Conecte-se Conosco

Entretenimento

O BEM E O MAL, artigo de Bahige Fadel

Publicado

em

O BEM E O MAL

O bem sempre existiu. O mal sempre existiu. Os bons e o maus sempre conviveram num mesmo espaço. Às vezes, uns vencem e dominam. Às vezes, os outros vencem e dominam. Não há domínio permanente. Não há submissão permanente. Há, ainda, o fato de, às vezes, os bons virarem maus e os maus virarem bons. São casos raros, mas existem. O que existe com maior frequência é acharmos que os maus são bons ou que os bons são maus. São situações históricas e inevitáveis. Independente de nossa vontade, elas sempre existirão. A realidade, então, não é acabar com o mal. Não conseguiremos. Mais racional é evitar que o mal consiga sobrepujar o bem. Se o mal sobrepujar o bem, teremos muitos problemas. Assim, o desejável é lutar para que o bem lidere todas as ações possíveis.

Parece simples, né? Mas não é. Ao contrário, é muito difícil. A dificuldade mais notável é saber o que é o bem e o que é o mal. Para simplificar, poderia dizer que o bem está relacionado às boas ações e que o mal está relacionado às más ações. Simples. Ocorre que o que é uma boa ação para uma pessoa pode representar uma ação má para outras. Outra dificuldade é que, na maioria das vezes, o bem e o mal estão na mesma pessoa. É muito difícil uma pessoa ser apenas boa e outra ser apenas má. Sei que alguns dirão que Deus só tem o bem. Mas vamos falar de seres humanos. Desses que estão atuando na sociedade, nos governos, nos clubes esportivos, nas igrejas, nos supermercados… Em todos os lugares.

Já que é impossível debelar o mal, vamos diminuí-lo com boas ações, para que ele não tenha forças para dominar. E como se faz isso? Em primeiro lugar, anulando suas ações em nós mesmos. Impedindo que esse mal nos domine, atue sobre nós. Depois, ajudar os outros a dominarem o mal. Uns fazem isso com orações. Outros com reflexões. Outros, ainda, fazem isso com ações. Agir para o bem corresponde a aprimorar as suas boas qualidades e a estimular que as boas qualidades dos outros prevaleçam. Na política, por exemplo, como é que se faz isso? Se você se julgar capaz de melhorar a sociedade com a política, participe. Seja atuante. Pode ser candidato a um cargo público ou pode ser um bom eleitor. Atue sempre com empatia. Coloque-se no lugar dos outros e veja o que deve ser feito pelo outro. Impeça que os maus políticos (o mal) vençam os bons. E se os maus políticos já estiverem no poder, dificulte as suas ações.

Há várias maneiras para se fazer isso. A primeira é o exemplo. Seja bom, com boas ações e ideias, e faça-se notar, para que os outros percebam que ser bom vale a pena. Depois, estimule a educação. A educação se faz pelo exemplo e pelos conhecimentos. Um não pode estar dissociado do outro. O bom exemplo auxilia a pessoa a transformar o conhecimento em sabedoria. E essa sabedoria acompanhada do bom exemplo é que transformará o mundo.

Tudo isso é muito difícil, mas não é impossível. É lento, mas pode ocorrer. Não é preciso ter pressa. O bem nunca será perfeito. Portanto, haverá sempre algo a fazer por ele. Mãos à obra!
BAHIGE FADEL

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

Orquestra Filarmônica do IBB/Unesp faz concerto com temas da Disney

Publicado

em

Evento gratuito no Teatro Municipal de Botucatu reúne orquestra, coral e solistas em uma noite repleta de magia e nostalgia

A Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu (OFIBB) inicia sua Temporada 2025 com um espetáculo imperdível: “Temas de Filmes da Disney”, no dia 24 de abril, às 20h, no Teatro Municipal de Botucatu. A entrada é gratuita, e o público está convidado a mergulhar em um repertório repleto de clássicos que marcaram gerações.

Sob a regência da maestra Renata Ortiz de Villate, a OFIBB se une ao Coral Canto e Encanto da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e às talentosas solistas Andréa Simoncini e Sofia Ortiz de Villate para apresentar um concerto que promete emocionar crianças e adultos.

Programação repleta de nostalgia

O repertório inclui sucessos como:

 

  • “Ciclo sem fim” (O Rei Leão), com o coral Canto e Encanto e a solista Andréa Simoncini
  • “A Whole New World” (Aladdin)
  • “You’ve Got a Friend in Me” (Toy Story)
  • “Tema principal” (A Bela e a Fera)
  • “Here in the Sea” (A Pequena Sereia)
  • Seleção especial de Frozen
  • Tema de Piratas do Caribe (instrumental)
  • “How Far I’ll Go” e “You’re Welcome” (Moana), com a solista Sofia Ortiz de Villate

 

SOBRE AS SOLISTAS

 

Andréa Simoncini

Natural de Barra Bonita (SP), Andréa Simoncini descobriu seu talento musical ainda na infância. Aos 7 anos fez sua primeira apresentação em um bloco carnavalesco, e aos 14 já integrava escolas de samba completas. Filha de músico, acompanhou seu pai em apresentações até os 17 anos, quando se mudou para o sul da Bahia. Na região, desenvolveu sua versatilidade musical, atuando em trios elétricos (axé), bares (MPB) e festas juninas (forró).

De volta a São Paulo em 2008, participou do projeto “Os Cordados” (releituras com violoncelo), integrou banda de baile e foi intérprete da escola de samba campeã do Carnaval de Botucatu. Em 2010, fundou o grupo “No Pé da Crioula”, dedicado ao samba autoral. Desde 2012, lidera o projeto “Samba da Loora”, que valoriza a representatividade feminina no samba, ganhando o carinhoso apelido de “Loora do Samba” por seu público.

Sofia Ortiz de Villate

Nascida em Campos do Jordão, iniciou sua formação musical na primeira infância com aulas de musicalização infantil em Campinas. Rapidamente evoluiu para o piano, tendo como professoras Andreia Tozzi, Telma Habermann e Oswalda Pacheco. Filha dos maestros Fernando e Renata Ortiz de Villate, cresceu em ambiente musical privilegiado.

Como pianista, apresentou-se em diversos recitais em Campinas e Campos do Jordão. Atualmente radicada em Botucatu, continua seus estudos de piano e canto, este último sob orientação da professora Rebecca Brisola. Sua trajetória reflete uma formação eclética, transitando entre a música erudita e popular com igual maestria.

Ação solidária

Durante o evento, a OFIBB promoverá uma campanha de arrecadação de alimentos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Botucatu. As doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.

Sobre a OFIBB

Criada como um projeto pedagógico e cultural, a Orquestra Filarmônica de Botucatu oferece concertos gratuitos e fomenta a formação musical na região. A iniciativa conta com apoio do Ministério da Cultura e está aberta a parcerias via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço:


OFIBB – Temporada 2025: Temas de Filmes da Disney


📅 Data: 24 de abril de 2025
⏰ Horário: 20h
📍 Local: Teatro Municipal de Botucatu
Endereço: Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro, Botucatu/SP

🎟️ Entrada gratuita

Uma noite para reviver a magia do cinema através da música. Não perca!

Continuar Lendo

Botucatu

Cultura traz a Botucatu CineSolarzinho com exibições gratuitas

Publicado

em

As sessões, realizadas ao ar livre, contarão com interpretação em Libras, audiodescrição e legendas.

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o CineSolar, traz ao Município o CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar.

O evento será realizado no dia 10 de abril na Praça Pedro Serra Negra, no distrito de Vitoriana em duas sessões: às 18 e 19 horas e contará com uma programação gratuita e acessível para o público infantil. Em caso de chuva, as exibições serão realizdas no Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora das Vitórias (Praça Pedro Serra Negra, 20 – Vitoriana).

Além das exibições, o público poderá visitar o furgão do CineSolar, uma estação móvel que combina ciência, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O evento também contará com distribuição gratuita de pipoca.

Programação
18h: Exibição de curtas-metragens
19h: Exibição do filme O Reino dos Elfos

Realização
A primeira edição do CineSolarzinho em Botucatu é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura. O evento é realizado pela Brazucah Produções e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Para mais informações e atualizações sobre a programação do CineSolar, acompanhe o perfil oficial no Instagram: @cinesolar

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5