Conecte-se Conosco

Geral

A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR, por Bahige Fadel

Publicado

em

Pesquisa recente esclareceu que o Brasil é um dos países que menos valoriza o professor. Até aí, nenhuma surpresa. Não é preciso ser um especialista para chegar a esse resultado. Basta entrar numa sala de aula de ensino médio, por exemplo, e perguntar aos alunos quem deseja ser professor. Haverá um silêncio sepulcral. Ninguém está a fim de ser professor. Bem, para não ser radical, vamos dizer que quem deseja ser professor é exceção, não regra.

E por que isso acontece? Não se pode ser simplista e dizer que existe apenas um motivo. Os simplistas dizem que o salário do professor não atrai o jovem de hoje. Isso não é a verdade total. É certo que o salário não é lá essas coisas, mas o motivo principal não está aí. No mundo competitivo de hoje, em qualquer profissão que se exerça o cara tem que ser competente. Se não for, não vai ganhar bem. Há médicos que ganham mal. Há advogados que ganham mal. Como há médicos e advogados que ganham muito bem. Com o professor acontece a mesma coisa. Se for competente, poderá não ganhar tanto quanto o médico competente, mas com certeza será bem remunerado.

O desprestígio da profissão de professor está diretamente relacionado aos caminhos tortuosos que são trilhados pela educação brasileira. Os resultados das avaliações externas nos deixam envergonhados. Estamos quase sempre nas últimas posições, perdendo para países muito mais pobres. Até na América do Sul, em que deveríamos ser reis, estamos abaixo de países como Argentina, Chile e Uruguai.

Em primeiro lugar, os nossos dirigentes têm uma visão muito imediatista de educação. Um mandatário quer realizar algo, para que fique como marca de seu governo. Ninguém quer fazer um plano consistente que poderá dar resultados no futuro. O mandatário quer lançar o plano e colher os resultados no seu mandato. O resultado é sempre o mesmo: tudo é feito de afogadilho, sem nenhuma estrutura consistente e os resultados são esses que vemos há anos.

Por outro lado, os governantes querem sempre realizar coisas que são vistas com facilidade pela população, como a construção de novos prédios, como a aquisição de uma parafernália no campo da informática… Coisas assim. Enquanto fazem questão de gastar dinheiro construindo prédios, os que já existem estão semiabandonados e alguns estão ociosos, em boa parte. Isso fica bem para o político. Mas não fica bem para a educação.

Valorizar o professor corresponde a dar-lhe meios de se aperfeiçoar constantemente. Corresponde também a oferecer-lhe uma estrutura condizente com as necessidades de seu trabalho. A ele também devem ser dadas condições reais de trabalho e autoridade para desempenhar bem suas funções. Ao professor deve ser dada a oportunidade de ter um trabalho continuado com uma clientela. O professor não pode ser apenas um repetidor de decisões de pessoas que não conhecem o aluno, a escola e o meio em que está inserida.

O professor deve ser um líder, numa pessoa motivada e engajada na atividade que desenvolve. O professor deve ser uma pessoa feliz e bem-sucedida. Ninguém quer aprender com uma pessoa infeliz e fracassada.

Enquanto não se trabalhar a figura do professor, não conseguiremos bons resultados na educação. E continuaremos a lamentar as mesmas derrotas de sempre.

BAHIGE FADEL

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Alunos de Biologia promovem ação social em Botucatu

Publicado

em

Ação envolve cuidados com a saúde de crianças/jovens e segue princípio da curricularização

Estudantes do 2º ano do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), modalidade bacharelado, estão atuando em uma nova atividade de extensão universitária. Com o apoio e acompanhados de profissionais da área de saúde, como odontopediatras, pediatras e psicólogos, os alunos do IBB promoverão ações de conscientização e de cuidados com a saúde em prol das crianças e jovens envolvidos nos projetos da Associação Ide de Assistência à Infância e à Juventude. Haverá, inclusive, arrecadação de itens de higiene pessoal para as crianças e jovens assistidos pela Associação Ide.

Obrigatória para os alunos da modalidade bacharelado do novo currículo (2023), a atividade faz parte do processo de curricularização da extensão e contará com a participação de aproximadamente 40 alunos do IBB. Responsável pela atividade de extensão, a professora Flávia Karina Delella, coordenadora do curso de Ciências Biológicas do IBB, em conjunto com a turma do 2º ano, escolheu a Associação Ide para trabalhar em colaboração.

A sede da Associação Ide fica localizada no Centro Comunitário “Luiz Lopes de Moraes”, no conjunto Habitacional Clemente Jorge Roncari, popularmente conhecido como Cohab 5. No horário de contraturno escolar, as crianças e jovens assistidos pelo projeto participam de atividades de música, aprendendo a tocar instrumentos como violão e flauta doce; recebem aulas que incentiva o desenvolvimento artístico ainda na infância, como canto, dança, teatro, percussão brasileira e bordado em vagonite; aulas sobre educação ambiental; praticam esportes como karatê, jiu-jítsu, damas, muay thai e recreação esportiva.

Extensão universitária do IBB na Associação Ide

Os alunos 2º ano do curso de Ciências Biológicas do IBB atuarão diretamente no amparo aos participantes da associação em vulnerabilidade social com uma ação beneficente que visa a arrecadação de itens de higiene pessoal. Ao todo são 81 assistidos, com idade entre 6 e 15 anos, que receberão kits de higiene pessoal preparados pela turma do 2º ano, com base na doação de itens por toda a comunidade universitária do nosso instituto.

A arrecadação de itens será feita no próprio IBB, com dois pontos de coleta: Saguão de Entrada da Diretoria e STAEPE. Tais itens também serão coletados nos eventos locais, como Darwin Day, Simpósio LABIDS e Encontro de Biociências, entre outros. Os interessados podem contribuir doando itens básicos de higiene pessoal, como sabonete, shampoo, condicionador, pasta e escova de dente, desodorante. As doações serão aceitas até setembro de 2024, mês em que será realizada a entrega das doações aos assistidos.

Sobre a Associação Ide

Com o objetivo de promover ações comunitárias nos bairros de Botucatu e região, o Ide iniciou sua atuação na cidade em 2011, com o Projeto IDE: “Criança Atendendo Criança”. O projeto oferecia aulas de pintura, música, teatro, dança e diversas outras atividades voltadas para as crianças e jovens.

Reafirmando a missão social de proteger e assegurar os direitos da infância e adolescência dos participantes das atividades, o projeto ganhou força e, em 2014, alcançou seu objetivo maior, tornando-se a Associação Ide de Assistência à Infância e a Juventude. Com cerca de 14 profissionais atuando diretamente nos projetos da associação, hoje o Ide acolhe não apenas as crianças e jovens por meio de suas ações, mas também as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo o vínculo familiar, o incentivo aos estudos e as ações comunitárias.

Saiba mais sobre a trajetória da Associação Ide e suas inúmeras ações sociais acessando: https://www.instagram.com/idebtu/.

Continuar Lendo

Botucatu

Obra Madre Marina Videmari assina termo de fomento de emenda impositiva

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (08/05), mais um Termo de Fomento proveniente das emendas impositivas da Câmara de Botucatu foi assinado em pequena cerimônia realizada na Prefeitura de Botucatu.

O termo formalizou a destinação da emenda impositiva nº 9 à Obra Madre Marina Videmari, que a utilizará para o fechamento da sua quadra poliesportiva. A emenda era de iniciativa dos vereadores Alessandra Lucchesi (PSB), Silvio (PSD) e Rose Ielo (PDT) e do ex-vereador Lelo Pagani. Também esteve presente no ato da assinatura o presidente da Câmara, Cula (MDB).

Orçamento impositivo

2024 é o primeiro ano em que estão sendo executadas no orçamento municipal as emendas impositivas. Com elas, os vereadores podem indicar como 1,2% do orçamento botucatuense será utilizado pela Prefeitura. Enquanto 50% deste valor deve ser destinado obrigatoriamente à área da saúde, o restante pode atender as mais variadas demandas da população.

As emendas impositivas têm sido liberadas aos poucos e, até agora, ao menos nove entidades do terceiro setor foram contempladas com o recurso.

Continuar Lendo

Botucatu

Paulinho Alves sai do grupo de Pardini e declara apoio a André Spadaro

Publicado

em

Paulo Sérgio Alves, conhecido como Paulinho do OP, declarou ontem que vai atuar na articulação política da pré-campanha de André Spadaro. Com o anúncio, Paulinho sela a saída do grupo do Prefeito Mário Pardini que apoia Fábio Leite para a sucessão do Executivo.

Com a mudança, fica em dúvida a aliança entre o PSD de Pardini e o MDB, liderado por João Cury.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5