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Mundo

Phenom 300 da Embraer se torna o jato leve mais vendido do mundo pelo 11º ano consecutivo

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Pelo 11º ano consecutivo, a série Phenom 300 da Embraer se tornou o jato leve mais vendido do mundo, de acordo com a General Aviation Manufacturers Association (GAMA). A Embraer entregou 59 jatos da série Phenom 300 em 2022 para alcançar essa marca e, até o momento, acumula mais de 700 aeronaves entregues.

A série Phenom 300 está em operação em 36 países e soma quase um milhão e oitocentas mil horas de voo. Essas conquistas destacam a reputação da empresa em segurança, qualidade, melhoria contínua nas aeronaves e inovação, com os melhores recursos da categoria, incluindo alcance, velocidade, pressurização de cabine e tecnologia pioneira no setor.

“Não é por acaso que o Phenom 300 é novamente o jato leve mais vendido da indústria”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Por 11 anos consecutivos, ele tem mantido sua liderança no mercado e superado as expectativas dos nossos clientes, seja pela combinação do melhor alcance e velocidade da categoria, ou por oferecer o maior valor residual do mercado. Essa distinção é um atestado da capacidade da Embraer em proporcionar a melhor experiência aos seus clientes por meio de aeronaves inovadoras.”

O Phenom 300E estabelece o mais alto padrão de excelência na categoria de jatos leves. Em termos de desempenho, o novo e aprimorado Phenom 300E é ainda mais rápido, capaz de atingir Mach 0,80, tornando-se o jato mais rápido em produção certificado para operação com um único piloto, capaz de atingir a velocidade de cruzeiro de 464 nós e alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes e reservas NBAA IFR.

Outros avanços tecnológicos incluem uma aviônica atualizada com sistema de alerta e prevenção de saídas de pista (ROAAS) – a primeira tecnologia desse tipo a ser desenvolvida e certificada na aviação executiva – bem como proteção preventiva contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, PERF, TOLD, e FAA Datacom, entre outros.

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Cultura

Unicamp é a universidade que mais depositou patentes de invenção no estado de SP em 2024

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Com aumento de 70% nos depósitos, a Unicamp lidera entre todas as universidades, públicas e privadas, do estado de São Paulo e é a quarta entre as instituições de ensino do país

 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a universidade que mais depositou pedidos de patente em 2024 no estado de São Paulo, segundo o ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), nesta semana. Na classificação geral, a Universidade ocupa o 6º lugar, dividindo o posto com outras instituições de ensino, organizações públicas e privadas.
A Unicamp, por meio de sua Agência de Inovação Inova Unicamp, registrou 68 depósitos dos 1.995 pedidos de patentes no Top 50 do INPI, referente ao ano passado, aumentando em 70% sua participação em número de depósitos quando comparada ao último ranking, no qual também havia ultrapassado a marca anterior, de 40 pedidos. No topo da lista também aparecem a Universidade de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 86 e 76 depósitos de pedido de patente, respectivamente, além da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 71 depósitos.
“A conquista do ranking do INPI, que classificou por mais um ano a Unicamp em primeiro lugar entre as universidades do estado de São Paulo e a quarta no país em número de pedidos de patente de invenção, é fruto do início de ações estratégicas da Inova, focadas no atendimento mais personalizado aos docentes, pesquisadores e alunos da Universidade e divulgação do processo de proteção da propriedade intelectual (PI) para a comunidade acadêmica”, explica Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp.

A Agência de Inovação da Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) responsável pela gestão da política institucional de inovação e empreendedorismo da Universidade. A Inova Unicamp oferece um conjunto de serviços e suporte para alunos, pesquisadores e docentes, com o objetivo de transformar pesquisas em inovação e fortalecer o ecossistema de inovação da Unicamp.

 

Este processo abrange desde o pedido de depósito de patentes e até etapas do gerenciamento desses ativos, como o trabalho realizado no Portfólio de Tecnologias, que reúne todas as tecnologias protegidas da Universidade e que, desde 2024, vêm sendo classificadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS da ONU) .

Universidades lideram o ranking do INPI

Segundo o INPI, a análise, considerando a área de atuação, mostra que as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) , sobretudo instituições públicas, têm papel relevante no depósito de Patentes de Invenção. Entre os pertencentes ao Top 50 do INPI, 66% são universidades e institutos de ensino e pesquisa públicos. Ainda em relação às universidades, o ecossistema de inovação de São Paulo é representado pela Unicamp, seguida da Universidade de São Paulo (USP), no Top 10.
“Buscando ampliar ainda mais a proteção da propriedade intelectual, fomentar a transferência de tecnologias desenvolvidas na Unicamp e consolidar o suporte à comunidade interna, a Agência confere, desde 2021, atividades que auxiliem docentes, pesquisadores e alunos a compreenderem se suas pesquisas são passíveis de serem convertidas em patentes e apresentam potencial para gerar inovação. A exemplo dessas atividades, podemos citar o Inova em Ação, um programa voltado à comunidade interna que apresenta os serviços oferecidos pela Inova ao público acadêmico”, explica a coordenadora de negócios e inovação da Inova, Iara Ferreira, área responsável pela proteção da PI e pela parceria e transferência de tecnologia

Além das sessões de mentoria, a Agência de Inovação da Unicamp também oferece oficinas específicas para capacitação na busca de anterioridade em bases de patentes, como a do INPI. Processo indispensável nas etapas iniciais de proteção da Propriedade Intelectual, a busca apresentada nas oficinas têm o objetivo de mostrar como é feita a verificação do estado da técnica em bases de dados específicas.

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Brasil

Embraer inicia produção do primeiro C-390 Millennium para a Áustria

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Aeronave multimissão de última geração vai aumentar a capacidade operacional da Força Aérea Austríaca

 

A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, iniciou oficialmente a montagem estrutural do primeiro C-390 Millennium para a Áustria. Este importante passo foi dado durante uma cerimônia realizada nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, na presença de uma delegação composta por representantes do governo austríaco e da Embraer.

 

“Estamos entusiasmados com o início da produção da primeira aeronave para a Áustria e esperamos entregar esta unidade para a Força Aérea Austríaca em breve. O C-390 está estabelecendo novos padrões como uma aeronave de transporte aéreo verdadeiramente multimissão. Ele oferece uma combinação imbatível de tecnologia de ponta, confiabilidade e baixos custos operacionais, com desempenho inigualável”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

 

Com capacidade de carga de 26 toneladas, velocidade de 470 nós e aviônicos de última geração, o C-390 é a melhor aeronave de sua categoria. Seus potentes motores, amplo compartimento de carga equipado com rampa traseira e trem de pouso robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas. Um verdadeiro ativo estratégico para seus usuários finais, o C-390 Millennium pode realizar uma ampla gama de missões militares e civis, como transporte de carga, pessoal e veículos, operações de manutenção da paz, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios, reabastecimento aéreo e gerenciamento de desastres.

 

Em sua configuração de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, a aeronave pode operar tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso também recebendo combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas.

 

Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 16.300 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

 

Além de Brasil, Portugal e Hungria, a Holanda anunciou sua escolha para o Millennium em 2022. Em 2023, a Áustria, a República Tcheca e a República da Coreia também escolheram o C-390, confirmando o sucesso dessa plataforma revolucionária. Em 2024, a Suécia, a Eslováquia e um cliente não revelado também optaram pelo C-390.

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Brasil

Embraer participa da Aero India 2025 com a aeronave KC-390 Millennium

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Aeronave de transporte KC-390 Millennium é o destaque do portfólio de defesa e segurança da Embraer
Índia abriga uma gama diversificada de aeronaves Embraer em defesa e aviação comercial

A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, com sede no Brasil, apresentará sua aeronave de transporte aéreo tático KC-390 Millennium e soluções que abrangem seu portfólio de defesa na Aero India 2025, em Bangalore, de 10 a 14 de fevereiro de 2025. Junto com a aeronave multimissão militar KC-390 Millennium, a Embraer oferecerá aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor o abrangente portfólio e as soluções inovadoras de Defesa & Segurança em seu estande, localizado no Hall J:JR2.3.

 

“A Embraer está entusiasmada em voltar à AeroIndia, com a apresentação do KC-390 Millennium e do nosso amplo portfólio de soluções de defesa e segurança para o setor”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “É uma aeronave que está expandindo sua base global de operadores e impressionando o setor com suas capacidades, que refletem a versatilidade e confiabilidade pelas quais nossas aeronaves são conhecidas. A equipe da Embraer e seus parceiros estarão na AeroIndia trabalhando arduamente, apoiando os objetivos de aviação e defesa da Índia”.

 

A Embraer apresentará a excepcional versatilidade e desempenho do KC-390. A aeronave comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho em uma variedade de missões. Ao transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voar mais rápido (470 nós) e mais longe, o KC-390, que é configurado com equipamento de reabastecimento aéreo, é capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho. A aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como reabastecedor quanto como receptor, neste caso, recebendo combustível de outro KC-390 utilizando pods instalados sob as asas.

 

Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, a aeronave demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, e com a frota atual de aeronaves em operação acumulando mais de 16.300 horas de voo, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

 

Além do Brasil, Portugal e Hungria, a Holanda também anunciou a escolha pelo Millennium em 2022. Em 2023, a Áustria, a República Tcheca e a Coreia do Sul também selecionaram o KC-390, confirmando o sucesso dessa plataforma revolucionária. Em 2024, a Suécia, a Eslováquia e um cliente não revelado também optaram pelo KC-390.

 

A Embraer tem mais de 40 aeronaves e 11 tipos operando na Índia em defesa, aviação comercial e jatos executivos, refletindo a diversidade do portfólio da Embraer no país. Isso inclui a aeronave Legacy 600 usada para o transporte de autoridades governamentais e VIPs pela Força Aérea Indiana (IAF) e Força de Segurança de Fronteira (BSF), e a aeronave ‘Netra’ AEW&C baseada na plataforma Embraer ERJ145 operada pela IAF. A operação da Star Air, uma das maiores companhias aéreas regionais do país, é composta somente por aeronaves da Embraer, com modelos E175 e ERJ145 em sua frota.

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