Conecte-se Conosco

Notícias

Fundação UNI: 5 Anos Atuando Em Conjunto Com o Poder Público de São Manuel

Publicado

em

(Imagem: Divulgação)

 

Há cinco anos a Fundação UNI – empresa do terceiro setor na área da saúde, tem trabalhado em conjunto com o poder público de São Manuel, representado pela Diretoria Municipal de Saúde, na reorganização e melhoria da dinâmica da gestão dos serviços prestados nos postos e ambulatórios da rede municipal. Neste período, a Fundação Uni ajudou a reorganizar os fluxos e protocolos de boa parte do sistema de saúde Municipal. E sempre atuando de forma transparente e profissional.

Somados os serviços de todas as cinco unidades de saúde e ambulatórios de especialidades, o total de atendimentos/procedimentos realizado em 2017, em São Manuel, passou dos 127 mil. Número significativo para uma cidade com pouco mais de 40 mil habitantes.

Dos pouco mais de 43,7 mil atendimentos médicos feitos nas Unidades de Atenção Básica do município em 2017, 81% foram realizados pelas equipes da Fundação UNI. Considerando a população que frequenta apenas as USF’s (Unidades de Saúde da Família), a Fundação UNI foi responsável por 2,2 consultas médicas por paciente. Índice este melhor que os parâmetros nacionais, que são de 2 consultas/ano por habitante.

Pode-se ressaltar outro número expressivo, mais de 63 mil procedimentos realizados pelas equipes de enfermagem, que inclui coleta de sangue, curativos, aferição de sinais vitais, glicemia capilar, visitas domiciliares, dentre outros. A distribuição de medicamentos e materiais de enfermagem à população é outro destaque. Apenas em 2017 foram mais de 402,7 mil unidades entregues através das unidades básicas.

Já a Saúde Mental está mais bem estruturada para acolher casos de crise psiquiátrica e dependência química, de todas as faixas etárias, de forma articulada com a rede de saúde e socioassistencial. O ambulatório instalado no distrito de Aparecida conta com uma equipe interdisciplinar formada por: psiquiatras (2), gineco-obstetra (1), neurologista (1), gastroenterologista (1), cardiologista (1) e ortopedista (1). Por ano, contabiliza mais de 2 mil atendimentos.

Diante do contexto, a Fundação UNI tem buscado oferecer cada vez mais ações de Educação em Saúde. Em 2017 foram 199 atividades junto com a comunidade por meio de palestras em sala de espera e escolas, grupos de gestantes, hipertensos e diabéticos, dentre outros. Já para o profissional da Saúde foram promovidas mais de 1.847 horas de treinamento. Tudo para impactar diretamente na qualidade do atendimento ao usuário.

Na avaliação da enfermeira Elisangela Campos, coordenadora da Fundação UNI em São Manuel, o saldo destes cinco anos é bastante positivo. “Hoje os profissionais seguem uma agenda, sem deixar de atender as demandas espontâneas; implantamos a classificação de risco para otimizar atendimentos e elencar prioridades; padronizamos as coletas; elaboramos mapas com perfil epidemiológico de cada unidade, entre outras ações. Claro que a melhoria deve ser constante, principalmente por se tratar de uma área como a Saúde. Mas acredito que a população reconhece que houve avanços. E isso a gente sente no contato com os pacientes e na melhor resolutividade dos casos”, afirma.

A Diretoria Municipal de Saúde, através da diretora Patrícia Rossanesi de Morais, também cumprimenta a UNI pelos cinco anos de atuação na cidade: “Aproveito a oportunidade para parabenizar a Fundação UNI pelos 5 anos de trabalho desenvolvido no Município de São Manuel. Para a Diretoria de Saúde ter prestadores comprometidos em fazer valer as Políticas Públicas de Saúde que vem de encontro com o Plano de Governo nos traz tranqüilidade e uma grande satisfação”.

 

Redação Cidade Botucatu

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Turismo abre chamamento para cadastro e atualização de Serviços e Negócios Turísticos

Publicado

em

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Turismo, torna público o chamamento para cadastro e atualização de bares, restaurantes, hotéis e produtores de eventos, com o objetivo de divulgar os serviços e negócios de interesse turístico conforme edital de credenciamento nº 001/2025 e publicado no Diário Oficial Edição nº 2626A, de 25 de março de 2025.

Os interessados do trade turístico deverão preencher o formulário de cadastro que estará disponível no site turismo.botucatu.sp.gov.br e também através DESTE LINK até o dia 31 de dezembro de 2025.

Poderão se inscrever:

. Meios de hospedagem (Hotéis e pousadas com inscrição municipal);

. Bares;

. Restaurantes;

. Padarias;

. Docerias;

. Sorveterias;

. Cafeterias;

. Atrativos turísticos;

. Empresas de transporte;

. Casas noturnas;

. Locadoras de veículo;

. Ateliês de artesanato;

. Antiquários;

. Hípicas;

. Pesqueiros;

. Produtores de Eventos.

O formulário de inscrição solicitará algumas informações importantes sobre os negócios, como:

. Tipo de empreendimento;

. Nome;

. Endereço;

. Telefone(s) para contato;

. Dias e horários de funcionamento;

. Site e/ou Redes Sociais;

. CADASTUR;

. Logo e Imagens em boa resolução;

. Capacidade total (serviços de alimentação e casas noturnas);

. Número de leitos (serviços de hospedagens).

Essa é uma excelente oportunidade para promover sua empresa e contribuir para o fortalecimento do turismo local. Não perca a chance de divulgar seu estabelecimento e alcançar mais visitantes!

Mais informações

Secretaria Municipal de Turismo

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br

Telefone: (14) 3811-1490 / (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

Concerto no MAGMA homenageia Angelino de Oliveira

Publicado

em

O evento contou com apresentação da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Carlos Lima e participação especial da maestra e cantora Karoline Violeira

No último sábado, 26 de abril, o MAGMA – Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia, foi cenário de uma tarde marcada pela música, pela memória e pela celebração da cultura local. A Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Carlos Alberto Rodrigues de Lima e com participação especial da maestra e cantora Karoline Violeira, apresentou um concerto emocionante em homenagem ao compositor Angelino de Oliveira — autor da clássica “Tristezas do Jeca” e nome fundamental na história musical de Botucatu.

A apresentação, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o MAGMA, reuniu o público na Concha Acústica do Museu. Com um repertório que incluiu principalmente caipira, a homenagem destacou a contribuição artística de Angelino de Oliveira e sua forte ligação com a cidade. O Hino de Botucatu é de autoria deste grande artista.

Para o maestro Carlos Alberto, que está à frente da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, a ocasião foi especialmente simbólica por unir memória afetiva, legado musical e reconhecimento cultural.

“Sei bem sobre a real importância de Angelino de Oliveira para a cultura do nosso país e do mundo. Reger esse concerto foi um momento de extrema emoção e consagração. Ao lado de Berenice e Ricardo Athias, acompanhei de perto o nascimento do MAGMA e vejo com orgulho essa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura como uma ação determinante para preservar nossa memória e fortalecer a identidade botucatuense. Nossa banda é formada por músicos incríveis, que tornam possível uma entrega artística de alta qualidade, como a que vivemos nesse dia tão especial.”

De acordo com a diretora e curadora do MAGMA, Berenice Balsalobre, o evento reforça a importância da música e da arte para a população.

“Receber o Concerto da Banda Municipal no  MAGMA fortalece o nosso compromisso com a cultura em suas múltiplas expressões, além de mostrar que o Museu é, acima de tudo, um espaço vivo, onde memória, conhecimento e emoção se encontram.”

A conexão entre arte, memória e pertencimento também foi ressaltada pela cantora e maestra Karoline Violeira, que emocionou o público com sua performance. Para ela, a oportunidade de cantar no MAGMA e homenagear Angelino de Oliveira teve um significado especial:

“Foi uma grande honra participar. A força sonora da banda, em um espaço que valoriza a cultura e a história, transforma tudo em algo ainda mais simbólico. Para mim, interpretar essas canções é uma forma de manter vivo um legado — eternizando os artistas, suas obras e os valores que carregam. Cantar em Botucatu, minha casa, é também uma maneira de homenagear a terra em que vivemos”, finalizou.

Continuar Lendo

Botucatu

Cultura terá Oficina Prática de Cosplay neste sábado, 03

Publicado

em

A ação é voltada ao publico em geral com vagas limitadas a 20 inscritos

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura, convida o público para participar da Oficina Prática de Cosplay – Confecção de Braçadeira Medieval, voltada a pessoas interessadas em iniciar no universo cosplay e aprender técnicas de criação de acessórios inspirados em personagens de animes, filmes, séries, quadrinhos e jogos eletrônicos.

A oficina será realizada neste sábado, 03 de maio, das 14 às 18 horas, na Pinacoteca Fórum das Artes (Rua General Telles, 1040 – Centro). A participação é gratuita e voltada para o público em geral, com classificação livre e limite de 20 vagas.

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/87rUGxE2pFBHQuJLA Os selecionados serão contatados até o dia 02 de maio de 2025 pela equipe organizadora.

Durante a atividade, os participantes aprenderão o passo a passo para a confecção de uma braçadeira medieval utilizando técnicas do tipo “faça você mesmo” (DIY), com materiais acessíveis como E.V.A. e tinta acrílica.

Serão abordadas práticas de modelagem, recorte, pintura, colagem e envernização, que poderão ser aplicadas futuramente na produção de trajes e acessórios para cosplay.

A oficina será ministrada por Nidowilliam Henrique Spadotto, produtor audiovisual da Orion Produtora, que durante o período de quarentena da pandemia de Covid-19 iniciou sua trajetória na arte cosplay, desenvolvendo um traje completo do personagem Atreus, do jogo God of War (2018). Atualmente, possui experiência na confecção de armas, acessórios, figurinos e objetos cênicos para produções audiovisuais.

Essa ação integra o projeto Cosplay Garen V 2077, contemplado no Chamamento Público do Edital de Fomento CULTSP nº 02/2024, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5