Conecte-se Conosco

Botucatu

Fundador do CIATOX lança livro autobiográfico

Publicado

em

A obra traz a trajetória do professor do IBB, Dr. Igor Vassilieff

O professor Igor Vassilieff, fundador do Centro de Assistência Toxicológica (CIATOX), laboratório vinculado ao Instituto de Biociências da Unesp (IBB) – Câmpus de Botucatu, lançou recentemente a sua autobiografia. A obra, intitulada “Biografia do Prof. Dr. Igor Vassilieff”, publicada pela Editora Dialética, apresenta os desafios enfrentados ao longo da carreira do docente, além dos motivos pessoais e profissionais que levaram Vassilieff a fundar o CIATOX.

O livro possui 212 páginas de uma emocionante história de vida e desafios enfrentados no cenário da Toxicologia no Brasil. “O livro é a minha vida!”, afirma o professor.

Vassilieff foi um dos pioneiros do estudo e ensino de Toxicologia Clínica no Brasil, e relembra com orgulho algumas de suas conquistas: “Publiquei mais de 33 trabalhos científicos de pesquisas em revistas nacionais e internacionais e 189 trabalhos científicos apresentados em reuniões científicas nacionais e internacionais”.

Após ter encerrado a Faculdade de Farmácia Bioquímica na USP em São Paulo, o professor do IBB iniciou a sua docência em 1971, aos 28 anos, na disciplina de Farmacologia, no Departamento de Ciências Fisiológicas da antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). No mesmo ano, em janeiro de 1971, Vassilieff fundou o Laboratório de Toxicologia Analítica e Toxicologia Clínica junto à Farmacologia do IBB que, futuramente, em 1983, passou a integrar o grupo dos Centros de Informação Toxicológica do estado de São Paulo.

O CIATOX tem como objetivo desenvolver atividades na área de Toxicologia, tais como: prestar assistência e serviços à comunidade, desenvolver e apoiar pesquisa básica e aplicada e participar da formação de profissionais na área por meio de estágios, cursos de extensão universitária e especialização Lato Sensu em Toxicologia e eventos.

Ao ser questionado sobre a sua biografia, Vassilieff declara: “O meu objetivo é a minha luta na minha vida biológica, que não foi nada fácil. Por isso, resolvi escrever minha autobiografia para servir de exemplo para outras pessoas”. Correlacionando a sua vida pessoal com a sua experiência toxicológica, ele finaliza: “Consegui atingir meu objetivo de vida biológica com meus 81 anos e nove meses com as bênçãos de Deus, sempre com fé”.

A venda o livro “Biografia do Prof. Dr. Igor Vassilieff” está disponível no site da Editora Dialética:

https://loja.editoradialetica.com/humanidades/biografia-do-prof-dr-igor-vassilie#:~:text=Igor%20Vassilieff%2C%20que%20foi%20um,este%20que%20inda%20se%20mant%C3%A9m.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Osc promove aulas de defesa pessoal gratuitas para mulheres em Botucatu

Publicado

em

Mulheres de todas as idades podem praticar defesa pessoal de forma gratuita em Botucatu. As aulas são oferecidas pela Organização Social OSC Renascer, em parceria com instrutores e realizadas na sede do Instituto Suman.

Isabel Conte, presidente da OSC, conta que a iniciativa busca atrair as mulheres para a prática da defesa pessoal como forma de esporte, socialização, qualidade de vida, empoderamento e para aprender como lidar com situações de perigo.

O professor Antônio Mendes da Silva Junior conta que o projeto visa dar aula de defesa pessoal, baseada no jiu-jitsu brasileiro.

“Fiquei surpreso pela quantidade de pessoas interessadas. É uma atividade que desenvolve a autoestima e autoconfiança, visa preparar para qualquer situação de violência doméstica, profissional ou na rua, ter condições de se proteger, impor uma postura que minimize riscos, como se portar quando empurrada ou puxada, técnicas de escape de situações de risco, imobilizações”, comenta o instrutor. Além das técnicas são ensinadas dicas do dia-a-dia. 

“E as aulas são divertidas, sem cobrança, é um espaço de bem-estar, em que as mães podem levar os filhos. Estamos super felizes com o projeto”, completa Junior.

As aulas são realizadas às segundas-feiras, às 19 horas, na sede do Instituto Suman, na Rua Reverendo Francisco Lotufo, 444.

Mais informações: 14 99855-1836

SIGA A OSC RENASCER NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/renascer_osc/

Continuar Lendo

Botucatu

Sesi Botucatu tem programação cultural criativa em maio

Publicado

em

Teatro, oficina e sábado literário fazem parte dos eventos gratuitos do mês
Começando o mês de maio com novas atrações culturais, o CAT Sesi Botucatu recebe diversas programações repletas de alegria. Com atividades voltadas para as artes cênicas, artes visuais e literatura, todos os públicos estão convidados a participar de forma gratuita.
A agenda começa com o “esquenta” dos Jogos do Sesi 2024, o Amistoso dos Campeões de 2023, no dia 01 de maio. Com quatros partidas de society livre disputadas entre os mais bem colocados da competição do ano passado, a oportunidade é perfeita para entrar no clima das competições.
Ainda no mesmo dia, a unidade recebe o palhaço Fusquinha (Paulo Galindo) e sua peça intitulada “Ôtovinu”. O espetáculo, que traz técnicas circenses, malabarismo, palhaçaria e muitas risadas, acontece a partir das 11h.
No dia 18, o Sábado Literário retorna com a Feira de Troca de Livro. Na ocasião, os participantes podem trazer um livro e trocar por outro título, visando um aumento do fluxo de leitura, além da oportunidade de compartilhar experiências literárias. São diversos gêneros e autores para conhecer.
Após exaltar a Literatura, a criatividade ganha espaço na oficina de Muralismo e Intervenção Urbana, oferecida por Mariane Longhi, mediadora cultural do Sesi-SP. Entre ensino de técnicas, noções básicas e aplicação em um projeto, a atividade inspira a expressão em cores vivas.
Os interessados em participar da programação devem garantir seu ingresso pelo portal Meu Sesi.

Continuar Lendo

Botucatu

Jovem morre após sofrer queimaduras em explosão de galão de álcool no trabalho

Publicado

em

Uma mulher de 21 anos morreu na noite desta segunda-feira (29), no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), após sofrer graves queimaduras durante o trabalho, no último sábado (27).

Segundo a Polícia Civil, Ana Júlia Albertino trabalhava na cozinha de um restaurante, quando foi completar o recipiente de um réchaud com álcool. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve uma explosão do galão de álcool.

A estrutura responsável por manter a comida aquecida pegou fogo, e as chamas se alastraram, atingiram a embalagem maior com o líquido inflamável, que acabou explodindo, e o fogo atingiu o corpo da vítima.

Ana Júlia foi socorrida em estado grave para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (HCFMB). Segundo o hospital, ela morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
Jovem morre após acidente com álcool em restaurante de Botucatu — Foto: Instagram/Reprodução

Jovem morre após acidente com álcool em restaurante de Botucatu — Foto: Instagram/Reprodução

Por meio das redes sociais, o restaurante e bar “Fair Play Sport Bar” lamentou o ocorrido e disse que a colaboradora acidentada era como um membro da família.

O estabelecimento informou ainda que foram prestados os primeiros socorros à vítima e reforçaram o apoio à família da jovem.

Proibição de venda do álcool 70

A partir desta terça-feira (30) o álcool líquido 70% não vai mais ser comercializado em supermercados e outros estabelecimentos.

A proibição é reflexo de uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que não afeta a venda do álcool 70% em gel.

A comercialização do álcool líquido 70% era proibida há mais de 20 anos, por causa da sua alta inflamabilidade, mas foi flexibilizada pela agência com a pandemia da Covid-19.

Fonte: G1

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5