Conecte-se Conosco

Botucatu

Teatro, música e dança até segunda-feira, em ‘Cidade Cênica’

Publicado

em

 

A Mostra Cidade Cênica está na sua reta final de apresentações que fecham o mês de eventos em comemoração ao aniversário de Botucatu. Este fim de semana, além do feriado do Dia do Trabalho (1º de maio), reservam espetáculos distintos, mas que mesclam teatralidade, música, movimento e muita interação com o público. Todas as atividades ocorrem no Cine Teatro Nelli [Rua General Telles, nº44 – Centro], com entrada franca.

Sábado

Neste sábado (29), a partir das 17 horas, a Cia. Beira Serra de Circo e Teatro apresenta Café com Arco. Ela conta a história de Januário, que é apaixonado por Sá Marica desde a infância e finalmente decide se declarar. Desencorajado, pede ajuda do público para fazer uma serenata. Nesse encontro, entre uma prosa e outra, lembram de histórias da infância, cantam, festejam e celebram o prazer de estarem juntos.Fernando Vasques e Mimi Tortorella dirigem e atuam na peça. A classificação é livre.

Ainda no sábado à noite, às 20 horas, é a vez do Anônimos da Arte apresentar o espetáculo Mono. Trata-se de um festival que enfatiza o movimento através do lúdico, com o uso de luz negra e máscaras, focado na cultura de rua, com números de Freestep, Tung, Cap Trick, Popping e Hip Hop, Freestyle, e alternando com cenas de teatro e números de um artista convidado. O público-alvo são crianças e jovens.

 

Domingo

No domingo (30) haverá duas sessões, às 16 e 17 horas, para a peça Organídes, do grupo Mayla-Lila, que conduz um jogo coreográfico entre luzes e cinco bailarinos que manipulam grandes bolhas plásticas infláveis e transparentes em meio ao público. A ambientação e concepção musical da obra são exclusivas e de autoria do músico turco Serhan Berberoglu, parceiro do grupo. As sessões são limitadas a participação de 50 pessoas, de todas as idades.

Também no domingo, às 20 horas, entra em cena o espetáculo Lapso. Trata-se de um solo de dança que apresenta uma metáfora sobre a passagem do indivíduo pelo tempo e suas percepções falíveis sobre ele. Um jogo coreográfico apoiado em conceitos da física sobre o ponto zero e a instabilidade, sugerindo diferentes dimensões. Síntese de movimentos em tentavas de mudança de direção. A encenação, aberta a crianças e adultos, é concebida e dirigida por Marília Coelho.

 

Segunda

Por fim, na segunda-feira (1º de maio), às 20 horas, a Mostra Cidade Cênica 162 se encerra  com o trio Co-Move, que apresenta Encontro em Bach. Um violoncelista executa ao vivo a Suíte de Bach. Um bboy contracenando com o músico, cria com seus movimentos virtuosos uma verdadeira incorporação da música tocada. A euritmista, extraindo o canto de sua dança de dentro da música tocada, acrescenta à atmosfera criada, um autêntico colorido musical. A peça é direcionada a jovens e adultos.

 

Sobre a Mostra Cênica 162

A Mostra Cidade Cênica, iniciada no dia 24 de abril, segue até o dia 1º de maio. Ela reúne mais de 60 artistas e uma centena de profissionais envolvidos (técnicos, diretores, assistentes, produtores, entre outros) envolvidos em 11 espetáculos, 12 cenas, uma oficina de intervenção, além de uma roda de bate papo sobre a história do teatro local [confira programação abaixo].

A idealização do movimento cênico em Botucatu efluiu da iniciativa chamada “Fórum de Artes Cênicas de Botucatu”, criado em janeiro de 2017. Este movimento independente busca promover a articulação dos profissionais de circo, dança e teatro em torno do que a classe artística espera das ações de Políticas Públicas direcionadas à cultura do Município.

A partir dos encontros periódicos do Fórum de Artes Cênicas que reúne artistas, núcleos, grupos, coletivos de circo, teatro e dança foram levantadas questões prioritárias sobre as quais foram aprofundadas em diálogo com a atual gestão da Secretaria Municipal de Cultura.

“A Mostra Cidade Cênica 162 é fomento às artes cênicas em Botucatu e estímulo à economia da cultura. Com esta iniciativa o Município dá um passo na inserção do conceito Cidade Criativa”, enfatiza Val de Castro, membro integrante do Fórum de Artes Cênicas de Botucatu.

 

PROGRAMAÇÃO

Mostra Cidade Cênica 162

De 24 de abril a 1º de maio

Gênero: Mostra de circo, dança e teatro

Local: Cine Teatro Nelli – Rua General Telles [Praça XV de Novembro], nº44 – Centro

Entrada: Gratuita

 

Dia 29

Café com Arco

Cia. Beira Serra de Circo e Teatro

Horário: 17 horas

Público alvo: jovens e adultos

 

Mono

Anônimos da Arte

Horário: 20 horas

Público alvo: crianças e jovens

 

Dia 30

Organóides

Maya-Lila

Horários: 16 e 17 horas

Público alvo: crianças, jovens e adultos

 

Lapso

Marília Coelho

Horário: 20 horas

Público alvo: jovens e adultos

 

Dia 1º de maio

Encontro em Bach

Trio Co-Move

Horário: 20 horas

Público alvo: jovens e adultos

Prefeitura de Botucatu

 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5