Conecte-se Conosco

Botucatu

Conselho das Mulheres e PLPs fazem convocação para ato em repúdio ao feminicidio, dia 27

Publicado

em

O Conselho das Mulheres de Botucatu e as Promotoras Legais Populares estão convocando a população para um ato em apoio à família da balconista Aline Aparecida da Silva, que foi morta por estrangulamento em setembro de 2019. A manifestação será na próxima segunda-feira (27), às 14 horas, em frente ao fórum de Botucatu.

De acordo com a comunicação oficial, “precisamos levar o maior número de pessoas possíveis para assistir a audiência, que será no Fórum de Botucatu. Essa audiência não pode passar em branco!”, diz.

“Simbolizando o luto, todos nós estaremos vestidos de preto. O nosso protesto será silencioso, para não atrapalhar o andamento da audiência”, finaliza.

A presidente das Promotoras Legais Populares, Isabel Rossi Conte, declara que o movimento tem como objetivo mostrar como um crime desse tipo abala os envolvidos, familiares e toda a sociedade.

Aline foi morta estrangulada, no dia 7 de setembro de 2019, na casa onde morava com o marido, na Rua Antônio Corvino, na Vila Mariana.

Logo após o crime o marido tornou-se suspeito. Davi Tobias de Oliveira, fugiu do local, mas pouco tempo depois foi preso em flagrante em Itatinga e levado para cadeia pública da cidade. Ele passou por audiência de custódia no domingo (8) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva, sendo encaminhado para o centro de Detenção Provisória de Itatinga.

CONCENTRAÇÃO EM APOIO À FAMÍLIA DA ALINE
Data: Segunda-feira, 27/01 às 13h.
Local: Fórum de Botucatu. Praça Iole Dinucci Fernandes, Jardim Santa Elisa
Organização: Conselho da Mulher e Promotoras Legais Populares

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Sesi Botucatu tem programação cultural criativa em maio

Publicado

em

Teatro, oficina e sábado literário fazem parte dos eventos gratuitos do mês
Começando o mês de maio com novas atrações culturais, o CAT Sesi Botucatu recebe diversas programações repletas de alegria. Com atividades voltadas para as artes cênicas, artes visuais e literatura, todos os públicos estão convidados a participar de forma gratuita.
A agenda começa com o “esquenta” dos Jogos do Sesi 2024, o Amistoso dos Campeões de 2023, no dia 01 de maio. Com quatros partidas de society livre disputadas entre os mais bem colocados da competição do ano passado, a oportunidade é perfeita para entrar no clima das competições.
Ainda no mesmo dia, a unidade recebe o palhaço Fusquinha (Paulo Galindo) e sua peça intitulada “Ôtovinu”. O espetáculo, que traz técnicas circenses, malabarismo, palhaçaria e muitas risadas, acontece a partir das 11h.
No dia 18, o Sábado Literário retorna com a Feira de Troca de Livro. Na ocasião, os participantes podem trazer um livro e trocar por outro título, visando um aumento do fluxo de leitura, além da oportunidade de compartilhar experiências literárias. São diversos gêneros e autores para conhecer.
Após exaltar a Literatura, a criatividade ganha espaço na oficina de Muralismo e Intervenção Urbana, oferecida por Mariane Longhi, mediadora cultural do Sesi-SP. Entre ensino de técnicas, noções básicas e aplicação em um projeto, a atividade inspira a expressão em cores vivas.
Os interessados em participar da programação devem garantir seu ingresso pelo portal Meu Sesi.

Continuar Lendo

Botucatu

Jovem morre após sofrer queimaduras em explosão de galão de álcool no trabalho

Publicado

em

Uma mulher de 21 anos morreu na noite desta segunda-feira (29), no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), após sofrer graves queimaduras durante o trabalho, no último sábado (27).

Segundo a Polícia Civil, Ana Júlia Albertino trabalhava na cozinha de um restaurante, quando foi completar o recipiente de um réchaud com álcool. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve uma explosão do galão de álcool.

A estrutura responsável por manter a comida aquecida pegou fogo, e as chamas se alastraram, atingiram a embalagem maior com o líquido inflamável, que acabou explodindo, e o fogo atingiu o corpo da vítima.

Ana Júlia foi socorrida em estado grave para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (HCFMB). Segundo o hospital, ela morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
Jovem morre após acidente com álcool em restaurante de Botucatu — Foto: Instagram/Reprodução

Jovem morre após acidente com álcool em restaurante de Botucatu — Foto: Instagram/Reprodução

Por meio das redes sociais, o restaurante e bar “Fair Play Sport Bar” lamentou o ocorrido e disse que a colaboradora acidentada era como um membro da família.

O estabelecimento informou ainda que foram prestados os primeiros socorros à vítima e reforçaram o apoio à família da jovem.

Proibição de venda do álcool 70

A partir desta terça-feira (30) o álcool líquido 70% não vai mais ser comercializado em supermercados e outros estabelecimentos.

A proibição é reflexo de uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que não afeta a venda do álcool 70% em gel.

A comercialização do álcool líquido 70% era proibida há mais de 20 anos, por causa da sua alta inflamabilidade, mas foi flexibilizada pela agência com a pandemia da Covid-19.

Fonte: G1

Continuar Lendo

Botucatu

Inscrições para o Encceja estão abertas

Publicado

em

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já podem fazer a inscrição. O prazo segue aberto até 10 de maio. Solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitas durante o mesmo período. O exame será no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

edital do Encceja 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 devem ter justificado sua ausência no exame caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

O exame

O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.

Agência Brasil

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5