Bahige Fadel

VENDER O PEIXE, artigo de Bahige Fadel

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VENDER O PEIXE

Você já deve ter ouvido várias vezes que, na vida, para se ter sucesso, é preciso saber vender o seu peixe. E o que quer dizer isso? Você deve ter a capacidade de valorizar aquilo que deseja ‘vender’ para alguém. Isso é fundamental. Todos nós já vimos pessoas inteligentes, competentes, capazes, mas que não são bem-sucedidas em sua profissão. Ao se referirem a essas pessoas, alguns dizem: Coitado! Não tem sorte na vida. Só que, na maioria das vezes, a questão não é de sorte, mas de não saber vender o seu peixe. E isso ocorre em vários tipos de atividades. Quantas vezes a gente viu um estabelecimento comercial que tinha tudo para dar certo, mas deu errado? Muitas. E por que isso ocorreu? O proprietário não soube vender o seu peixe. Não soube valorizar o seu produto, para que despertasse o interesse dos clientes. É assim que uma grande ideia pode ter trágicos resultados, por falta de uma pessoa que saiba valorizar e divulgar o produto.

Pois bem. Agora estamos em período de campanha eleitoral. É o período em que aparecem os vendedores de peixe. E o produto a ser vendido é o próprio candidato. E é nessa ocasião que se destacam os bons vendedores de peixe. Muitas vezes, o peixe nem é de boa qualidade, mas na voz do candidato se transforma no melhor dos alimentos políticos. O bom vendedor transforma uma pequena virtude que possui em algo maravilhoso, insubstituível, extremamente necessário. Por outro lado, transforma um grande defeito em algo insignificante. O bom vendedor de peixe, mesmo não tendo outras virtudes exceto vender o seu peixe, acaba sendo eleito. Pode também ocorrer de um excelente candidato ser derrotado, por não saber vender o seu peixe com competência.

Deu para notar que corremos um grande perigo: corremos o risco de eleger pessoas incompetentes e desonestas, só porque são bons vendedores de peixe. Quem sofre com isso? Nós mesmos. Por isso, devemos estar alerta. Lembram quando se dizia que alguma pessoa tinha comprado gato por lebre? Lembra? O que queria dizer essa expressão? Que a pessoa foi enganada. Pois é. O bom vendedor de peixes pode, nessas eleições, nos fazer comprar gato por lebre. E depois disso serão quatro anos de indigestão.

Temos de tomar muito cuidado. Estudar o currículo do candidato é uma alternativa. Avaliar a vida pregressa do candidato também ajuda. Ver a folha corrida do cara ajuda. Estudar as suas propostas. Avaliar quem o acompanha. ‘Dize-me com quem andas que eu te direi quem és’. Quem anda com lobo não é cordeiro. Quem costuma se chafurdar na lama não pode sair limpo do lamaçal.  É hora de sermos responsáveis. Por nós e pelo Brasil. As grandes promessas dificilmente se transformam em grandes feitos.

BAHIGE FADEL

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