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Botucatu

Vacinação Antirrábica na área urbana começa em setembro

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A Vigilância Ambiental em Saúde realizará no mês de setembro a Campanha de Vacinação Anual Antirrábica de Cães e Gatos para a área urbana. Todos os animais acima dos três meses de idade deverão receber a dose da vacina.

A VAS ressalta a importância de imunizar os animais, principalmente após a confirmação do terceiro morcego infectado por raiva encontrado na Vila Maria. O morcego foi encontrado morto em uma residência onde há três cães e oito gatos que possivelmente tiveram contato com o animal.

“Trata-se do terceiro caso de raiva em morcegos este ano em Botucatu e o segundo do mês de agosto, ambos da mesma espécie frutífera. A Vigilância ressalta que a população não deve tentar capturar os morcegos. Caso encontre um caído ou pousado em local não habitual, é importante isolar o animal, manter cães e gatos afastados e acionar a Vigilância Ambiental em Saúde”, destaca Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.

A Campanha de Vacinação Antirrábica ocorrerá em seis dias com postos volantes para atender todas as regiões de Botucatu. Nos dias 14, 21 e 28 de setembro, das 8 às 13 horas, a Vigilância disponibilizará um posto fixo na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores) para atender a população que não conseguir levar seus animais para serem imunizados durante a semana.

Lembrando que o Canil Municipal, localizado na Avenida Itália, s/n, no Lavapés, é um posto permanente de vacinação antirrábica e atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30 (3811-1515).

A Vigilância Ambiental em Saúde atende de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas pelo telefone (14) 3813-5055. Após o horário comercial, finais de semana e feriados, o plantão será acionado através da Guarda Civil Municipal (199).

Confira o calendário de vacinação abaixo:

REGIÃO NORTE – 9 de setembro (segunda-feira)

Posto 1: Jardim Paraíso

Rua Lourenço Carmelo – Escola Aranha Pacheco

Das 9 às 16h30

Posto 2: Jardim Paraíso II

Praça Rosa Rodrigues Devidé – Supermercado Panda

Das 9 às 16h30

Posto 3: Jardim Flamboyant

Avenida Universitária com a Rua Lourenço Castanho – próximo a Panificadora Luar

Das 9 às 16h30

Posto 4: Jardim Monte Mor

Rua Hermes Fonseca, 542 – PIEC

Das 9 às 16h30

Posto 5: Jardim Planalto

Avenida Universitária – Pista de Skate

Das 9 às 16h30

Posto de 6: Jardim Itamaraty

Rua Indalécio Nunes da Silva com Manuel Sobrinho – Praça João Dias Cordeiro Filho

Das 9 às 16h30

Posto 7: Jardim Ypê

Avenida João Batista Carnietto – Ref. Pinton Materiais para Construção

Das 9 às 16h30

Posto 8: Jardim Cambuí/Ouro Verde

Rua José Fernandes Vasques, ao lado da Escola Leonor Bicudo Vizzenzotto

Das 9 às 16h30

Posto 9: Jardim Eldorado

Avenida João Batista Carnietto, ao lado da Escola José Antônio Sartori

Das 9 às 16h30

Posto 10: Jardim Continental

Joaquim Garcia com a Salvador Bavia – Praça Edgard Carone

Das 9 às 16h30

Posto 11: Vila Antártica

Igreja Nossa Senhora de Fátima (Embraer)

Das 9 às 16h30

Posto 12: Vila dos Lavradores

Praça Alexandre Fleming – PS Infantil

Das 9 às 16h30

Posto 13: Vila Antártica

Praça Dom Pedro com Rua Doutor Guimarães – Espaço Animal

Das 9 às 16h30

REGIÃO LESTE – 10 de setembro (terça-feira)

Posto 1: Vila Maria

Rua Angelo Milanesi – Praça da Igreja Nossa Senhora Menina

Das 9 às 16h30

Posto 2: Jardim Cristina

Avenida Conde Serra Negra – Praça Olice Petricone – Ref. Mercado São Matheus

Das 9 às 16h30

Posto 3: Alindo Durante

Rua Benedita Paganini – Ref. Mercado Havalon

Das 9 às 16h30

Posto 4: Cohab II

Rua Francisco Oliveira Leite – Posto de Saúde – Jardim Cristina

Das 9 às 16h30

Posto 5: Jardim Ciranda/Jardim Brasil

Rua Sebastião Gonçalves Cunha com Domingos Cariola – Projeto Vida Nova (CRAS)

Das 9 às 16h30

Posto de 6: Jardim Ciranda/Jardim Vista Linda

Rua Zorobabel Ferreira de Sá, ao lado da Igreja O Brasil para Cristo

Das 9 às 16h30

Posto 7: Jardim Peabiru

Rua Domingos Cariola – Panificadora Kipão

Das 9 às 16h30

Posto 8: Vila Éden

Rua Domingos Cariola com a Rua Raul Torres

Das 9 às 16h30

Posto 9: Cohab IV/Jardim Bandeirantes

Avenida Doutor Nahime Zacharias junto ao Centro Comunitário

Das 9 às 16h30

Posto 10: Vila Auxiliadora

Rua Professor Wagner – Ginásio Municipal Mário Covas

Das 9 às 16h30

Posto 11: Bairro Alto

Rua Major Moura Campos – Praça da Igreja Menino Deus

Das 9 às 16h30

Posto 12: Vitoriana

Posto de Saúde

Das 9 às 16 horas

Posto 13: Vitoriana

Praça da Igreja

Das 9 às 16 horas

REGIÃO CENTRAL – 11 de setembro (quarta-feira)

Posto 1: Jardim Central/Vila São Lúcio

Rua Manuel da Silva ao lado da AAF

Das 9 às 16h30

Posto 2: Vila São Luís

Rua Rodolfo Devidé ao lado do Bar do Gotardi

Das 9 às 16h30

Posto 3: Jardim Bom Pastor/Vila Aparecida

Praça Raul de Barros, ao lado da Casa dos Meninos

Das 9 às 16h30

Posto 4: Vila Sônia

Praça Brasil Japão, ao lado da APAE

Das 9 às 16h30

Posto 5: CECAP

Praça Carlos Cézar – Posto de Saúde

Das 9 às 16h30

Posto de 6: Vila Santa Terezinha

Rua Cardoso de Almeida – Igreja Santa Terezinha

Das 9 às 16h30

Posto 7: Centro

Praça Igreja São José – Espaço Cultural

Das 9 às 16h30

Posto 8: Vila Cidade Jardim

Rua Luiz Vaz de Camões com Rua Germino Daltin – Mercado Jardim

Das 9 às 16h30

Posto 9: Cohab V

Rua Mirabeu Camargo Pacheco – Centro Comunitário

Das 9 às 16h30

Posto 10: Comerciários III

Rua Benedito Matias da Penha – Paróquia Santíssimo Sacramento

Das 9 às 16h30

Posto 11: Comerciários III

Avenida Edberto Roque Esforsin – Próximo Escola Professor Jonas Alves de Araújo

Das 9 às 16h30

Posto 12: Parque das Cascatas (Posto fixo)

Esquina Avenida Alameda Grevilleas com Alameda Antônio Sartor

Das 9 às 10h30

Posto 13: Spazzio Verde (Posto fixo)

Das 10h45 às 12 horas

Posto 14: Terras Altas (Posto fixo)

Das 13 às 14 horas

Posto 15: Vale do Sol (Posto fixo)

Das 14h30 às 16h30

REGIÃO SUL – 12 de setembro (quinta-feira)

Posto 1: Residencial Santa Maria

Rua Ana Vieira – Creche Professora Jurema Cordeiro

Das 9 às 16h30

Posto 2: Jardim Maria Luiza

Avenida Professor Antônio S. Ribeiro de Faria – Sabesp (caixa d’água)

Das 9 às 16h30

Posto 3 e 4: Parque 24 de Maio

Rua Leopoldina Pinheiro Cintra – Igreja Congregação Cristã  do Brasil

Das 9 às 16h30

Posto 5: Recreio do Havaí

Estrada Municipal dos Delegos com Domingos Policastro

Das 13 às 16h30

Posto de 6: Convívio Park Residencial

Avenida das Primaveras – Pátio de Veículos

Das 9 às 16h30

Posto 7: Parque dos Pinheiros

Rua José Geraldo de Oliveira – Mercado e Padaria Fortaleza

Das 9 às 12 horas

Posto 8: Cohab I

Praça José Potiens – Rua Armelindo Mori – supermercado Mazini

Das 9 às 16h30

Posto 9: Cohab I

Praça João Bruder – Escola Sophia Gabriel

Das 9 às 16h30

Posto 10: Cohab I

Praça Dib Jorge Saad – Panificadora Rainha

Das 9 às 16h30

Posto 11: Cohab I

Rua Ciro Leão – Campo de Bocha/ Panificadora Rainha

Das 9 às 16h30

REGIÃO OESTE – 13 de setembro (sexta-feira)

Posto 1: Rubião Júnior

Avenida Bento Lopes – Creche João Rossetto

Das 13 às 16h30

Posto 2: Rubião Júnior

Praça José de São Nogueira – Subprefeitura

Das 9 às 16h30

Posto 3: Vila Paraíso (Rubião Júnior)

Rua Luiz Castelletti – Casa Santo Inácio

Das 9 às 16h30

Posto 4: Residencial Caimã

Rua Antônio Madureira – Supermercado Serve Todos

Das 9 às 16h30

Posto 5: Jardim Botucatu (Rubião Júnior)

Rua Felipe Alexandre – Campo de Futebol

Das 9 às 16h30

Posto de 6: Jardim Sueleny

Rua Atílio Borgatto

Das 9 às 12 horas

Posto 7: Santa Elisa

Rua Mariana Honória – UBS – Unidade Básica Saúde

Das 9 às 16h30

Posto 8: Vila Real

Rua José Candeias Júnior – Mini Mercado e Padaria Vitoriana

Das 9 às 16h30

Posto 9: Parque Marajoara

Rua Angelo Dezen com Humberto Pinheiro Machado

Das 9 às 16h30

Posto 10: Jardim Aeroporto

Rua Soldado Rubens de Oliveira Cardoso – Creche Municipal

Das 9 às 16h30

Posto 11: Jardim Aeroporto

Rua Soldado Rubens de Oliveira Cardoso – Posto de Saúde, Praça Lucilene Francisco

Das 9 às 16h30

OUTRAS REGIÕES – 16 de setembro (segunda-feira)

Posto 1: Recanto Árvore Grande (posto móvel)

Das 9 às 16 horas

Posto 2: Altos da Serra (posto móvel)

Das 9 às 12 horas

Posto 3: Recanto da Amizade – Cascata da Marta (posto móvel)

Das 9 às 16 horas

Posto 4: Fazenda Lageado – ao lado do lago (posto fixo)

Das 9 às 16 horas

Posto 5: Rosa Mística (posto móvel)

Das 13 às 16 horas

Posto 6: Jardim Tropical – Rodovia Domingos Sartori (posto móvel)

Das 9 às 16 horas

Posto 7: Jardim Centenário e Rodovia Antônio Butgnoli

Das 9 às 16 horas

Posto 8: Vista Alegre (posto móvel)

Das 9 às 16 horas

Serviço:
Vigilância Ambiental em Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores
Telefone: 3813-5055

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Reta Rápido emite nota oficial sobre greve

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Nota à imprensa – Reta Rápido

A Reta Rápido Transportes Ltda. vem a público lamentar e esclarecer os fatos referentes à greve abusiva deflagrada por parte de seus funcionários no dia de hoje (12).

Nota de Esclarecimento
Botucatu, 12 de junho de 2025
A Reta Rápido Transportes Ltda. vem a público lamentar e esclarecer os fatos referentes à greve abusiva deflagrada por parte de seus funcionários no dia de hoje.
É fundamental ressaltar que a Reta Rápido Transportes jamais se negou a negociar com o Sindicato da categoria. Pelo contrário, as tratativas para buscar uma solução consensual estão em andamento contínuo. Prova disso é a audiência já designada para o dia 13 de junho de 2025 no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), onde a empresa espera avançar nas negociações e resolver o impasse.
Apesar da disposição da empresa em dialogar, presenciamos com grande preocupação a conduta inaceitável de parte dos trabalhadores, que, de forma deliberada, murcharam os pneus dos ônibus, impedindo a saída dos veículos e, consequentemente, o cumprimento das linhas. Essa ação irresponsável causou graves prejuízos à sociedade botucatuense, que ficou sem o serviço essencial de transporte público, afetando o deslocamento de milhares de cidadãos para suas atividades diárias.
A Reta Rápido Transportes Ltda. reitera seu compromisso com a legalidade e com a população de Botucatu. Diante dos atos de vandalismo e da interrupção injustificada do serviço, a empresa informa que todas as medidas legais cabíveis serão tomadas para apurar as responsabilidades e mitigar os danos causados.
Agradecemos a compreensão da população e reforçamos que estamos empenhados em restabelecer a normalidade do serviço o mais breve possível.
Atenciosamente,
Reta Rápido Transportes Ltda.

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Botucatu

CLAI/FMB forma primeira turma no curso de LIBRAS

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Iniciativa amplia as competências dos servidores e estudantes e demonstra a valorização da diversidade e a preocupação com atendimento adequado às pessoas surdas

 

No último dia 29 de maio aconteceu o encerramento das atividades do 1º Curso de Extensão em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) promovido pela Comissão Local de Acessibilidade e Inclusão (CLAI) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP). Nessa primeira turma foram disponibilizadas 22 vagas, formando servidores técnico-administrativos, docentes e alunos.

 

Realizado na modalidade presencial e com 60 horas de duração, o curso teve como foco a acessibilidade na área da saúde, com objetivo de proporcionar aos participantes o domínio básico da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), permitindo uma comunicação inicial eficaz com pessoas surdas e ensinando conceitos fundamentais para uma interação mais inclusiva e sensível.

 

A ideia desse treinamento surgiu durante uma das reuniões da CLAI e atendeu sugestão apresentada por uma discente de graduação. Os recursos foram viabilizados pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/UNESP). “A proposta ressalta a importância de preparar nossos servidores técnico-administrativos, docentes e o corpo discente para interagir com as pessoas que têm deficiência auditiva. E a Língua Brasileira de Sinais, oficial em nosso país, é um instrumento que nos permite receber essas pessoas e integrá-las no dia a dia da nossa universidade”, comenta o professor Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção, vice-diretor da FMB e coordenador da CLAI.

 

A formação em LIBRAS não apenas amplia as competências dos servidores e estudantes, mas também demonstra a valorização da diversidade e o comprometimento em remover barreiras de comunicação que podem excluir determinados grupos da sociedade.

 

“Em vista dessa relevância buscamos os recursos e fomos contemplados pela CPAI. Todos que fizeram o curso o avaliaram positivamente, dizendo que foi uma experiência muito valida. Com isso conseguimos fazer com que integrantes da nossa comunidade acadêmica passem a estar preparados para receber pessoas que fazem uso de LIBRAS para se comunicarem. Isso fará grande diferença para nossa unidade, na interação entre a universidade e a sociedade”, completa Lourenção.

 

Segundo o psicopedagogo Alberto Jorge dos Santos, que junto com sua esposa Patrícia ministrou as aulas, essa modalidade de curso vai além do básico, abordando não apenas os sinais relacionados à área da saúde, mas também capacitando os alunos a compreenderem as diferenças culturais e comunicacionais da comunidade surda.

 

“A comunicação é um pilar fundamental no atendimento à saúde e garantir acessibilidade é um compromisso ético dos profissionais da área. O atendimento clínico em LIBRAS permite que pacientes surdos sejam atendidos de forma humanizada e eficiente, promovendo uma compreensão clara das queixas, diagnósticos e tratamentos. Profissionais capacitados em LIBRAS não só ampliam o acesso à saúde, mas também fortalecem a confiança e o vínculo com o paciente, garantindo um cuidado integral e inclusivo. Incluir LIBRAS no atendimento é um passo essencial para uma prática de saúde mais justa e acessível a todos”, enfatizam.

 

Avaliação

Supervisora do Centro de Saúde Escola (CSE/FMB), a professora Paula Hokama classificou sua participação no curso de LIBRAS como uma experiência transformadora, tanto no aspecto pessoal quanto profissional. Segundo ela, duas situações vivenciadas sintetizam o impacto que esse aprendizado teve sobre sua percepção da surdez e da comunicação.

“Logo no início das aulas, o professor Alberto colocou uma música na sala e convidou um aluno a dançar com sua esposa, a professora Patrícia. No começo, fiquei confusa e até um pouco desconcertada. Eles são surdos ou não? Qual seria o propósito da proposta? Mas tudo ficou claro quando o aluno começou a conduzir a professora e ela o acompanhou com leveza e precisão. Patrícia não escutava a música, mas dançava, porque era guiada com atenção e sintonia, como fazem as dançarinas mais experientes. Foi quando compreendi: se há alguma limitação de um sentido, há também tantas outras capacidades preservadas. A comunicação e a expressão continuam plenas. Ali entendi que LIBRAS não é apenas um novo idioma, é um universo que se abre. E, mais do que isso, percebi que a limitação, muitas vezes, está em mim, e não na pessoa com surdez”, relata.

A segunda situação lhe marcou profundamente como profissional da saúde. O professor relatou o caso de uma equipe do SAMU que atendia uma vítima de acidente na rua. A pessoa estava muito agitada e ninguém entendia o motivo. Até perceberem que se tratava de uma pessoa surda, tentando se comunicar em LIBRAS. “A imobilização forçada, necessária em tantos casos, era para ela um agravante da angústia. Aquela contenção era, justamente, o que ela mais precisava evitar. A lição foi clara: em contextos de urgência, é fundamental considerar a possibilidade de estar diante de uma pessoa surda e estar preparado para isso”.

 

Para Hokama, essas duas vivências mostraram que LIBRAS não é apenas uma ferramenta de inclusão. “É uma forma de escuta. Uma escuta que se faz com os olhos, com as mãos, com a presença, e que, por isso mesmo, é profundamente humana”, completa.

 

Outra aluna a concluir o curso foi a Dra. Renata Maria Zanardo Romanholi, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP/FMB). Para ela, a iniciativa é fundamental  para promover a inclusão das pessoas surdas e contribui para a formação de profissionais de saúde mais sensíveis e preparados para atender às diversidades e às necessidades da população. “Como educadora, reconheço que a oportunidade de vivenciar e aprender a Língua Brasileira de Sinais me fez repensar algumas práticas adotadas que temos durante a graduação na área da saúde”, destaca.

 

Enquanto dirigente do Núcleo de Apoio Pedagógico, Renata diz que o desafio é refletir sobre como essas práticas têm sido trabalhadas ao longo da formação nos cursos de Enfermagem e Medicina, não apenas considerando os futuros pacientes, mas também os estudantes surdos que podem vir a compor o corpo discente da FMB.

 

“O curso foi uma experiência muito enriquecedora. Estar com professores surdos nos permitiu não apenas aprender LIBRAS, mas também refletir sobre as necessidades dessa comunidade em nossa sociedade e os inúmeros desafios que enfrentam nos serviços de saúde, onde ainda predominam o desconhecimento e o preconceito”, afirmou.

 

Quem também avaliou positivamente a iniciativa foi o servidor Paulo Henrique dos Santos, responsável pela Central de Aulas, da FMB. “Achei excelente a iniciativa. Aprendi muito. Foi uma experiência incrível poder compartilhar com os professores os conhecimentos que eles nos passaram. Os sinais que aprendemos em LIBRAS nos permitem a comunicação com as pessoas surdas, compreender o querem e não ter medo de conversar com eles. Aprendemos que na língua de sinais podemos conversar literalmente com essas pessoas. Foi gratificante aprender o básico para tentar essa comunicação”.

 

 

 

 

 

Ana Julia Calore, aluna do terceiro ano de Enfermagem, também concluiu o curso de LIBRAS. Para ela, um dos maiores diferenciais de estudar na Faculdade de Medicina de Botucatu, é justamente ter a possibilidade de conectar ensino e inclusão em seu processo de formação.

 

“O curso é extremamente essencial, afinal, a acessibilidade para a comunidade surda é majoritariamente um recurso humano. Por isso, foi muito interessante que não apenas alunos da graduação participaram e se dedicaram no curso, mas profissionais atuantes dos serviços de saúde e funcionários da faculdade também tiveram esse interesse em aprender a língua. Sei que um dia serei uma enfermeira mais acessível e capaz de fazer a diferença”, comenta.

 

A estudante faz questão de agradecer a todos que lhe permitiriam vivenciar algo importante para sua vida e sua carreira. “Nossos professores foram incentivadores e abertos a dúvidas, ensinando de forma muito leve e divertida diversos temas que nos auxiliaram a entender melhor a Língua Brasileira de Sinais. Sem contar, que eles mesmos fazem parte da comunidade surda e puderam trazer relatos e vivências pessoais durante as aulas. Sou muito grata aos professores Alberto e Patrícia, aos colegas e amigos do curso de LIBRAS e a faculdade por essa oportunidade”.

 

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Botucatu

Prefeitura abre inscrições para o Programa Botucatu Empreendedora

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As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas

Estão abertas e seguem até o dia 30 de junho as inscrições para o Chamamento Público 02/2025 do Programa Botucatu Empreendedora, voltado a empreendedores, empresários e profissionais que desejam expandir seus negócios com o apoio de uma jornada estruturada de capacitações, consultorias e conexões estratégicas.

Estão sendo oferecidos 24 vagas para cada um dos seguintes segmentos: Empreendedorismo Feminino, Serviço, Indústria, Comércio, Agro e Microempreendedor Individual. As inscrições devem ser feitas através DESTE LINK https://linktr.ee/botucatuempreendedora2025

O lançamento oficial do programa ocorreu nesta terça-feira, 10 de junho, no auditório do Parque Tecnológico de Botucatu, com a apresentação de uma palestra com o Tema “Você é o Motor ou o Freio do Seu Negócio?” com o Sr. Danilo Serafim Alves, do Sebrae/SP, um talk-show com empresários de vários segmentos e encerramento com a apresentação do programa aos presentes.

Com foco na valorização da economia local, o Programa Botucatu Empreendedora é totalmente gratuito e uma parceria da Prefeitura de Botucatu, através das Secretaria de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico com o Sebrae/SP. A ação reúne soluções práticas para diferentes perfis de negócios, promovendo qualificação profissional, inovação, acesso a mercados e desenvolvimento de competências empreendedoras.

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