Conecte-se Conosco

Botucatu

FMB treinará população para atender emergências com crianças

Publicado

em

Curso gratuito de Suporte Básico de Vida acontecerá no Shopping Park Botucatu

Para encerrar as atividades de 2022, o projeto de Extensão Universitária “Suporte Básico de Vida na Comunidade”, desenvolvido pela mentoria da Disciplina de Medicina Intensiva e Emergências Pediátricas da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), realizará um grande treinamento aberto à comunidade no dia 15 de novembro, das 13 às 19 horas, no Shopping Park Botucatu (Avenida Marginal Duzentos, 1050 – Vila Real).

Sob a coordenação da Prof.ª Drª Joelma Gonçalves Martin, docente do Departamento de Pediatria da FMB e pediatra-chefe do Pronto Socorro de Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), docentes e acadêmicos do 4º e 5º anos dos cursos de Medicina e Enfermagem treinarão os participantes para aplicação adequada de protocolos de suporte à vida em emergências que envolvem bebês e crianças, como desobstrução de vias aéreas por engasgo e ressuscitação cardiopulmonar (massagem cardíaca).

A cada 30 minutos ocorrerão atividades práticas em pequenos grupos, visando ensinar manobras aos participantes. O público-alvo é formado por pais e cuidadores de crianças, como babás, professores, instrutores, monitores, recreacionistas, entre outros profissionais. Mas qualquer pessoa interessada, a partir de 10 anos de idade, pode se inscrever para o treinamento. “É importante que em locais onde tenhamos crianças brincando, estudando ou sendo observadas, haja pelo menos uma pessoa com habilitação para realização dessas manobras que são simples, mas podem mudar o prognóstico ou a qualidade de vida da criança que venha a sofrer um acidente”, adverte Drª. Joelma.

Entre as emergências mais comuns atendidas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estão os casos de engasgo e de parada cardiorrespiratória, que pode acontecer por diversas fatalidades como quedas de altura elevada, afogamentos em piscinas ou em baldes, acidentes automobilísticos ou até mesmo grandes queimaduras. “Em qualquer uma dessas situações a criança pode sofrer uma parada cardíaca e as manobras auxiliam na tentativa de reverter essa situação drástica”, completa a médica.

Os interessados devem fazer a inscrição de forma antecipada na página da FMB (https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/) ou acessando o link http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=1381

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população

Publicado

em

Além de prevenir quadros mais graves da gripe, vacina minimiza o impacto sobre os serviços de saúde.

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde de Botucatu informa que ampliou a Campanha de Vacinação contra a Influenza no Município para toda a população acima de 6 meses de vida.

Até então, a imunização tinha como público-alvo os grupos prioritários, como idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, crianças até seis anos, entre outros. A medida se faz necessária ante ao aumento de casos de Influenza em todo o País.

Para se vacinar basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal (CPF). O documento é necessário para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. No entanto, não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores e deve ser administrada com cautela em pessoas com alergia severa à proteína do ovo, bem como a qualquer componente da vacina.

Todas as Unidades de Saúde do Município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e as Salas de Vacinação Noturnas no CSE Vila dos Lavradores (Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores) e CSI (Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro) das 18h às 21h30.

A população também deve aproveitar para atualizar a caderneta de vacina quanto às outras vacinas e Febre Amarela. Vacina previne doenças

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Telefone (14) 3811-1100

Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores

Continuar Lendo

Botucatu

Botucatu apresenta equipe técnica do Handebol em 2024

Publicado

em

O primeiro desafio da equipe será a participação nos Jogos Regionais de 2024.

Em reunião realizada na última segunda-feira, 29, o Secretário Municipal de Esportes e Qualidade de Vida, Geraldo Pupo, apresentou os professores que integrarão equipe técnica de handebol do Município para as competições locais e regionais em 2024.

Os novos técnicos, os professores José Nelson, Igor Mendes e Fabiano Evangelista (Sabiá), serão responsáveis por treinar e orientar os atletas em eventos como os Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais e Copa de Handebol do Estado de São Paulo.

De acordo com o Profº José Nelson, uma das primeiras atribuições da equipe técnica será a convocação dos atletas de handebol das equipes locais para o início dos treinamentos, visando às competições para os Jogos Regionais que serão realizados de 3 a 13 de Julho em Botucatu.

 

Continuar Lendo

Botucatu

A Pressão estética na saúde mental da mulher é tema de podcast

Publicado

em

O podcast BotuCast Mulher, programa do grupo BotuCast voltado às mulheres de Botucatu, estreará às 19h desta sexta-feira (3) no canal do YouTube do BotuCast.

Apresentado pela liderança das mulheres Isabel Conte e pela psicóloga Priscila Tamarozzi, o primeiro episódio debaterá a pressão estética na saúde mental feminina com a nutricionista Sandy Mendes e a educadora física Juliana André.

Isabel contou um pouco sobre sua expectativa para a estreia. “Estou muito feliz em poder estrear um programa voltado para o universo feminino, acompanhada pela brilhante Priscila”, disse Bel. “O objetivo é levar as pessoas a refletirem e tirarem suas conclusões, saindo da zona de conforto”, concluiu a apresentadora

O programa será transmitido ao vivo quinzenalmente às sextas-feiras, às 19h. Clique no link abaixo para acompanhar o primeiro episódio.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5