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Sebrae e Fundação FAT realizam projeto para fortalecer o Turismo no interior paulista

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Ações envolvem desde diagnósticos até a aplicação de soluções voltadas à gestão pública, como Plano de Destino Turístico Inteligente, que se baseia em um conceito internacional ainda pouco aplicado no Brasil

Um time de especialistas da Fundação de Apoio à Tecnologia (Fundação FAT) está realizando, em parceria com o Sebrae-SP, um projeto para reestruturar e fortalecer as ações de fomento à atividade turística em municípios do interior de São Paulo. A partir da criação e aplicação de novas metodologias para aprimorar a gestão pública do turismo municipal e regional, desenvolvidas pela FAT, foi entregue, em abril, o Diagnóstico da Estrutura de Gestão do Turismo para Miracatu, no Vale do Ribeira, após quatro meses de pesquisas documentais, entrevistas e avaliações. O projeto foi iniciado em 2024, nas cidades de Apiaí, Penápolis e Salesópolis, que passaram pelos diagnósticos e aplicação de consultorias. Já os municípios de Itaoca, Mogi das Cruzes, Suzano, Castilho, Presidente Epitácio e Guaratinguetá foram também atendidos em instrutorias de Gestão Colaborativa do Turismo e Fortalecimento dos Processos de Governança em Turismo.

 

Com base nesse primeiro diagnóstico – que avalia desde a estrutura da gestão pública e da governança neste setor, como o plano diretor e uma série de informações acerca do contexto do desenvolvimento da atividade no território –, a FAT desenvolveu outras soluções de consultorias para estruturar a gestão pública municipal do turismo, o arcabouço legal municipal e o sistema de gestão de informações turísticas, além da avaliação da maturidade da estrutura da gestão municipal para atender aos requisitos do Plano de Destino Turístico Inteligente (DTI).

 

Douglas Dias, consultor de Turismo da Fundação FAT e coordenador do projeto, destaca que a iniciativa deve apoiar a gestão pública em desenvolver estratégias para a melhoria do planejamento e da organização do Turismo no Território. Uma das frentes de atuação inclui o apoio à implantação dos requisitos de Destino Turístico Inteligente (DTI), uma metodologia desenvolvida na Espanha e em franca expansão no Brasil. “Atualmente, Curitiba (PR) é a referência brasileira com essa certificação, porém há muitas cidades do estado de São Paulo, como Jundiaí, com potencial para aplicação dessas práticas. Não é uma tarefa simples para a governança do território, mas agora temos essa consultoria desenvolvida pela FAT e pelo Sebrae-SP, uma solução importante para as prefeituras implantarem o conceito DTI”, afirma.

 

Segundo Dias, para que uma cidade obtenha o certificado de Destino Turístico Inteligente (DTI), ela precisa desenvolver aspectos avançados de governança, com participação ativa de gestores públicos e privados; inovação, promovendo soluções tecnológicas para melhorar a experiência do turista; tecnologia, com infraestrutura digital acessível e eficiente; acessibilidade, garantindo inclusão para todos os perfis de visitantes; e sustentabilidade, com práticas que preservem o meio ambiente, a cultura local e incentivem o desenvolvimento socioeconômico.

 

Além de Douglas Dias, a equipe que atuou no desenvolvimento do projeto é formada, atualmente, por importantes pesquisadores em Turismo: Bianca Paes (Mestra em Turismo, é fundadora e presidente da Associação São-Roquense de Guias de Turismo e integrante do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas em Turismo do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília); Daniella Marcondes (Turismóloga, Doutora em Mudança Social e Participação Política e Mestra em Desenvolvimento do Turismo, é especialista em Turismo de Base Comunitária, colaborando com povos e comunidades tradicionais); Esmeralda Serpa (Turismóloga e Mestra em Educação, é professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, na Fatec São Paulo e Fatec São Roque); Fábio Pozati (Turismólogo, Doutor em Geografia e Mestre em Ciências da Comunicação); Marcela Moro (Turismóloga e Mestre em Comunicação, especializada em Turismo Rural, Experiências Turísticas, Eventos, Enoturismo, Gestão Pública e Desenvolvimento Territorial); e Renata Castro Cardias (Turismóloga e Mestre em Comunicação,  especializada em Gestão Cultural pelo Senac-RJ (2010) e também em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos pela Universidade Nacional de Córdoba-Argentina).

 

Na atual etapa em Miracatu, a consultora de negócios do Sebrae-SP, Regiane Rabelo Macedo, explica que o próximo passo será aplicar o curso para fortalecimento da governança, envolvendo gestores públicos, organizações e empresários locais do setor turístico. Na sequência, o Sebrae-SP deve oferecer consultorias para estruturar a gestão pública municipal do turismo, o arcabouço legal municipal e o sistema de gestão de informações turísticas, além do Plano de Destino Turístico Inteligente.

 

“Miracatu foi escolhido como projeto piloto no Vale do Ribeira. O diagnóstico de turismo integra um dos eixos do programa Cidade Empreendedora do Sebrae-SP, que busca desenvolver ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social dos municípios”, afirma Regiane.

 

Esse projeto retrata a urgência da gestão pública em Turismo no Estado de São Paulo em atualizar suas ferramentas de planejamento e gestão, com olhar no aumento da competitividade e no perfil cada vez mais exigente de visitantes e turistas que buscam experiências seguras, acolhedoras e principalmente, de qualidade. Essa mesma preocupação se dá em relação a desenvolver o turismo, planejando e controlando seu crescimento, para apoiar a população e o desenvolvimento socioeconômico do território.

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