Conecte-se Conosco

Botucatu

Em sessões Ordinária e Extraordinária, Câmara aprova sete projetos

Publicado

em

Pela terceira semana consecutiva, nesta segunda-feira, 24/10, a Câmara de Botucatu se reuniu para sessões Ordinária e Extraordinária. Em pauta, um parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), um projeto do Executivo e cinco de iniciativa do Legislativo: o saldo final foi a aprovação de todos os itens.

Apenas o Parecer, com manifestação favorável à aprovação das contas da Prefeitura relativas ao exercício de 2020, não foi aprovado por unanimidade. O TC 3272.989.20-3 recebeu votos contrários dos vereadores Abelardo (Republicanos) e Rose Ielo (PDT). Ela, inclusive, foi a única a usar a palavra na fase de discussão da matéria e, após explicar brevemente como funciona o processo fiscalizatório do órgão, as etapas e profissionais envolvidos antes da votação pelos conselheiros e ler trechos do parecer, anunciou que votaria contrária à matéria. “Os conselheiros votaram favoráveis, mas auditores fiscais que fizeram a avaliação anteriormente tinham sugerido a reprovação das contas, apontando várias irregularidades que já vêm acontecendo, situações que não são de agora e não foram corrigidas”, argumentou. Sem mais discussão, o parecer foi aprovado por oito votos a dois.

Em seguida os vereadores aprovaram por unanimidade todos os cinco projetos da pauta da Sessão Ordinária, que foram apresentados na tribuna por seus vereadores autores.

O Projeto de Lei nº 50/2022 (da vereadora Erika da Liga do Bem, Republicanos), institui a Política de Segurança Hídrica e Gestão das Águas no município integrando políticas de saneamento, meio ambiente, gestão de recursos hídricos, saúde, uso do solo, defesa civil, transparência, controle social e proteção do meio ambiente e pretende uma ação “coordenada para enfrentamento de uma crise hídrica, além de medidas rotineiras como corte de água, por exemplo. A ideia é garantir à população o acesso a quantidades adequadas de água de qualidade aceitável”.

Também no eixo do meio ambiente, foi aprovado o PL nº 62/2022 (do vereador Palhinha, União), que institui no município a Semana da Economia de Energia Elétrica. “Falo constantemente da Agenda 2030 da ONU e este projeto, simples, institui uma semana para conscientizar as pessoas sobre a importância da economia e do consumo consciente desta que é uma fonte finita de energia”, defendeu o presidente da Casa. A data, que integrará o Calendário Oficial do Município, será comemorada anualmente com reuniões, palestras, campanhas e seminários e por meio da implementação de atividades específicas relacionadas ao tema na última semana do mês de maio.

O quarto projeto aprovado foi a alteração na data de comemoração da Semana Angelino de Oliveira (PL nº 64/2022), que passará a ser celebrada na segunda quinzena de abril. O vereador Lelo Pagani (PSDB) explicou a proposta alegando que a homenagem fará referência à verdadeira data de nascimento do compositor homenageado, que é 21 de abril de 1888. Da tribuna ele também agradeceu ao músico Ramiro Viola, que acompanhava a sessão e foi o responsável pela descoberta.

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 71/2022 (da vereadora Alessandra Lucchesi, PSDB) julho foi instituído como o “Mês do autor e escritor botucatuense”. A data foi escolhida em referência ao Dia Nacional do Escritor, comemorado em 25/07. Nesse mês, anualmente deverão ser realizadas solenidades e eventos em escolas, bibliotecas, academias e espaços diversos com objetivo de valorizar a música e a literatura e comemorar o trabalho e a vida de autores e escritores botucatuenses. “Será um tempo para valorização e incentivo à leitura de obras de botucatuenses, com oportunidade de colocar em foco personalidades e grandes nomes de nossa literatura, poetas e letristas, que serão homenageados pela sua contribuição às artes e à cultura local”.

O último projeto da Ordinária, também de iniciativa do vereador Palhinha, institui no município filas preferenciais e vagas de estacionamento a pessoas acometidas pela Doença de Parkinson e foi aprovado com duas emendas (PL nº 75/2022). “É só um ajuste para incluir essas pessoas na listagem de filas preferenciais já destinadas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Também não aumenta o número de vagas especiais, apenas permite que elas estacionem em vagas já reservadas a pessoas com deficiência”.

Sessão Extraordinária

O único item da pauta da Sessão Extraordinária (Projeto de Lei Complementar nº 18/2022, do Prefeito) foi aprovado por unanimidade e sem discussão. Ele dispõe sobre alterações na Lei Complementar nº 911/2011, que instituiu o regime jurídico estatutário aos servidores públicos municipais. O PLC objetivou especialmente aprimorar o Estatuto dos Servidores de Botucatu e, antes de chegar ao plenário, foi discutido entre comissões da Casa, representantes do Executivo, do Botuprev e do Sindicato dos servidores municipais.

Todos os documentos apreciados em plenário estão disponíveis para consulta pública no site da Câmara (aba Proposituras) e a íntegra dos trabalhos você pode acessar no Youtube.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5