Conecte-se Conosco

Botucatu

Judocas do SESI são convocados para Jogos Pan-Americanos e Mundial Sub-21 

Publicado

em

Michel Augusto vai defender a seleção brasileira na competição na capital chilena; ele e Vinícius Ardina também representarão o Brasil e o Sesi-SP no Mundial da categoria júnior 

O judô do Sesi-SP segue tendo seu trabalho de excelência reconhecido. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou dois atletas da equipe de Alto Rendimento da modalidade, situada no Sesi Botucatu, para defenderem as seleções brasileiras que disputarão os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e o Mundial Sub-21. 

Michel Augusto vai representar o Brasil e o Sesi-SP nas duas competições internacionais, enquanto Vinícius Ardina atuará na principal competição da categoria júnior. As disputas do judô do Pan no Chile serão realizadas no período de 28 a 31 de outubro, no Centro de Esportes de Contato do Parque Estádio Nacional, na capital chilena. Já o Mundial Sub-21 será entre os dias 4 e 8 de outubro, em Odivelas, Portugal. 

No Pan, Michel entrará em ação logo no primeiro dia, no dia 28, que também terá as lutas dos pesos até 48kg, 52kg, 57kg e 66kg. No dia 29, é a vez das categorias até 63kg, 70kg, 73kg e 81kg e, no dia seguinte, entram no tatame chileno os pesos até 78kg, +78kg, 90kg, 100kg e +100kg. Os horários das lutas (no Chile) serão das 10h às 13h (eliminatórias) e das 15h às 17h (disputas de medalhas). As transmissões serão do Canal Olímpico Brasil e CazéTV. 

Em Santiago, o judô brasileiro chegará forte para o torneio continental com uma equipe formada por grandes nomes da modalidade, como os medalhistas olímpicos Daniel Cargnin (73kg), Rafael Silva (+100kg), Rafaela Silva (57kg) e Ketleyn Quadros (63kg), ao lado de jovens promessas das equipes de transição, como os novatos Michel Augusto (60kg), Aléxia Nascimento (48kg), Gabriel Falcão (73kg), Kayo Santos (100kg), Luana Carvalho (70kg) e Eliza Ramos (78kg), todos classificados via Cali.  

“O judô brasileiro estará em Santiago com um time muito competitivo e temos a expectativa de fazer ótimos resultados como vem sendo nas últimas edições. Conseguimos classificar atletas em todas as categorias e dobrar as chances em cinco categorias com a entradas dos juniores. Em termos de ambiente e vivência em evento multiesportivo, o Pan será um ótimo laboratório para Paris 2024 e, por isso, também estamos indo com atletas cujo foco está na medalha olímpica daqui a menos de um ano”, explicou Marcelo Theotonio, gerente de alto rendimento da CBJ. 

Mundial Sub-21 

O Campeonato Mundial Sub-21 é a principal competição do ano para a classe de idade e o Brasil terá um time de 16 representantes, sendo oito homens e oito mulheres. A exemplo do Pan, Michel Augusto também inicia os combates logo no primeiro dia da competição, em 04/10. Já Vinícius Ardina vai para o tatame no segundo dia, 05/10. 

Na história dos Mundiais Sub-21, que teve sua primeira edição em 1974, o Brasil coleciona um total de 75 medalhas, sendo 14 ouros, 22 pratas e 39 bronzes. Grandes atletas do judô nacional, como os medalhistas olímpicos Aurélio Miguel, Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Sarah Menezes, Rafaela Silva, Mayra Aguiar e Daniel Cargnin já foram campeões da competição.  

Em 2022, o país teve duas medalhas de prata com Kaillany Cardoso (-63kg) e Beatriz Freitas (-78kg). Kaillany, de 19 anos, retornará ao Mundial de 2023, mas desta vez em uma nova categoria de peso. 

Neste ano, a Seleção Júnior vem de temporada de muita preparação e triunfos no cenário internacional. Ao todo, foram quatro competições na Europa, 19 medalhas conquistadas (3 ouros, 4 pratas e 12 bronzes) e semanas de treinamentos proveitosos ao lado de possíveis adversários e até de nomes consolidados na classe sênior. Já na última semana, no Campeonato Pan-Americano Sub-21, última competição antes do Mundial, foram 13 medalhas individuais (6 ouros, 6 pratas e 1 bronze), o primeiro lugar no quadro geral de países e o título de campeão por equipes mistas. 

O time para o Mundial de Odivelas segue a mesma base do Campeonato Pan-Americano, com adição de Matheus Guimarães (100kg) e Sophia Câmara (-63kg). Matheus é o atual líder do Ranking Nacional Sub-21 e recentemente foi campeão brasileiro da classe, enquanto Sophia, a caçula do grupo (16 anos), vem de uma prata no Campeonato Mundial Sub-18. 

JOGOS PAN-AMERICANOS SANTIAGO 2023 

SELEÇÃO MASCULINA DE JUDÔ  

60kg – Michel Augusto (SESI-SP/FPJ) 

66kg – Willian Lima (Esporte Clube Pinheiros/FPJ) 

73kg – Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ) 

73kg – Gabriel Falcão (Instituto Reação/FJERJ) 

81kg – Guilherme Schimidt (Minas Tênis Clube/FMJ) 

90kg – Rafael Macedo (Sogipa/FGJ) 

100kg – Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ) 

100kg – Kayo Santos (Minas Tênis Clube/FMJ)  

+100kg – Rafael Silva “Baby” (Esporte Clube Pinheiros/FPJ) 

SELEÇÃO FEMININA DE JUDÔ  

48kg – Aléxia Nascimento (Esporte Clube Pinheiros/FPJ) 

48kg – Amanda Lima (Minas Tênis Clube/FMJ)  

52kg – Larissa Pimenta (Esporte Clube Pinheiros/FPJ) 

57kg – Rafaela Silva (Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ)  

63kg – Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ) 

70kg – Luana Carvalho (Umbra/Vasco da Gama/FJERJ) 

70kg – Aléxia Castilhos (Sogipa/FGJ) 

78kg – Eliza Ramos (Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ)  

78kg – Samanta Soares (Instituto Reação/FJERJ) 

+78kg – Beatriz Souza (Esporte Clube Pinheiros/FPJ) 

MUNDIAL SUB-21 2023 

EQUIPE FEMININA 

52kg — Fabiane Pires (Judô Ivan Penna/FEMEJU) 

57kg — Beatriz Comanche (Umbra-Vasco da Gama/FJERJ) 

57kg — Bianca Reis (Academia Corpo e Arte/FEMEJU) 

63kg — Nauana Silva (E.C. Pinheiros/FPJ) 

63kg — Sophia Câmara (Espaço Marques Guiness/FEMEJU) 

70kg — Kaillany Cardoso (Minas Tênis Clube/FMJ) 

+78kg — Enya Pires (Grêmio Náutico União/FGJ) 

+78kg — Kátia Alves (Grêmio Náutico União/FGJ) 

EQUIPE MASCULINA 

60kg — Michel Augusto (SESI-SP/FPJ) 

60kg — Roger Pereira (Academia Corpo e Arte/FEMEJU) 

66kg — Ronald Lima (E.C. Pinheiros/FPJ) 

73kg — Vinicius Ardina (SESI-SP/FPJ) 

73kg — Gabriel Falcão (Instituto Reação/FJERJ) 

81kg — Kauan Jorge dos Santos (C.R. Flamengo/FJERJ) 

90kg — Gustavo Milano (AABB Curitiba/F.PR.JUDÔ) 

100kg — Matheus Guimarães (Instituto Reação/FJERJ)

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Pinacoteca promove Sextou na Pina no dia 2

Publicado

em

A Pinacoteca de Botucatu realiza mais uma edição do projeto “Sextou na Pina” nesta sexta-feira, dia 2 de maio.

O espaço estará com horário estendido até às 21h, proporcionando à população a oportunidade de visitar as exposições em cartaz e desfrutar de um ambiente cultural no início do fim de semana.

O projeto busca incentivar a fruição artística e o acesso à cultura por meio de visitas noturnas, reunindo arte, diálogo e um ambiente acolhedor no centro da cidade.

Serviço:

Data: 2 de maio (sexta-feira)

Horário: Até as 21h

Local: Pinacoteca de Botucatu – Rua General Telles, 1040, Centro

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Continuar Lendo

Botucatu

HCFMB e Prefeitura realizam ação de combate a hipertensão no Bosque, dia 17

Publicado

em

Em abril, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) lança a Campanha de Hipertensão 2025, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial (26 de abril) e ao Dia Mundial de Hipertensão (17 de maio). Este ano, o tema da campanha é “Quem se ama cuida da pressão”, com o objetivo de ressaltar a importância do autocuidado com a finalidade de diagnosticar, controlar e prevenir as complicações relacionadas à hipertensão arterial.

Em Botucatu, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e as Ligas de Cardiologia e Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), em parceria com a Secretaria de Saúde, promoverão, no dia 17 de maio, das 9h às 17h, uma ação de conscientização na praça do Bosque, no Centro.

Aferição de pressão arterial, medida de altura, peso e a distribuição de panfletos informativos são algumas atividades previstas para o dia.

Sobre a Hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é definida por valores pressóricos superiores a 140/90 mmHg e constitui uma das principais causas de morte no Brasil, acometendo cerca de 30% da população adulta. Em idosos, pessoas com excesso de peso e diabéticos, esses percentuais são ainda superiores, podendo superar os 60%.

As principais complicações da hipertensão são a doença renal crônica, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC). Essas complicações podem ser em grande parte prevenidas pelo controle pressórico, por meio de medidas simples, como redução do consumo de sal e do peso corporal, prática regular de exercícios físicos e atitudes que visam a modificação do estilo de vida inadequado, associadas ou não ao tratamento medicamentoso.

Continuar Lendo

Botucatu

Câmara debate Regularização de Lotes e Obras Clandestinas

Publicado

em

Na noite desta terça-feira (29/04), a Câmara Municipal de Botucatu realizou uma Audiência Pública para debater sobre o Projeto de Lei nº 22/2025, que está na Casa e dispõe sobre a Regularização de Desdobramento de Lote e de Obra Clandestina no município.
A Audiência foi conduzida pelo vereador Nuno Garcia (PODE). Compuseram a Mesa dos trabalhos, ainda, o Secretário de Habitação e Urbanismo, Rodrigo Fernandes Michelin; o Presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Zé Fernandes (PSDB), e o Procurador Legislativo, Paulo Antonio Coradi Filho.
Os vereadores Carlos Trigo (MDB), Ielo (PDT) e Lelo Pagani (PSDB) estiveram presentes e realizaram questionamentos sobre o tema. Além disso, a população em geral também pôde assistir e tirar suas dúvidas, tanto de forma presencial, como de maneira remota.
“Essa Lei não é uma novidade, recorrente de tempos em tempos. Trata-se da anistia para aquelas pessoas que tem o seu imóvel de alguma forma irregular”, explicou o Secretário.
Pela proposta, lotes de terrenos localizados na zona urbana do município com área mínima de 125 m², que tenham edificação, e comprimento da fachada igual ou superior a 5m, que já se encontram desdobrados, poderão ser regularizados. O objetivo é proporcionar aos proprietários de imóveis irregulares a oportunidade de adequação às normas urbanísticas vigentes.
O Projeto teve parecer contrário do Jurídico Legislativo, que entende que o Projeto de Lei vai contra o que é estabelecido no Plano Diretor e Lei de Parcelamento do Solo.
“O Parecer Jurídico pela ilegalidade é pelo desmembramento de lote. Pelos estudos que venho fazendo de diversas leis que vem chegando, 70% a 90% dos processos é para dividir o lote. É claro que é para exploração econômica, pegar um lote, dividir ao meio e, contra a Lei que fala em 250 m², e depois você regularizar com 125 m²”, esclareceu o Procurador.
Agora, o projeto passará por análise das comissões da Câmara para posterior votação em plenário.
O Projeto de Lei e o Parecer jurídico podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara.
Agora, o projeto passará por análise das comissões da Câmara para posterior votação em plenário.
Não conseguiu acompanhar ao vivo? A íntegra da Audiência fica disponível no Youtube da Câmara de Botucatu e em reprises durante a programação da TV Câmara (Canal 31.3 da rede aberta e 2 da Claro TV).

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5