Conecte-se Conosco

Região

Câmara de Anhembi está com Concurso Público aberto

Publicado

em

A Câmara Municipal de Anhembi comunica que se encontram abertas inscrições para o Concurso Público de Provas para: Assistente Administrativo (02 vagas) e de provas e títulos para: Contador (01 vaga). Estão disponíveis também em cadastro reserva os cargos de Auxiliar de Serviços Diversos e Motorista de Gabinete, e de provas e títulos para Procurador Jurídico.
Os interessados deverão se inscrever pela internet, através do endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br, durante o período de 13 a 27 de março de 2023, até 23h59min59seg – horário de Brasília.
Para ter acesso ao edital do concurso, o cidadão pode clicar AQUI
O concurso é fruto da reestruturação administrativa proposta pela Mesa Diretora e aprovada pela unanimidade dos vereadores através da Resolução nº 07/2022 de 18 de outubro de 2022.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Conscientização e música caipira raiz são os destaques no Centro Max Feffer

Publicado

em

Em parceria com Instituto de Defesa da Fauna, organização terá mês especial sobre a biodiversidade da Cuesta, incluindo visita a campo

Administrado pelo Instituto Jatobás, que completou 19 anos no mês de abril, o Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade exalta, em maio a rica biodiversidade da Cuesta Paulista com programação especial em parceria com o Instituto de Defesa da Fauna (IDF). Ambas as instituições estão trabalhando em conjunto em práticas de iniciação artística para a conscientização ambiental de professoras e alunos. Localizado em Pardinho, região que oferece uma das paisagens mais marcantes do estado de São Paulo, com uma variedade de atrações naturais, cachoeiras, trilhas, comunidades históricas e culturais, o Instituto atua com a missão de desenvolver espaços, trilhas formativas e iniciativas em rede que contribuam para o fortalecimento socioeconômico e cultural dos territórios onde está presente.

Durante este mês, além das atividades criadas com fundo pedagógico e técnicas de arte, relacionadas à fauna e flora da região, as crianças e jovens terão oportunidade de fazer uma visita a campo para experimentar na natureza os aprendizados adquiridos em aula. A parceria com a IDF – Instituto de Defesa da Fauna, as aulas de Iniciação Artística e os Cursos Regulares fazem parte de uma série de iniciativas para o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, de artes, competências técnicas e conexão com o mercado de trabalho, que amplifique a conexão da população com o turismo em Pardinho. As atividades estão com vagas abertas e nos próximos meses abrirá inscrição para o Programa de Fortalecimento do Turismo. As informações estão disponíveis nas redes sociais do Max: @centromaxfeffer

Ainda no propósito de valorização da cultura local, o espaço oferecerá mais uma edição do  Café & Viola, evento já tradicional no Max e que proporciona um bate-papo sobre histórias e música raiz de alta qualidade, ao redor de uma mesa do café. A cantora Leila Moreira, que leva ao público a riqueza cultural contida nas músicas do universo caipira, será a anfitriã da festa e convida a dupla Gil do Valle & Thiago Cézar para a roda de conversa marcada para dia 26, das 9h00 às 11h00.

Biblioteca Pública de Pardinho

A parceria com a Capivara Jogos, primeira locadora online de jogos de tabuleiro de Botucatu, segue sendo um sucesso e terá mais uma edição em 18 de maio. O evento reúne jovens e adultos para uma tarde de jogos clássicos como Dixit, Uno e War. Para a contação de histórias, a Biblioteca receberá o grupo Era Uma, formado por quatro artistas amantes da tradição oral, que vai apresentar histórias curiosas sobre o céu e a terra, e por que eles nem sempre estiveram tão distantes. São narrações do povo  Edo, da Nigéria, que compartilha seu conhecimento sobre os tratos entre céu, terra e pessoas.  Após a sessão,  o Grupo Era convidará o público a participar de um bate-papo sobre o tema, na sexta-feira, dia 24.

O Clube de Leitura deste mês vai analisar  o livro “Reis, Moscas e um Gole de Astúcia” de Susana Ventura e Helena Gomes. O bate-papo do encontro irá abordar o conto “Os reis sábios”, que destaca a ideia de justiça. Na história, personagens como reis, príncipes e heróis tomam decisões que podem ser julgadas como justas ou injustas. A atividade será no dia 29 de maio, a partir das 16h. A Biblioteca Pública de Pardinho também continuará com o Programa Contação de Histórias e Mediação de Leitura, oferecido às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. As ações serão realizadas sempre às quintas-feiras, em dois horários, às 8h30 e às 13h30.

PROGRAMAÇÃO

Biodiversidade da Cuesta | Parceria Centro Max Feffer e Instituto de Defesa da Fauna

Dentre as atividades pedagógicas e artísticas sobre biodiversidade, feitas em parceria com IDF (Instituto de Defesa da Fauna) durante o programa de Iniciação Artística para a conscientização ambiental de nossas professoras e alunos, em maio, as crianças e jovens terão oportunidade de fazer uma visita a campo para experimentar na natureza os aprendizados adquiridos nas aulas.

Iniciação Artística e Cursos Regulares

Inscrições abertas  Informações nas redes sociais: @centromaxfeffer

Café e Viola

26 de maio | Domingo | Das 9h00 às 11h00

O Café & Viola é um evento tradicional no Max que proporciona uma agradável conversa ao redor de uma  mesa do café, a partilha de histórias e música raiz de alta qualidade. Nesta edição Leila Moreira será a anfitriã e ao lado dos convidados Gil do Valle & Thiago Cezar.

Biblioteca Pública de Pardinho

Programa Contação de Histórias e Mediação de Leitura

Todas quinta-feira | às 8h30 e às 13h30

O Programa Contação de Histórias e Mediação de Leitura é dedicado às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Jogos Modernos de Tabuleiro

18 de maio | Sábado | Das 14h00 às 17h00

Se você adora jogos como Dixit, Uno e War, não pode perder a oportunidade de se divertir com o Capivara Jogos! Junte-se a nós para uma tarde cheia de diversão, perfeita para jovens e adultos!

Contação de Histórias com o grupo “Era Uma”

24 de maio | Sexta-feira | às 10h00 e às 14h00
Comida do céu, comida da terra com o grupo “Era Uma” Venha descobrir a história curiosa do céu e da terra, e por que eles nem sempre estiveram tão distantes! O povo Edo, da Nigéria, compartilha seu conhecimento sobre os tratos entre céu, terra e pessoas. Após a contação, o Grupo Era, convida o público a participar de um bate-papo sobre o tema.

Clube de Leitura

29 de maio | Quarta-feira | Das 16h00 às 17h00

Em maio a atividade será com o livro “Reis, Moscas e um Gole de Astúcia” de Susana Ventura e Helena Gomes. Bate-papo sobre o conto, “Os reis sábios” que destaca a ideia de justiça, onde personagens como reis, príncipes e heróis tomam decisões que podem ser vistas como justas ou injustas.

Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás é uma organização da sociedade civil com 19 anos de atuação. Comprometida com o fortalecimento socioeconômico e cultural dos territórios em que está presente, a cidade de Pardinho, no interior de São Paulo, e a região da Água Espraiada, na Zona Sul da capital, o Instituto promove acesso à cultura, educação e inclusão produtiva.

Continuar Lendo

Região

Confiança Supermercados está recolhendo doações para o RS

Publicado

em

Todas as lojas do Confiança Supermercados estão com pontos de coleta de doações para as vítimas das intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. Quem quiser pode contribuir com itens de necessidades básicas como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza. As doações serão recebidas até a próxima sexta-feira, dia 10 de maio

Continuar Lendo

Região

Instituto Jatobás celebra cultura dos povos originários na Biblioteca Pública de Pardinho 

Publicado

em

(Foto: Eduarda Santos - Acervo do Instituto Jatobás)

Centro Max Feffer comemorará a cultura indígena com muita literatura, histórias e roda de conversas. Todas as atividades são gratuitas.

O Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, administrado pelo Instituto Jatobás, celebra durante o mês de abril o Dia dos Povos Originários, com programação especial na Biblioteca Pública de Pardinho, que terá atividades focadas na cultura indígena, com roda de leitura, contação de histórias e exposição literária.

Durante todo o mês, acontece a Mostra de Livros e Varal “Herança dos Povos Originários”, com mais de 30 obras que abordam a rica herança cultural, incluindo saberes, mitos, lendas e medicina ameríndia. O espaço vai exibir mais de uma dezena de livros do escritor e educador indígena Daniel Munduruku, que dedica a sua literatura ao público infanto-juvenil, remontando a tradição oral dos povos originários, através de fábulas, contos e mitos de criação. Entre os livros escolhidos para compor a Mostra, estão as premiadas obras Meu Vô Apolinário: Um Mergulho no Rio de Minha Memória (2009) e Coisas de índio (2003).

O livro “Os olhos do jaguar”, do escritor, professor e líder indígena Yaguarê Yamã, autor de mais de 30 histórias infantis, estará também na mostra. A obra traz um pouco da tradição do povo Maraguá, cujas histórias são contadas para as crianças pelos  malylis, que são os pajés, dentro da mirixawaruka, a casa de conselho. “A lenda do guaraná: mito dos índios sateré-maué” e “A linguagem dos pássaros: mito dos índios Kamairá”, da escritora, ilustradora e ganhadora do Prêmio Jabuti por três vezes, Ciça Fittipaldi, igualmente marcam presença na Mostra. Estas obras que refletem a pesquisa e dedicação a culturas indígenas pela a autora.

Em 19 de abril, dia oficial da celebração da data, a atriz Gabriela Hess fará a narração dos mitos “O Sol e a Lua”, a história de um amor proibido entre um homem e uma mulher indígenas de aldeias diferentes, transformados em astros pelo pajé. Contará, em seguida, a lenda do povo carajás, “Tainá Can, estrela d’alva”, entidade indígena representada por uma estrela, levando o público a uma viagem pelas histórias dos povos originários. O evento se destina a pessoas de todas as idades e começa às 8h30.

Seguindo nessa temática, no dia 26, das 16h às 17h, em sua reunião mensal, o Clube de Leitura irá discutir o livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, líder dos povos originários, ambientalista e escritor que há poucos dias assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), tornando-se o primeiro indígena a ocupar uma cadeira nesse instituto literário. O bate-papo discutirá sustentabilidade, cultura e vida e será mediado por Dhara Rodrigues, de ascendência negra e indígena, que traz uma visão sob lentes contra-coloniais. Nesse livro, Krenak critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, sendo essa a origem do caos socioambiental da atualidade. A atividade é destinada para maiores de 16 anos.

Confira a programação da Biblioteca Pública de Pardinho (todas as atividades são gratuitas):

Mostra de livros e Varal “Herança dos povos originários”

Durante todo o mês de abril

Narração de Histórias com Gabriela Hess

19 de Abril | Sexta-feira | às 8h30

Clube de Leitura: “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak

26 de Abril | Sexta-feira | das 16h00 às 17h00

Mediação: Dhara Rodrigues (ela/elu) é piauiense, de ascendência negra e indígena, e vê as paisagens sob lentes contra-coloniais como um grande livro de memórias visuais, físicas, sensitivas e afetivas. Atua em pesquisas arqueológicas no interior do estado de São Paulo, desenvolve ações educativas, intermediações e guianças que envolvam o diálogo entre a Geociências e Arqueologia da Paisagem em pontos de interesse geológico e geomorfológico da região de Botucatu.

Funcionamento:

Centro Max Feffer:

De terça a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. Aos sábados, das 8h00 às 17h00.

Domingos e feriados, abertura de acordo com a programação.

Local: Praça Ademir Rocha da Silva, sn, Pardinho – SP.

Para mais informações sobre atividades e acesso ao equipamento via WhatsApp: (14) 99879-2760.

Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás é uma organização da sociedade civil que, há 18 anos, trabalha comprometida com acesso à cultura, educação e inclusão produtiva. Está presente em dois territórios distintos, mas com desafios comuns: a cidade de Pardinho, no interior de São Paulo, e a região da Água Espraiada, na Zona Sul da capital.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5