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Botucatu

Polícia Civil investiga possíveis assédios e difamação na GCM. Pardini diz que caso está corregedoria

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A ex-servidora, ouvida com exclusividade pelo Cidade Botucatu, deseja ser reintegrada ao serviço e punição aos agressores.

A Polícia Civil de Botucatu está ouvindo testemunhas e envolvidos em um inquérito que apura possíveis crimes de abuso moral, ameaças e difamação entre membros da Guarda Civil Municipal. A reportagem do Cidade Botucatu teve acesso exclusivo a um documento protocolado no Ministério Público no último dia 8, onde uma ex-GCM denuncia os supostos abusos.

De acordo com a denunciante, os assédios e ameaças começaram em 2018 e se estenderam até o meio deste ano, quando ela foi exonerada e forma desproporcional, desarrazoada e ilegal, durante licença médica e em cumprimento de uma ameaça e promessa, feita por seus superiores, durante esses anos todos de abusos, diz a denúncia.

O documento apresenta nomes, testemunhas e os depoimentos deram início a outras investigações sobre difamação de membros da GCM.

A Delegacia Seccional de Botucatu está investigando o caso e irá concluir o inquérito nos próximos dias. De acordo com o delegado Lourenço Talamonte, após a fase de investigação, o caso será encaminhado para o Ministério Público para providencias ou arquivamento.

A ex-servidora, ouvida com exclusividade pelo Cidade Botucatu, deseja ser reintegrada ao serviço e punição aos agressores.

Entenda o caso – baseado na denuncia.

AGO prestou concurso público para a GCM de Botucatu, em dezembro de 2015, sendo aprovada em quinto (05°) lugar na classificação geral. Porém já exercia o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais desde 2014 a 2017.

Em janeiro de 2018, soube que estavam precisando de mais servidores na comunicação da GCM de Botucatu. Como a vaga lhe despertou interesse, foi até o Secretário de Administração da Prefeitura, e pediu, que a colocasse para trabalhar na comunicação da GCM, pois tinha esperança de que fosse chamada no concurso prestado em 2015 e já começaria a entender sobre seu futuro trabalho.

Isso de fato aconteceu e ela foi para aquele local trabalhar (GCM), já exercendo as atividades na comunicação (GCCOM), sendo que à princípio, foi muito bem acolhida pelo Comandante, na época

Segundo AGO, os problemas de perseguição e assédio começaram quando mudou a administração da GCM. De acordo com ela, o novo chefe começou a acreditar em “fofocas” feitas pelos integrantes da GCM, bem como ficou sabendo que a servidora, que estava na comunicação como auxiliar de serviços gerais, aguardava ser chamada, no concurso para ser GCM.

Conforme a denúncia, a partir daí já começaram as perseguições e comentários dizendo que quando ela entrasse na GCM, se entrasse, eles iriam colocar ela lugar dela.

Soube ainda, através de testemunhas, que o comando procurava meios de parar o concurso para que a servidora não fosse nem chamada, para assumir o cargo de GCM.

Um Inspetor lhe confidenciou, em conversa dentro da seção de Comunicação, que durante o curso de formação de A. G. O. , era uma espécie de “missão” deles, fazer com que ela pedisse baixa (demissão) antes de se formar. Por isso “pegavam pesado”, com ela, fazendo pressão psicológica e física acima do normal.

Assédios Sexuais

A denúncia ainda aponta sobre supostos Assédios Sexuais que A. G. sofreu por um Inspetor, e que esses começaram ainda quando ela trabalhava na seção de Comunicação da GCM. No ano de 2018, a vítima relatou à uma atendente, que o inspetor havia ligado para ela, na sua folga, lhe chamando para ir tomar banho no motel com ele.

Segundo ela, não sabendo o que fazer, AGO não tomou nenhuma providência legal, e com medo, se calou e foi forçada a fingir que estava tudo bem, fingindo uma boa aparência, com medo até de apanhar.

A vítima ainda aponta situações em que foi assediada na presença de outras pessoas.

A denúncia ainda relata que as Perseguições contra AGO eram tão intensas e pessoais e que o Inspetor acusado, mesmo antes de AGO ser convocada pelo concurso da GCM de Botucatu, disse na frente de servidoras, que a recruta iria “pedir baixa”, ainda no curso de formação e que ela já estava entrando na GCM “queimada”, com “um X nas costas”.

O documento relata que, no limite de seu desespero e precisando de ajuda, A GCM procurou o Prefeito de Botucatu, Pardini, em abril de 2021, mas o prefeito disse não poder atende-la pessoalmente, devido a Pandemia. A denúncia diz que o Prefeito não tomou nenhuma providência a respeito.

Após isso, no início de 2022, os assédios só se acentuaram e pioraram muito, pois AGO passou a trabalhar na mesma viatura que seu assediador, em escala 12×36.

Segundo ela, do nada, constantemente, durante a noite, no patrulhamento, o acusado dizia: “um dia ainda você vai dar pra mim” e ainda ameaçou de cometer um estupro de vulnerável, contra ela, quando ela estivesse bêbada, dizendo: “ainda vou te pegar bêbada, e você vai ver o que vou fazer com você”. Em verdadeiro deboche e desprezo pela vítima e a lei, diz a denúncia.

Ameaças

A denúncia afirma que, como a vítima nunca cedeu aos assédios do Inspetor, ele insistia, usando da a função como superior dela, na CGM, a assediava e a ameaçava dizendo para ela lembrar que ele seria o avaliador do estágio probatório dela.

O documento diz que, “ele queria se valer da condição de superior hierárquico para assediar sexualmente a vítima e tentar conseguir algum encontro amoroso com ela”.

O assediador, ainda teria pedido que AGO fizesse vídeos íntimos e os enviassem para ele.

Durante os assédios, AGO desabafou com alguns amigos de serviço, dizendo que não aguentava mais trabalhar com o Inspetor acusado, pois ela já estava emocionalmente esgotada, com tudo que acontecia.

O documento relata que AGO procurou ajuda com seu Comandante da GCM várias vezes, informando que estava sofrendo assédio sexual e que o comandante usou as mesmas palavras do Inspetor, dizendo que ela estava em estágio probatório e que qualquer documento que ela fizesse, contra o Inspetor assediador, poderia prejudicar ela.

“E para finalizar essa história de horror e de abusos, em meio a uma Investigação de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) a GCM AGO foi exonerada de forma desproporcional, desarrazoada e ilegal, em cumprimento de uma ameaça e promessa, feita por seus superiores, durante esses anos todos de abusos”, diz a denúncia.

Outro Lado

A reportagem do Cidade Botucatu entrou em contato com o Prefeito Pardini que disse que todos os encaminhamentos foram feitos: acolhimento no Centro de Referência da Mulher, registrada Ouvidoria na prefeitura e encaminhada à Corregedoria da GCM.

“Na esfera criminal ela mesma fez o BO estando as averiguações tanto da Corregedoria quanto da Polícia Civil em curso”, conclui.

 

Jornal Cidade Botucatu

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Reta Rápido emite nota oficial sobre greve

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Nota à imprensa – Reta Rápido

A Reta Rápido Transportes Ltda. vem a público lamentar e esclarecer os fatos referentes à greve abusiva deflagrada por parte de seus funcionários no dia de hoje (12).

Nota de Esclarecimento
Botucatu, 12 de junho de 2025
A Reta Rápido Transportes Ltda. vem a público lamentar e esclarecer os fatos referentes à greve abusiva deflagrada por parte de seus funcionários no dia de hoje.
É fundamental ressaltar que a Reta Rápido Transportes jamais se negou a negociar com o Sindicato da categoria. Pelo contrário, as tratativas para buscar uma solução consensual estão em andamento contínuo. Prova disso é a audiência já designada para o dia 13 de junho de 2025 no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), onde a empresa espera avançar nas negociações e resolver o impasse.
Apesar da disposição da empresa em dialogar, presenciamos com grande preocupação a conduta inaceitável de parte dos trabalhadores, que, de forma deliberada, murcharam os pneus dos ônibus, impedindo a saída dos veículos e, consequentemente, o cumprimento das linhas. Essa ação irresponsável causou graves prejuízos à sociedade botucatuense, que ficou sem o serviço essencial de transporte público, afetando o deslocamento de milhares de cidadãos para suas atividades diárias.
A Reta Rápido Transportes Ltda. reitera seu compromisso com a legalidade e com a população de Botucatu. Diante dos atos de vandalismo e da interrupção injustificada do serviço, a empresa informa que todas as medidas legais cabíveis serão tomadas para apurar as responsabilidades e mitigar os danos causados.
Agradecemos a compreensão da população e reforçamos que estamos empenhados em restabelecer a normalidade do serviço o mais breve possível.
Atenciosamente,
Reta Rápido Transportes Ltda.

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Botucatu

CLAI/FMB forma primeira turma no curso de LIBRAS

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Iniciativa amplia as competências dos servidores e estudantes e demonstra a valorização da diversidade e a preocupação com atendimento adequado às pessoas surdas

 

No último dia 29 de maio aconteceu o encerramento das atividades do 1º Curso de Extensão em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) promovido pela Comissão Local de Acessibilidade e Inclusão (CLAI) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP). Nessa primeira turma foram disponibilizadas 22 vagas, formando servidores técnico-administrativos, docentes e alunos.

 

Realizado na modalidade presencial e com 60 horas de duração, o curso teve como foco a acessibilidade na área da saúde, com objetivo de proporcionar aos participantes o domínio básico da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), permitindo uma comunicação inicial eficaz com pessoas surdas e ensinando conceitos fundamentais para uma interação mais inclusiva e sensível.

 

A ideia desse treinamento surgiu durante uma das reuniões da CLAI e atendeu sugestão apresentada por uma discente de graduação. Os recursos foram viabilizados pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/UNESP). “A proposta ressalta a importância de preparar nossos servidores técnico-administrativos, docentes e o corpo discente para interagir com as pessoas que têm deficiência auditiva. E a Língua Brasileira de Sinais, oficial em nosso país, é um instrumento que nos permite receber essas pessoas e integrá-las no dia a dia da nossa universidade”, comenta o professor Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção, vice-diretor da FMB e coordenador da CLAI.

 

A formação em LIBRAS não apenas amplia as competências dos servidores e estudantes, mas também demonstra a valorização da diversidade e o comprometimento em remover barreiras de comunicação que podem excluir determinados grupos da sociedade.

 

“Em vista dessa relevância buscamos os recursos e fomos contemplados pela CPAI. Todos que fizeram o curso o avaliaram positivamente, dizendo que foi uma experiência muito valida. Com isso conseguimos fazer com que integrantes da nossa comunidade acadêmica passem a estar preparados para receber pessoas que fazem uso de LIBRAS para se comunicarem. Isso fará grande diferença para nossa unidade, na interação entre a universidade e a sociedade”, completa Lourenção.

 

Segundo o psicopedagogo Alberto Jorge dos Santos, que junto com sua esposa Patrícia ministrou as aulas, essa modalidade de curso vai além do básico, abordando não apenas os sinais relacionados à área da saúde, mas também capacitando os alunos a compreenderem as diferenças culturais e comunicacionais da comunidade surda.

 

“A comunicação é um pilar fundamental no atendimento à saúde e garantir acessibilidade é um compromisso ético dos profissionais da área. O atendimento clínico em LIBRAS permite que pacientes surdos sejam atendidos de forma humanizada e eficiente, promovendo uma compreensão clara das queixas, diagnósticos e tratamentos. Profissionais capacitados em LIBRAS não só ampliam o acesso à saúde, mas também fortalecem a confiança e o vínculo com o paciente, garantindo um cuidado integral e inclusivo. Incluir LIBRAS no atendimento é um passo essencial para uma prática de saúde mais justa e acessível a todos”, enfatizam.

 

Avaliação

Supervisora do Centro de Saúde Escola (CSE/FMB), a professora Paula Hokama classificou sua participação no curso de LIBRAS como uma experiência transformadora, tanto no aspecto pessoal quanto profissional. Segundo ela, duas situações vivenciadas sintetizam o impacto que esse aprendizado teve sobre sua percepção da surdez e da comunicação.

“Logo no início das aulas, o professor Alberto colocou uma música na sala e convidou um aluno a dançar com sua esposa, a professora Patrícia. No começo, fiquei confusa e até um pouco desconcertada. Eles são surdos ou não? Qual seria o propósito da proposta? Mas tudo ficou claro quando o aluno começou a conduzir a professora e ela o acompanhou com leveza e precisão. Patrícia não escutava a música, mas dançava, porque era guiada com atenção e sintonia, como fazem as dançarinas mais experientes. Foi quando compreendi: se há alguma limitação de um sentido, há também tantas outras capacidades preservadas. A comunicação e a expressão continuam plenas. Ali entendi que LIBRAS não é apenas um novo idioma, é um universo que se abre. E, mais do que isso, percebi que a limitação, muitas vezes, está em mim, e não na pessoa com surdez”, relata.

A segunda situação lhe marcou profundamente como profissional da saúde. O professor relatou o caso de uma equipe do SAMU que atendia uma vítima de acidente na rua. A pessoa estava muito agitada e ninguém entendia o motivo. Até perceberem que se tratava de uma pessoa surda, tentando se comunicar em LIBRAS. “A imobilização forçada, necessária em tantos casos, era para ela um agravante da angústia. Aquela contenção era, justamente, o que ela mais precisava evitar. A lição foi clara: em contextos de urgência, é fundamental considerar a possibilidade de estar diante de uma pessoa surda e estar preparado para isso”.

 

Para Hokama, essas duas vivências mostraram que LIBRAS não é apenas uma ferramenta de inclusão. “É uma forma de escuta. Uma escuta que se faz com os olhos, com as mãos, com a presença, e que, por isso mesmo, é profundamente humana”, completa.

 

Outra aluna a concluir o curso foi a Dra. Renata Maria Zanardo Romanholi, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP/FMB). Para ela, a iniciativa é fundamental  para promover a inclusão das pessoas surdas e contribui para a formação de profissionais de saúde mais sensíveis e preparados para atender às diversidades e às necessidades da população. “Como educadora, reconheço que a oportunidade de vivenciar e aprender a Língua Brasileira de Sinais me fez repensar algumas práticas adotadas que temos durante a graduação na área da saúde”, destaca.

 

Enquanto dirigente do Núcleo de Apoio Pedagógico, Renata diz que o desafio é refletir sobre como essas práticas têm sido trabalhadas ao longo da formação nos cursos de Enfermagem e Medicina, não apenas considerando os futuros pacientes, mas também os estudantes surdos que podem vir a compor o corpo discente da FMB.

 

“O curso foi uma experiência muito enriquecedora. Estar com professores surdos nos permitiu não apenas aprender LIBRAS, mas também refletir sobre as necessidades dessa comunidade em nossa sociedade e os inúmeros desafios que enfrentam nos serviços de saúde, onde ainda predominam o desconhecimento e o preconceito”, afirmou.

 

Quem também avaliou positivamente a iniciativa foi o servidor Paulo Henrique dos Santos, responsável pela Central de Aulas, da FMB. “Achei excelente a iniciativa. Aprendi muito. Foi uma experiência incrível poder compartilhar com os professores os conhecimentos que eles nos passaram. Os sinais que aprendemos em LIBRAS nos permitem a comunicação com as pessoas surdas, compreender o querem e não ter medo de conversar com eles. Aprendemos que na língua de sinais podemos conversar literalmente com essas pessoas. Foi gratificante aprender o básico para tentar essa comunicação”.

 

 

 

 

 

Ana Julia Calore, aluna do terceiro ano de Enfermagem, também concluiu o curso de LIBRAS. Para ela, um dos maiores diferenciais de estudar na Faculdade de Medicina de Botucatu, é justamente ter a possibilidade de conectar ensino e inclusão em seu processo de formação.

 

“O curso é extremamente essencial, afinal, a acessibilidade para a comunidade surda é majoritariamente um recurso humano. Por isso, foi muito interessante que não apenas alunos da graduação participaram e se dedicaram no curso, mas profissionais atuantes dos serviços de saúde e funcionários da faculdade também tiveram esse interesse em aprender a língua. Sei que um dia serei uma enfermeira mais acessível e capaz de fazer a diferença”, comenta.

 

A estudante faz questão de agradecer a todos que lhe permitiriam vivenciar algo importante para sua vida e sua carreira. “Nossos professores foram incentivadores e abertos a dúvidas, ensinando de forma muito leve e divertida diversos temas que nos auxiliaram a entender melhor a Língua Brasileira de Sinais. Sem contar, que eles mesmos fazem parte da comunidade surda e puderam trazer relatos e vivências pessoais durante as aulas. Sou muito grata aos professores Alberto e Patrícia, aos colegas e amigos do curso de LIBRAS e a faculdade por essa oportunidade”.

 

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Botucatu

Prefeitura abre inscrições para o Programa Botucatu Empreendedora

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As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas

Estão abertas e seguem até o dia 30 de junho as inscrições para o Chamamento Público 02/2025 do Programa Botucatu Empreendedora, voltado a empreendedores, empresários e profissionais que desejam expandir seus negócios com o apoio de uma jornada estruturada de capacitações, consultorias e conexões estratégicas.

Estão sendo oferecidos 24 vagas para cada um dos seguintes segmentos: Empreendedorismo Feminino, Serviço, Indústria, Comércio, Agro e Microempreendedor Individual. As inscrições devem ser feitas através DESTE LINK https://linktr.ee/botucatuempreendedora2025

O lançamento oficial do programa ocorreu nesta terça-feira, 10 de junho, no auditório do Parque Tecnológico de Botucatu, com a apresentação de uma palestra com o Tema “Você é o Motor ou o Freio do Seu Negócio?” com o Sr. Danilo Serafim Alves, do Sebrae/SP, um talk-show com empresários de vários segmentos e encerramento com a apresentação do programa aos presentes.

Com foco na valorização da economia local, o Programa Botucatu Empreendedora é totalmente gratuito e uma parceria da Prefeitura de Botucatu, através das Secretaria de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico com o Sebrae/SP. A ação reúne soluções práticas para diferentes perfis de negócios, promovendo qualificação profissional, inovação, acesso a mercados e desenvolvimento de competências empreendedoras.

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