Conecte-se Conosco

Botucatu

Hospital das Clínicas de Botucatu publica Carta Aberta sobre atendimento

Publicado

em

A presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), professora associada Maria Cristina P. Lima, assina uma Carta Aberta, sobre o atendimento e serviços prestados pela instituição.

A carta aborda que o HC atua em conjunto com as prefeituras locais de todas as cidades da DRS VI Bauru, reavaliando diariamente os protocolos e estratégias para oferecer o melhor atendimento para a população que o HC abrange, cerca de dois milhões de pessoas.

Outro ponto destacado é que o HCFMB é reconhecido oficialmente pelo Governo do Estado como referência em assistência, serviço, pesquisa, ensino e extensão. Nos últimos anos, o HCFMB é frequentemente destaque no Portal do Governo do Estado e na mídia nacional com inúmeras ações inovadoras, expansão dos serviços e em humanização.

 

                                                              Íntegra da Carta Aberta

O Conselho do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em reunião extraordinária na tarde de ontem, 28, vem a público manifestar seu apoio ao Prof. Associado Dr. André Luís Balbi e toda a equipe de gestão do HCFMB.

Ao contrário do que foi veiculado recentemente pela mídia, com a repercussão de entrevistas dadas pelo prefeito de Botucatu, Mario Pardini, todos os protocolos seguidos pelo HCFMB estão baseados nas melhores evidências científicas, e visam ao atendimento em nível terciário e quaternário de toda a região. Este fato contribui inequivocamente para que o HCFMB apresente um dos menores índices de mortalidade no estado.

Uma série de aspectos importantes merecem ser ressaltados, no que diz respeito à participação do HCFMB na região:

  1. O HCFMB é uma autarquia da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES), que atende a ampla região do estado e não apenas a um município da região;
  2. O financiamento do Hospital Estadual de Botucatu (HEBo) e do SARAD, seguem em tramitação junto às instâncias competentes, com previsão de liberação no mês de abril de 2022. Apesar de não estar funcionando plenamente, o HEBo realizou em 2019 por exemplo, mais de 7 mil cirurgias e o Serviço de Oncologia, sediado neste Hospital desde a sua inauguração, mantém seu atendimento ininterrupto, com cerca de 20 mil atendimentos e 18 mil sessões de quimioterapia em 2021;
  3. O combate à pandemia, em que pesem as parcerias inestimáveis com a Prefeitura de Botucatu, com a FMB, com a UNESP, com a FAMESP e com muitos outros atores, foi um desafio sem precedentes para o HCFMB e para todos os equipamentos de saúde. Em função do isolamento físico, necessário frente à pandemia, muitos pacientes com doenças crônicas tiveram seus acompanhamentos descontinuados, fazendo com que hoje estejamos diante de uma grande demanda reprimida de casos graves;
  4. Todos estes aspectos devem ser pensados não apenas no âmbito de um município, mas de toda uma região;
  5. Como última consideração somam-se a este o início das aulas presenciais com o esperado aumento dos casos de doenças respiratórias nas crianças e adolescentes. Há dois anos praticamente reclusos em casa, é esperado no mundo todo, uma elevação destes agravos com a retomada do contato nas salas de

Feitas estas considerações, que mostram o cenário complexo do atendimento à saúde no município e na região, este conselho ressalta:

Que o HCFMB é reconhecido oficialmente pelo Governo do Estado como referência em assistência, serviço, pesquisa, ensino e extensão. Nos últimos anos, o HCFMB é frequentemente destaque no Portal do Governo do Estado e na mídia nacional com inúmeras ações inovadoras, expansão dos serviços e em humanização;

Que o HCFMB é o terceiro hospital em volume de atendimento no estado de SP e o primeiro em número de internações por leito entre os hospitais universitários, segundo dados divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE);

Que os problemas de financiamento, aparentemente equacionados no momento, foram os principais responsáveis pelas dificuldades enfrentadas.

Todos os municípios têm responsabilidades com o atendimento nos níveis primário e secundário de seus munícipes.  O não funcionamento adequado da atenção primária à saúde e a ausência de unidades de atendimento hospitalar secundário aumentam a dependência de níveis terciários e do HCFMB em especial.

Que este conselho reconhece na pessoa do Dr. André Balbi e sua equipe, gestores preocupados com o atendimento à população de toda a região, e que as limitações do funcionamento decorrem de outros fatores que independem da vontade e do esforço desta equipe.

Por fim, soluções estão sendo encaminhadas na melhoria constante da assistência. Embora seja compromisso dos municípios, o HC atua em conjunto com as prefeituras locais de todas as cidades da DRS VI Bauru, reavaliando diariamente os protocolos e estratégias para oferecer o melhor atendimento para a população que o HC abrange, cerca de dois milhões de pessoas.

Por – Vivian Abilio

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5