Conecte-se Conosco

Botucatu

IB promove 16ª Jornada de Toxicologia; câncer é tema em destaque

Publicado

em

Evento, referência na área, tratará relação dos agrotóxicos e impactos na saúde e ambiente

Você já parou para pensar quanto de agrotóxico está presente na sua mesa? Será que apesar de todos os cuidados que temos na hora de higienizar frutas, legumes e hortaliças, conseguimos eliminar todos os resíduos químicos utilizados na produção no campo? E o pior: qual tem sido o reflexo de todo esse veneno para a nossa saúde e meio ambiente?

Essas e outras perguntas serão respondidas na 16ª edição da Jornada de Toxicologia, que será realizada nos dias 17 e 18 deste mês de agosto, no Instituto de Biociências (IB) da Unesp, campus Botucatu. O tema deste ano é “Agrotóxicos: Saúde e Ambiente”. Ela é voltada não apenas ao meio acadêmico e profissional da saúde pública, como também à comunidade interessada neste atual e pertinente assunto.

Trata-se de um dos mais renomados eventos científicos sobre o tema no Brasil, que ocorre a cada dois anos, e é promovido pelo Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) da Unesp Botucatu, referência nacional em toxicologia. O objetivo é discutir temas relevantes da área e proporcionar a divulgação de resultados científicos.

A jornada será aberta no dia 17, com a realização de três minicursos relacionados à toxicologia em geral: “Toxicologia Forense e sua Importância na Sociedade”; “Nanotoxicologia: Fundamentos e Perspectivas”; “Evidências sobre a Relação entre Alimentação, Nutrição e Câncer”. Ainda neste dia, às 20 horas, será organizada uma “Sessão Pipoca” aberta a toda comunidade com apresentação do documentário “O Veneno está na Mesa” e lançamento do curta-metragem “Falso Orvalho”.

No dia 18 haverá palestras e mesa redondas ministradas por pesquisadores acadêmicos, bem como apresentação de pôsteres. Destaque à apresentação do dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além do posicionamento do Inca (Instituto Nacional do Cãncer) sobre os efeitos dos agrotóxicos nos alimentos e sua relação com o crescimento do número de casos de câncer no Brasil.

“A conscientização é o primeiro passo para sensibilizar e gerar ações que possam contribuir com a sociedade. Vale ressaltar ainda que existem grupos de toxicologistas espalhados pelo País que estão engajados a encontrar alternativas junto às empresas e poder público. Por isso, abordar este tema em um evento como este auxilia neste processo”, enfatiza Valéria Sandrim, supervisora do Ceatox.

As inscrições para a 16ª Jornada de Toxicologia podem ser feitas através do site até o dia 14 (segunda-feira): jornadatoxico.wixsite.com/jornada.

Sobre o Ceatox – O Centro de Assistência Toxicológica – Ceatox, unidade auxiliar vinculada ao Instituto de Biociências de Botucatu da Unesp desde a década de 70, tem como finalidade desenvolver atividades na área da toxicologia, bem como orientações telefônicas através do 0800-722-6001 a profissionais da área da saúde de todo o País envolvidos no tratamento de humanos e animais intoxicados.

Também realiza análises toxicológicas com ênfase em metais pesados e agrotóxicos, além de pesquisa e formação de profissionais na área, através da promoção de estágios, palestras, cursos, aulas e mestrado e doutorado na área. Entre as diversas atividades, destaca-se ainda o atendimento ambulatorial a pacientes intoxicados cronicamente, principalmente por agrotóxicos e metais pesados.

Nada mais é que um dos únicos ambulatórios neste formato no Brasil. Com uma média anual de 350 atendimentos e 800 coletas de sangue para exames, este ambulatório conta com uma equipe multiprofissional constituída por médica, enfermeira, farmacêuticos, químicos e pesquisadores.

Os pacientes vêm ao centro em busca de diagnóstico e tratamento para sintomas. Muitas vezes confundidos com outras patologias, mas que não respondem aos tratamentos clássicos. Essas pessoas são encaminhadas por hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas particulares, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) ou procuram o ambulatório espontaneamente.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5