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Cometa estará visível no céu a partir desta quarta-feira

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cometa C/2022 E3, que passa pela órbita da Terra a cada 50 mil anos, poderá ser visto no céu do Brasil e em todo Hemisfério Sul na noite desta quarta-feira (1º) e poderá ser observado até 10 de fevereiro. Na segunda quinzena de janeiro, esse corpo celeste ficou visível no Hemisfério Norte.

O C/2022 E3 foi descoberto recentemente pelos pesquisadores, e, por conta disso, ainda se tem poucas informações sobre ele, o que motiva ainda mais estudiosos e amantes de astronomia a acompanharem sua passagem próxima do planeta. O corpo celeste foi identificado pela primeira vez em março do ano passado pelo Telescópio Samuel Oschin no Observatório Palomar, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Como acompanhar a passagem

O professor de Física da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Dias da Costa, dá algumas dicas para que os observadores possam se preparar para acompanhar a passagem do cometa:

  • Um observador que estiver no sul do Brasil deverá olhar para o Norte e procurar pelo cometa próximo de uma estrela chamada Capela, a mais brilhante nessa direção
  • Os melhores dias para realizar a observação do Sul são 4 e 5 de fevereiro, já que o cometa estará mais próximo da estrela Capela, e, com isso, seu brilho ficará mais intenso
  • Escolha locais escuros para realizar a observação
  • Fique em locais sem iluminação artificial
  • Dê preferência para regiões onde há menos poluição luminosa
  • Opte por realizar o avistamento do cometa em dias em que o brilho da Lua não esteja tão intenso
  • Utilize instrumentos ópticos como binóculo, telescópio e luneta

O docente enfatizou que a iluminação intensa, seja natural ou artificial, pode ser um obstáculo para os observadores.

De acordo com pesquisador, no Hemisfério Norte o cometa ficou visível a olho nu. Isso porque o brilho foi mais intenso já que o corpo celeste estava mais próximo do polo e de constelações como Coroa Boreal e Ursa Menor, que com exceção de locais do extremo norte do Brasil, como Roraima ou Acre, não podem ser observadas do país.

Como o fenômeno será menos intenso e luminoso no Hemisfério Sul, o professor acredita que o cometa não possa ser visto a olho nu e aconselha os observadores a utilizarem instrumentos ópticos.

— Para nós, ele vai ser visto só a partir da primeira quinzena de fevereiro, quando ele já estiver se afastando do Sol e, portanto, ficará mais fraco — disse.

Como localizar?

Existem aplicativos, como o Stellarium, que ajudam a achar a localização no céu e a direção. O astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, dá outra dica para quem não está acostumado a procurar:

—  Uma estratégia que pode ser usada também por iniciantes, bem como os fotógrafos casuais, é tentar fotografar o cometa apontando sua câmera para sua localização aproximada no céu e tirando fotos de longa exposição de 20 a 30 segundos. Ao visualizar as imagens, possivelmente você irá notar um objeto difuso e com cauda. Usando essa técnica, muitos estão conseguindo fotografar o cometa mesmo que não o veja no céu.

Registros do fenômeno astronômico

O Observatório nacional fará uma transmissão no dia 11 de fevereiro, a partir das 19h,   em um evento virtual de observação do céu, quando  astrônomos amadores e profissionais parceiros do projeto exibirão imagens do cometa C/2022 E3. O vídeo será transmitido neste link. 

Por que o cometa demora 50 mil anos para passar pela Terra?

O  tempo de 50 mil anos que o cometa demora para realizar uma passagem pela Terra pode ser explicado devido ao período orbital do corpo celeste, que influencia em sua trajetória. De acordo com Roberto Dias da Costa, professor da USP, o C/2022 E3 está inserido em um grupo de cometas com órbita quase parabólicas.

— Outros cometas de órbita quase parabólicas demoram 300 ou 400 mil anos para passar pela Terra. A fronteira entre a órbita elíptica e a quase parabólica é de mil anos — explicou.

Ainda de acordo com o professor, cometas desse tipo são mais difíceis de serem avistados devido a esse grande intervalo de tempo entre uma passagem e outra.

— Mas uma vez que eles são encontrados, são observáveis como qualquer outro — afirmou o pesquisador.

Fonte: Zero hora

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NASA está procurando por novos astronautas; saiba como se candidatar

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Astronautas que estarão na missão 'Artemis II', que vai acontecer em 2024. — Foto: Divulgação/Nasa

Salário anual é mais de R$ 760 mil.

A agência especial dos Estados Unidos, a NASA, está procurando novos astronautas. As vagas foram abertas em março e as inscrições podem ser feitas até o dia 2 de abril aqui. No entanto, para os brasileiros não é nada fácil.

Os interessados devem ter cidadania americana e passar no exame físico para desempenhar a atividade. A agência espacial dos Estados Unidos exige mestrado em ciência, tecnologia, engenharia ou matemática e pelo menos três anos de experiência na área. Quem se candidatar precisa estar disponível para viagens a todo momento também.

De acordo com o site oficial do Governo dos Estados Unidos, entre as funções de um astronauta estão as operações no espaço, teste e ajuda no desenvolvimento de futuras espaçonaves, experimentos e pesquisas em atividades dentro de naves espaciais, face pública da NASA, e mais.

Esse é o primeiro processo seletivo da NASA em quatro anos. Em 2020, mais de 12 mil pessoas se inscreveram. A agência levou um ano e meio para analisar os candidatos e selecionou apenas dez pessoas.

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Phenom 300 da Embraer é o jato leve mais vendido no mundo por 12 anos seguidos

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A Embraer anunciou hoje que as aeronaves da série Phenom 300, líderes do setor, mantiveram o status de jatos leves mais vendidos no mundo por 12 anos consecutivos, além de alcançarem o posto de bimotores a jato mais vendidos pelo quarto ano seguido. Os dados foram divulgados pela General Aviation Manufacturers Association (GAMA). Para conquistar essa distinção, a empresa entregou 63 aeronaves da série Phenom 300 ao longo de 2023.

Demonstrando o compromisso da Embraer com a inovação e a excelência, o Phenom 300 é a série de jatos executivos de maior sucesso da última década, tendo acumulado mais de 730 entregas em todo o mundo, com operadores em 40 países. Com mais de 2 milhões de horas de voo registradas, o Phenom 300 tornou-se recentemente o jato executivo mais voado nos Estados Unidos, com mais de 360 mil voos em um período de 12 meses.

“A série do Phenom 300 continua a demonstrar o compromisso da Embraer em oferecer a melhor experiência em aviação executiva”, disse Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Por mais de uma década, a aeronave conquistou o merecido reconhecimento e continua a se destacar em termos de desempenho, tecnologia, conforto e suporte. Com uma dedicação contínua aos nossos fiéis clientes, continuaremos a desenvolver o programa com base no feedback dos operadores, nas tendências do setor e nas novas tecnologias.”

Recentemente, a Embraer anunciou a opção de Autothrottle, que estará disponível para o Phenom 300E. Esse opcional automatiza ainda mais a cabine da aeronave, a qual permite operação com apenas um piloto e inclui o avançado Prodigy Touch, baseado na avançada aviõnica Garmin G3000, aperfeiçoando ainda mais as capacidades operacionais do jato.

Jato leve mais rápido em produção, o Phenom 300E tem velocidade máxima de cruzeiro de 860 kilometros por hora (464 nós) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km), com cinco ocupantes a bordo e reservas NBAA IFR. Além disso, a aeronave oferece aviônicos incomparáveis, incluindo o primeiro Runway Overrun Awareness and Alerting System (ROAAS, do inglês Sistema de Alerta e Prevenção de Saída de Pista) desenvolvido e certificado na aviação executiva, modo de descida de emergência, Arremetida acoplada e muito mais.

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Jatos E190-E2 e E195-E2 obtêm Certificação de Tipo da Autoridade de Aviação Civil de Singapura

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Os jatos E190-E2 e E195-E2 obtiveram a certificação de tipo da Autoridade de Aviação Civil de Singapura (CAAS). As aeronaves são as mais silenciosas e eficientes em consumo de combustível no mundo em sua categoria. A Scoot, companhia aérea low-cost subsidiária da Singapore Airlines, deverá operar o E190-E2 a partir de 2024.

Os jatos E190-E2 e E195-E2 já foram certificados entre 2018 e 2019 por três importantes autoridades da aviação civil internacional – FAA (EUA), EASA (Europa) e ANAC (Brasil).

“Estamos satisfeitos com a certificação dos nossos jatos da família E2 e agradecemos à CAAS por sua avaliação completa”, afirma Raul Villaron, Vice-Presidente da Embraer Aviação Comercial na Ásia-Pacífico. “Esse é mais um marco alcançado durante o nosso trabalho para que o E190-E2 decole em 2024 com as cores da Scoot”.

“A certificação do E190-E2 e do E195-E2 pela CAAS é um marco importante para a Scoot. Isso reforça o nosso compromisso de operar uma frota moderna e eficiente em combustível e nos possibilita ampliar ainda mais as opções de viagens oferecidas aos nossos clientes. Como a primeira companhia aérea de Singapura a operar os jatos E2, temos o objetivo de melhorar a conectividade na Ásia e o desenvolvimento de Singapura como um hub regional”, afirma Leslie Thng, CEO da Scoot.

Os jatos E190-E2 e E195-E2 foram projetados com base nas 20 milhões de horas de experiência acumuladas com a primeira geração de E-Jets, garantindo que as aeronaves E2 sejam modernas e avançadas, além de manter a maturidade e a confiabilidade das aeronaves da geração anterior. A primeira geração de E-Jets representa um dos programas de aviação comercial mais bem-sucedidos na indústria, operando atualmente em mais de 80 companhias aéreas de mais de 50 países.

Recentemente, a Embraer e a CAE anunciaram a inauguração de um novo e avançado simulador de voo completo (FFS, na sigla em inglês) em Singapura, além de um programa de treinamento de pilotos com início no final do ano. O FFS estará localizado no Centro de Treinamento de Voo da CAE, que integra o Centro de Treinamento SIA.

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