Conecte-se Conosco

Botucatu

Botucatu deve ter verão com temperaturas acima da média, diz Meteorologista

Publicado

em

O verão em Botucatu deve ser de temperaturas acima da média. A informação é do meteorologista Rafael Vernini. De acordo com ele, o motivo é expectativa de configuração do fenômeno El Ninõ (leia mais abaixo).

Vernini foi procurado pela reportagem do Cidade Botucatu para explicar a formação da tempestade que atingiu Botucatu na tarde do último sábado (22), e causou estragos em diversos pontos da cidade.

O meteorologista conta que foi uma tempestade atípica, de grau severo. “Ao contrário de chuvas estratiformes que são constantes e tem intensidade de fraca a moderada, as chuvas convectivas são geralmente – mas nem sempre – de curta duração, de intensidade moderada a forte, podendo acompanhar descargas elétricas (raios) e granizo. Chuvas convectivas são causadas por nuvens Cumulonimbus (Cb) e podem se formar de diferentes maneiras”, conta.

De acordo com o meteorologista, é necessário haver calor e umidade disponíveis na atmosfera. “A umidade vinda do oceano e da região Amazônica e calor devido ao intenso aquecimento diurno. Para gerar a convecção (mecanismo físico que forma esse tipo de nuvem) é necessário que uma parcela de ar suba até determinada altura na atmosfera para que ocorra a condensação de vapor d’água em água líquida”.

No caso da tempestade do último sábado, havia mais um ingrediente: mudança na velocidade e direção dos ventos com a altura, o que “alimentou” o tempo de vida da tempestade, a intensidade das chuvas e as rajadas de vento.

O meteorologista afirma que os centros de previsão de tempo e clima nacionais e internacionais preveem a configuração do fenômeno El Niño para os próximos meses. A fase quente do El Niño-Oscilação Sul causa alterações nos padrões climáticos em quase todo o globo, inclusive no Brasil.

“Na região Sudeste do país durante episódios de El Niño há um padrão de ocorrência temperaturas acima de média; caso ocorra a confirmação do fenômeno nos próximos meses – que deve ser de intensidade fraca a moderada – espera-se temperaturas acima da média na região de Botucatu durante o verão de 2019”, finaliza.

Cidade Botucatu

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Sebrae-SP e Prefeitura de Botucatu orientam MEIs sobre como prestar serviços para Órgãos Públicos

Publicado

em

O objetivo é estimular a formalização, gerar renda e movimentar a economia local com a inclusão desses profissionais no circuito de contratação pública

Cerca de 50 microempreendedores individuais (MEIs) participaram na noite da última terça-feira, 29 de abril, da apresentação da plataforma Contrata + Brasil, realizada no Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu. A ação foi promovida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, com o objetivo de ampliar o acesso dos pequenos negócios ao mercado de compras públicas.

Durante o encontro, os participantes conheceram a plataforma do Governo Federal, que permite que MEIs se cadastrem e ofereçam seus serviços diretamente a órgãos públicos, como a Prefeitura, de forma totalmente digital e gratuita. A ferramenta já está ativa em Botucatu, mas ainda é pouco conhecida entre os empreendedores locais.

A apresentação mostrou como funciona o processo de credenciamento, quais documentos são necessários, como identificar oportunidades abertas e como enviar propostas para prestação de serviços ao poder público — tudo feito de forma simples e online.

O foco são MEIs que atuam em áreas como manutenção predial, elétrica, hidráulica, pintura, jardinagem, carpintaria, serralheria, manutenção de equipamentos e pequenos reparos. O objetivo é estimular a formalização, gerar renda e movimentar a economia local com a inclusão desses profissionais no circuito de contratação pública.

Para Victor Eburneo, líder operacional regional do Sebrae-SP em Botucatu, a iniciativa está diretamente conectada à missão da instituição. “O Contrata + Brasil representa uma oportunidade concreta para que o MEI entre no mercado das compras públicas, com menos burocracia e mais acesso. Ao facilitar esse processo, o Sebrae-SP apoia o crescimento dos pequenos negócios e estimula o desenvolvimento econômico local, promovendo mais formalização e circulação de renda dentro da própria cidade.”

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Botucatu, Marcos Aurélio Ribeiro Martins, também destacou a importância do evento para dar visibilidade à ferramenta. “Muitos empreendedores ainda não sabem que podem prestar serviços diretamente à Prefeitura por meio da plataforma. Esse encontro serviu para mostrar, de forma prática, como funciona o sistema e como eles podem se beneficiar dele.”

A expectativa é de que novos encontros como este sejam realizados em breve, com o objetivo de capacitar ainda mais empreendedores e ampliar a base de fornecedores locais nos contratos públicos.

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre chamamento para cadastro e atualização de Serviços e Negócios Turísticos

Publicado

em

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Turismo, torna público o chamamento para cadastro e atualização de bares, restaurantes, hotéis e produtores de eventos, com o objetivo de divulgar os serviços e negócios de interesse turístico conforme edital de credenciamento nº 001/2025 e publicado no Diário Oficial Edição nº 2626A, de 25 de março de 2025.

Os interessados do trade turístico deverão preencher o formulário de cadastro que estará disponível no site turismo.botucatu.sp.gov.br e também através DESTE LINK até o dia 31 de dezembro de 2025.

Poderão se inscrever:

. Meios de hospedagem (Hotéis e pousadas com inscrição municipal);

. Bares;

. Restaurantes;

. Padarias;

. Docerias;

. Sorveterias;

. Cafeterias;

. Atrativos turísticos;

. Empresas de transporte;

. Casas noturnas;

. Locadoras de veículo;

. Ateliês de artesanato;

. Antiquários;

. Hípicas;

. Pesqueiros;

. Produtores de Eventos.

O formulário de inscrição solicitará algumas informações importantes sobre os negócios, como:

. Tipo de empreendimento;

. Nome;

. Endereço;

. Telefone(s) para contato;

. Dias e horários de funcionamento;

. Site e/ou Redes Sociais;

. CADASTUR;

. Logo e Imagens em boa resolução;

. Capacidade total (serviços de alimentação e casas noturnas);

. Número de leitos (serviços de hospedagens).

Essa é uma excelente oportunidade para promover sua empresa e contribuir para o fortalecimento do turismo local. Não perca a chance de divulgar seu estabelecimento e alcançar mais visitantes!

Mais informações

Secretaria Municipal de Turismo

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br

Telefone: (14) 3811-1490 / (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

Concerto no MAGMA homenageia Angelino de Oliveira

Publicado

em

O evento contou com apresentação da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Carlos Lima e participação especial da maestra e cantora Karoline Violeira

No último sábado, 26 de abril, o MAGMA – Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia, foi cenário de uma tarde marcada pela música, pela memória e pela celebração da cultura local. A Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Carlos Alberto Rodrigues de Lima e com participação especial da maestra e cantora Karoline Violeira, apresentou um concerto emocionante em homenagem ao compositor Angelino de Oliveira — autor da clássica “Tristezas do Jeca” e nome fundamental na história musical de Botucatu.

A apresentação, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o MAGMA, reuniu o público na Concha Acústica do Museu. Com um repertório que incluiu principalmente caipira, a homenagem destacou a contribuição artística de Angelino de Oliveira e sua forte ligação com a cidade. O Hino de Botucatu é de autoria deste grande artista.

Para o maestro Carlos Alberto, que está à frente da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, a ocasião foi especialmente simbólica por unir memória afetiva, legado musical e reconhecimento cultural.

“Sei bem sobre a real importância de Angelino de Oliveira para a cultura do nosso país e do mundo. Reger esse concerto foi um momento de extrema emoção e consagração. Ao lado de Berenice e Ricardo Athias, acompanhei de perto o nascimento do MAGMA e vejo com orgulho essa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura como uma ação determinante para preservar nossa memória e fortalecer a identidade botucatuense. Nossa banda é formada por músicos incríveis, que tornam possível uma entrega artística de alta qualidade, como a que vivemos nesse dia tão especial.”

De acordo com a diretora e curadora do MAGMA, Berenice Balsalobre, o evento reforça a importância da música e da arte para a população.

“Receber o Concerto da Banda Municipal no  MAGMA fortalece o nosso compromisso com a cultura em suas múltiplas expressões, além de mostrar que o Museu é, acima de tudo, um espaço vivo, onde memória, conhecimento e emoção se encontram.”

A conexão entre arte, memória e pertencimento também foi ressaltada pela cantora e maestra Karoline Violeira, que emocionou o público com sua performance. Para ela, a oportunidade de cantar no MAGMA e homenagear Angelino de Oliveira teve um significado especial:

“Foi uma grande honra participar. A força sonora da banda, em um espaço que valoriza a cultura e a história, transforma tudo em algo ainda mais simbólico. Para mim, interpretar essas canções é uma forma de manter vivo um legado — eternizando os artistas, suas obras e os valores que carregam. Cantar em Botucatu, minha casa, é também uma maneira de homenagear a terra em que vivemos”, finalizou.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5