Conecte-se Conosco

Botucatu

Câmara debate projetos que regulamentam crescimento e ocupação do território urbano

Publicado

em

Outorga onerosa, zoneamento, Estatuto das Cidades, ocupação do solo… Todos esses são temas que já estão em destaque no Poder Legislativo botucatuense há um tempo, uma vez que atualmente estão em trâmite projetos que tratam da regulamentação destes e outros itens relacionados. Dessa maneira, na última quarta-feira (25/05) foi realizada a segunda audiência pública que abriu os debates sobre os projetos de lei 8 e 10 de 2022, de iniciativa do Prefeito, com a sociedade. A última vez que eles passaram por discussão foi em abril.

As matérias em pauta no evento tratavam, respectivamente, da criação e regulamentação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e da regulamentação dos Instrumentos do Estatuto da Cidade Outorga Onerosa do Direito de Construir e Operações Urbanas Consorciadas; e do Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo do município.

Segundo a arquiteta Maressa Mendes, palestrante principal deste segundo encontro, a intenção agora era trazer um retorno das contribuições que foram incluídas nos projetos.

“Todo esse processo começou no Executivo, com a apresentação de uma proposta de minuta de lei. Ela foi debatida dentro de um grupo técnico, levada à população e enfim entregue à Câmara. Aqui, ela passou de novo por mais uma rodada de apresentação e acolhimento de sugestões, amadurecendo ainda mais. Chegamos enfim à última audiência com as respostas à população do que ela mesma nos solicitou”, explica.

Fizeram parte da mesa de trabalhos da noite o Secretário Municipal de Habitação e Urbanismo, Luiz Guilherme Silva e os arquitetos Maressa Mendes e Rodrigo Miquelin. O vereador Marcelo Sleiman (União) presidiu a audiência, acompanhado da vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB), que secretariou.

Os vereadores, que atuaram ativamente na construção e aprimoramento das propostas por meio de comissões permanentes e temáticas, explicam que, após a etapa de intenso debate com a população, os projetos de lei 8/2022 e 10/2022 estão prontos para seguirem o trâmite legislativo.

“Foi uma metodologia muito interessante, abrimos a Casa para que os bairros e seus representantes viessem e argumentassem, trouxessem suas especificações. Conseguimos acolher a maioria das demandas e, assim, acredito que levamos esses projetos à votação com bastante tranquilidade”, fala a vereadora Alessandra Lucchesi. O vereador Marcelo Sleiman complementa: “esperamos que os dois projetos sejam aprovados, pois foi um trabalho feito a muitas mãos, com um esforço em ouvir à sociedade e valorizar todo esse processo democrático e participativo”.

Entenda os assuntos em pauta

Como explicado nas primeiras audiências públicas que abordaram o assunto, enquanto a outorga onerosa trabalha por um crescimento equilibrado na cidade e pela recuperação de parte do investimento público por meio de uma contrapartida da iniciativa privada, a operação urbana consorciada possibilita que poder público e agentes privados – sejam grandes investidores, sejam os próprios moradores – atuem juntos para alcançar transformações urbanísticas estruturais. Em Botucatu, seriam locais assim o entorno do Eixo Ferroviário e os entornos dos rios urbanos Tanquinho e Lavapés.

Já a lei do zoneamento, uso e ocupação do solo traz as regras sobre o que “pode e não pode fazer e como pode fazer” no território urbano. A legislação traz mudanças nessas diretrizes, uma vez que está sendo atualizada.

 

Fonte: Câmara Municipal

Botucatu

Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população

Publicado

em

Além de prevenir quadros mais graves da gripe, vacina minimiza o impacto sobre os serviços de saúde.

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde de Botucatu informa que ampliou a Campanha de Vacinação contra a Influenza no Município para toda a população acima de 6 meses de vida.

Até então, a imunização tinha como público-alvo os grupos prioritários, como idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, crianças até seis anos, entre outros. A medida se faz necessária ante ao aumento de casos de Influenza em todo o País.

Para se vacinar basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal (CPF). O documento é necessário para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. No entanto, não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores e deve ser administrada com cautela em pessoas com alergia severa à proteína do ovo, bem como a qualquer componente da vacina.

Todas as Unidades de Saúde do Município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e as Salas de Vacinação Noturnas no CSE Vila dos Lavradores (Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores) e CSI (Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro) das 18h às 21h30.

A população também deve aproveitar para atualizar a caderneta de vacina quanto às outras vacinas e Febre Amarela. Vacina previne doenças

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Telefone (14) 3811-1100

Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores

Continuar Lendo

Botucatu

Botucatu apresenta equipe técnica do Handebol em 2024

Publicado

em

O primeiro desafio da equipe será a participação nos Jogos Regionais de 2024.

Em reunião realizada na última segunda-feira, 29, o Secretário Municipal de Esportes e Qualidade de Vida, Geraldo Pupo, apresentou os professores que integrarão equipe técnica de handebol do Município para as competições locais e regionais em 2024.

Os novos técnicos, os professores José Nelson, Igor Mendes e Fabiano Evangelista (Sabiá), serão responsáveis por treinar e orientar os atletas em eventos como os Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais e Copa de Handebol do Estado de São Paulo.

De acordo com o Profº José Nelson, uma das primeiras atribuições da equipe técnica será a convocação dos atletas de handebol das equipes locais para o início dos treinamentos, visando às competições para os Jogos Regionais que serão realizados de 3 a 13 de Julho em Botucatu.

 

Continuar Lendo

Botucatu

A Pressão estética na saúde mental da mulher é tema de podcast

Publicado

em

O podcast BotuCast Mulher, programa do grupo BotuCast voltado às mulheres de Botucatu, estreará às 19h desta sexta-feira (3) no canal do YouTube do BotuCast.

Apresentado pela liderança das mulheres Isabel Conte e pela psicóloga Priscila Tamarozzi, o primeiro episódio debaterá a pressão estética na saúde mental feminina com a nutricionista Sandy Mendes e a educadora física Juliana André.

Isabel contou um pouco sobre sua expectativa para a estreia. “Estou muito feliz em poder estrear um programa voltado para o universo feminino, acompanhada pela brilhante Priscila”, disse Bel. “O objetivo é levar as pessoas a refletirem e tirarem suas conclusões, saindo da zona de conforto”, concluiu a apresentadora

O programa será transmitido ao vivo quinzenalmente às sextas-feiras, às 19h. Clique no link abaixo para acompanhar o primeiro episódio.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5