Conecte-se Conosco

Botucatu

ConSertão realiza homenagem a compositores da música caipira, dia 23

Publicado

em

Em concerto ao ar livre e com entrada franca, artistas apresentam clássicos da música caipira com a Orquestração Sinfônica Municipal de Botucatu

A cidade dos “bons ares” será palco da estreia da Temporada 2022 do projeto ConSertão, uma série de concertos itinerantes e ao ar livre que presta homenagem aos compositores da música caipira. A apresentação gratuita será no dia 23 de abril (sábado), às 20h30, na Praça da Catedral, em Botucatu.

O espetáculo em Botucatu marca o retorno do projeto, após o período de restrições impostas pela pandemia Covid-19. Os artistas Cláudio Lacerda (voz), Rodrigo Zanc (voz), Neymar Dias (viola caipira) e, nesta temporada, a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, sob a regência do maestro Fernando Ortiz de Villate, são os protagonistas da iniciativa que propõe a mistura de dois universos: o popular e o erudito. Com clássicos do cancioneiro campesino no repertório, como “Romaria”, “Tristezas de Jeca” e “Chitãozinho e Xororó”, os artistas são acompanhados pela orquestra, em arranjos trabalhados para a viola e grupo sinfônico.

 

O projeto foi concebido pelo músico Cláudio Lacerda, como uma forma de elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. “Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, por canções que ajudaram a moldar a identidade cultural de São Paulo e algumas partes de Estados vizinhos, região definida como Paulistânia”, revela Cláudio.

 

A maioria dos compositores e intérpretes da música caipira são naturais do Estado de São Paulo, e, portanto, nada mais natural que os homenageados sejam na maioria paulistas, como Teddy Vieira, João Pacífico, Raul Torres, Angelino de Oliveira, Palmeira, Elpídio dos Santos, entre outros.

 

Inclusive, três dos homenageados são de Botucatu: Angelino de Oliveira (não nasceu no município, mas cresceu e possui até mesmo o título de Cidadão Botucatuense), Raul Torres e Serrinha.

 

O projeto é viabilizado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS) e já impactou cerca de 31 mil pessoas. Sua primeira edição, em 2018, ocorreu em Piracicaba, Barra Bonita, Paraguaçu Paulista, Araçatuba e Araraquara. Com o sucesso das ações, em 2019, a segunda edição passou por Piracicaba, Brotas, Assis, Andradina e São José dos Campos.

 

Em 2022, além de Botucatu, o ConSertão passará ainda por mais um município paulista.

 

Quem faz o ConSertão

 

Assim como Angelino de Oliveira, Cláudio Lacerda adotou Botucatu como sua cidade do coração, onde mora atualmente. Além de idealizar o projeto, apresenta-se como a voz principal nos espetáculos. Sua carreira, dedicada à música caipira, fala por si só. Diretor da Cantoria Produções Artísticas, já lançou cinco discos e coleciona participações de artistas essenciais para o gênero, como Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Dominguinhos, Tinoco e Pena Branca.

 

Acompanhando Lacerda como segunda voz nas canções está Rodrigo Zanc, músico com vasta experiência no meio e exímio violeiro. Com dois discos autorais, Zanc agrega enorme contribuição para a música caipira contemporânea com sua sonoridade moderna. Já o responsável pelos arranjos para a orquestra é Neymar Dias, que além de assinar a direção musical do projeto, ainda é quem empunha o mais emblemático personagem da cultura campesina: a viola caipira.

 

Junto à Lacerda, Zanc e Dias esta temporada conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Fernando Ortiz de Villate, um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país, com 35 anos de história.

 

O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Em Botucatu, conta com a parceria e Prefeitura Municipal de Botucatu e da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu.

 

SERVIÇO

CONSERTÃO EM BOTUCATU

Data: 23 de abril de 2022 (sábado)

Horário: 20h30

Local: Praça da Catedral – Rua Rubião Junior, s/n, Centro – Botucatu/SP

ENTRADA GRATUITA

Classificação: Livre

 

Informações:

www.consertao.com.br

facebook.com/consertao

instagram.com/consertao.oficial

 

REPERTÓRIO DO CONCERTO

 

Boiadeiro errante

Teddy Vieira

 

Triste berrante

Adauto Santos

 

Cabocla Tereza

Raul Torres e João Pacífico

 

Disco voador

Palmeira

 

Cheiro de relva

Dino Franco e Zé Fortuna

 

Saudade da minha terra

Belmonte e Goiá

 

Chitãozinho e Xororó

Serrinha e Athos Campos

 

Você vai gostar

Elpídio dos Santos

 

Chuá chuá

Pedro de Sá Pereira e Ari Machado

 

Tristezas de Jeca

Angelino de Oliveira

 

Chora Viola

Lourival dos Santos e Tião Carreiro

 

Romaria

Renato Teixeira

 

Vide vida marvada

Rolando Boldrin

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5