Conecte-se Conosco

Botucatu

Teatro, música e dança até segunda-feira, em ‘Cidade Cênica’

Publicado

em

 

A Mostra Cidade Cênica está na sua reta final de apresentações que fecham o mês de eventos em comemoração ao aniversário de Botucatu. Este fim de semana, além do feriado do Dia do Trabalho (1º de maio), reservam espetáculos distintos, mas que mesclam teatralidade, música, movimento e muita interação com o público. Todas as atividades ocorrem no Cine Teatro Nelli [Rua General Telles, nº44 – Centro], com entrada franca.

Sábado

Neste sábado (29), a partir das 17 horas, a Cia. Beira Serra de Circo e Teatro apresenta Café com Arco. Ela conta a história de Januário, que é apaixonado por Sá Marica desde a infância e finalmente decide se declarar. Desencorajado, pede ajuda do público para fazer uma serenata. Nesse encontro, entre uma prosa e outra, lembram de histórias da infância, cantam, festejam e celebram o prazer de estarem juntos.Fernando Vasques e Mimi Tortorella dirigem e atuam na peça. A classificação é livre.

Ainda no sábado à noite, às 20 horas, é a vez do Anônimos da Arte apresentar o espetáculo Mono. Trata-se de um festival que enfatiza o movimento através do lúdico, com o uso de luz negra e máscaras, focado na cultura de rua, com números de Freestep, Tung, Cap Trick, Popping e Hip Hop, Freestyle, e alternando com cenas de teatro e números de um artista convidado. O público-alvo são crianças e jovens.

 

Domingo

No domingo (30) haverá duas sessões, às 16 e 17 horas, para a peça Organídes, do grupo Mayla-Lila, que conduz um jogo coreográfico entre luzes e cinco bailarinos que manipulam grandes bolhas plásticas infláveis e transparentes em meio ao público. A ambientação e concepção musical da obra são exclusivas e de autoria do músico turco Serhan Berberoglu, parceiro do grupo. As sessões são limitadas a participação de 50 pessoas, de todas as idades.

Também no domingo, às 20 horas, entra em cena o espetáculo Lapso. Trata-se de um solo de dança que apresenta uma metáfora sobre a passagem do indivíduo pelo tempo e suas percepções falíveis sobre ele. Um jogo coreográfico apoiado em conceitos da física sobre o ponto zero e a instabilidade, sugerindo diferentes dimensões. Síntese de movimentos em tentavas de mudança de direção. A encenação, aberta a crianças e adultos, é concebida e dirigida por Marília Coelho.

 

Segunda

Por fim, na segunda-feira (1º de maio), às 20 horas, a Mostra Cidade Cênica 162 se encerra  com o trio Co-Move, que apresenta Encontro em Bach. Um violoncelista executa ao vivo a Suíte de Bach. Um bboy contracenando com o músico, cria com seus movimentos virtuosos uma verdadeira incorporação da música tocada. A euritmista, extraindo o canto de sua dança de dentro da música tocada, acrescenta à atmosfera criada, um autêntico colorido musical. A peça é direcionada a jovens e adultos.

 

Sobre a Mostra Cênica 162

A Mostra Cidade Cênica, iniciada no dia 24 de abril, segue até o dia 1º de maio. Ela reúne mais de 60 artistas e uma centena de profissionais envolvidos (técnicos, diretores, assistentes, produtores, entre outros) envolvidos em 11 espetáculos, 12 cenas, uma oficina de intervenção, além de uma roda de bate papo sobre a história do teatro local [confira programação abaixo].

A idealização do movimento cênico em Botucatu efluiu da iniciativa chamada “Fórum de Artes Cênicas de Botucatu”, criado em janeiro de 2017. Este movimento independente busca promover a articulação dos profissionais de circo, dança e teatro em torno do que a classe artística espera das ações de Políticas Públicas direcionadas à cultura do Município.

A partir dos encontros periódicos do Fórum de Artes Cênicas que reúne artistas, núcleos, grupos, coletivos de circo, teatro e dança foram levantadas questões prioritárias sobre as quais foram aprofundadas em diálogo com a atual gestão da Secretaria Municipal de Cultura.

“A Mostra Cidade Cênica 162 é fomento às artes cênicas em Botucatu e estímulo à economia da cultura. Com esta iniciativa o Município dá um passo na inserção do conceito Cidade Criativa”, enfatiza Val de Castro, membro integrante do Fórum de Artes Cênicas de Botucatu.

 

PROGRAMAÇÃO

Mostra Cidade Cênica 162

De 24 de abril a 1º de maio

Gênero: Mostra de circo, dança e teatro

Local: Cine Teatro Nelli – Rua General Telles [Praça XV de Novembro], nº44 – Centro

Entrada: Gratuita

 

Dia 29

Café com Arco

Cia. Beira Serra de Circo e Teatro

Horário: 17 horas

Público alvo: jovens e adultos

 

Mono

Anônimos da Arte

Horário: 20 horas

Público alvo: crianças e jovens

 

Dia 30

Organóides

Maya-Lila

Horários: 16 e 17 horas

Público alvo: crianças, jovens e adultos

 

Lapso

Marília Coelho

Horário: 20 horas

Público alvo: jovens e adultos

 

Dia 1º de maio

Encontro em Bach

Trio Co-Move

Horário: 20 horas

Público alvo: jovens e adultos

Prefeitura de Botucatu

 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Pinacoteca promove Sextou na Pina no dia 2

Publicado

em

A Pinacoteca de Botucatu realiza mais uma edição do projeto “Sextou na Pina” nesta sexta-feira, dia 2 de maio.

O espaço estará com horário estendido até às 21h, proporcionando à população a oportunidade de visitar as exposições em cartaz e desfrutar de um ambiente cultural no início do fim de semana.

O projeto busca incentivar a fruição artística e o acesso à cultura por meio de visitas noturnas, reunindo arte, diálogo e um ambiente acolhedor no centro da cidade.

Serviço:

Data: 2 de maio (sexta-feira)

Horário: Até as 21h

Local: Pinacoteca de Botucatu – Rua General Telles, 1040, Centro

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Continuar Lendo

Botucatu

HCFMB e Prefeitura realizam ação de combate a hipertensão no Bosque, dia 17

Publicado

em

Em abril, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) lança a Campanha de Hipertensão 2025, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial (26 de abril) e ao Dia Mundial de Hipertensão (17 de maio). Este ano, o tema da campanha é “Quem se ama cuida da pressão”, com o objetivo de ressaltar a importância do autocuidado com a finalidade de diagnosticar, controlar e prevenir as complicações relacionadas à hipertensão arterial.

Em Botucatu, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e as Ligas de Cardiologia e Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), em parceria com a Secretaria de Saúde, promoverão, no dia 17 de maio, das 9h às 17h, uma ação de conscientização na praça do Bosque, no Centro.

Aferição de pressão arterial, medida de altura, peso e a distribuição de panfletos informativos são algumas atividades previstas para o dia.

Sobre a Hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é definida por valores pressóricos superiores a 140/90 mmHg e constitui uma das principais causas de morte no Brasil, acometendo cerca de 30% da população adulta. Em idosos, pessoas com excesso de peso e diabéticos, esses percentuais são ainda superiores, podendo superar os 60%.

As principais complicações da hipertensão são a doença renal crônica, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC). Essas complicações podem ser em grande parte prevenidas pelo controle pressórico, por meio de medidas simples, como redução do consumo de sal e do peso corporal, prática regular de exercícios físicos e atitudes que visam a modificação do estilo de vida inadequado, associadas ou não ao tratamento medicamentoso.

Continuar Lendo

Botucatu

Câmara debate Regularização de Lotes e Obras Clandestinas

Publicado

em

Na noite desta terça-feira (29/04), a Câmara Municipal de Botucatu realizou uma Audiência Pública para debater sobre o Projeto de Lei nº 22/2025, que está na Casa e dispõe sobre a Regularização de Desdobramento de Lote e de Obra Clandestina no município.
A Audiência foi conduzida pelo vereador Nuno Garcia (PODE). Compuseram a Mesa dos trabalhos, ainda, o Secretário de Habitação e Urbanismo, Rodrigo Fernandes Michelin; o Presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Zé Fernandes (PSDB), e o Procurador Legislativo, Paulo Antonio Coradi Filho.
Os vereadores Carlos Trigo (MDB), Ielo (PDT) e Lelo Pagani (PSDB) estiveram presentes e realizaram questionamentos sobre o tema. Além disso, a população em geral também pôde assistir e tirar suas dúvidas, tanto de forma presencial, como de maneira remota.
“Essa Lei não é uma novidade, recorrente de tempos em tempos. Trata-se da anistia para aquelas pessoas que tem o seu imóvel de alguma forma irregular”, explicou o Secretário.
Pela proposta, lotes de terrenos localizados na zona urbana do município com área mínima de 125 m², que tenham edificação, e comprimento da fachada igual ou superior a 5m, que já se encontram desdobrados, poderão ser regularizados. O objetivo é proporcionar aos proprietários de imóveis irregulares a oportunidade de adequação às normas urbanísticas vigentes.
O Projeto teve parecer contrário do Jurídico Legislativo, que entende que o Projeto de Lei vai contra o que é estabelecido no Plano Diretor e Lei de Parcelamento do Solo.
“O Parecer Jurídico pela ilegalidade é pelo desmembramento de lote. Pelos estudos que venho fazendo de diversas leis que vem chegando, 70% a 90% dos processos é para dividir o lote. É claro que é para exploração econômica, pegar um lote, dividir ao meio e, contra a Lei que fala em 250 m², e depois você regularizar com 125 m²”, esclareceu o Procurador.
Agora, o projeto passará por análise das comissões da Câmara para posterior votação em plenário.
O Projeto de Lei e o Parecer jurídico podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara.
Agora, o projeto passará por análise das comissões da Câmara para posterior votação em plenário.
Não conseguiu acompanhar ao vivo? A íntegra da Audiência fica disponível no Youtube da Câmara de Botucatu e em reprises durante a programação da TV Câmara (Canal 31.3 da rede aberta e 2 da Claro TV).

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5