamento do Solo.
“O Parecer Jurídico pela ilegalidade é pelo desmembramento de lote. Pelos estudos que venho fazendo de diversas leis que vem chegando, 70% a 90% dos processos é para dividir o lote. É claro que é para exploração econômica, pegar um lote, dividir ao meio e, contra a Lei que fala em 250 m², e depois você regularizar com 125 m²”, esclareceu o Procurador.
Agora, o projeto passará por análise das comissões da Câmara para posterior votação em plenário.
O Projeto de Lei e o Parecer jurídico podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara.
Agora, o projeto passará por análise das comissões da Câmara para posterior votação em plenário.
Não conseguiu acompanhar ao vivo? A íntegra da Audiência fica disponível no Youtube da Câmara de Botucatu e em reprises durante a programação da TV Câmara (Canal 31.3 da rede aberta e 2 da Claro TV).

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5