Conecte-se Conosco

Botucatu

João Cury tem candidatura a Deputado Federal indeferida pelo TRE

Publicado

em

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) indeferiu o registro de candidatura a Deputado Federal do ex-Prefeito de Botucatu João Cury Neto. A decisão foi publicada nesta segunda-feira, dia 12.

Houve um pedido de impugnação por parte do Ministério Público Eleitoral, que foi aceito pela Justiça. Procurada na noite desta segunda-feira, 12, a defesa do ex-Prefeito disse que recorrerá da decisão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que a candidatura segue normalmente.

João Cury Neto foi sentenciado em segunda instância no ano de 2019 por improbidade administrativa em um primeiro momento no caso Sangari, quando era Prefeito de Botucatu. O Tribunal de Justiça de SP o condenou com a suspensão dos direitos políticos e ressarcimento aos cofres públicos.

Houve mais condenações. Em novembro de 2020 o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, condenou João Cury e o ex-vice-Prefeito Antônio Luiz Caldas. O processo versava sobre o acúmulo de cargos e recebimentos.

A Justiça de São Paulo também condenou em segunda instância o ex-prefeito em um processo, resultado de uma ação do Ministério Público, que investigou a contratação de shows para as comemorações dos 160 anos de Botucatu em 2015.

A sentença estabeleceu suspensão dos direitos políticos por oito anos, bem como multa de R$ 225 mil aos cofres públicos. João Cury recorreu de todas as decisões em instâncias superiores.

“O impugnado requereu registro de candidatura ao cargo de DEPUTADO FEDERAL pelo partido MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO, depois de sua escolha em convenção partidária. Porém, o impugnado encontra-se inelegível, pois foi condenado à suspensão de seus direitos políticos, no processo nº 1003770-82.2016.8.26.0079, em decisão colegiada proferida na data de 27/09/2021, por ato doloso de improbidade administrativa que importou em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito (próprio ou de terceiro)”, diz trecho do pedido da Procuradoria Eleitoral.

João Cury divulgou em abril deste ano que seria candidato a Deputado Federal. O Partido escolhido foi o MDB, da presidenciável Simone Tebet.

Como houve recurso por parte da defesa de Cury no TSE, ele pode concorrer, até que a nova fase processual seja julgada.

Em entrevista ao programa ‘A Marreta’ da Rádio Municipalista na manhã desta terça-feira, dia 13, o Advogado Ézeo Fusco Junior, que defende o ex-Prefeito, disse que a primeira impugnação por parte do TRE já era esperada, como em muitos outros casos nesta eleição. Segundo ele, o Tribunal Regional Eleitoral de SP optou por impugnar todas as candidaturas que possuem processo em andamento e sem julgamento. Fusco disse na entrevista acreditar que essa situação será revertida no TSE e que a campanha de Cury continua normalmente.

Publicado originalmente em Acontece Botucatu

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Paulinho Alves sai do grupo de Pardini e declara apoio a André Spadaro

Publicado

em

Paulo Sérgio Alves, conhecido como Paulinho do OP, declarou ontem que vai atuar na articulação política da pré-campanha de André Spadaro. Com o anúncio, Paulinho sela a saída do grupo do Prefeito Mário Pardini que apoia Fábio Leite para a sucessão do Executivo.

Com a mudança, fica em dúvida a aliança entre o PSD de Pardini e o MDB, liderado por João Cury.

Continuar Lendo

Botucatu

Comunidade se despede do professor emérito Roberto Sogayar

Publicado

em

Especialista em Parasitologia, ele foi pioneiro em temas como: conduta ética na pesquisa

Hoje a comunidade do IBB está em luto. É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do docente Roberto Sogayar, professor tão querido por todos nós!

Professor Emérito do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu, aposentado do Departamento de Parasitologia, foi pioneiro na criação de um modelo brasileiro de legislação para orientar a conduta ética na pesquisa e primeiro presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto, patrono da Academia Brasileira de Ciências de Animais de Laboratório, ocupando a cadeira número 18.

O IBB se solidariza com a família do professor Roberto e todos os seus alunos e companheiros de jornada. Está decretado luto oficial de 03 (três) dias, a partir desta data (07).

Professor Roberto Sogayar marcou a história do IBB e estará para sempre em nossos corações.

Resgate histórico 

Confira a entrevista realizada pelo vice-diretor do IBB, professor William Zambuzzi, com o professor Roberto Sogayar, publicada em 2018. Este é um dos episódio do projeto ‘Resgate Histórico’, uma série de entrevistas com docentes e técnicos que contam a história da criação e desenvolvimento do nosso instituto. Assista aqui https://youtu.be/QYXxDIozxG0?si=r80o17q5W5R54XOB.

Continuar Lendo

Botucatu

Inscrições abertas para Tutor Presencial para o Polo da UAB – Botucatu

Publicado

em

As inscrições seguem até o dia 20 de maio.

A Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, está com inscrições abertas para o processo seletivo para preenchimento de vaga para atuação como Tutor Presencial da UAB – Universidade Aberta do Brasil Polo Botucatu, vinculada a Secretaria Municipal de Educação, para atender aos alunos que irão cursar o curso de Pedagogia oferecido pela universidade.

As inscrições devem ser realizadas até as 14 h do dia 20 de maio e serão recebidas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.

Todas as informações, incluindo requisitos, etapas de seleção e atividades a serem desempenhadas, podem ser consultadas nwww.sead.ufscar.br/pt-br/processo-seletivoo Edital nº 4/2024/SEaD/R disponível em .

Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: editais_sead@ufscar.br.

O Polo UAB-UNIVESP Botucatu está localizado na Rua Dr. Costa Leite, s/n, junto ao prédio da EMEF Cardoso de Almeida (Cardosinho). Mais informações pelo telefone (14) 3811-3142.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5