Conecte-se Conosco

Cultura

“Bauru Jazz Festival 2023” terá grandes artistas em evento gratuito

Publicado

em

Entre os dias 02 e 06 de agosto, a cidade será palco de grandes nomes do jazz de Bauru, além de músicos convidados de renome internacional

Jazz é o ato de tocar que expressa liberdade, de interpretação individual, de usar e abusar do improviso com muita criatividade em ritmos não lineares. Mas o melhor do jazz não é ouvir, é sentir. E assim foi criado o “Bauru Jazz Festival”, que será realizado nos dias 02, 03, 04 e 05/08 na área de convivência do Sesc com encerramento no dia 06/08 no Parque Vitória Régia, com uma grande festa da música (programação completa no fim). Entre as atrações estarão presentes Paulo Maia Quarteto, Raloz Jazz Trio, Dabus Brothers, Grupo Senna6, CamJazz, entre outros. E entre os convidados nomes como Fábio Pascoal, filho do grande Hermeto Pascoal, Marcio Negri, Hector Costita, Carol Panesi, Jota P. e Chico Oliveira. Todas as apresentações serão gratuitas e para todas as idades.

O músico e um dos idealizadores do festival, Paulo Maia, destaca a importância de um evento desse porte para a cidade. “Fazer o Bauru Jazz Festival é um sonho antigo. Nosso objetivo é dar espaço para que os músicos daqui possam mostrar todo seu talento e energia musical para a população. Por isso, fizemos questão de ser gratuito, para que a maioria das pessoas consigam apreciar um som de muita qualidade. Além de terem a oportunidade de acompanhar músicos de renome internacional, que chegam para abrilhantar ainda mais as apresentações com suas participações especiais nos shows”, diz Maia.

O “Bauru Jazz Festival” ainda terá um caráter educativo, com o oferecimento do workshop – Construção do Álbum “Inéditas Hermeto”, Harmonia e Arranjo -, ministrado por Paulo Maia, no dia 02/08 (quarta-feira), às 15h, na sala 3 do Sesc Bauru. E nos dias 03 e 04/08, das 14h30 às 18h30, e 05/08, das 9h30 às 13h30, a multi-instrumentista carioca Carol Panesi irá ministrar a “Oficina de Música Universal”, na sede da Banda e Orquestra Municipal de Bauru. Ambos com entrada gratuita.

O produtor executivo Celso Zonta, também idealizador do “Bauru Jazz Festival”, explica que não existe outro evento do estilo na região centro oeste paulista. “No Brasil existem grandes festivais de jazz durante todo ano. E até em algumas cidades próximas também são realizados, porém ainda nenhum por aqui. Por isso, achamos que seria uma grande oportunidade iniciar uma tradição muito importante, musicalmente falando, já que Bauru é um celeiro de excelentes músicos, que sempre se destacaram no cenário nacional e internacional. Nossa intenção é movimentar a cena musical de Bauru e região”, afirma Zonta.

O “Bauru Jazz Festival 2023” é uma realização da Associação Musical Allegro, com patrocínio da Secretaria de Cultura de Bauru por meio da PEC (Programa de Estímulo à Cultura). Apoio Cultural:  Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), Sesc Bauru, Templo Bar, Jr. Felício Entretenimento, Palamin Impressão Digital, Dora Press Comunicação e Studio Pilha.

Programação:

  • 02/08 (quarta-feira), 20h: PM4 convida Carol Panesi e Fábio Pascoal – Show Inéditas Hermeto / SESC.
  • 03/08 (quinta-feira), 20h: Raloz Jazz Trio convida Chico Oliveira e Marcio Negri – Show A história do Jazz / SESC.
  • 04/08 (sexta-feira), 20h – CamJazz convida Jota P. – Show 87 anos de Hermeto Pascoal / SESC.
  • 05/08 (sábado), 16h30: Dabus Brothers convida Hector Costita – Show Bossa in Jazz / SESC.
  • 06/08 (domingo), 15h: Encerramento com Grupo Senna6, apresentação da Oficina de Música Universal (Carol Panesi) e CamJazz / Parque Vitória Régia.

Serviço

O Sesc Bauru fica na rua Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia. O Parque Vitória Régia fica na avenida Nações Unidas, 25-25, Jardim Brasil. 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Pinacoteca promove Sextou na Pina no dia 2

Publicado

em

A Pinacoteca de Botucatu realiza mais uma edição do projeto “Sextou na Pina” nesta sexta-feira, dia 2 de maio.

O espaço estará com horário estendido até às 21h, proporcionando à população a oportunidade de visitar as exposições em cartaz e desfrutar de um ambiente cultural no início do fim de semana.

O projeto busca incentivar a fruição artística e o acesso à cultura por meio de visitas noturnas, reunindo arte, diálogo e um ambiente acolhedor no centro da cidade.

Serviço:

Data: 2 de maio (sexta-feira)

Horário: Até as 21h

Local: Pinacoteca de Botucatu – Rua General Telles, 1040, Centro

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Continuar Lendo

Botucatu

Concerto no MAGMA homenageia Angelino de Oliveira

Publicado

em

O evento contou com apresentação da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Carlos Lima e participação especial da maestra e cantora Karoline Violeira

No último sábado, 26 de abril, o MAGMA – Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia, foi cenário de uma tarde marcada pela música, pela memória e pela celebração da cultura local. A Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Carlos Alberto Rodrigues de Lima e com participação especial da maestra e cantora Karoline Violeira, apresentou um concerto emocionante em homenagem ao compositor Angelino de Oliveira — autor da clássica “Tristezas do Jeca” e nome fundamental na história musical de Botucatu.

A apresentação, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o MAGMA, reuniu o público na Concha Acústica do Museu. Com um repertório que incluiu principalmente caipira, a homenagem destacou a contribuição artística de Angelino de Oliveira e sua forte ligação com a cidade. O Hino de Botucatu é de autoria deste grande artista.

Para o maestro Carlos Alberto, que está à frente da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, a ocasião foi especialmente simbólica por unir memória afetiva, legado musical e reconhecimento cultural.

“Sei bem sobre a real importância de Angelino de Oliveira para a cultura do nosso país e do mundo. Reger esse concerto foi um momento de extrema emoção e consagração. Ao lado de Berenice e Ricardo Athias, acompanhei de perto o nascimento do MAGMA e vejo com orgulho essa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura como uma ação determinante para preservar nossa memória e fortalecer a identidade botucatuense. Nossa banda é formada por músicos incríveis, que tornam possível uma entrega artística de alta qualidade, como a que vivemos nesse dia tão especial.”

De acordo com a diretora e curadora do MAGMA, Berenice Balsalobre, o evento reforça a importância da música e da arte para a população.

“Receber o Concerto da Banda Municipal no  MAGMA fortalece o nosso compromisso com a cultura em suas múltiplas expressões, além de mostrar que o Museu é, acima de tudo, um espaço vivo, onde memória, conhecimento e emoção se encontram.”

A conexão entre arte, memória e pertencimento também foi ressaltada pela cantora e maestra Karoline Violeira, que emocionou o público com sua performance. Para ela, a oportunidade de cantar no MAGMA e homenagear Angelino de Oliveira teve um significado especial:

“Foi uma grande honra participar. A força sonora da banda, em um espaço que valoriza a cultura e a história, transforma tudo em algo ainda mais simbólico. Para mim, interpretar essas canções é uma forma de manter vivo um legado — eternizando os artistas, suas obras e os valores que carregam. Cantar em Botucatu, minha casa, é também uma maneira de homenagear a terra em que vivemos”, finalizou.

Continuar Lendo

Botucatu

Cultura terá Oficina Prática de Cosplay neste sábado, 03

Publicado

em

A ação é voltada ao publico em geral com vagas limitadas a 20 inscritos

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura, convida o público para participar da Oficina Prática de Cosplay – Confecção de Braçadeira Medieval, voltada a pessoas interessadas em iniciar no universo cosplay e aprender técnicas de criação de acessórios inspirados em personagens de animes, filmes, séries, quadrinhos e jogos eletrônicos.

A oficina será realizada neste sábado, 03 de maio, das 14 às 18 horas, na Pinacoteca Fórum das Artes (Rua General Telles, 1040 – Centro). A participação é gratuita e voltada para o público em geral, com classificação livre e limite de 20 vagas.

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/87rUGxE2pFBHQuJLA Os selecionados serão contatados até o dia 02 de maio de 2025 pela equipe organizadora.

Durante a atividade, os participantes aprenderão o passo a passo para a confecção de uma braçadeira medieval utilizando técnicas do tipo “faça você mesmo” (DIY), com materiais acessíveis como E.V.A. e tinta acrílica.

Serão abordadas práticas de modelagem, recorte, pintura, colagem e envernização, que poderão ser aplicadas futuramente na produção de trajes e acessórios para cosplay.

A oficina será ministrada por Nidowilliam Henrique Spadotto, produtor audiovisual da Orion Produtora, que durante o período de quarentena da pandemia de Covid-19 iniciou sua trajetória na arte cosplay, desenvolvendo um traje completo do personagem Atreus, do jogo God of War (2018). Atualmente, possui experiência na confecção de armas, acessórios, figurinos e objetos cênicos para produções audiovisuais.

Essa ação integra o projeto Cosplay Garen V 2077, contemplado no Chamamento Público do Edital de Fomento CULTSP nº 02/2024, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5