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Escola do Meio Ambiente realiza premiação de projetos ambientais

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 Pelo 14º ano consecutivo, a Escola do Meio Ambiente (EMA), vinculada a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Unimed Botucatu, promoveu a entrega do Prêmio EMA de Educação Ambiental para o Ensino Infantil 2022.

Este ano, a Escola do Meio Ambiente também promoveu a 1ª edição do Prêmio Vozes de Autoria, direcionado a alunos do Ensino Fundamental II.

Realizado na Escola do Meio ambiente, o evento contou com a presença de representantes das escolas premiadas, da Coordenadora de Educação Infantil, Lilian Colpas, da diretora da Escola do Meio Ambiente, Eliana Gabriel, da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dona Pida Pardini, além de servidores da EMA e demais convidados.

Segundo Eliana Gabriel, o prêmio é o reconhecimento às práticas pedagógicas voltadas para a formação ecológica das crianças da Educação Infantil e, a partir deste ano, também para os alunos do Ensino Fundamental II.

“Os prêmios são vivências transdisciplinares da Escola do Meio Ambiente, ou seja, que vão além dos limites da EMA, chegando até a comunidade, por meio do brilhante trabalho realizado pelas demais escolas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. É a Educação ambiental abrangente e viva”, comentou a diretora.

 

As escolas selecionadas da Educação Infantil foram:

CEI José Luiz Amat

Projeto: “Vida de Formiga”

Etapa IA _Período: Integral/Manhã

Professora: Maria Rosângela Leonel de Campos

Projeto: “A lagarta que virou borboleta”

Etapa I A _Período: – Integral/Tarde

Professoras: Elisangela Petricone Varoli

Colaboradora: Professora Fabiana Temer

Projeto: “Vida de minhoca”

Etapa I B _Período: Integral/Tarde

Professora: Talita Gabriele Lucreste

Projeto: “Respeitar é preciso! Abelha”

Etapa 1 C _Período:- Integral/Manhã

Professora: Ivanilda F. Machado

Colaboradoras: Professora Fabiana Temer e Atendente Camile Franco

Diretora Katia Massagli Pinheiro Machado Omodei

Coordenadora Sueli Fonseca Costa Mello

CEI Itamarati

Projeto: “Joaninhas”

Etapa II A e B – período integral

Professora Andreia Araújo da Costa

Colaboradora: Atendente de creche Elisabete da Cruz

Projeto: “Abelha e sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas”

Etapa I A – Período Integral e Etapa I B – Período Integral

Professora: Andressa Cristina Pereira de Oliveira

Colaboradora: Atendente Angélica da Silva Trindade

Diretor Dionesval Santos da Silva

Coordenadora Letícia Romeda

CEI Prof.ª Maria Aparecida Caricati Passarelo

Projeto: “Da Terra ao Ar, Vamos Explorar! Com a Dança do Mexe, Mexe ao Zum, Zum, Zum”.

Etapa I A/B-Período Integral

Professora Juliana Matos Bento

Colaboradora: Atendente de creche Ellen Cristina Lima de Jesus

Projeto: “Do rastejar ao bater das asas: Pequenas vidas, grandes trabalhos!”

Etapa II A/B-Período Integral

Professora Karina Pimentel Bartosek

Colaboradora: Atendente de creche Bruna Paula Teodoro dos Santos

Diretor Dionesval Santos da Silva

Coordenadora Joseli Aparecida Nogueira

CEI Prof.ª Mirva Curi – Instituto Anglicano de Educação

Projeto: “Abelha”

Etapa II A

Professora Participante: Jéssica de Campos

Projeto: “Bichinhos de Jardim: Minhocas”

Etapa I

Professora: Adriana Dos Santos Nunes Cabral De Almeida

Colaboradoras: Atendentes Ana Paula De Camargo e Fabiana Marques Dos Santos Devidé, professora Maria Nazareth Gonçalves

Diretora Edna Cristina Marcello Cardoso

Coordenadora Rebeca Mioni de Souza

EMEFEI Prof. Luiz Carlos Aranha Pacheco

Projeto: “Conhecendo as Minhocas”

Etapa II

Professora: Maria Inêz Serrão Fábio

Colaboradora: Monitora Ambiental Maria Julia Santa Rosa

Diretora Ana Teresa Rossi

Coordenadora Gilciane Bonilha Novo Alvarez

CEI Prof.ª Jurema Ramos Cordeiro

Projeto: “Da Minhoca à Abelha”

Maternal I

Professora: Aline Sambugaro Pizoni

Colaboradoras: Atendente Daniela Fernandes Tavares / Atendente Sílvia César Santos / Atendente Lilian Gisele Sarzi do Nascimento / Cuidadora Rosana Jacinta da Silva

Projeto: “A Abelha Não Faz Mal, Faz Mel”

Etapa II B – Manhã

Professora: Adriely Fernanda da Silva Costa

Projeto: “Bichinhos de Jardim”

Etapa II C e Maternal II

Professora Fabiana Cristina de Paula

Diretora Cláudia Regina Benicá Daré

Coordenadora Sandy Cristine Antunes Ferreira

CEI Sílvio de Souza – Associação Maranata

Projeto: “Descobrindo a Natureza na Primeira Infância”

Etapa I – Período Integral

Professora Paola Gomes Piastrelli

Projeto: “Pequenos Insetos e Animais de Jardim: Grandes Descobertas”

Etapa II – Período Integral

Professora Cláudia de Souza Bareiro

Diretora Marjory Colaço

Coordenadora Gisele Cordeiro

CEI Prof.ª Rita Maria Valença Luz Borgatto

Projeto: “Minhocando e Abelhando, por um Meio Ambiente Melhor”

Etapa I e II (turma multisseriada)

Professora: Alessandra Castro da Silva Reis

Colaboradora: Auxiliar de sala Giovana Ribeiro

Diretor Charles Duruoha

Coordenadora Elba Godoy

CEI Prof.ª Arlette Vilas Boas Armelin

Projeto: “Conhecendo Os Pequenos Habitantes da Escola”

Etapa II

Professora: Tatiane Moraes Oliveira Russo

Diretora Luciane Nicolosi Bravin

Coordenadora Viviane Laperuta De Paiva

CEI Claudeval Luciano da Silva

Projeto: “Bichinhos do Jardim”

Etapa II A

Professora Aillim Mara de S. Santos

Diretora Priscila Valentim

Coordenadora Rosa Aparecida de Jesus

 

Prêmio EMA Vozes de Autoria do Ensino Fundamental II 2022

 

EMEF Elda Moscogliato

Professora Rosane Godoy Campos Miranda

 

Alunos:

Kamily Fatima Vilardino Almeida – 6º ano A

Enzo Henrique Dias Faria – 6º ano A

Nicoly Emanuela Ricci Bueno – 6º ano B

Sara Maria Sauer – 6º ano C

Ana Laura Lopes dos Santos – 7º ano A

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Reta Rápido emite nota oficial sobre greve

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Nota à imprensa – Reta Rápido

A Reta Rápido Transportes Ltda. vem a público lamentar e esclarecer os fatos referentes à greve abusiva deflagrada por parte de seus funcionários no dia de hoje (12).

Nota de Esclarecimento
Botucatu, 12 de junho de 2025
A Reta Rápido Transportes Ltda. vem a público lamentar e esclarecer os fatos referentes à greve abusiva deflagrada por parte de seus funcionários no dia de hoje.
É fundamental ressaltar que a Reta Rápido Transportes jamais se negou a negociar com o Sindicato da categoria. Pelo contrário, as tratativas para buscar uma solução consensual estão em andamento contínuo. Prova disso é a audiência já designada para o dia 13 de junho de 2025 no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), onde a empresa espera avançar nas negociações e resolver o impasse.
Apesar da disposição da empresa em dialogar, presenciamos com grande preocupação a conduta inaceitável de parte dos trabalhadores, que, de forma deliberada, murcharam os pneus dos ônibus, impedindo a saída dos veículos e, consequentemente, o cumprimento das linhas. Essa ação irresponsável causou graves prejuízos à sociedade botucatuense, que ficou sem o serviço essencial de transporte público, afetando o deslocamento de milhares de cidadãos para suas atividades diárias.
A Reta Rápido Transportes Ltda. reitera seu compromisso com a legalidade e com a população de Botucatu. Diante dos atos de vandalismo e da interrupção injustificada do serviço, a empresa informa que todas as medidas legais cabíveis serão tomadas para apurar as responsabilidades e mitigar os danos causados.
Agradecemos a compreensão da população e reforçamos que estamos empenhados em restabelecer a normalidade do serviço o mais breve possível.
Atenciosamente,
Reta Rápido Transportes Ltda.

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CLAI/FMB forma primeira turma no curso de LIBRAS

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Iniciativa amplia as competências dos servidores e estudantes e demonstra a valorização da diversidade e a preocupação com atendimento adequado às pessoas surdas

 

No último dia 29 de maio aconteceu o encerramento das atividades do 1º Curso de Extensão em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) promovido pela Comissão Local de Acessibilidade e Inclusão (CLAI) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP). Nessa primeira turma foram disponibilizadas 22 vagas, formando servidores técnico-administrativos, docentes e alunos.

 

Realizado na modalidade presencial e com 60 horas de duração, o curso teve como foco a acessibilidade na área da saúde, com objetivo de proporcionar aos participantes o domínio básico da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), permitindo uma comunicação inicial eficaz com pessoas surdas e ensinando conceitos fundamentais para uma interação mais inclusiva e sensível.

 

A ideia desse treinamento surgiu durante uma das reuniões da CLAI e atendeu sugestão apresentada por uma discente de graduação. Os recursos foram viabilizados pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/UNESP). “A proposta ressalta a importância de preparar nossos servidores técnico-administrativos, docentes e o corpo discente para interagir com as pessoas que têm deficiência auditiva. E a Língua Brasileira de Sinais, oficial em nosso país, é um instrumento que nos permite receber essas pessoas e integrá-las no dia a dia da nossa universidade”, comenta o professor Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção, vice-diretor da FMB e coordenador da CLAI.

 

A formação em LIBRAS não apenas amplia as competências dos servidores e estudantes, mas também demonstra a valorização da diversidade e o comprometimento em remover barreiras de comunicação que podem excluir determinados grupos da sociedade.

 

“Em vista dessa relevância buscamos os recursos e fomos contemplados pela CPAI. Todos que fizeram o curso o avaliaram positivamente, dizendo que foi uma experiência muito valida. Com isso conseguimos fazer com que integrantes da nossa comunidade acadêmica passem a estar preparados para receber pessoas que fazem uso de LIBRAS para se comunicarem. Isso fará grande diferença para nossa unidade, na interação entre a universidade e a sociedade”, completa Lourenção.

 

Segundo o psicopedagogo Alberto Jorge dos Santos, que junto com sua esposa Patrícia ministrou as aulas, essa modalidade de curso vai além do básico, abordando não apenas os sinais relacionados à área da saúde, mas também capacitando os alunos a compreenderem as diferenças culturais e comunicacionais da comunidade surda.

 

“A comunicação é um pilar fundamental no atendimento à saúde e garantir acessibilidade é um compromisso ético dos profissionais da área. O atendimento clínico em LIBRAS permite que pacientes surdos sejam atendidos de forma humanizada e eficiente, promovendo uma compreensão clara das queixas, diagnósticos e tratamentos. Profissionais capacitados em LIBRAS não só ampliam o acesso à saúde, mas também fortalecem a confiança e o vínculo com o paciente, garantindo um cuidado integral e inclusivo. Incluir LIBRAS no atendimento é um passo essencial para uma prática de saúde mais justa e acessível a todos”, enfatizam.

 

Avaliação

Supervisora do Centro de Saúde Escola (CSE/FMB), a professora Paula Hokama classificou sua participação no curso de LIBRAS como uma experiência transformadora, tanto no aspecto pessoal quanto profissional. Segundo ela, duas situações vivenciadas sintetizam o impacto que esse aprendizado teve sobre sua percepção da surdez e da comunicação.

“Logo no início das aulas, o professor Alberto colocou uma música na sala e convidou um aluno a dançar com sua esposa, a professora Patrícia. No começo, fiquei confusa e até um pouco desconcertada. Eles são surdos ou não? Qual seria o propósito da proposta? Mas tudo ficou claro quando o aluno começou a conduzir a professora e ela o acompanhou com leveza e precisão. Patrícia não escutava a música, mas dançava, porque era guiada com atenção e sintonia, como fazem as dançarinas mais experientes. Foi quando compreendi: se há alguma limitação de um sentido, há também tantas outras capacidades preservadas. A comunicação e a expressão continuam plenas. Ali entendi que LIBRAS não é apenas um novo idioma, é um universo que se abre. E, mais do que isso, percebi que a limitação, muitas vezes, está em mim, e não na pessoa com surdez”, relata.

A segunda situação lhe marcou profundamente como profissional da saúde. O professor relatou o caso de uma equipe do SAMU que atendia uma vítima de acidente na rua. A pessoa estava muito agitada e ninguém entendia o motivo. Até perceberem que se tratava de uma pessoa surda, tentando se comunicar em LIBRAS. “A imobilização forçada, necessária em tantos casos, era para ela um agravante da angústia. Aquela contenção era, justamente, o que ela mais precisava evitar. A lição foi clara: em contextos de urgência, é fundamental considerar a possibilidade de estar diante de uma pessoa surda e estar preparado para isso”.

 

Para Hokama, essas duas vivências mostraram que LIBRAS não é apenas uma ferramenta de inclusão. “É uma forma de escuta. Uma escuta que se faz com os olhos, com as mãos, com a presença, e que, por isso mesmo, é profundamente humana”, completa.

 

Outra aluna a concluir o curso foi a Dra. Renata Maria Zanardo Romanholi, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP/FMB). Para ela, a iniciativa é fundamental  para promover a inclusão das pessoas surdas e contribui para a formação de profissionais de saúde mais sensíveis e preparados para atender às diversidades e às necessidades da população. “Como educadora, reconheço que a oportunidade de vivenciar e aprender a Língua Brasileira de Sinais me fez repensar algumas práticas adotadas que temos durante a graduação na área da saúde”, destaca.

 

Enquanto dirigente do Núcleo de Apoio Pedagógico, Renata diz que o desafio é refletir sobre como essas práticas têm sido trabalhadas ao longo da formação nos cursos de Enfermagem e Medicina, não apenas considerando os futuros pacientes, mas também os estudantes surdos que podem vir a compor o corpo discente da FMB.

 

“O curso foi uma experiência muito enriquecedora. Estar com professores surdos nos permitiu não apenas aprender LIBRAS, mas também refletir sobre as necessidades dessa comunidade em nossa sociedade e os inúmeros desafios que enfrentam nos serviços de saúde, onde ainda predominam o desconhecimento e o preconceito”, afirmou.

 

Quem também avaliou positivamente a iniciativa foi o servidor Paulo Henrique dos Santos, responsável pela Central de Aulas, da FMB. “Achei excelente a iniciativa. Aprendi muito. Foi uma experiência incrível poder compartilhar com os professores os conhecimentos que eles nos passaram. Os sinais que aprendemos em LIBRAS nos permitem a comunicação com as pessoas surdas, compreender o querem e não ter medo de conversar com eles. Aprendemos que na língua de sinais podemos conversar literalmente com essas pessoas. Foi gratificante aprender o básico para tentar essa comunicação”.

 

 

 

 

 

Ana Julia Calore, aluna do terceiro ano de Enfermagem, também concluiu o curso de LIBRAS. Para ela, um dos maiores diferenciais de estudar na Faculdade de Medicina de Botucatu, é justamente ter a possibilidade de conectar ensino e inclusão em seu processo de formação.

 

“O curso é extremamente essencial, afinal, a acessibilidade para a comunidade surda é majoritariamente um recurso humano. Por isso, foi muito interessante que não apenas alunos da graduação participaram e se dedicaram no curso, mas profissionais atuantes dos serviços de saúde e funcionários da faculdade também tiveram esse interesse em aprender a língua. Sei que um dia serei uma enfermeira mais acessível e capaz de fazer a diferença”, comenta.

 

A estudante faz questão de agradecer a todos que lhe permitiriam vivenciar algo importante para sua vida e sua carreira. “Nossos professores foram incentivadores e abertos a dúvidas, ensinando de forma muito leve e divertida diversos temas que nos auxiliaram a entender melhor a Língua Brasileira de Sinais. Sem contar, que eles mesmos fazem parte da comunidade surda e puderam trazer relatos e vivências pessoais durante as aulas. Sou muito grata aos professores Alberto e Patrícia, aos colegas e amigos do curso de LIBRAS e a faculdade por essa oportunidade”.

 

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Prefeitura abre inscrições para o Programa Botucatu Empreendedora

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As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas

Estão abertas e seguem até o dia 30 de junho as inscrições para o Chamamento Público 02/2025 do Programa Botucatu Empreendedora, voltado a empreendedores, empresários e profissionais que desejam expandir seus negócios com o apoio de uma jornada estruturada de capacitações, consultorias e conexões estratégicas.

Estão sendo oferecidos 24 vagas para cada um dos seguintes segmentos: Empreendedorismo Feminino, Serviço, Indústria, Comércio, Agro e Microempreendedor Individual. As inscrições devem ser feitas através DESTE LINK https://linktr.ee/botucatuempreendedora2025

O lançamento oficial do programa ocorreu nesta terça-feira, 10 de junho, no auditório do Parque Tecnológico de Botucatu, com a apresentação de uma palestra com o Tema “Você é o Motor ou o Freio do Seu Negócio?” com o Sr. Danilo Serafim Alves, do Sebrae/SP, um talk-show com empresários de vários segmentos e encerramento com a apresentação do programa aos presentes.

Com foco na valorização da economia local, o Programa Botucatu Empreendedora é totalmente gratuito e uma parceria da Prefeitura de Botucatu, através das Secretaria de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico com o Sebrae/SP. A ação reúne soluções práticas para diferentes perfis de negócios, promovendo qualificação profissional, inovação, acesso a mercados e desenvolvimento de competências empreendedoras.

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