Conecte-se Conosco

Botucatu

2º Flor e Ser no Campus de 21 a 25 de setembros

Publicado

em

O mês de setembro nos proporciona um momento incomparável e sempre muito aguardado: o início da Primavera. A estação das flores! Tempo em que os dias ficam claros e o sol brilha mais forte. Um período rico em cores, aromas e ideal para celebrar a vida.

Momento em que descobrimos que nossa existência é um constante renovar, do semear ao florescer. As boas energias da primavera nos impulsionam a realizar gestos, muitas vezes simples, mas cheios de significado e capazes de melhorar nossas vidas e das pessoas a nossa volta. Os dias de setembro são pródigos em revelar o verdadeiro sentido da vida que merece ser cuidada com amor, leveza e responsabilidade.

Ao mesmo tempo que vivenciamos esse momento de celebração, infelizmente há um triste e difícil ponto para o qual devemos ficar atentos: o suicídio. Um fenômeno complexo, de várias causas, que pode afetar qualquer pessoa, mas possível de ser prevenido. Devemos ficar sempre alertas às pessoas próximas, analisando comportamentos e condutas.

O Flor e Ser é uma ação que proporciona a oportunidade de pensarmos e agirmos de forma renovadora, como novos plantios, e visando sempre uma nova vida, um novo nascer. Mostrar como a vida deve ser cuidada, a fim de nos permitir, sempre, um novo despertar.

Programação:
Data: 21 a 25 de setembro de 2020
Local: Complexo HCFMB (distribuição de sementes) e atividades on-line
Ações
Dia 21 de Setembro – 19 horas
Live de Abertura: “# As flores no caminho”, com Floriana Bertini – Médica especialista em Cardiologia e Medicina Nuclear pela USP, atualmente desenvolve suas atividades no serviço de Ergometria do Hospital Albert Einstein e no Laboratório Fleury Medicina e Saúde.

Dia 22 de Setembro – 19 horas
Live: “Os benefícios de se conviver com a natureza em casa”, com Nathália de Souza Parreiras – Doutora em Agronomia e Horticultura pela Unesp.

Dia 23 de Setembro – a partir das 18 horas

• 18 horas – Live: “Atividade Física e Saúde”, com Maria Deisy Terumi Ueno – Profissional de Educação Física, supervisora do Projeto de Extensão Saúde Ativa, doutoranda em Ciências da Motricidade, orientada pelo professor Eduardo Kokubun da Unesp Campus de Rio Claro.

• 19 horas – Live: “O Cuidado como modo-de-ser”, com Maria Luísa Vichi de Campos – Médica psiquiatra, mestra e doutora em saúde coletiva pela Unesp, atualmente desenvolve suas atividades no Ceatox do Instituto de Biociências de Botucatu – Unesp e Maria Cristina Pereira Lima, médica psiquiatra, mestra pela UNICAMP e doutora pela USP, professora e atual diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Dia 24 de Setembro – 19 horas
Live – “Conexão com a natureza e os benefícios com a saúde”, com Karina Pavão Patrício, Prof.ª Dra. do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu e Coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB, e Eliseth Ribeiro Leão, pesquisadora, docente pesquisadora e docente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Dia 25 de Setembro – 19 horas

Live de Encerramento: “# Há Flores no Caminho?”, com Floriana Bertini – Médica especialista em Cardiologia e Medicina Nuclear pela USP, atualmente desenvolve suas atividades no serviço de Ergometria do Hospital Albert Einstein e no Laboratório Fleury Medicina e Saúde.
As lives poderão ser acompanhadas na página do Facebook e no canal do Youtube do Hospital das Clínicas de Botucatu.

Iniciativa
Gerência de Relações Institucionais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (GRI – HCFMB)
Organização
Núcleo de Eventos Institucionais do HCFMB (NEI– HCFMB) Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB (NHS– HCFMB)
Apoio: Grupo de Trabalho e Desenvolvimento em Recursos Humanos (GTDRH) – FMB, Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing (NCIM) – HCFMB, Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde (NUMIS) – FMB, Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) – FMB, Central de Altas e Internações – HCFMB, Ambulatório de Especialidades do HCFMB, Ambulatório de Funcionários/Servidores do HCFMB.

Parceiros: Sindicato Rural de Botucatu, HorgBio (confirmar demais parcerias)
Realização: FAMESP; Hospital das Clínicas de Botucatu – HCFMB Faculdade de Medicina de Botucatu

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5