Conecte-se Conosco

Botucatu

Parque Tecnológico Botucatu promove Programa de Imersão, dias 30 e 31

Publicado

em

Evento será uma preparação para o Desafio Empreenda Botucatu 2018

Nos dias 30 e 31 de julho, o Parque Tecnológico Botucatu promoverá um Programa de Imersão para os representantes das instituições integrantes do seu Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) e também para o público em geral. Será uma etapa preparatória para o Desafio Empreenda Botucatu 2018. Acontecerão palestras, mesas-redondas e também algumas oficinas.

Para o público em geral – Na abertura do evento, dia 30, a partir das 19 horas, o diretor executivo do Parque, professor Carlos Alberto Costa, apresentará o Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Botucatu. Em seguida, haverá uma palestra com o tema: “A importância da Cultura Empreendedora no ambiente universitário e na sustentabilidade das cidades do futuro”, ministrada por José Alberto Sampaio Aranha, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Aranha participa do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional e do Conselho Consultivo da Finesp (Financiadora de Estudos e Projetos). Além disso, foi fundador e diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, desde sua criação até março de 2016.

No final da noite, será realizada a Mesa redonda – Educação, Ciência, Empreendedorismo e Inovação. O mediador será o professor Rui Seabra, coordenador do Centro de Venenos e Estudos de Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp – Câmpus Botucatu. Participam como convidados: José Alberto Sampaio Aranha – Anprotec; Sergio Marcus Barbosa – ESALQTEC; Mário Pardini – prefeito Botucatu; Carlos Alberto Costa – Diretor Executivo do Parque Tec. Botucatu; Marco Mezzena, CEO da Consciência Soluções e Tecnologia.

Para as instituições integrantes do  NEI – No segundo dia do Programa de Imersão haverá uma reflexão sobre as atividades e os resultados alcançados nas edições 2016/2017 do Programa Desafio Empreenda Botucatu (Experiências e dificuldades enfrentadas durante o 1° biênio e sugestões para as próximas edições). O responsável pela condução dos trabalhos será Henrique Teixeira, do Sebrae-SP.

Em seguida, serão realizadas três oficinas: “Mapeamento Pessoal e de Competências

– Como identificar o perfil empreendedor”, com Leticia Negrisoli, da Fatec – Botucatu; “Criando o meu ambiente empreendedor – Como tirar ideias do papel no ambiente acadêmico”, com Elvis Fusco – CITEC – Marília e  “Colocando em prática o Planejamento Estratégico”, com  Dimas Baracat Thomé, diretor geral da UNIBr Botucatu. O objetivo é preparar os integrantes do NEI para a realização de um Planejamento Estratégico.

Sobre o Desafio Empreenda Botucatu 2018

Pelo terceiro ano consecutivo, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) do Parque Tecnológico Botucatu organiza o Desafio Empreenda Botucatu. O objetivo continua sendo estimular o desenvolvimento de projetos empreendedores no ambiente acadêmico e científico, além de ajudar os alunos a transformarem suas ideias em um modelo de negócio, mas neste ano com algumas novidades.

O programa segue com a metodologia HUB Sebrae-SP (Empreendedorismo de Negócio), porém, agora também com foco no Intraempreendedorismo (Empreendedorismo de Carreira). Esses dois módulos ocorrerão simultaneamente e os alunos terão a opção de participar de ambos.

Entre os dias 20 de agosto e 30 de novembro serão realizadas as atividades presenciais como oficinas e um pitch elevator. As inscrições serão de 20 à 27 de agosto sendo as inscrições para o Módulo Empreendedorismo de Negócios (HUB Sebrae-SP) gratuitas para as instituições públicas associadas ao Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI), já as instituições privadas terão um investimento por aluno inscrito e as fundações contarão com 30% de subsídio. O Módulo Gestão de Carreira será oferecido gratuitamente para todos as instituições.

Saiba mais em:  http://parquebtu.org.br/

Botucatu

Modo Rural faz show gratuito na Fazenda Lageado, quinta

Publicado

em

Apresentação do grupo de jazz botucatuense terá participação da cantora Julia Barreira.

Na próxima quinta-feira, 31 de outubro, a partir das 20, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Lageado, com entrada gratuita, acontece um show do grupo de jazz Modo Rural.

No show ‘Vivo’, o sexteto Modo Rural une a viola caipira a uma formação de jazz e apresenta músicas autorais do seu 1º EP intitulado “Sépia”, além de músicas inéditas, releituras de obras da música regional de Botucatu e uma homenagem especial a Milton Nascimento.

Formado por Joanna Barbosa (flauta), Lucas Fabris (saxofone), Geh Paes (trombone) Rodrigo Pinheiro (viola caipira e arranjos), Hélio Ferreira (contrabaixo) e Moisés Shalon (bateria), o grupo Modo Rural concebeu o show ‘Vivo’ com a ideia de misturar a música tradicional caipira, incorporando elementos de improvisação e harmonias que refletem a evolução da cena musical contemporânea, sobretudo do jazz brasileiro, conduzindo o espectador a um universo sonoro ímpar e inovador.

O show tem a participação da cantora Júlia Barreira, que cursa Canto/MPB/Jazz no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, onde integra o grupo musical Big Band da instituição. Teve passagens pelo Coral Municipal de Botucatu e em diversas bandas como Kalibra, Black Moon, Manga Rosa Reggae e Artistas In Concert. Julia fez participações e gravações musicais junto a artistas da cidade como Piteco, Sementes Livres Hi-Fi, João Lucca, O Dona Peu e Deborah Abreu. Em 2023, participou de concertos de gala com a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu.

O show “Vivo” é uma ação realizada com Recursos da Secretaria Municipal de Cultura – Programa de Incentivo à Produção Artística, com apoio dos comitês locais de ação cultural (CACS) e diretorias da Faculdade de Ciências Agronômicas e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF).

SERVIÇO
Show musical com o grupo Modo Rural, com participação de Júlia Barreira
Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo – Fazenda Lageado – Botucatu
Dia 31 de outubro – quinta-feira
20h – Gratuito

Continuar Lendo

Botucatu

Alunos do Ensino Médio participam de atividades no Sebrae-SP de Botucatu

Publicado

em

Estudantes participaram de atividades voltadas à cultura empreendedora

 

Quarenta e quatro alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, da Escola Pública Estadual João Queiróz Marques visitaram e participaram de atividades no escritório do Sebrae-SP, em Botucatu, na última quinta-feira (24).

 

Os estudantes foram recepcionados pelo gerente regional do Sebrae-SP Eduardo Nascimento de Jesus, que falou sobre o empreendedorismo como opção de carreira e, em seguida, participaram de uma atividade realizada pelo gestor da educação empreendedora do Sebrae-SP em Botucatu Renato Lisboa.

 

Lisboa conta que realizou a palestra e aplicou a dinâmica sobre educação empreendedora, destinada a alunos do ensino médio, onde os participantes vivenciaram questões pertinentes na inserção no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

 

“Foi uma atividade em grupo, onde os estudantes aprenderam técnicas de como passar e como se comportar num processo seletivo e inserção no mundo da cultura empreendedora. Eles aprenderam aspectos de como podem empreender enquanto jovens, movimentando a economia da região a qual eles pertencem”, explica.

 

Vivência fora da sala de aula
O professor de Marketing e Comunicação Empresarial, Rogério Zerbinato, destacou que como são alunos do curso técnico de Vendas, a visita ao Sebrae-SP foi uma grande oportunidade para que os estudantes colocassem em prática e vivenciassem as experiências que terão no mercado de trabalho. Também participaram da visita os professores Rafael Colela e Daiana Pontes

Continuar Lendo

Botucatu

HCFMB inova com implantação do projeto TeleUTI

Publicado

em

 

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) acaba de dar um passo significativo na modernização e otimização do atendimento crítico ao paciente, com a implantação do projeto de TeleUTI.

A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES) em parceria com a USP.  O projeto, que conta com a participação de docentes e residentes da disciplina de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e está sendo implantado inicialmente na UTI Clínica do HCFMB, visa integrar tecnologia de ponta à medicina intensiva, ampliando a capacidade de acompanhamento dos casos, inovação no tratamento e otimizando os cuidados prestados pela equipe.

A TeleUTI vem auxiliando a equipe do Serviço de Clínica Médica na discussão de quadros clínicos de pacientes internados nas UTIs, com o objetivo de melhorar resultados assistenciais. Todos os dias, a equipe da Clínica Médica, liderada pela professora Marina Politi Okoshi, se reúne online com o médico intensivista da USP Gabriel Afonso Dutra Kreling para a discussão dos casos de pacientes internados na UTI. “A experiência tem sido muito enriquecedora. Ainda temos muitas perguntas sobre o processo da telemedicina, mas estamos avançando e procurando sempre as melhores formas de assistência, buscando sempre o melhor desfecho dentro do processo e trocando valiosas experiências”, diz.

A tecnologia da TeleUTI também traz vantagens no contexto educacional do HCFMB, promovendo a integração de ensino e prática médica. Os residentes têm a oportunidade de acompanhar discussões de casos e condutas em tempo real, permitindo um aprendizado mais dinâmico e próximo da realidade hospitalar. “A implantação do projeto tem sido muito flexível, de acordo com as nossas necessidades, e o conteúdo agrega muito não só no ensino, mas principalmente para o paciente”, diz Pedro Santos, residente da Clínica Médica da FMB/Unesp.

“Neste início, também estamos sendo treinados para expandir o projeto a outros hospitais da nossa região. Em breve, pretendemos ser consultores desses serviços de atendimento crítico, compartilhando demandas, experiências e novas formas de tratamento”, explica a Coordenadora da UTI Clínica do HCFMB e professora do Departamento de Clínica Médica da FMB/Unesp, Paula Gaiolla.

Com a implementação TeleUTI na UTI Clínica, o HCFMB reforça seu papel como um centro de referência em saúde, inovação e formação médica. Nos próximos meses, espera-se que o sistema seja expandido para outras unidades críticas do hospital, consolidando ainda mais sua liderança na integração entre tecnologia e assistência humanizada.

O projeto também faz parte do Núcleo de Telessaúde do HCFMB, coordenado pela pneumologista Suzana Tanni.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5