Conecte-se Conosco

Botucatu

HCFMB lança manual de orientações para pacientes submetidos a cirurgias cardíacas

Publicado

em

Conteúdo orienta sobre os cuidados que devem ser realizados durante o período de recuperação pós-cirúrgica

Recuperar-se bem após um procedimento cirúrgico é fundamental para a retomada da qualidade de vida de todo paciente, ainda mais quando se trata de uma intervenção em um dos órgãos mais importantes do corpo humano, que é o coração. O que pode ser feito e o que deve ser evitado após uma cirurgia cardíaca? Quais são os cuidados que devem ser realizados quando o paciente volta para a casa?

Para esclarecer estas e outras dúvidas frequentes, no final de 2022, o Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lançou, em parceria com o Serviço de Reabilitação e a Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, um Manual específico para orientar a reabilitação dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Hospital.

Lançado em formato digital (e-book), o Manual foi elaborado por uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, com orientações sobre os cuidados que devem ser realizados durante o período de recuperação pós-cirúrgica. Além disso, informações sobre o funcionamento do coração e as principais cirurgias cardiovasculares também fazem parte do conteúdo.

O Manual foi escrito pelo Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do HCFMB, Dr. Marcello Laneza Felicio, pela fisioterapeuta supervisora do Serviço de Reabilitação, Dr.ª Letícia Cláudia de Oliveira Antunes, pela fisioterapeuta Gabriela Vieira de Paula e pela residente Ingrid de Oliveira. Participaram, como colaboradores, os médicos do Serviço de Cirurgia Cardiovascular Dr. André Monti Garzesi, Dr. Flávio de Souza Brito e Dr. Leonardo Rufino Garcia, além das docentes Dr.ª Cassiane de Santana Lemos e Dr.ª Claudia Maria Silva Cyrino, do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp). A diagramação e editoração ficaram a cargo de Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira, do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) da FMB.

Gabriela conta que a ideia surgiu a partir do início dos trabalhos da UTI Cardiológica no Hospital, em julho do ano passado, para melhorar o planejamento da educação do paciente no processo de alta hospitalar. “Com o passar do tempo, percebemos que, ao saírem do Hospital, os pacientes entravam em contato com a equipe para esclarecer várias dúvidas sobre o pós-operatório e, a partir disso, elaboramos o e-book”.

As páginas do Manual explicam, de uma forma simples, a cirurgia realizada, as dúvidas freqüentes e os principais sinais de alerta de quando procurar imediatamente um atendimento médico. “Quando iniciei meu ciclo da residência na UTI cardiológica, percebi esta necessidade de realizar orientações completas, com relação à recuperação após a alta hospitalar. Este e-book contém todas as orientações necessárias, com intuito de promover uma melhora da qualidade de vida”, aponta Ingrid.

Dr.ª Letícia afirma que, além do Manual, as orientações pós-cirúrgicas são dadas pessoalmente pela equipe no horário da visita, não somente ao paciente, mas também ao acompanhante. “Diversos pacientes vieram até nós elogiando a iniciativa, pois facilita a consulta das informações e favorece o autocuidado, aumentando a adesão ao tratamento e prevenindo possíveis complicações”.

Já Dr. Marcello comenta que, após uma cirurgia cardíaca o paciente passa por várias etapas de recuperação e, para o sucesso do tratamento, todas as fases de recuperação são importantes e devem ser respeitadas. “A reabilitação inicia na UTI, depois na Enfermaria e dá continuidade após a alta hospitalar do paciente. A veiculação do Manual de Orientação está interligada ao desenvolvimento de um serviço de reabilitação do Programa Transplante Cardíaco do HCFMB, confere segurança ao paciente e otimiza o retorno de suas atividades”.

O e-book “Cirurgia Cardíaca – Manual de orientações aos pacientes” está disponível gratuitamente para consulta dentro do site do HCFMB ou neste link!

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população

Publicado

em

Além de prevenir quadros mais graves da gripe, vacina minimiza o impacto sobre os serviços de saúde.

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde de Botucatu informa que ampliou a Campanha de Vacinação contra a Influenza no Município para toda a população acima de 6 meses de vida.

Até então, a imunização tinha como público-alvo os grupos prioritários, como idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, crianças até seis anos, entre outros. A medida se faz necessária ante ao aumento de casos de Influenza em todo o País.

Para se vacinar basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal (CPF). O documento é necessário para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. No entanto, não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores e deve ser administrada com cautela em pessoas com alergia severa à proteína do ovo, bem como a qualquer componente da vacina.

Todas as Unidades de Saúde do Município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e as Salas de Vacinação Noturnas no CSE Vila dos Lavradores (Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores) e CSI (Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro) das 18h às 21h30.

A população também deve aproveitar para atualizar a caderneta de vacina quanto às outras vacinas e Febre Amarela. Vacina previne doenças

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Telefone (14) 3811-1100

Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores

Continuar Lendo

Botucatu

Botucatu apresenta equipe técnica do Handebol em 2024

Publicado

em

O primeiro desafio da equipe será a participação nos Jogos Regionais de 2024.

Em reunião realizada na última segunda-feira, 29, o Secretário Municipal de Esportes e Qualidade de Vida, Geraldo Pupo, apresentou os professores que integrarão equipe técnica de handebol do Município para as competições locais e regionais em 2024.

Os novos técnicos, os professores José Nelson, Igor Mendes e Fabiano Evangelista (Sabiá), serão responsáveis por treinar e orientar os atletas em eventos como os Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais e Copa de Handebol do Estado de São Paulo.

De acordo com o Profº José Nelson, uma das primeiras atribuições da equipe técnica será a convocação dos atletas de handebol das equipes locais para o início dos treinamentos, visando às competições para os Jogos Regionais que serão realizados de 3 a 13 de Julho em Botucatu.

 

Continuar Lendo

Botucatu

A Pressão estética na saúde mental da mulher é tema de podcast

Publicado

em

O podcast BotuCast Mulher, programa do grupo BotuCast voltado às mulheres de Botucatu, estreará às 19h desta sexta-feira (3) no canal do YouTube do BotuCast.

Apresentado pela liderança das mulheres Isabel Conte e pela psicóloga Priscila Tamarozzi, o primeiro episódio debaterá a pressão estética na saúde mental feminina com a nutricionista Sandy Mendes e a educadora física Juliana André.

Isabel contou um pouco sobre sua expectativa para a estreia. “Estou muito feliz em poder estrear um programa voltado para o universo feminino, acompanhada pela brilhante Priscila”, disse Bel. “O objetivo é levar as pessoas a refletirem e tirarem suas conclusões, saindo da zona de conforto”, concluiu a apresentadora

O programa será transmitido ao vivo quinzenalmente às sextas-feiras, às 19h. Clique no link abaixo para acompanhar o primeiro episódio.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5