Conecte-se Conosco

Notícias

Fundação UNI: 5 Anos Atuando Em Conjunto Com o Poder Público de São Manuel

Publicado

em

(Imagem: Divulgação)

 

Há cinco anos a Fundação UNI – empresa do terceiro setor na área da saúde, tem trabalhado em conjunto com o poder público de São Manuel, representado pela Diretoria Municipal de Saúde, na reorganização e melhoria da dinâmica da gestão dos serviços prestados nos postos e ambulatórios da rede municipal. Neste período, a Fundação Uni ajudou a reorganizar os fluxos e protocolos de boa parte do sistema de saúde Municipal. E sempre atuando de forma transparente e profissional.

Somados os serviços de todas as cinco unidades de saúde e ambulatórios de especialidades, o total de atendimentos/procedimentos realizado em 2017, em São Manuel, passou dos 127 mil. Número significativo para uma cidade com pouco mais de 40 mil habitantes.

Dos pouco mais de 43,7 mil atendimentos médicos feitos nas Unidades de Atenção Básica do município em 2017, 81% foram realizados pelas equipes da Fundação UNI. Considerando a população que frequenta apenas as USF’s (Unidades de Saúde da Família), a Fundação UNI foi responsável por 2,2 consultas médicas por paciente. Índice este melhor que os parâmetros nacionais, que são de 2 consultas/ano por habitante.

Pode-se ressaltar outro número expressivo, mais de 63 mil procedimentos realizados pelas equipes de enfermagem, que inclui coleta de sangue, curativos, aferição de sinais vitais, glicemia capilar, visitas domiciliares, dentre outros. A distribuição de medicamentos e materiais de enfermagem à população é outro destaque. Apenas em 2017 foram mais de 402,7 mil unidades entregues através das unidades básicas.

Já a Saúde Mental está mais bem estruturada para acolher casos de crise psiquiátrica e dependência química, de todas as faixas etárias, de forma articulada com a rede de saúde e socioassistencial. O ambulatório instalado no distrito de Aparecida conta com uma equipe interdisciplinar formada por: psiquiatras (2), gineco-obstetra (1), neurologista (1), gastroenterologista (1), cardiologista (1) e ortopedista (1). Por ano, contabiliza mais de 2 mil atendimentos.

Diante do contexto, a Fundação UNI tem buscado oferecer cada vez mais ações de Educação em Saúde. Em 2017 foram 199 atividades junto com a comunidade por meio de palestras em sala de espera e escolas, grupos de gestantes, hipertensos e diabéticos, dentre outros. Já para o profissional da Saúde foram promovidas mais de 1.847 horas de treinamento. Tudo para impactar diretamente na qualidade do atendimento ao usuário.

Na avaliação da enfermeira Elisangela Campos, coordenadora da Fundação UNI em São Manuel, o saldo destes cinco anos é bastante positivo. “Hoje os profissionais seguem uma agenda, sem deixar de atender as demandas espontâneas; implantamos a classificação de risco para otimizar atendimentos e elencar prioridades; padronizamos as coletas; elaboramos mapas com perfil epidemiológico de cada unidade, entre outras ações. Claro que a melhoria deve ser constante, principalmente por se tratar de uma área como a Saúde. Mas acredito que a população reconhece que houve avanços. E isso a gente sente no contato com os pacientes e na melhor resolutividade dos casos”, afirma.

A Diretoria Municipal de Saúde, através da diretora Patrícia Rossanesi de Morais, também cumprimenta a UNI pelos cinco anos de atuação na cidade: “Aproveito a oportunidade para parabenizar a Fundação UNI pelos 5 anos de trabalho desenvolvido no Município de São Manuel. Para a Diretoria de Saúde ter prestadores comprometidos em fazer valer as Políticas Públicas de Saúde que vem de encontro com o Plano de Governo nos traz tranqüilidade e uma grande satisfação”.

 

Redação Cidade Botucatu

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família e Auxílio Gás, segunda (16)

Publicado

em

Pagamento será antecipado para alguns municípios dos estados de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima, São Paulo e Sergipe

 

 

A CAIXA inicia, nesta segunda-feira (16), o pagamento dos Programas Bolsa Família e Auxílio Gás dos Brasileiros referentes ao mês de junho. As famílias que recebem seu benefício pelo CAIXA Tem podem movimentar os recursos pelo App. O pagamento do benefício é realizado de acordo com o final do Número de Identificação Social – NIS. Ao todo, cerca de 20,5 milhões de famílias recebem o Bolsa Família e 5,3 milhões serão beneficiadas com o Auxílio Gás.

 

A CAIXA, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, realizará o pagamento do benefício referente ao mês de junho de 2025 no primeiro dia do calendário, independentemente do número do NIS, para beneficiários de alguns municípios dos estados de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima, São Paulo e Sergipe, em razão de decretos de situação de emergência provocados por condições climáticas.

 

Confira o calendário regular de pagamentos deste mês:

 

Os canais para consulta de informações e movimentação dos valores permanecem os mesmos: App CAIXA Tem, terminais de autoatendimento, Unidades Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

 

A CAIXA disponibiliza também o Aplicativo Bolsa Família com informações sobre o Programa.

 

Auxílio Gás:

O benefício visa mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias. Atualmente, cerca de 5,3 milhões de famílias recebem, bimestralmente, 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. Em junho, o valor será de R$ 108,00.

 

Os pagamentos são realizados de acordo com o final do NIS do beneficiário e seguem o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família. As famílias beneficiárias poderão consultar as informações das parcelas nos Aplicativos Bolsa Família, CAIXA Tem, pelo Portal Cidadão ou pelo telefone 111.

 

Como utilizar o benefício:

Os beneficiários podem movimentar os valores preferencialmente pelo App CAIXA Tem, não sendo necessário ir até uma agência para saque do benefício. Os beneficiários também podem utilizar o cartão para realizar compras nos estabelecimentos comerciais por meio da função de débito bem como realizar saques em Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

 

Nos terminais de autoatendimento, o saque pode ser realizado sem cartão com identificação biométrica, cadastrada previamente.

 

Aplicativo CAIXA Tem:

Pelo App CAIXA Tem, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.

 

O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio App ou nas Unidades Lotéricas, bem como fazer Pix.

 

Utilizando o App CAIXA Tem, também é possível fazer saques nas Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento por meio da geração de token diretamente no App.

 

Mais informações sobre o pagamento do Bolsa Família podem ser consultadas no site do banco.

 

Continuar Lendo

Botucatu

Reta Rápido emite nota oficial sobre greve

Publicado

em

Nota à imprensa – Reta Rápido

A Reta Rápido Transportes Ltda. vem a público lamentar e esclarecer os fatos referentes à greve abusiva deflagrada por parte de seus funcionários no dia de hoje (12).

Nota de Esclarecimento
Botucatu, 12 de junho de 2025
A Reta Rápido Transportes Ltda. vem a público lamentar e esclarecer os fatos referentes à greve abusiva deflagrada por parte de seus funcionários no dia de hoje.
É fundamental ressaltar que a Reta Rápido Transportes jamais se negou a negociar com o Sindicato da categoria. Pelo contrário, as tratativas para buscar uma solução consensual estão em andamento contínuo. Prova disso é a audiência já designada para o dia 13 de junho de 2025 no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), onde a empresa espera avançar nas negociações e resolver o impasse.
Apesar da disposição da empresa em dialogar, presenciamos com grande preocupação a conduta inaceitável de parte dos trabalhadores, que, de forma deliberada, murcharam os pneus dos ônibus, impedindo a saída dos veículos e, consequentemente, o cumprimento das linhas. Essa ação irresponsável causou graves prejuízos à sociedade botucatuense, que ficou sem o serviço essencial de transporte público, afetando o deslocamento de milhares de cidadãos para suas atividades diárias.
A Reta Rápido Transportes Ltda. reitera seu compromisso com a legalidade e com a população de Botucatu. Diante dos atos de vandalismo e da interrupção injustificada do serviço, a empresa informa que todas as medidas legais cabíveis serão tomadas para apurar as responsabilidades e mitigar os danos causados.
Agradecemos a compreensão da população e reforçamos que estamos empenhados em restabelecer a normalidade do serviço o mais breve possível.
Atenciosamente,
Reta Rápido Transportes Ltda.

Continuar Lendo

Brasil

Cerca de 97 mil famílias do Estado de São Paulo podem perder sinal de TV

Publicado

em

Cerca de 97 mil moradores do Estado de São Paulo ainda não procuraram a Siga Antenado para substituir as antenas parabólicas tradicionais pelo modelo digital, e o prazo para agendamento da instalação termina em 30 de junho, às 20h (horário de Brasília). As famílias que não fizerem a troca poderão ter problemas para assistir à TV, já que, em breve, o sinal da parabólica deixará de funcionar.
O agendamento e a instalação gratuita são realizados pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada pela Anatel para apoiar a população na migração da tecnologia. A substituição dos equipamentos é importante porque muitas emissoras já deixaram de transmitir seus canais pelo sinal das parabólicas tradicionais, e outras farão o mesmo em um futuro próximo.

Com a nova parabólica digital, é possível assistir TV com som e imagem de alta qualidade, sem interferências, dando adeus aos chiados e chuviscos. O novo equipamento disponibiliza atualmente mais de 140 canais, com notícias, entretenimento, desenhos, filmes, séries, programas religiosos, programação local e muito mais. Em todo o país, quase 5 milhões de famílias já foram beneficiadas.
Para receber o novo equipamento, é necessário estar inscrito em algum programa social do Governo Federal e possuir uma parabólica tradicional em funcionamento. A instalação é realizada sem custo para as famílias elegíveis. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou acessar o site sigaantenado.com.br, informando o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS) no momento do atendimento.

Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, destaca que é importante fazer a substituição da parabólica o quanto antes. “O fim da parabólica tradicional já começou, e quem não fizer a troca a tempo ficará sem sinal. A nova parabólica digital tem muitas vantagens em relação à antiga e a família vai perceber uma verdadeira evolução na hora de assistir TV”, afirma Guerra.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5