Conecte-se Conosco

Botucatu

Museu Francisco Blasi será reaberto dia 25

Publicado

em

Botucatu concentrará uma série de atividades na 15ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 15 a 21 de maio, cujo tema é “Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus”. Mas no Município, elas se estenderão até o dia 28 deste mês, compondo assim a Virada Cultural Paulista. Tudo de graça.

O ponto alto será a reabertura do Museu Histórico e Pedagógico – “Francisco Blasi”, dentro do Espaço Cultural – “Dr. Antonio Gabriel Marão”, agendada para o dia 25 deste mês, às 19h30. Na oportunidade  haverá o início das exposições “Histórias a Respeitar” e “Gabinete de Curiosidades – Acervo do MuHP”, ambas compostas por objetos e documentos do museu.
O museu, que está sem atividades de exposições desde 2001, atualmente possui oficialmente um acervo com 13.867 peças, composto por: objetos, jornais, revistas, documentos, discos, filmes, moedas, cédulas e fotografias. A oficialização da doação dos bens do Museu, do Estado ao Município, ocorreu em audiência pública na Câmara Municipal, em 2016.
Mais informações
Secretaria Municipal de Cultura
Espaço Cultural – “Dr. Antonio Gabriel Marão”
Avenida Dom Lucio, 755 – Centro
(14) 3882-0133 / 3882-1489
cultura@botucatu.sp.gov.br
PROGRAMAÇÃO
REABERTURA DO MUSEU HISTÓRIO 
Data: 25 de maio
Horário: 19h30
Local: Espaço Cultural – “Dr. Antonio Gabriel Marão”
Histórias a Respeitar
O MuHP, em sua reabertura, apresenta à população a exposição de documentos históricos que denominam ruas, praças e escolas de Botucatu com nomes de mulheres.A exposição propõe aos visitantes diversas reflexões sobre a história da Cidade e a sua própria história.
Por meio de uma “interatividade analógica”, visitantes terão a oportunidade de registrar suas histórias, lembranças, apontamentos, reflexões e impressões utilizando uma máquina de escrever do próprio acervo do MuHP, restaurada para esse fim. A trilha sonora, em discos de vinil que também fazem parte do acervo, é escolhida pelos(as) visitantes.
Gabinete de Curiosidades 
O Museu Histórico e Pedagógico conta a história de Botucatu e tantas outras por meio de seu acervo. Muitas pessoas lembram do Museu Histórico quando de sua localização na Rua João Passos, na Rua Costa Leite, no saguão do Teatro Municipal e na Rua Monsenhor Ferrari, quando ocorreu sua última exposição, em 1991.
Nos moldes de suas estruturas expositivas originais, com uma repaginação cuidadosa para que a memória do antigo museu seja revivida, apresenta-se a exposição “Gabinete de Curiosidades – Acervo do MuHP”.
TODOS PODEM SER FRIDA
A partir de segunda-feira (15), tem início a exposição “Todos Podem Ser Frida”. Até o dia 28 de maio, sempre das 8 às 17 horas, haverá um painel florido no Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”, que poderá ser utilizado pelos visitantes para registro fotográfico como “selfies”. Já nos dias 27 e 28 haverá sessões fotográficas do público caracterizado como a artista Frida Khalo. A intervenção será realizada pela fotógrafa e artista plástica autora da exposição, Camila Fontenele.
Por meio de modelos masculinos caracterizados como a artista mexicana, a fotógrafa Camila Fontenele de Miranda, idealizadora do projeto, captura as conexões existentes entre arte, identidade de gênero e comportamento social, uma referência à própria história de vida da pintora e seus autorretratos reconhecidos pela inversão de papéis.
Todos Podem Ser Frida ainda conta com uma intervenção fotográfica, permitindo que o visitante se transforme na própria Frida. Para os(as) interessados(as) em participar, a intervenção ocorrerá no MuHP nos dias 27 e 28 de maio, das 14 às 17 horas. Na  ocasião, será preciso assinar um termo de cessão de uso de imagem e menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos responsáveis para seu preenchimento.
Todos podem ser Frida é uma exposição itinerante do Museu da Diversidade Sexual e vem à Botucatu por intermédio da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.
INTOLERÂNCIAS
Na quarta-feira (17), das 10 às 16 horas, o Cine Janelas do Espaço Cultural recebe o encontro intitulado “Intolerâncias”, que abordará a questão do respeito pelo ser humano com um todo, em suas realidades e escolhas. Arnaldo Machado, psiquiatra e compositor de Botucatu fala sobre temas essenciais ao ser humano como convívio saudável e fraterno, respeitando as realidades e as opções individuais e coletivas.
A atividade contempla uma palestra e vídeo exibições do teaser “Gay Curado”, interpretando Dr Fritz, um médico alemão que inventa a “cura” para a homossexualidade com transplante de cérebros. O vídeo trata o tema da homofobia de modo divertido e irônico, porém com reflexões profundas. Também será exibido o vídeo “Negros e Índios Desalmados”, sobre a intolerância à população negra e indígena.
A ESQUINA DE MONALISA
Na quinta-feira (18), às 10 horas, o Cine Janelas volta a ser lugar para um novo encontro, desta vez para o debate sobre o livro e documentário “A Esquina de Monalisa”, de autoria de Rodrigo Casali. Nesse evento homônimo, o autor exibirá a vídeo produção com posterior bate papo sobre o projeto e suas impressões.
A partir de observações cotidianas, A Esquina de Monalisa apresenta cinco histórias de vida de travestis de Botucatu que ocupam lugares muito singulares na sociedade atual.
O livro-documentário foi produzido com apoio do ProAC – Programa de Ações Culturais da Secretaria de Estado da Cultura.
PEDRAS SÃO PRECIOSAS
Na sexta-feira (19), às 19h30, na Galeria Fórum das Artes [Av. Dom Lucio, nº29 – Centro] está marcada abertura da exposição “Pedras são Preciosas”, de Elisete Alvarenga. Fazem parte da exposição inúmeras fotografias que compõem o arquivo imagético da artista, assim como pedras coletadas e torrões de terra que servem como pigmento das suas pinturas. A exposição seguirá até 20 de agosto, sempre de terça a sábado, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita.
MUSEU DE MINERALOGIA 
O Museu de Mineralogia Aitiara (Muma) também promoverá atividades dentro da Semana Nacional de Museus. De 17 a 19 de maio, sempre às 17 horas, o Muma promoverá a contação de história “Arte no Limite Humano”, na qual aborda como Erich Blaich suportou os horrores da Segunda Guerra Mundial buscando conforto na arte ao desenhar em papel higiênico e esculpindo com gilete. A intervenção é conduzida pelas atrizes Juliana Balsalobre e Marina Quinan.
No dia 20, das 15h30, às 18h30, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Muma organizará no Espaço Cultural uma mesa redonda com o tema “Proteção das Águas, Opção pela Vida”. O encontro terá a participação do prefeito de Botucatu, Mário Pardini; secretário municipal do Verde e membro da ONG SOS Cuesta, Márcio Piedade Vieira (Caco); além de José Paulo J. M. Netto, geólogo e presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas; e Antonio Theodorovicz, geólogo do Serviço Geológico do Brasil.
Por fim, no dia 21 deste mês, em parceria com a empresa Quinta Palavra, o Museu de Mineralogia promoverá o concurso de poesia “Arte no Limite Humano”, aberto ao público adolescente e adulto.
O Museu de Mineralogia Aitiara está localizado na Rodovia Gastão dal Farra, km 4, no bairro da Demétria. Mais informações pelo telefone(14) 3882-0588, e-mail [museu.muma@gmail.com], e fanpage no Facebook [museudemineralogia.aitiara].
Prefeitura de Botucatu

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Marcelo Sleiman espera ser vice de Fábio Leite

Publicado

em

O vereador Marcelo Sleiman (MDB) se colocou à disposição para o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Fábio Leite (PSD) e comandada pelo Prefeito Pardini. A declaração foi feita no programa Botucast, da última quarta-feira (15).

Sleiman que compõs os governos João Cury e Mário Pardini, foi eleito vereador em 2020 e se coloca como um importante nome na disputa.

Assista ao episódio

Continuar Lendo

Botucatu

Botucast recebe Felipe Pugliese, do Projeto Rural Irmã Ceci, sábado

Publicado

em

O jornalista Felipe Pugliese, gestor do Projeto Rural Irmã Ceci, será entrevistado no Botucast deste sábado, às 14 horas.

A Associação de Mulheres Irmã Ceci é uma entidade sem fins lucrativos que desempenha um trabalho socioeducacional com crianças e adolescentes da Zona Rural de Botucatu. Reconhecidos com o título de utilidade pública municipal, eles têm como missão resgatar vidas e construir novas histórias.

Os pilares fundamentais do Projeto Rural Irmã Ceci são Saúde, Educação, Esporte, Agroecologia, Ação Social.

O Projeto Rural Irmã Ceci conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Botucatu, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de doadores. Sua dedicação em transformar vidas e promover o bem-estar na comunidade é inspiradora.

 

Continuar Lendo

Botucatu

Cardiologista do HCFMB alerta para alto índice de morte por doenças cardiovasculares

Publicado

em

Dados recentes divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) revelam que cerca de 1.000 pessoas morrem por dia no Brasil em virtude de doenças cardiovasculares. Isso representa aproximadamente 400 mil mortes no país, o que torna este tipo de enfermidade a maior causadora de óbitos no Brasil.

Infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) são as doenças que mais matam no Brasil e no mundo. Doenças degenerativas do sistema nervoso, como alguns tipos de demência, e o câncer também têm em comum os mesmos fatores de risco das doenças cardiovasculares mais conhecidas.

“Chama a atenção o número de indivíduos jovens que têm sido acometidos por estas doenças, o que está ligado, principalmente, ao estilo de vida inadequado (sedentarismo, alimentação desregrada, tabagismo e abuso de álcool), o que difere dos indivíduos mais idosos, em que são observadas mais frequentemente as doenças crônicas”, lembra o médico cardiologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Fábio Cardoso Carvalho.

Fatores de risco

Em relação às doenças cardiovasculares, há divisão em duas classes: os fatores não-modificáveis, que contemplam idade, sexo e fatores hereditários, e os fatores de risco modificáveis, que dizem respeito às doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial (que é o principal fator de risco para doença cardiovascular), diabetes do tipo 2, dislipidemia e obesidade,

“Devemos lembrar que poucas horas de sono e o estresse crônico também são importantes condições que podem colaborar com os fatores de risco chamados ““ clássicos”” para a ocorrência de doenças cardiovasculares”, afirma Carvalho.

Estimativas

Os dados nacionais apontam mais de 1.100 mortes por dia, mais de 45 por hora, uma morte a cada 90 segundos. As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes em comparação a todos os tipos de cânceres juntos, duas vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência), três vezes mais que doenças respiratórias e mais de seis vezes que todas as infecções.

“Os indivíduos que sobrevivem a estes eventos terão maior incidência de insuficiência cardíaca, doenças renais, doenças degenerativas, câncer e outras doenças crônicas que irão afetar profundamente sua qualidade de vida e poderão desencadear uma série de outras complicações futuras que são potencialmente fatais”, pontua Fábio.

Cuidados e conscientização

A Associação Americana do Coração enumerou oito fatores relacionados à saúde cardiovascular. São quatro comportamentos ideais: dieta adequada, atividade física regular, sono de qualidade e ausência do tabagismo. E outros quatro fatores ideais, como índice de massa corpórea menor que 25 kg/m², colesterol total menor que 200 mg/dL, glicemia de jejum menor que 100 mg/dL, pressão arterial sistólica menor que 120 mmHg e diastólica menor que 80 mmHg.

“É importante também analisar outros fatores individuais como saúde mental, presença de doenças, como ansiedade e depressão e o contexto familiar, cultural, econômico e social do indivíduo”, frisa o cardiologista do HCFMB.

Ainda segundo Fábio, cerca de 70% destas mortes poderiam ser evitadas com prevenção adequada e medidas terapêuticas. “Campanhas de conscientização sobre o problema, com informação e educação sobre o tema, podem ajudar a mudar este grave cenário”, finaliza.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5