Conecte-se Conosco

Botucatu

Dia Internacional das Mulheres: conheça os serviços oferecidos pela Prefeitura de Botucatu

Publicado

em

Serviços de acolhimento, assistência e saúde oferecem atendimento às mulheres da Cidade.

 Na próxima sexta-feira, 08 de março, é o Dia Internacional das Mulheres, data que celebra a luta feminina por direitos e conquistas. Por isso, nesta semana, a Prefeitura de Botucatu lembra quais os serviços gratuitos oferecidos às botucatuenses. São serviços que variam de atendimento especializado em saúde, acolhimento social, até atividades esportivas exclusivas.

Segurança:

Desde 2017 a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Segurança e da Guarda Civil Municipal, conta com uma patrulha especializada ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

A Patrulha Maria da Penha é um serviço criado para garantir maior efetividade às Medidas Protetivas de Urgência previstas na Lei nº 11.340/ 2006.

Depois que a mulher registra o boletim de ocorrência junto à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o caso é encaminhado à equipe da Patrulha Maria da Penha e uma guarnição realiza entrevistas e rondas constantes próximas à residência, trabalho e locais mais frequentados pela pessoa atendida.

E desde 2022, a Patrulha Maria da Penha ganhou um reforço importante, que foi a criação do botão de pânico, em um aplicativo de celular que é liberado exclusivamente para vítimas de violência doméstica que tenham medida protetiva expedida e sejam assistidas pela Patrulha especializada da GCM. Através deste aplicativo, a vítima pode acionar a viatura da Guarda em caso de descumprimento da medida protetiva de maneira discreta e ágil.

A Guarda Civil Municipal atende pelo telefone 153.

Centro de Referência da Mulher:

Botucatu tem um Centro de Referência da Mulher que oferece todos os dias atendimento humanizado a vítimas de violência doméstica na Cidade.

Ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social, o CRM tem como objetivo realizar o atendimento especializado através de uma equipe que presta atendimento social, psicológico e orientação jurídica.

O Centro de Referência da Mulher atendeu 350 casos em 2023.

O Centro de Referência da Mulher está localizado na Avenida Paula Vieira, 511 na Vila Jahu. E o telefone é (14) 3811-1580 ou WhatsApp (14) 98177-7551

Programa Tem Saída:

 O Tem Saída é um programa que tem como objetivo promover a autonomia financeira de mulheres vítimas de violência doméstica. Através de uma parceria entre o Centro de Referência da Mulher e empresas da Cidade, mulheres atendidas pelos serviços públicos e pelo Poder Judiciário são encaminhadas para entrevistas de emprego.

Tempo de Despertar:

 O Projeto Tempo de Despertar é um grupo reflexivo para homens agressores que estejam cumprindo medida protetiva da Lei Maria da Penha.

Através de uma parceria entre Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Projeto busca a ressocialização de homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher. Estes homens são encaminhados pelo Poder Judiciário para participar de reuniões de duas horas, uma vez por semana, durante oito encontros com o objetivo de desconstruir o machismo tóxico.

Drink de La Penha:

 Desde o ano passado, está em vigor o Drink de La Penha, uma lei municipal que ajuda a prevenir crimes de violência contra as mulheres.

De acordo com a legislação, mulheres que estão em um bar ou restaurante e se sentem em perigo ou situação de ameaça, podem pedir ao garçom o “Drink La Penha”, este pedido simboliza que ela precisa de ajuda para sair do local e da presença da pessoa que a acompanha.

A partir deste pedido de ajuda, funcionários de bares e restaurantes podem auxiliar a mulher, acionando até mesmo a GCM ou a polícia se necessário.

Botucatu em Frente:

 Programa “Botucatu Em Frente” é uma inciativa coordenada pela Secretaria de Assistência Social e pelo Fundo Social de Solidariedade com o objetivo de promover oportunidades de trabalho, qualificação profissional e renda para pessoas vulneráveis que são atendidas pelos Centros de Referência a Assistência Social (CRAS) de Botucatu.

Atualmente, são 256 pessoas atendidas, sendo que quase 80% destas são mulheres, ou seja, são as responsáveis por prover o sustento familiar. Elas podem ficar no programa por 18 meses, recebendo auxílio bolsa, mantimentos e qualificação profissional para retornarem ao mercado de trabalho.

Saúde:
Botucatu conta com serviços especializados para a saúde feminina. Todas as unidades de saúde do município oferecem exames como o Papanicolau, que ajuda na detecção precoce do câncer de colo de útero, e mamografias.

Enquanto o Ministério da Saúde preconiza a mamografia preventiva a partir dos 50 anos, em Botucatu mulheres a partir dos 40 anos podem realizar o exame pelo menos uma vez por ano. Basta procurar uma unidade de saúde e solicitar um encaminhamento para o exame. O atendimento é gratuito.

Esporte:

A Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida oferece diversas modalidades esportivas para as mulheres que desejam praticar atividades físicas de graça. Entre as opções estão: ginástica, dança, yoga, lutas, atletismo, entre tantas outras opções de atividade física. Todas modalidades são gratuitas.

Consulte aqui as opções, escolha a que mais te agrade e pratique exercícios! https://www.botucatu.sp.gov.br/modalidades-esportivas

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Pinacoteca promove Sextou na Pina no dia 2

Publicado

em

A Pinacoteca de Botucatu realiza mais uma edição do projeto “Sextou na Pina” nesta sexta-feira, dia 2 de maio.

O espaço estará com horário estendido até às 21h, proporcionando à população a oportunidade de visitar as exposições em cartaz e desfrutar de um ambiente cultural no início do fim de semana.

O projeto busca incentivar a fruição artística e o acesso à cultura por meio de visitas noturnas, reunindo arte, diálogo e um ambiente acolhedor no centro da cidade.

Serviço:

Data: 2 de maio (sexta-feira)

Horário: Até as 21h

Local: Pinacoteca de Botucatu – Rua General Telles, 1040, Centro

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Continuar Lendo

Botucatu

HCFMB e Prefeitura realizam ação de combate a hipertensão no Bosque, dia 17

Publicado

em

Em abril, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) lança a Campanha de Hipertensão 2025, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial (26 de abril) e ao Dia Mundial de Hipertensão (17 de maio). Este ano, o tema da campanha é “Quem se ama cuida da pressão”, com o objetivo de ressaltar a importância do autocuidado com a finalidade de diagnosticar, controlar e prevenir as complicações relacionadas à hipertensão arterial.

Em Botucatu, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e as Ligas de Cardiologia e Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), em parceria com a Secretaria de Saúde, promoverão, no dia 17 de maio, das 9h às 17h, uma ação de conscientização na praça do Bosque, no Centro.

Aferição de pressão arterial, medida de altura, peso e a distribuição de panfletos informativos são algumas atividades previstas para o dia.

Sobre a Hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é definida por valores pressóricos superiores a 140/90 mmHg e constitui uma das principais causas de morte no Brasil, acometendo cerca de 30% da população adulta. Em idosos, pessoas com excesso de peso e diabéticos, esses percentuais são ainda superiores, podendo superar os 60%.

As principais complicações da hipertensão são a doença renal crônica, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC). Essas complicações podem ser em grande parte prevenidas pelo controle pressórico, por meio de medidas simples, como redução do consumo de sal e do peso corporal, prática regular de exercícios físicos e atitudes que visam a modificação do estilo de vida inadequado, associadas ou não ao tratamento medicamentoso.

Continuar Lendo

Botucatu

Câmara debate Regularização de Lotes e Obras Clandestinas

Publicado

em

Na noite desta terça-feira (29/04), a Câmara Municipal de Botucatu realizou uma Audiência Pública para debater sobre o Projeto de Lei nº 22/2025, que está na Casa e dispõe sobre a Regularização de Desdobramento de Lote e de Obra Clandestina no município.
A Audiência foi conduzida pelo vereador Nuno Garcia (PODE). Compuseram a Mesa dos trabalhos, ainda, o Secretário de Habitação e Urbanismo, Rodrigo Fernandes Michelin; o Presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Zé Fernandes (PSDB), e o Procurador Legislativo, Paulo Antonio Coradi Filho.
Os vereadores Carlos Trigo (MDB), Ielo (PDT) e Lelo Pagani (PSDB) estiveram presentes e realizaram questionamentos sobre o tema. Além disso, a população em geral também pôde assistir e tirar suas dúvidas, tanto de forma presencial, como de maneira remota.
“Essa Lei não é uma novidade, recorrente de tempos em tempos. Trata-se da anistia para aquelas pessoas que tem o seu imóvel de alguma forma irregular”, explicou o Secretário.
Pela proposta, lotes de terrenos localizados na zona urbana do município com área mínima de 125 m², que tenham edificação, e comprimento da fachada igual ou superior a 5m, que já se encontram desdobrados, poderão ser regularizados. O objetivo é proporcionar aos proprietários de imóveis irregulares a oportunidade de adequação às normas urbanísticas vigentes.
O Projeto teve parecer contrário do Jurídico Legislativo, que entende que o Projeto de Lei vai contra o que é estabelecido no Plano Diretor e Lei de Parcelamento do Solo.
“O Parecer Jurídico pela ilegalidade é pelo desmembramento de lote. Pelos estudos que venho fazendo de diversas leis que vem chegando, 70% a 90% dos processos é para dividir o lote. É claro que é para exploração econômica, pegar um lote, dividir ao meio e, contra a Lei que fala em 250 m², e depois você regularizar com 125 m²”, esclareceu o Procurador.
Agora, o projeto passará por análise das comissões da Câmara para posterior votação em plenário.
O Projeto de Lei e o Parecer jurídico podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara.
Agora, o projeto passará por análise das comissões da Câmara para posterior votação em plenário.
Não conseguiu acompanhar ao vivo? A íntegra da Audiência fica disponível no Youtube da Câmara de Botucatu e em reprises durante a programação da TV Câmara (Canal 31.3 da rede aberta e 2 da Claro TV).

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5