Conecte-se Conosco

Botucatu

Viagem Teatral do SESI traz o ‘Circo da Cuesta’ para Botucatu

Publicado

em

Botucatu, cidade berço e sede da Cia. Beira Serra, será a segunda a receber o inédito espetáculo “Circo da Cuesta”, nos dias 23 e 24 de agosto. A apresentação será na unidade do SESI Botucatu, na sexta às 20h e sábado às 16h, com entrada gratuita. O espetáculo estreou em S. Bernardo do Campo no inicio de agosto e, após Botucatu, acontecerá em S. José dos Campos, Itapetininga, Franca e Araraquara.

O espetáculo da Cia. Beira Serra reúne sete artistas no palco, que se dividirão entre apresentações de acrobacias, malabares, mágicas, equilíbrio, música e palhaçadas, para contar uma história que se passa no vilarejo de Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra, onde uma turma de caipiras se juntou para organizar uma festa de quermesse e acabam se deparando com a ausência dos artistas circenses contratados para animar o evento.

“O Circo da Cuesta é fruto de um desejo antigo da Cia. Beira Serra: criar um espetáculo, ou uma quermesse, que falasse de nós mesmos e, consequentemente, da nossa terra. Todos os integrantes do elenco têm um vínculo muito forte com a cidade de Botucatu. O projeto reúne artistas talentosos e polivalentes, que possuem habilidades diversas ligadas ao Circo, ao Teatro e à Música. É um desafio, mas também um prazer. No elenco, há profissionais que já se conhecem há mais de 10 anos. A raiz dessas relações, da cultura caipira e do circo é a nossa matéria prima”, definem os dramaturgos do espetáculo Fernando Vasques e MiMi Tortorella, que também são fundadores da Companhia e estarão em cena.

Além dos artistas em palco, ‘O Circo da Cuesta’ envolve uma grande equipe nos bastidores – que conta, por exemplo, com Direção de Ronaldo Aguiar, profundo conhecedor da linguagem cômica e da palhaçaria, e a culinarista Tereza Telles, responsável pela feitura de quitutes tradicionais do universo interiorano que serão distribuídos aos espectadores em cada apresentação nas unidades do SESI. “Por ser um elenco grande, o ‘Circo da Cuesta’ necessitava de um aporte significativo para sua realização e que foi alcançado pelo projeto SESI Viagem Teatral 2019, para montagem e circulação de espetáculos pelo interior de São Paulo”, destaca Fernando.

A atriz e dramaturga MiMi ressalta que todo o elenco está “trabalhando desde fevereiro deste ano e os ensaios [agora diários] se intensificam conforme a estréia se aproxima. O processo é colaborativo e a criação das cenas articula os materiais e recursos artísticos de cada um”. Ela e Fernando Vasques organizaram o roteiro, para que Ronaldo Aguiar pudesse “lapidar” o ‘Circo da Cuesta’. “Tivemos encontros específicos para tratar da teatralidade, da técnica circense, da musicalidade e também das técnicas indispensáveis de segurança e montagem da estrutura que utilizamos”, completa.

“Oásis em meio ao deserto”

Para Anna Polistchuck, analista de atividades culturais do SESI-SP, o momento atual é de resistência para a produção cultural e sua função social, que é levar a arte e pensamento crítico ao público. “Ter uma fonte segura de fomento a esses grupos e seus espetáculos é como visualizar um oásis em meio ao deserto. Em 2019, o SESI-SP tem orgulho de ter apoiado o desenvolvimento de duas montagens inéditas de companhias de origem do interior. No caso de Circo de Cuestas, o enredo não poderia ser mais apropriado para o cenário atual. Isso porque uma quermesse, a festa onde a peça é ambientada, só acontece por esforço popular, união comunitária, um que traz o bolo e o outro que ajuda na arrumação. E a produção teatral brasileira tem muito desse espírito de equipe, de auxílio e de colaboração mútua que nós da área de Artes Cênicas do SESI fazemos questão de participar”.

O projeto SESI Viagem Teatral apresenta um panorama atual da produção cênica brasileira. A cada ano, cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital. As peças circulam por 15 teatros em todo o Estado de São Paulo. Ao todo, a iniciativa movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2018, mais de 60 mil pessoas assistiram às produções apoiadas pelo SESI-SP.

Agenda do espetáculo ‘Circo da Cuesta’

SESI Botucatu

23 e 24 de agosto

Sexta 20h e sábado 16h

 

Teatro SESI São José dos Campos

06 e 07 de setembro

Sexta e sábado 20h

Teatro SESI Itapetininga

13 e 14 de setembro

Sexta 15h e sábado 16h

Teatro SESI Franca

21 e 22 de setembro

Sábado e domingo 16h

Teatro SESI Araraquara

27 e 28 de setembro

Sexta 15h e Sábado 20h

FICHA TÉCNICA – Circo da Cuesta

Comédia circense – Duração 60 minutos.

Direção: Ronaldo Aguiar | Dramaturgia: Fernando Vasques e MiMi Tortorella | Elenco: Dael Vasques, Fernando Augusto, Fernando Vasques, Guilherme Gasperine, Marina Lino, MiMi Tortorella e Willian Novak | Direção Musical: Dael Vasques e Fernando Augusto | Culinarista: Tereza Telles | Iluminador: Osvaldo Gazotti | Cenografia e figurino: Laura Françozo | Cenotécnico: Gabriel Lino | Designer Gráfico: Otávio Henrique | Fotógrafo e Vídeo Maker: Baga Defente | Assessoria de Comunicação e Imprensa: Sérgio Viana | Produção Técnica de Circo: Celso Reeks | Produção Executiva: Cristiani Zonzini (La Stupenda Produções)

Realização – SESI-SP

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Maior circuito de Corrida de Aventura do País, Haka Race volta a Botucatu

Publicado

em

Competição, válida pelo Circuito 2024, reunirá caiaque, trekking, mountain bike e orientação em uma única prova

São Paulo, 15 de maio de 2024 – Principal circuito de corridas de aventura do Brasil, o Haka Race volta, após um ano, a Botucatu, com uma prova sábado, dia 18 de maio. O esporte reúne, em uma única competição, caiaque, corrida/trekking, Mountain Bike e orientação por meio de mapas e bússolas. Serão três categorias, Pró (total de 50 quilômetros, somadas as modalidades), Sport (35 quilômetros) e Mini Race (15 quilômetros).

A prova promete oferecer aos atletas um grande desafio em uma região preservada e selvagem, mas, ao mesmo tempo, de fácil acesso para atletas de São Paulo e de todo Interior do Estado. “Será um desafio bastante exigente do ponto de vista físico e de orientação, considerando o fato de a região possuir uma vegetação de transição entre Mata Atlântica e Cerrado e com as paisagens de tirar o fôlego presentes na Cuesta”, explica Leonardo Barbosa, organizador do Haka. Ele destaca, ainda, que a primeira prova do Haka realizada em Botucatu foi em 2013, há 10 anos, portanto. “Temos uma relação especial com a cidade e a região, inclusive com atletas campeões do circuito”.

A estimativa é de que 250 competidores participem da etapa, ajudando, inclusive, a estimular o turismo, verdadeira vocação da cidade. “A maioria dos competidores leva parentes para acompanhar a corrida, como filhos, mães e namoradas. São visitantes que, enquanto o atleta está competindo, estão aproveitando outras atrações da cidade e, portanto, estimulando a economia, em hotéis, restaurantes e outros.” A estimativa é de um total de cerca de 700 pessoas no final de semana da corrida, entre competidores e amigos/familiares.”

Inscrições gratuitas

Por fim, ele assinala que, como forma de retribuir a recepção da região como um todo à prova, o Haka realizará uma ação social, com cada atleta doando alimento não perecível para o Fundo Social do Município.

Outro destaque é que a prova terá inscrições gratuitas para 30 atletas de Botucatu e com 50% de desconto para outros 50 atletas do Polo Cuesta.

Serviço

Haka Race – Botucatu – 20/5

Modalidades: corrida/trekking, Mountain Bike, water trekking, rapel e orientação por meio de mapas e bússolas

Categorias: Pró (total de 50 quilômetros), Sport (35 quilômetros) e Mini Race (15 quilômetros).

Continuar Lendo

Botucatu

Mulher aprenda defesa pessoal com a OSC Renascer

Publicado

em

Um Convite para se Empoderar: Descubra a Defesa Pessoal em Botucatu!

Queridas mulheres de Botucatu e arredores,

É com grande entusiasmo e calor no coração que venho compartilhar com vocês uma oportunidade única de transformação pessoal e empoderamento: nosso projeto de defesa pessoal oferecido pela OSC Renascer em parceria com instrutores dedicados, sediado no Instituto Suman.

Imagine-se, se permita sonhar por um momento, entrando em uma jornada onde sua força interior é cultivada, sua confiança floresce e sua determinação se torna inabalável. É isso que nosso projeto busca proporcionar a todas vocês, mulheres incríveis que desejam assumir o controle de suas vidas de uma maneira nova e revigorante.

Quando olhamos para o mundo ao nosso redor, vemos desafios e ameaças que muitas vezes podem nos deixar inseguras e vulneráveis. Mas aqui, neste espaço seguro e acolhedor, oferecemos a vocês as ferramentas para enfrentar esses desafios de frente, com coragem e determinação.

Não se trata apenas de aprender a se defender fisicamente, embora isso seja uma parte importante. É sobre encontrar sua voz, descobrir sua força interior e aprender a se impor em qualquer situação. Desde a socialização até o empoderamento, passando pela melhoria da qualidade de vida, nosso projeto visa equipá-las com habilidades que transcendem o físico, alcançando o âmago de quem vocês são como mulheres fortes e resilientes.

Nossos instrutores, liderados pelo talentoso Antônio Mendes da Silva Junior, estão aqui não apenas para ensinar técnicas de autodefesa, mas para guiá-las em uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal. Eles compartilham seu conhecimento não apenas com habilidades físicas, mas também com sabedoria prática para o dia a dia, para que vocês possam se sentir seguras e confiantes em todas as áreas de suas vidas.

E o melhor de tudo, nossas aulas são gratuitas e abertas a todas. Não deixem que preocupações financeiras ou compromissos ocupados impeçam vocês de participarem desta incrível oportunidade de se fortalecerem e se unirem a uma comunidade de mulheres determinadas a fazer a diferença em suas próprias vidas.

Então, minhas queridas, eu as convido a se juntarem a nós, às segundas-feiras às 19 horas, no Instituto Suman, na Rua Reverendo Francisco Lotufo, 444. Venham com mente aberta, corações corajosos e prontas para se tornarem as melhores versões de si mesmas.

Para mais informações e para confirmar sua participação, liguem para o número 14 99855-1836. Estamos ansiosos para recebê-las e testemunhar sua jornada de transformação e crescimento.

Com amor e determinação,

Isabel Conte Presidente da OSC Renascer

Continuar Lendo

Botucatu

Alunos de Biologia promovem ação social em Botucatu

Publicado

em

Ação envolve cuidados com a saúde de crianças/jovens e segue princípio da curricularização

Estudantes do 2º ano do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), modalidade bacharelado, estão atuando em uma nova atividade de extensão universitária. Com o apoio e acompanhados de profissionais da área de saúde, como odontopediatras, pediatras e psicólogos, os alunos do IBB promoverão ações de conscientização e de cuidados com a saúde em prol das crianças e jovens envolvidos nos projetos da Associação Ide de Assistência à Infância e à Juventude. Haverá, inclusive, arrecadação de itens de higiene pessoal para as crianças e jovens assistidos pela Associação Ide.

Obrigatória para os alunos da modalidade bacharelado do novo currículo (2023), a atividade faz parte do processo de curricularização da extensão e contará com a participação de aproximadamente 40 alunos do IBB. Responsável pela atividade de extensão, a professora Flávia Karina Delella, coordenadora do curso de Ciências Biológicas do IBB, em conjunto com a turma do 2º ano, escolheu a Associação Ide para trabalhar em colaboração.

A sede da Associação Ide fica localizada no Centro Comunitário “Luiz Lopes de Moraes”, no conjunto Habitacional Clemente Jorge Roncari, popularmente conhecido como Cohab 5. No horário de contraturno escolar, as crianças e jovens assistidos pelo projeto participam de atividades de música, aprendendo a tocar instrumentos como violão e flauta doce; recebem aulas que incentiva o desenvolvimento artístico ainda na infância, como canto, dança, teatro, percussão brasileira e bordado em vagonite; aulas sobre educação ambiental; praticam esportes como karatê, jiu-jítsu, damas, muay thai e recreação esportiva.

Extensão universitária do IBB na Associação Ide

Os alunos 2º ano do curso de Ciências Biológicas do IBB atuarão diretamente no amparo aos participantes da associação em vulnerabilidade social com uma ação beneficente que visa a arrecadação de itens de higiene pessoal. Ao todo são 81 assistidos, com idade entre 6 e 15 anos, que receberão kits de higiene pessoal preparados pela turma do 2º ano, com base na doação de itens por toda a comunidade universitária do nosso instituto.

A arrecadação de itens será feita no próprio IBB, com dois pontos de coleta: Saguão de Entrada da Diretoria e STAEPE. Tais itens também serão coletados nos eventos locais, como Darwin Day, Simpósio LABIDS e Encontro de Biociências, entre outros. Os interessados podem contribuir doando itens básicos de higiene pessoal, como sabonete, shampoo, condicionador, pasta e escova de dente, desodorante. As doações serão aceitas até setembro de 2024, mês em que será realizada a entrega das doações aos assistidos.

Sobre a Associação Ide

Com o objetivo de promover ações comunitárias nos bairros de Botucatu e região, o Ide iniciou sua atuação na cidade em 2011, com o Projeto IDE: “Criança Atendendo Criança”. O projeto oferecia aulas de pintura, música, teatro, dança e diversas outras atividades voltadas para as crianças e jovens.

Reafirmando a missão social de proteger e assegurar os direitos da infância e adolescência dos participantes das atividades, o projeto ganhou força e, em 2014, alcançou seu objetivo maior, tornando-se a Associação Ide de Assistência à Infância e a Juventude. Com cerca de 14 profissionais atuando diretamente nos projetos da associação, hoje o Ide acolhe não apenas as crianças e jovens por meio de suas ações, mas também as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo o vínculo familiar, o incentivo aos estudos e as ações comunitárias.

Saiba mais sobre a trajetória da Associação Ide e suas inúmeras ações sociais acessando: https://www.instagram.com/idebtu/.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5