Conecte-se Conosco

Botucatu

Sesi recebe 32ª edição do Ecocine

Publicado

em

Com títulos internacionais, exibições do festival de cinema serão gratuitas na unidade 
Pioneiro na atuação com cinema ambiental no Brasil, o Ecocine surgiu em 1992 e é realizado anualmente com uma curadoria de filmes sobre a situação do meio ambiente e dos direitos humanos no cenário nacional e internacional. Dessa vez, as produções também serão apresentadas presencialmente e gratuitamente no Sesi Botucatu, entre os dias 18 de outubro e 09 de novembro.

Com o tema “Infância e Sustentabilidade: Direito ao Século 22”, foram selecionadas obras de países diversos, sendo eles Alemanha, Azerbaijão, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, França, Groenlândia e Uruguai. Os enredos promovem debates profundos sobre as narrativas que espelham ou captam situações reais no mundo todo, ameaçando a qualidade de vida e o futuro no planeta.

Na unidade, serão feitos quatro dias de exibição. No dia 18 de outubro, às 8h, com os filmes JadziaEntropia e Unidos por Bissau. Em 25 de outubro, haverá uma sessão às 15h e outra às 17h, os filmes exibidos serão Pirinha e Pirarucu: O Respiro da Amazônia. Dia 01 de novembro, às 19h, a mostra traz Rionegrinas e Pantanal Planície das Águas. A última data é em 09 de novembro, às 10h, com BO e o LixoDe Onde Você ÉA Lenda dos Cavaleiros da ÁguaA EsperaCostas Nativas. Sal nas feridas de milhões de azerbaijanos. Como Urmia está morrendo Seja Forte e Cale-se.

Ingressos:
Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo portal Meu Sesi. Para acessar o portal, basta fazer o cadastro com o seu CPF, nome completo e e-mail ativo.

1ª Sessão: 18.10 – 8h
2ª Sessão: 25.10 – 15h e 17h
3ª Sessão: 01.11 – 19h
4ª Sessão: 09.11 – 10h
Sinopses dos filmes:
Unidos por Bissau | Unite For Bissau
EUA, 2023, exibição digital, colorido, legendado em português | Não recomendado para menores de 10 anos
A jornada de mulheres corajosas que desafiam o patriarcado construindo instituições que promovem a autossuficiência por meio da agroecologia em Guiné Bissau.
Documentário, 40 min | Direção: Iara Lee
Jadzia
Brasil, 2021, exibição digital, colorido | 16 – Não recomendado para menores de 16 anos
Narrativa poética do olhar de Jadzia (Laura Cardoso) sobre sua prisão durante os cinco anos em que viveu no campo de concentração nazista em Ravensbruck, Alemanha. O filme é sensível e tenta reconstruir a luta de Jadzia pela vida de forma humana e acolhedora.
Ficção (baseado em fatos reais), 20 min | Direção: Kk Araújo
Entropia | Entropy
Groenlândia, 2024, exibição digital, colorido, legendado em português | Livre
A vasta camada de gelo da Groenlândia sofre com as alterações climáticas que ameaçam a ligação sagrada entre a terra e os Inuit. Uma celebração da mitologia groenlandesa.
Documentário, 9:52 min |Direção: Inuk Jorgensen
Pirinha
Cabo Verde, 2024, exibição digital, colorido | Não recomendado para menores de 12 anos
Pirinha é a jornada de uma jovem pelos recônditos do seu subconsciente em busca de si mesma e de reconciliação com o seu passado. Na sua viagem, ela encontra as chamadas criaturas “malvadas” do folclore cabo-verdiano que ela tanto temia quando criança, apenas para descobrir que o “verdadeiro mal” tem as suas raízes em outra pessoa.
Ficção, 60 min | Direção: Natasha Craveiro
Pirarucú, o respiro da Amazônia
Brasil, 2023, exibição digital, colorido | Livre
O manejo do pirarucú se tornou um dos maiores instrumentos de proteção da Amazônia. O filme é um mergulho profundo no rio Juruá e na região de Mamirauá.
Documentário, 19:40 min |  Direção: Carolina Fernandes
Rionegrinas
Brasil, 2023, exibição digital, colorido | Livre
A luta das mulheres indígenas por espaço, território, renda e sustentabilidade, desde as roças até as universidades, da casa-território aos cargos públicos.
Documentário, 38:40 min | Direção: Fernanda Ligabue, Juliana Radler
Pantanal Planície das Águas
Brasil, 2023, exibição digital, colorido | Livre
Pantanal, a maior planície aluvial do mundo, tem a biodiversidade escondida sob a superfície dos rios. Apesar da ameaça de seca, se encontra resistência e esperança na volta do equilíbrio hídrico.
Documentário, 44 min | Direção: Lygia Barbosa
Bo e o lixo | Bo and Trash
Espanha, 2022, exibição digital, colorido | Livre
O planeta está sufocado com lixo, que se transforma em uma força viva. O cachorro Bo, um corajoso químico, inventa uma solução mágica, mas arrisca sua vida.
Animação, 11:24 min | Direção: Tatiana Skorlupkina
De onde você é? | Where are you from?
Uruguai, 2023, exibição digital, colorido, legendado em português | Livre
Uma viagem envolvente, transmitindo a urgência de enfrentar os desastres ambientais e as suas consequências através do realismo e da fantasia.
Animação, 02:31 min | Direção: Juan Cristiani.
A Lenda dos Cavaleiros da Água
Brasil, 2024, exibição digital, colorido | Livre
Violeta e sua filha Margarida vivem isoladas em um sítio assolado pela seca e tem suas vidas transformadas com a chegada de três misteriosos cavaleiros caçadores de nuvens.
Drama, 23:10 min | Direção: Helen Quintans
The Waiting | A espera
Alemanha, 2023, exibição digital, colorido, legendado em português | Livre
Karen vive na Costa Rica para observar sapos. Quando ela sai por um curto período, os sapos desaparecem. E ela encontra uma verdade horrível.
Animação, documentário, 15 min | Direção: Voker Schlecht
Native Shores. Salt on the wounds of millions of Azerbaijanis. How Urmia is dying | Costas Nativas. Sal nas feridas de milhões de azerbaijanos. Como Urmia está morrendo
Azerbaijão, 2023, exibição digital, colorido, legendado em português | Livre
Sinopse: O filme enfoca as causas e consequências do esgotamento do Lago Urmia, no Azerbaijão.
Documentário, 19:45 min | Direção: Mazahir Hashimov
Seja forte e cale-se | Sois Forte Et Tais Tois
França, 2024, exibição digital, colorido, legendado em português | Livre
Os pais tentam preparar a filha de 6 anos para o futuro.
Ficção, 2:18 min | Direção: Anne Loriot

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Pinacoteca promove Sextou na Pina no dia 2

Publicado

em

A Pinacoteca de Botucatu realiza mais uma edição do projeto “Sextou na Pina” nesta sexta-feira, dia 2 de maio.

O espaço estará com horário estendido até às 21h, proporcionando à população a oportunidade de visitar as exposições em cartaz e desfrutar de um ambiente cultural no início do fim de semana.

O projeto busca incentivar a fruição artística e o acesso à cultura por meio de visitas noturnas, reunindo arte, diálogo e um ambiente acolhedor no centro da cidade.

Serviço:

Data: 2 de maio (sexta-feira)

Horário: Até as 21h

Local: Pinacoteca de Botucatu – Rua General Telles, 1040, Centro

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Continuar Lendo

Botucatu

HCFMB e Prefeitura realizam ação de combate a hipertensão no Bosque, dia 17

Publicado

em

Em abril, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) lança a Campanha de Hipertensão 2025, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial (26 de abril) e ao Dia Mundial de Hipertensão (17 de maio). Este ano, o tema da campanha é “Quem se ama cuida da pressão”, com o objetivo de ressaltar a importância do autocuidado com a finalidade de diagnosticar, controlar e prevenir as complicações relacionadas à hipertensão arterial.

Em Botucatu, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e as Ligas de Cardiologia e Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), em parceria com a Secretaria de Saúde, promoverão, no dia 17 de maio, das 9h às 17h, uma ação de conscientização na praça do Bosque, no Centro.

Aferição de pressão arterial, medida de altura, peso e a distribuição de panfletos informativos são algumas atividades previstas para o dia.

Sobre a Hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é definida por valores pressóricos superiores a 140/90 mmHg e constitui uma das principais causas de morte no Brasil, acometendo cerca de 30% da população adulta. Em idosos, pessoas com excesso de peso e diabéticos, esses percentuais são ainda superiores, podendo superar os 60%.

As principais complicações da hipertensão são a doença renal crônica, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC). Essas complicações podem ser em grande parte prevenidas pelo controle pressórico, por meio de medidas simples, como redução do consumo de sal e do peso corporal, prática regular de exercícios físicos e atitudes que visam a modificação do estilo de vida inadequado, associadas ou não ao tratamento medicamentoso.

Continuar Lendo

Botucatu

Câmara debate Regularização de Lotes e Obras Clandestinas

Publicado

em

Na noite desta terça-feira (29/04), a Câmara Municipal de Botucatu realizou uma Audiência Pública para debater sobre o Projeto de Lei nº 22/2025, que está na Casa e dispõe sobre a Regularização de Desdobramento de Lote e de Obra Clandestina no município.
A Audiência foi conduzida pelo vereador Nuno Garcia (PODE). Compuseram a Mesa dos trabalhos, ainda, o Secretário de Habitação e Urbanismo, Rodrigo Fernandes Michelin; o Presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Zé Fernandes (PSDB), e o Procurador Legislativo, Paulo Antonio Coradi Filho.
Os vereadores Carlos Trigo (MDB), Ielo (PDT) e Lelo Pagani (PSDB) estiveram presentes e realizaram questionamentos sobre o tema. Além disso, a população em geral também pôde assistir e tirar suas dúvidas, tanto de forma presencial, como de maneira remota.
“Essa Lei não é uma novidade, recorrente de tempos em tempos. Trata-se da anistia para aquelas pessoas que tem o seu imóvel de alguma forma irregular”, explicou o Secretário.
Pela proposta, lotes de terrenos localizados na zona urbana do município com área mínima de 125 m², que tenham edificação, e comprimento da fachada igual ou superior a 5m, que já se encontram desdobrados, poderão ser regularizados. O objetivo é proporcionar aos proprietários de imóveis irregulares a oportunidade de adequação às normas urbanísticas vigentes.
O Projeto teve parecer contrário do Jurídico Legislativo, que entende que o Projeto de Lei vai contra o que é estabelecido no Plano Diretor e Lei de Parcelamento do Solo.
“O Parecer Jurídico pela ilegalidade é pelo desmembramento de lote. Pelos estudos que venho fazendo de diversas leis que vem chegando, 70% a 90% dos processos é para dividir o lote. É claro que é para exploração econômica, pegar um lote, dividir ao meio e, contra a Lei que fala em 250 m², e depois você regularizar com 125 m²”, esclareceu o Procurador.
Agora, o projeto passará por análise das comissões da Câmara para posterior votação em plenário.
O Projeto de Lei e o Parecer jurídico podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara.
Agora, o projeto passará por análise das comissões da Câmara para posterior votação em plenário.
Não conseguiu acompanhar ao vivo? A íntegra da Audiência fica disponível no Youtube da Câmara de Botucatu e em reprises durante a programação da TV Câmara (Canal 31.3 da rede aberta e 2 da Claro TV).

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5