Conecte-se Conosco

Botucatu

Exposição Corpos da Terra apresenta arte indígena, no Shopping

Publicado

em

Em referencia ao Abril indígena, o Shopping Botucatu recebe a exposição corpos da terra, do Artista Gilberto Junior em parceria com o indígena Apony, do povo Kariri-xocó do estado de Alagoas, próximo ao Rio São Francisco, onde habita com seu povo e mora também em Botucatu,

A mostra traz espiritualidade, arte e artesanatos através dos quais ajuda a fornecer o sustento para seu povo.

Junto a esses artesanatos, há quadros com pinturas que utilizam apenas tintas de terra, realizadas pelo artista Gilberto Junior, que busca em sua arte reconhecer e honrar sua ancestralidade preta e indígena, pensando em processos mais harmônicos com o meio e técnicas que buscam dialogar com essas culturas ancestrais.

Assim os corpos representados muito inspirado na cultura popular, com forte influencia da cultura indígena e afro-brasileira, demonstrando uma diversidade de experiências e possibilidades de ser no mundo, de corpos ligados a terra, peles da cor da terra, terra da cor das peles, terra que molda os corpos através das tintas, entendendo que toda terra é indígena, pois são os povos originários desse território.

Gilberto explica que com o processo de colonização, tanto povos indígenas como povos africanos passaram por um grande processo de diáspora (deslocamento forçado), ou seja a retirada de suas terras.

“Assim a exposição corpos da terra busca refletir sobre esse processo, agindo simbolicamente de forma contrária, colocando esses corpos na terra, compondo corpos com a terra, em busca de um processo de diálogo um espaço de troca, e busca de memórias acumuladas na terra”.

“Ser indígena, ou descendente, envolve uma grande diversidade de experiências/culturas no mundo, muitas possibilidades de ser, sempre de forma harmônica com a natureza e com o cosmos, assim a exposição reflete também sobre processos, influencias, diálogos e cruzamentos com outros territórios, com outros corpos e com outras culturas”, finaliza.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Menino Pedro luta por cirurgia complexa e mãe inicia campanha para recursos

Publicado

em

Em uma batalha contra o tempo e a incerteza, a história do jovem Pedro, de apenas 10 anos, é marcada por um desafio de proporções significativas. Diagnosticado com uma lesão tumoral localizada atrás da amígdala, a família enfrenta agora uma corrida contra o relógio para angariar fundos para uma cirurgia crucial.

A mãe de Pedro, Fernanda Ohara, tem liderado uma campanha online, buscando levantar os recursos necessários para uma intervenção cirúrgica que possa garantir a segurança e o bem-estar do seu filho. Os exames indicam que o tumor pode ser benigno, entretanto, somente após a cirurgia e a subsequente biópsia poderá ser confirmado o diagnóstico preciso.

O desafio torna-se ainda mais complexo diante das opções cirúrgicas apresentadas. Inicialmente, o encaminhamento para a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp sugeriu uma intervenção cirúrgica invasiva, envolvendo a abertura da boca até o pescoço e a serralharia do maxilar de Pedro. Esta abordagem, embora apontada como necessária pelos médicos, levantou preocupações significativas dada a extrema raridade do caso e a falta de experiência prévia com uma situação semelhante.

Em busca de uma alternativa mais promissora, a família encontrou esperança no Hospital Amaral Carvalho, onde foram recebidos pelo Dr. Genival Barbosa. A proposta cirúrgica, utilizando a tecnologia robótica, oferece uma abordagem menos invasiva, com potencial para reduzir os riscos associados à cirurgia tradicional. No entanto, a incerteza persiste, pois somente durante o procedimento será determinado se Pedro é candidato viável para essa técnica.

A questão financeira também se apresenta como um desafio significativo. Os esforços para obter cobertura pelo convênio de saúde de Pedro foram frustrados devido à natureza regional da cobertura e à exclusão da cirurgia robótica do rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Consultas adicionais com cirurgiões locais enfatizaram a complexidade do caso de Pedro, apontando para a necessidade de recursos extras ou até mesmo a inevitabilidade da traqueostomia.

Fernanda, determinada a garantir o melhor para seu filho, lançou uma campanha de financiamento coletivo. Seu apelo ressoa não apenas como uma súplica por ajuda financeira, mas como um clamor por justiça e equidade. Ela busca assegurar que Pedro tenha acesso à melhor assistência médica possível, em um centro especializado que possa oferecer a expertise e os recursos necessários para uma cirurgia complexa, minimizando os riscos e maximizando as chances de recuperação plena.

Diante da adversidade, a história de Pedro é um lembrete poderoso da resiliência humana e da capacidade de mobilização em tempos de necessidade. A campanha de Fernanda é um apelo à generosidade e à solidariedade da comunidade, oferecendo uma oportunidade tangível de fazer a diferença na vida de uma criança.

Para aqueles que desejam contribuir para a campanha de Pedro, a vaquinha online pode ser encontrada aqui. Cada doação, por menor que seja, representa um raio de esperança em meio à escuridão da incerteza médica.

O destino de Pedro agora está nas mãos daqueles que se unirem à sua causa. E em cada gesto de generosidade, há a promessa de um amanhã mais brilhante para este corajoso menino e sua família.

 

Colabore clicando aqui – https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-o-pedro-a-fazer-uma-cirurgia-fernanda-cristina-frutuoso-ohara

Continuar Lendo

Botucatu

Marcelo Sleiman espera ser vice de Fábio Leite

Publicado

em

O vereador Marcelo Sleiman (MDB) se colocou à disposição para o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Fábio Leite (PSD) e comandada pelo Prefeito Pardini. A declaração foi feita no programa Botucast, da última quarta-feira (15).

Sleiman que compõs os governos João Cury e Mário Pardini, foi eleito vereador em 2020 e se coloca como um importante nome na disputa.

Assista ao episódio

Continuar Lendo

Botucatu

Botucast recebe Felipe Pugliese, do Projeto Rural Irmã Ceci, sábado

Publicado

em

O jornalista Felipe Pugliese, gestor do Projeto Rural Irmã Ceci, será entrevistado no Botucast deste sábado, às 14 horas.

A Associação de Mulheres Irmã Ceci é uma entidade sem fins lucrativos que desempenha um trabalho socioeducacional com crianças e adolescentes da Zona Rural de Botucatu. Reconhecidos com o título de utilidade pública municipal, eles têm como missão resgatar vidas e construir novas histórias.

Os pilares fundamentais do Projeto Rural Irmã Ceci são Saúde, Educação, Esporte, Agroecologia, Ação Social.

O Projeto Rural Irmã Ceci conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Botucatu, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de doadores. Sua dedicação em transformar vidas e promover o bem-estar na comunidade é inspiradora.

 

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5