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Asteroide “passa raspando” na Terra nesta semana; saiba como assistir

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O Projeto Telescópio Virtual, um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, na Itália, vai transmitir a passagem próxima à Terra do asteroide 2023 BU

Três mil e seiscentos km. Mais ou menos a distância entre as cidades de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Macapá, no Amapá. Por mais longe que pareça, em termos astronômicos isso não é quase nada – e é a essa distância que o asteroide 2023 BU vai passar da Terra na próxima quinta-feira (26), por volta das 19h17 (pelo horário de Brasília).

Descoberto no último sábado (21) pelo fabricante de telescópios e astrônomo amador russo Gennady Borisov, essa rocha espacial tem diâmetro estimado entre 3,7 m a 8,2 m e viaja a cerca 32.400 km/h.

Para se ter uma ideia de quão perto o 2023 BU passará da Terra, os satélites que acompanham a rotação do planeta (chamados geoestacionários) estão a cerca 36 mil km da superfície terrestre – sendo assim, a pequena rocha espacial estará a apenas 10% da distância usada por essas espaçonaves.

Conforme o guia astronômico e de céu nortuno The-Sky-Live, esses asteroides são monitorados muito de perto, por meio de observações de posição de alta precisão e mecânica celeste.

Felizmente, com base nos últimos cálculos de órbita de alta precisão realizados pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, confirma-se que a passagem próxima da Terra pelo asteroide 2023 BU não afetará o planeta em absolutamente nada.

Isso porque, mesmo considerando seu tamanho máximo, ele teria uma massa total em torno de 866 toneladas. Se atingisse a Terra, grande parte disso seria completamente consumida pela atmosfera, liberando uma energia equivalente a 9 mil toneladas de TNT (substância muito utilizada como explosivo militar e em demolições).

Fonte: Olhar Digital

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NASA está procurando por novos astronautas; saiba como se candidatar

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Astronautas que estarão na missão 'Artemis II', que vai acontecer em 2024. — Foto: Divulgação/Nasa

Salário anual é mais de R$ 760 mil.

A agência especial dos Estados Unidos, a NASA, está procurando novos astronautas. As vagas foram abertas em março e as inscrições podem ser feitas até o dia 2 de abril aqui. No entanto, para os brasileiros não é nada fácil.

Os interessados devem ter cidadania americana e passar no exame físico para desempenhar a atividade. A agência espacial dos Estados Unidos exige mestrado em ciência, tecnologia, engenharia ou matemática e pelo menos três anos de experiência na área. Quem se candidatar precisa estar disponível para viagens a todo momento também.

De acordo com o site oficial do Governo dos Estados Unidos, entre as funções de um astronauta estão as operações no espaço, teste e ajuda no desenvolvimento de futuras espaçonaves, experimentos e pesquisas em atividades dentro de naves espaciais, face pública da NASA, e mais.

Esse é o primeiro processo seletivo da NASA em quatro anos. Em 2020, mais de 12 mil pessoas se inscreveram. A agência levou um ano e meio para analisar os candidatos e selecionou apenas dez pessoas.

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Phenom 300 da Embraer é o jato leve mais vendido no mundo por 12 anos seguidos

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A Embraer anunciou hoje que as aeronaves da série Phenom 300, líderes do setor, mantiveram o status de jatos leves mais vendidos no mundo por 12 anos consecutivos, além de alcançarem o posto de bimotores a jato mais vendidos pelo quarto ano seguido. Os dados foram divulgados pela General Aviation Manufacturers Association (GAMA). Para conquistar essa distinção, a empresa entregou 63 aeronaves da série Phenom 300 ao longo de 2023.

Demonstrando o compromisso da Embraer com a inovação e a excelência, o Phenom 300 é a série de jatos executivos de maior sucesso da última década, tendo acumulado mais de 730 entregas em todo o mundo, com operadores em 40 países. Com mais de 2 milhões de horas de voo registradas, o Phenom 300 tornou-se recentemente o jato executivo mais voado nos Estados Unidos, com mais de 360 mil voos em um período de 12 meses.

“A série do Phenom 300 continua a demonstrar o compromisso da Embraer em oferecer a melhor experiência em aviação executiva”, disse Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Por mais de uma década, a aeronave conquistou o merecido reconhecimento e continua a se destacar em termos de desempenho, tecnologia, conforto e suporte. Com uma dedicação contínua aos nossos fiéis clientes, continuaremos a desenvolver o programa com base no feedback dos operadores, nas tendências do setor e nas novas tecnologias.”

Recentemente, a Embraer anunciou a opção de Autothrottle, que estará disponível para o Phenom 300E. Esse opcional automatiza ainda mais a cabine da aeronave, a qual permite operação com apenas um piloto e inclui o avançado Prodigy Touch, baseado na avançada aviõnica Garmin G3000, aperfeiçoando ainda mais as capacidades operacionais do jato.

Jato leve mais rápido em produção, o Phenom 300E tem velocidade máxima de cruzeiro de 860 kilometros por hora (464 nós) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km), com cinco ocupantes a bordo e reservas NBAA IFR. Além disso, a aeronave oferece aviônicos incomparáveis, incluindo o primeiro Runway Overrun Awareness and Alerting System (ROAAS, do inglês Sistema de Alerta e Prevenção de Saída de Pista) desenvolvido e certificado na aviação executiva, modo de descida de emergência, Arremetida acoplada e muito mais.

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Jatos E190-E2 e E195-E2 obtêm Certificação de Tipo da Autoridade de Aviação Civil de Singapura

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Os jatos E190-E2 e E195-E2 obtiveram a certificação de tipo da Autoridade de Aviação Civil de Singapura (CAAS). As aeronaves são as mais silenciosas e eficientes em consumo de combustível no mundo em sua categoria. A Scoot, companhia aérea low-cost subsidiária da Singapore Airlines, deverá operar o E190-E2 a partir de 2024.

Os jatos E190-E2 e E195-E2 já foram certificados entre 2018 e 2019 por três importantes autoridades da aviação civil internacional – FAA (EUA), EASA (Europa) e ANAC (Brasil).

“Estamos satisfeitos com a certificação dos nossos jatos da família E2 e agradecemos à CAAS por sua avaliação completa”, afirma Raul Villaron, Vice-Presidente da Embraer Aviação Comercial na Ásia-Pacífico. “Esse é mais um marco alcançado durante o nosso trabalho para que o E190-E2 decole em 2024 com as cores da Scoot”.

“A certificação do E190-E2 e do E195-E2 pela CAAS é um marco importante para a Scoot. Isso reforça o nosso compromisso de operar uma frota moderna e eficiente em combustível e nos possibilita ampliar ainda mais as opções de viagens oferecidas aos nossos clientes. Como a primeira companhia aérea de Singapura a operar os jatos E2, temos o objetivo de melhorar a conectividade na Ásia e o desenvolvimento de Singapura como um hub regional”, afirma Leslie Thng, CEO da Scoot.

Os jatos E190-E2 e E195-E2 foram projetados com base nas 20 milhões de horas de experiência acumuladas com a primeira geração de E-Jets, garantindo que as aeronaves E2 sejam modernas e avançadas, além de manter a maturidade e a confiabilidade das aeronaves da geração anterior. A primeira geração de E-Jets representa um dos programas de aviação comercial mais bem-sucedidos na indústria, operando atualmente em mais de 80 companhias aéreas de mais de 50 países.

Recentemente, a Embraer e a CAE anunciaram a inauguração de um novo e avançado simulador de voo completo (FFS, na sigla em inglês) em Singapura, além de um programa de treinamento de pilotos com início no final do ano. O FFS estará localizado no Centro de Treinamento de Voo da CAE, que integra o Centro de Treinamento SIA.

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