Conecte-se Conosco

Botucatu

Coordenadoras do Centro de Saúde Escola tomam posse

Publicado

em

Professoras Eliana G. Cyrino e Cátia Fonseca coordenam unidade pelos próximos quatro anos

No dia 14 de agosto foi realizada a solenidade de posse das coordenadoras do Centro de Saúde Escola (CSE), unidade auxiliar da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp). As professoras Eliana G. Cyrino e Cátia Regina Branco da Fonseca assumem a coordenação e vice-coordenação da unidade, respectivamente. O mandato será entre 20 julho de 2019 e 19 julho de 2023. Participaram da cerimônia o Superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Dr. André Balbi, e o Diretor-Presidente da Famesp, Dr. Antonio Rugolo Jr.

A Vice-Coordenadora cessante, professora Elen Rose Lodeiro Castanheira, iniciou seu discurso agradecendo toda equipe do Centro de Saúde Escola. Para ela, a unidade “desenvolve ações de elevada complexidade na atenção primária” e a parceria existente com o poder público é fundamental para manutenção dos serviços. “A gente tem uma capacidade de receber os alunos e temos um compromisso diferenciado nesse acolhimento e nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, salientou a docente.

O presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Ednei Lázaro da Costa Carreira, participou da solenidade de posse e elogiou a estrutura do CSE no acolhimento à comunidade. “Isso demonstra o compromisso que o corpo docente tem no atendimento à nossa população”. O legislador se colocou à disposição para auxiliar nas demandas que dependerem de ajuda do poder público.

A Vice-Supervisora eleita, professora Cátia Regina Branco da Fonseca, iniciou seu discurso dizendo que esse momento de gestão à frente do CSE “será um aprendizado muito grande”. Ela relembrou que, em 1999, no início de sua carreira como pediatra, a unidade foi palco de suas atividades profissionais. “Me coloco à disposição, agradeço muito o convite pra compor com você (professora Eliana Goldfarb Cyrino) esses quatro anos. Tenho uma grande alegria de entrar numa gestão de direção da FMB muito comprometida com tudo”, pontuou.

A Supervisora do CSE, professora Eliana Goldfarb Cyrino, iniciou seu discurso lembrando que foi reconduzida ao cargo em função do apoio que tem recebido nos últimos anos. “Assumir mais quatro anos de uma chefia, nesse momento de crise, de tanta fragilidade, de tanta insegurança em nosso país é muito desafiador; nos dá falta de ar, ansiedade, medo, mas, com certeza, nos fará mais criativos, mais propositores de mudanças frente as necessidades de avançarmos cada vez mais na qualidade do cuidado oferecido à população de Botucatu”, pontuou.

Para a Vice-Diretora da FMB, professora Jacqueline Costa T. Caramori, participar da solenidade de posse das coordenadoras do CSE foi “uma oportunidade única de recuperar um pedaço da minha história”, uma vez que em 1991 ela trabalhou como médica do serviço. “Pra mim, usar a palavra em momentos como este tem que carregar um significado. E o significado que eu quero dar é de me comprometer de estar junto com vocês nessa passagem difícil pela qual estamos acordando todos os dias”, disse a dirigente.

“Nesses tempos tão difíceis, de crise, em que a gente se sente muito só, desamparado, há o sentimento de gratidão pelas pessoas que se dispõe a gestão, que se dispõe em representar a comunidade, em dividir a gestão da Faculdade com a gente”, disse a Diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika). A dirigente relembrou que “o estágio de saúde pública (feito no CSE) foi o melhor mês da minha graduação, tanto que eu quase troquei”, disse ao se referir a opção que escolheu em sua trajetória profissional como psiquiatra. Professora Kika desejou sorte à nova coordenação da Unidade se colocando à disposição com a resolução de futuras demandas.

Sobre o CSE – O  Centro de  Saúde Escola conta com duas unidades, uma na Vila dos Lavradores e uma na Vila Ferroviária e é parte do Sistema Único de  Saúde (SUS) de Botucatu, respondendo por aproximadamente 30% da atenção básica do município em diversas modalidades de atendimento: consultas individuais, grupos terapêuticos, atividades de educação em saúde, busca ativa, vigilância em  saúde, visitas domiciliares, atividades em sala de espera, aconselhamento, coleta de exames, vacinação, pequenos procedimentos cirúrgicos, procedimentos odontológicos, entre outros.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5