Conecte-se Conosco

Cultura

Conscientização e música caipira raiz são os destaques no Centro Max Feffer

Publicado

em

Em parceria com Instituto de Defesa da Fauna, organização terá mês especial sobre a biodiversidade da Cuesta, incluindo visita a campo

Administrado pelo Instituto Jatobás, que completou 19 anos no mês de abril, o Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade exalta, em maio a rica biodiversidade da Cuesta Paulista com programação especial em parceria com o Instituto de Defesa da Fauna (IDF). Ambas as instituições estão trabalhando em conjunto em práticas de iniciação artística para a conscientização ambiental de professoras e alunos. Localizado em Pardinho, região que oferece uma das paisagens mais marcantes do estado de São Paulo, com uma variedade de atrações naturais, cachoeiras, trilhas, comunidades históricas e culturais, o Instituto atua com a missão de desenvolver espaços, trilhas formativas e iniciativas em rede que contribuam para o fortalecimento socioeconômico e cultural dos territórios onde está presente.

Durante este mês, além das atividades criadas com fundo pedagógico e técnicas de arte, relacionadas à fauna e flora da região, as crianças e jovens terão oportunidade de fazer uma visita a campo para experimentar na natureza os aprendizados adquiridos em aula. A parceria com a IDF – Instituto de Defesa da Fauna, as aulas de Iniciação Artística e os Cursos Regulares fazem parte de uma série de iniciativas para o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, de artes, competências técnicas e conexão com o mercado de trabalho, que amplifique a conexão da população com o turismo em Pardinho. As atividades estão com vagas abertas e nos próximos meses abrirá inscrição para o Programa de Fortalecimento do Turismo. As informações estão disponíveis nas redes sociais do Max: @centromaxfeffer

Ainda no propósito de valorização da cultura local, o espaço oferecerá mais uma edição do  Café & Viola, evento já tradicional no Max e que proporciona um bate-papo sobre histórias e música raiz de alta qualidade, ao redor de uma mesa do café. A cantora Leila Moreira, que leva ao público a riqueza cultural contida nas músicas do universo caipira, será a anfitriã da festa e convida a dupla Gil do Valle & Thiago Cézar para a roda de conversa marcada para dia 26, das 9h00 às 11h00.

Biblioteca Pública de Pardinho

A parceria com a Capivara Jogos, primeira locadora online de jogos de tabuleiro de Botucatu, segue sendo um sucesso e terá mais uma edição em 18 de maio. O evento reúne jovens e adultos para uma tarde de jogos clássicos como Dixit, Uno e War. Para a contação de histórias, a Biblioteca receberá o grupo Era Uma, formado por quatro artistas amantes da tradição oral, que vai apresentar histórias curiosas sobre o céu e a terra, e por que eles nem sempre estiveram tão distantes. São narrações do povo  Edo, da Nigéria, que compartilha seu conhecimento sobre os tratos entre céu, terra e pessoas.  Após a sessão,  o Grupo Era convidará o público a participar de um bate-papo sobre o tema, na sexta-feira, dia 24.

O Clube de Leitura deste mês vai analisar  o livro “Reis, Moscas e um Gole de Astúcia” de Susana Ventura e Helena Gomes. O bate-papo do encontro irá abordar o conto “Os reis sábios”, que destaca a ideia de justiça. Na história, personagens como reis, príncipes e heróis tomam decisões que podem ser julgadas como justas ou injustas. A atividade será no dia 29 de maio, a partir das 16h. A Biblioteca Pública de Pardinho também continuará com o Programa Contação de Histórias e Mediação de Leitura, oferecido às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. As ações serão realizadas sempre às quintas-feiras, em dois horários, às 8h30 e às 13h30.

PROGRAMAÇÃO

Biodiversidade da Cuesta | Parceria Centro Max Feffer e Instituto de Defesa da Fauna

Dentre as atividades pedagógicas e artísticas sobre biodiversidade, feitas em parceria com IDF (Instituto de Defesa da Fauna) durante o programa de Iniciação Artística para a conscientização ambiental de nossas professoras e alunos, em maio, as crianças e jovens terão oportunidade de fazer uma visita a campo para experimentar na natureza os aprendizados adquiridos nas aulas.

Iniciação Artística e Cursos Regulares

Inscrições abertas  Informações nas redes sociais: @centromaxfeffer

Café e Viola

26 de maio | Domingo | Das 9h00 às 11h00

O Café & Viola é um evento tradicional no Max que proporciona uma agradável conversa ao redor de uma  mesa do café, a partilha de histórias e música raiz de alta qualidade. Nesta edição Leila Moreira será a anfitriã e ao lado dos convidados Gil do Valle & Thiago Cezar.

Biblioteca Pública de Pardinho

Programa Contação de Histórias e Mediação de Leitura

Todas quinta-feira | às 8h30 e às 13h30

O Programa Contação de Histórias e Mediação de Leitura é dedicado às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Jogos Modernos de Tabuleiro

18 de maio | Sábado | Das 14h00 às 17h00

Se você adora jogos como Dixit, Uno e War, não pode perder a oportunidade de se divertir com o Capivara Jogos! Junte-se a nós para uma tarde cheia de diversão, perfeita para jovens e adultos!

Contação de Histórias com o grupo “Era Uma”

24 de maio | Sexta-feira | às 10h00 e às 14h00
Comida do céu, comida da terra com o grupo “Era Uma” Venha descobrir a história curiosa do céu e da terra, e por que eles nem sempre estiveram tão distantes! O povo Edo, da Nigéria, compartilha seu conhecimento sobre os tratos entre céu, terra e pessoas. Após a contação, o Grupo Era, convida o público a participar de um bate-papo sobre o tema.

Clube de Leitura

29 de maio | Quarta-feira | Das 16h00 às 17h00

Em maio a atividade será com o livro “Reis, Moscas e um Gole de Astúcia” de Susana Ventura e Helena Gomes. Bate-papo sobre o conto, “Os reis sábios” que destaca a ideia de justiça, onde personagens como reis, príncipes e heróis tomam decisões que podem ser vistas como justas ou injustas.

Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás é uma organização da sociedade civil com 19 anos de atuação. Comprometida com o fortalecimento socioeconômico e cultural dos territórios em que está presente, a cidade de Pardinho, no interior de São Paulo, e a região da Água Espraiada, na Zona Sul da capital, o Instituto promove acesso à cultura, educação e inclusão produtiva.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Pinacoteca promove Sextou na Pina no dia 2

Publicado

em

A Pinacoteca de Botucatu realiza mais uma edição do projeto “Sextou na Pina” nesta sexta-feira, dia 2 de maio.

O espaço estará com horário estendido até às 21h, proporcionando à população a oportunidade de visitar as exposições em cartaz e desfrutar de um ambiente cultural no início do fim de semana.

O projeto busca incentivar a fruição artística e o acesso à cultura por meio de visitas noturnas, reunindo arte, diálogo e um ambiente acolhedor no centro da cidade.

Serviço:

Data: 2 de maio (sexta-feira)

Horário: Até as 21h

Local: Pinacoteca de Botucatu – Rua General Telles, 1040, Centro

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Continuar Lendo

Botucatu

Concerto no MAGMA homenageia Angelino de Oliveira

Publicado

em

O evento contou com apresentação da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Carlos Lima e participação especial da maestra e cantora Karoline Violeira

No último sábado, 26 de abril, o MAGMA – Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia, foi cenário de uma tarde marcada pela música, pela memória e pela celebração da cultura local. A Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Carlos Alberto Rodrigues de Lima e com participação especial da maestra e cantora Karoline Violeira, apresentou um concerto emocionante em homenagem ao compositor Angelino de Oliveira — autor da clássica “Tristezas do Jeca” e nome fundamental na história musical de Botucatu.

A apresentação, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o MAGMA, reuniu o público na Concha Acústica do Museu. Com um repertório que incluiu principalmente caipira, a homenagem destacou a contribuição artística de Angelino de Oliveira e sua forte ligação com a cidade. O Hino de Botucatu é de autoria deste grande artista.

Para o maestro Carlos Alberto, que está à frente da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, a ocasião foi especialmente simbólica por unir memória afetiva, legado musical e reconhecimento cultural.

“Sei bem sobre a real importância de Angelino de Oliveira para a cultura do nosso país e do mundo. Reger esse concerto foi um momento de extrema emoção e consagração. Ao lado de Berenice e Ricardo Athias, acompanhei de perto o nascimento do MAGMA e vejo com orgulho essa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura como uma ação determinante para preservar nossa memória e fortalecer a identidade botucatuense. Nossa banda é formada por músicos incríveis, que tornam possível uma entrega artística de alta qualidade, como a que vivemos nesse dia tão especial.”

De acordo com a diretora e curadora do MAGMA, Berenice Balsalobre, o evento reforça a importância da música e da arte para a população.

“Receber o Concerto da Banda Municipal no  MAGMA fortalece o nosso compromisso com a cultura em suas múltiplas expressões, além de mostrar que o Museu é, acima de tudo, um espaço vivo, onde memória, conhecimento e emoção se encontram.”

A conexão entre arte, memória e pertencimento também foi ressaltada pela cantora e maestra Karoline Violeira, que emocionou o público com sua performance. Para ela, a oportunidade de cantar no MAGMA e homenagear Angelino de Oliveira teve um significado especial:

“Foi uma grande honra participar. A força sonora da banda, em um espaço que valoriza a cultura e a história, transforma tudo em algo ainda mais simbólico. Para mim, interpretar essas canções é uma forma de manter vivo um legado — eternizando os artistas, suas obras e os valores que carregam. Cantar em Botucatu, minha casa, é também uma maneira de homenagear a terra em que vivemos”, finalizou.

Continuar Lendo

Botucatu

Cultura terá Oficina Prática de Cosplay neste sábado, 03

Publicado

em

A ação é voltada ao publico em geral com vagas limitadas a 20 inscritos

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura, convida o público para participar da Oficina Prática de Cosplay – Confecção de Braçadeira Medieval, voltada a pessoas interessadas em iniciar no universo cosplay e aprender técnicas de criação de acessórios inspirados em personagens de animes, filmes, séries, quadrinhos e jogos eletrônicos.

A oficina será realizada neste sábado, 03 de maio, das 14 às 18 horas, na Pinacoteca Fórum das Artes (Rua General Telles, 1040 – Centro). A participação é gratuita e voltada para o público em geral, com classificação livre e limite de 20 vagas.

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/87rUGxE2pFBHQuJLA Os selecionados serão contatados até o dia 02 de maio de 2025 pela equipe organizadora.

Durante a atividade, os participantes aprenderão o passo a passo para a confecção de uma braçadeira medieval utilizando técnicas do tipo “faça você mesmo” (DIY), com materiais acessíveis como E.V.A. e tinta acrílica.

Serão abordadas práticas de modelagem, recorte, pintura, colagem e envernização, que poderão ser aplicadas futuramente na produção de trajes e acessórios para cosplay.

A oficina será ministrada por Nidowilliam Henrique Spadotto, produtor audiovisual da Orion Produtora, que durante o período de quarentena da pandemia de Covid-19 iniciou sua trajetória na arte cosplay, desenvolvendo um traje completo do personagem Atreus, do jogo God of War (2018). Atualmente, possui experiência na confecção de armas, acessórios, figurinos e objetos cênicos para produções audiovisuais.

Essa ação integra o projeto Cosplay Garen V 2077, contemplado no Chamamento Público do Edital de Fomento CULTSP nº 02/2024, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5