Conecte-se Conosco

Botucatu

Oficinas Culturais estão com inscrições abertas

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para oficinas culturais oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura (Avenida Dom Lucio n° 755, Centro) ou a Casa da Juventude (Rua Benjamin Constant n° 16, antiga Estação Ferroviária) das 8h30 às 17 horas.

As vagas são limitadas e serão ocupadas conforme a ordem de preenchimento das fichas. No ato da inscrição deverá ser apresentado um documento de identificação com foto. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável.

A Cultura informa ainda que, havendo necessidade de material específico para a oficina, o mesmo deverá ser adquirido pelo próprio interessado.

Confira abaixo as oficinas disponibilizadas:

CASA DA JUVENTUDE

Segunda-feira:

VIOLÕES EM AÇÃO – RAFAEL ORPHEO

14h às 15h30 – Duração: 06 meses – 15 Vagas

Público-alvo: 12 a 18 anos

A oficina tornará o aluno capaz de identificar as notas musicais em partitura e cifras com aplicação na prática, contribuindo assim para melhoria de sua percepção auditiva, concentração e trabalho em grupo.

SERIGRAFIA – GUILHERME LAURENTE

14h às 18h – Duração: 04 meses – 15 Vagas

Público-alvo: A partir de 15 anos

O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes um espaço para criação e reprodução de imagens, a partir do processo de impressão permeográfica chamado de serigrafia ou silk screen.

ZINE – PÂMELA PAULINO

18h às 22h – Duração: 01 mês – 15 Vagas

Público-alvo: Acima de 14 anos

A Oficina tem como objetivo a produção de conteúdo e confecção de livretos autorais, artesanais e independentes, conhecidos como zine, que podem incluir textos, imagens, colagens e diversas outras formas de expressão.

CIRCO – FERNANDO VASQUES

19h às 22h – Duração: 03 meses – 15 vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

Desenvolver habilidades acrobáticas como rolamentos, saltos, parada de mão e duo acrobático, bem como técnicas de manipulação, equilíbrio e lançamento através de malabarismo com bolas, claves, bola de contato e diabolô.

Terça-feira

TEATRO PARA TERCEIRA IDADE – REGINA LINO

14h às 16h – Duração: 06 meses – 06 vagas

Público-alvo: acima de 60 anos

A oficina de teatro visa trabalhar a pessoa inteira, com sua afetividade, percepções, expressão e criatividade tendo como objetivo maior a integração grupal e desenvolvimento interior.

CORPO EM CENA CIRCENSE – MARIA EMÍLIA TORTORELLA

Horário: 19h às 22h – Duração: 03 Meses – 20 Vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina pretende abordar o treinamento do corpo a partir do circo, no que concerne o despertar da consciência corporal somado ao desenvolvimento das habilidades de prontidão, disponibilidade, concentração e das noções rítmicas e espaciais.

Quarta-feira

TEATRO – ANA RIVAS

Horário: 18h às 19h30

Duração: 06 meses – 15 Vagas

Público-alvo: 14 a 18 anos

Iniciação ao estudo de artes cênicas que possibilite o contato com a linguagem teatral, a partir do conhecimento dos princípios da preparação corporal e vocal, exercícios de cena como improvisações, jogos teatrais e lúdicos.

DANÇA CIRCULAR – RUI HAMAI

Horário: 19h às 20h30

Duração: 06 meses: 30 Vagas

Público-alvo: Acima de 15 anos

Iniciação ao estudo da dança circular, possibilitando o contato com sua linguagem, a partir do conhecimento da expressão e da movimentação corporal.

DRAMATURGIA – SOLANGE RIVAS

Horário: 18h às 19h30

Duração: 06 meses: 20 Vagas

Público-alvo: Jovens e Adultos

A oficina busca instrumentar professores, novos autores e demais interessados a ter contato com técnicas de produção do texto, Facilitando assim adaptações de textos conhecidos e incentivando a produção de textos inéditos.

XILOGRAVURA – ELISETE ALVARENGA

Horário: 18h às 22h

Duração: 06 meses: 20 vagas

Público-alvo: Acima de 15 anos

Breve estudo teórico da história da gravura, e maior parte do tempo destinado ao aprendizado da técnica da xilogravura, que envolve o uso de ferramentas, tipos de madeira, de papel, gravação e impressão.

Quinta-feira:

CIRCO PARA INICIANTES – CAROLINA THIEGI

Horário: 18h30 às 20h

Duração: 04 meses – 20 Vagas

Público-alvo: A partir de 14 anos

A proposta desta oficina é iniciar os participantes na linguagem circense através de exercícios técnicos práticas e experimentações. Ao longo dos encontros, diversas modalidades serão apresentadas como: acrobacia aérea, acrobacia de solo e malabares.

INICIAÇÃO TEATRAL – CAROLINA THIEGI

Horário: 20h às 21h30

Duração: 04 meses: 20 Vagas

Público-alvo: A partir de 14 anos

A oficina tem por objetivo introduzir a linguagem teatral por meio de jogos e improvisações. O intuito é oferecer uma vivência prática de criação a partir da percepção corporal/vocal e de composições cênicas.

PINACOTECA FÓRUM DAS ARTES

DESENHO – MARCOS MACIEL

Dia: Sábado

Horário: 14h às 17h

Duração: 03 meses

Público-alvo: Acima de 12 anos

Apresentar o uso da técnica do desenho e conhecer o estilo usado pelo design, experimentando o gestual arrojado do traço, do esfumato ao desenhar texturas cromadas, treinar o desenho da face humana.

ESPAÇO CULTURAL

Segunda-feira

AQUARELA – MÔNICA STEIN

SALA DE OFICINAS

Horário: 17h às 19h

Duração: 04 meses

Público-alvo: Acima de 14 anos

A Oficina trará estudo de teoria da arte, além de muito conteúdo prático com utilização de materiais como: papéis, carvão, lápis, tinta de aquarela, realizando diversas experiências.

Terça-feira

LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA – LEONARDO DEFENTE

BIBLIOTECA CENTRAL

Horário: 18h às 21h

Duração: 04 meses – 15 Vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina tem como objetivo ressaltar o caráter de espaço para liberdade e experimentação quanto ao estudo de técnicas e práticas de criação de textos como: contos, romances, poemas e roteiros.

DESIGNER SOCIAL – SÍLVIA SASAOKA

CINE JANELAS

Horário: 9h às 12h

Duração: 03 meses: 10 vagas

Público-alvo: Acima de 12 anos

O Design Social é um conjunto de ferramentas que permite o uso de técnicas, formas de organização e planejamento no trabalho com uma comunidade.

ACROYOGA – LUÍSA ARRIGONI

CINE JANELAS

Terça e Quinta-feira (Uma turma diferente para cada dia)

Horário: 18h30 às 20h30

Duração: 03 meses – 15 Vagas – cada turma

Público-alvo: Acima de 16 anos

A Oficina visa elevar o vínculo entre o indivíduo consigo e com os outros, através do movimento, diversão, e conexão. Unir e elevar a relação entre os participantes, desenvolvendo diferentes formas de comunicação.

Quinta-feira

ESCRITA CRIATIVA – JULIANA MARINGONI

CINE JANELAS

Horário: 13h30 às 16h30

Duração: 03 meses

Público-alvo: 20 a 50 anos

Desenvolver a criatividade e a organização para a escrita, ampliar a visão sobre o processo de escrita particular, desenvolver textos de acordo com diversos gêneros, aprimorar expressão e comunicação escrita.

Sábado

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA– DENISE BERTO

CINE JANELAS

Horário: 8h às 12h

Duração: 02 meses

Público-alvo: Acima de 16 anos

O objetivo da oficina é treinar o olhar fotográfico por meio de estudos, técnicas fotográficas e dinâmicas práticas para fotografar, inclusive com o celular.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5