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Conscientização sobre saúde do homem é o foco da campanha Novembro Azul

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Após o término do Outubro Rosa, mês dedicado às ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mama; a saúde do homem, a prevenção e a detecção precoce do câncer de próstata são os assuntos da vez do Novembro Azul.

O movimento surgiu em 1999 na Austrália, e ficou conhecido primeiramente como Movember (tendo, como referência, o termo “mustache”, que significa bigode em inglês). Por isso, o símbolo do Novembro Azul, celebrado no Brasil há cerca de cinco anos, é o bigode.

O mês de novembro foi escolhido para aproveitar a lembrança do próximo dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o segundo tipo mais encontrado no homem depois do câncer de pele não melanoma.

Em 2018, cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata foram detectados no Brasil. A cada 36 minutos, morre um homem vítima deste tipo de câncer no nosso país. De acordo com o médico urologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e chefe do Departamento de Urologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) Dr. João Luiz Amaro, essa doença pode levar a óbito na fase produtiva do homem, e tem que ser vista com muito cuidado.

“Existem três fatores que predispõem a manifestação do câncer: indivíduos de raça negra, hereditariedade e obesidade. Tudo o que faz bem ao coração também beneficia a próstata: quando o indivíduo se alimenta bem, faz exercícios, não fuma e tem uma vida saudável, contribui para a prevenção não só do câncer, mas de outras doenças da próstata, como as hiperplasias benignas, por exemplo”, explica Dr. Amaro.

Todos os homens, dos 50 aos 70 anos de idade, precisam fazer o exame de PSA, conhecido como Antígeno Prostático Específico e o toque retal. Os indivíduos que possuem um dos fatores de risco devem realizar estes procedimentos a partir dos 45 anos.

Novembro Azul no HCFMB

Com o intuito de conscientizar o homem sobre a sua saúde, o HCFMB e o Departamento de Urologia da FMB, com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), promoveram, de 1 a 8 de novembro, uma campanha de diagnóstico precoce do câncer de próstata para os funcionários com idade igual ou superior a 50 anos.

A campanha foi organizada pela Gerência de Enfermagem, pelo Ambulatório de Funcionários, pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH) e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Inspirado no lema “Seja Herói da sua Saúde, Cuide-se!”, da campanha Novembro Azul deste ano, promovida pela SBU, Dr. Amaro incentiva os homens a realizarem os exames periódicos e a terem uma melhor qualidade de vida. “O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem 90% de possibilidade de cura. Porém, quando os sintomas começam (sangramento no esperma e na urina, dificuldade e ardor para urinar, dor óssea), é sinal de que a doença está avançada, comprometendo a vida do paciente”, finaliza.

 

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Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

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Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

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Brasil

Empresa mapeia queda no consumo durante a Páscoa: ticket médio recua 33% em 2025

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Foto: Freepik

 

Levantamento com base em 40 mil empresas aponta retração em gastos com alimentação

A Caju, empresa de tecnologia especializada em multissoluções para gestão de RH, identificou uma retração significativa nos gastos com alimentação durante o feriado da Páscoa. Com base nas transações realizadas por colaboradores de mais de 40 mil empresas atendidas, o ticket médio individual caiu de R$ 97, em 2024, para R$ 65 neste ano – queda de 33%. O volume total movimentado também recuou 42%, passando de R$ 61,5 milhões para R$ 35,4 milhões entre os períodos de 29 a 31 de março de 2024 e 18 a 20 de abril de 2025.

Segundo a empresa, o principal fator para a queda foi o calendário: em 2024, a Páscoa coincidiu com o fim do mês e o pagamento dos salários, enquanto em 2025 ocorreu no meio de abril, quando os saldos disponíveis tendem a ser menores. Os recuos mais expressivos ocorreram nas categorias relacionadas à alimentação, como vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR).

Nas lojas de doces e chocolates, o ticket médio caiu de R$ 86 para R$ 68 (–21%), e o valor total transacionado no período despencou 53%, de R$ 726 mil para R$ 344 mil. Estabelecimentos como mercearias – líderes em transações neste ano – também registraram forte retração no ticket médio, de R$ 122 para R$ 72 (–41%).

Por outro lado, os gastos realizados por meio dos produtos de Premiações e Despesas da Caju cresceram, apontando para um uso mais recorrente de verbas corporativas voltadas a incentivos e reembolsos pontuais.

 

Recorte regional – O Sudeste concentrou o maior número de transações em 2025, com 383 mil operações, mas registrou um dos menores tickets médios, de R$ 65. O Sul teve o maior valor por colaborador, com ticket médio de R$ 75 em 120 mil transações. No Centro-Oeste e no Nordeste, os valores médios ficaram em R$ 60 e R$ 56, respectivamente. O Norte teve o menor ticket do país: R$ 52.

No recorte por estados, São Paulo apresentou ticket médio de R$ 66, seguido pelo Rio de Janeiro, com R$ 65. No segmento de lojas de doces e chocolates, os tickets médios mais elevados foram registrados no Maranhão (R$ 156), Roraima (R$ 117) e Mato Grosso (R$ 115), apesar de apresentarem menor volume de transações – o que indica um consumo mais concentrado em faixas de valor mais alto.

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Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

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Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

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