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Cultura

São Paulo promove segunda Mostra Internacional de Cinema Virtual. Confira a programação

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Programação cultural gratuita em dezembro conta com 45 filmes de 25 países

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo lançam no dia 1º de dezembro a Segunda Mostra Internacional de Cinema Virtual. Com curadoria de 25 consulados estabelecidos em São Paulo, o festival será exibido com exclusividade pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, gerida pela Organização Social Amigos da Arte.

O filme ‘Alfie, o pequeno teimoso’, produção dos Países Baixos, abre o evento, que conta com 45 títulos entre longas e curtas-metragens, documentários e uma animação.

Das produções que integram o evento, a Rússia abocanha a maior parte, com 5 obras. Em seguida, vem a República Tcheca, com 4 filmes.  A África do Sul, Canadá, Índia, Países Baixos e Portugal indicaram três filmes cada. A Mostra Internacional contará, ainda, com duas produções da Alemanha, Dinamarca e Itália e com uma da Bélgica, Bolívia, Chile, Coréia, Cuba, Estados Unidos, Finlândia, França, Hungria, Japão, Moldávia, Paraguai, Peru e Suíça.

As estreias acontecem até 21 de dezembro, mas a transmissão dos filmes segue até 31 de dezembro. Algumas produções têm exibição únicas, outras ficam disponíveis por vários dias (veja programação abaixo).

Esta é a segunda vez que as secretarias se unem para realizar a mostra, que estreou em setembro do ano passado. Na primeira edição, foram exibidos 33 filmes de 21 países, que contaram com 33 mil acessos e 13 mil usuários únicos.

“Tivemos uma experiência muito gratificante com a exibição dos filmes no ano passado e promover a mostra via plataforma #CulturaEmCasa é uma conquista que queremos solidificar e manter por muito tempo”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Programação

01/12 – Quarta

  • 17:00 → Alfie, o Pequeno Lobisomem – Países Baixos
  • 19:00 → O Conto de Um Lago – Finlândia
  • 21:00 → Um Caminho para Moscou – Suíça

02/12 – Quinta

  • 17:00 → Corredores da Noite – Québec, Canadá
  • 19:00 → Aluga-se uma Casa com Todos os Incovenientes, Rússia
  • 21:00 → Galore – Países Baixos

03/12 – Sexta

  • 17:00 → Valhalla a Lenda de Thor – Dinamarca
  • 19:00 → Fogo no Mar – Itália
  • 21:00 → Aqueles que ficaram – Hungria

04/12 – Sábado

  • 14:00 → Paparuda – Moldávia
  • 17:00 → “Eu estava em casa, mas…” – Alemanha
  • 19:00 → Kahaani – Índia
  • 21:00 → Il Grande Passo – Itália

05/12 – Domingo

  • 14:00 → Eles Lutaram pela Pátria – Rússia
  • 17:00 → Folha – República Tcheca
  • 19:00 → Freedom, The Musical – África do Sul
  • 21:00 → Espelho Triplo Asiático 2018: Viagem – Japão

06/12 – Segunda

  • 17:00 → Os Valentes – Canadá
  • 19:00 → Eles Lutaram pela Pátria – Rússia
  • 21:00 → Jardim – Portugal

07/12 – Terça

  • 17:00 → O Quadragésimo Primeiro – Rússia
  • 19:00 → Paparuda – Moldávia
  • 21:00 → Bhaag Milkha Bhaag – Índia

08/12 – Quarta

  • 17:00 → Sonhos – Rússia
  • 19:00 → A Prisioneira do Cáucaso – Rússia
  • 21:00 → Aluga-se uma Casa com Todos os Incovenientes – Rússia

09/12 – Quinta

  • 17:00 → O Quadragésimo Primeiro – Rússia
  • 19:00 → Chuva é cantoria na aldeia dos mortos – Portugal
  • 21:00 → Memorias del Subdesarrollo – Cuba

10/12 – Sexta

  • 17:00 → Paparuda – Moldávia
  • 19:00 → Drishyam – Índia
  • 21:00 → A Garota Ocidental – Bélgica

11/12 – Sábado

  • 14:00 → Eles Lutaram pela Pátria – Rússia
  • 17:00 → Doença Branca – República Tcheca
  • 19:00 → Angola – África do Sul
  • 21:00 → O Sol da meia-noite (The Sun at Midnight) – Canadá

12/12 – Domingo

  • 14:00 → Paparuda – Moldávia
  • 17:00 → Extranjeros – Bolívia
  • 19:00 → Despertador – República Tcheca
  • 21:00 → La Salamandra – Chile

13/12 – Segunda

  • 17:00 → Aluga-se uma Casa com Todos os Incovenientes – Rússia
  • 19:00 → O Quadragésimo Primeiro – Rússia
  • 21:00 → Sonhos – Rússia

14/12 – Terça

  • 17:00 → A Prisioneira do Cáucaso – Rússia
  • 19:00 → Sonhos – Rússia
  • 21:00 → Mangoré, por amor à arte – Paraguai

15/12 – Quarta

  • 17:00 → Sonhos – Rússia
  • 19:00 → Aluga-se uma Casa com Todos os Incovenientes – Rússia
  • 21:00 → A costa dos murmúrios – Portugal

16/12 – Quinta

  • 17:00 → O Quadragésimo Primeiro – Rússia
  • 19:00 → A Prisioneira do Cáucaso – Rússia
  • 21:00 → Mataindios – Peru

17/12 – Sexta

  • 17:00 → Sonhos – Rússia
  • 19:00 → That Night of Trance – África do Sul
  • 21:00 → O Amante da Rainha – Dinamarca

18/12 – Sábado

  • 14:00 → A Prisioneira do Cáucaso – Rússia
  • 17:00 → Jean Palach – República Tcheca
  • 19:00 → Erik & Erika – Áustria
  • 21:00 → Berlim Alexanderplatz – Alemanha

19/12 – Domingo

  • 14:00 → Eles Lutaram pela Pátria – Rússia
  • 17:00 → O Sol da meia-noite (The Sun at Midnight) – Canadá
  • 19:00 → Cinemability – Estados Unidos
  • 21:00 → Irmãs Gêmeas – Países Baixos

20/12 – Segunda

  • 17:00 → Aluga-se uma Casa com Todos os Incovenientes – Rússia
  • 19:00 → A Prisioneira do Cáucaso – Rússia
  • 21:00 → Eles Lutaram pela Pátria – Rússia

21/12 – Terça

  • 17:00 → O Quadragésimo Primeiro – Rússia
  • 19:00 → Des Hommes – França
  • 21:00 → Canola – Coreia

Sobre o #CulturaEmCasa

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa foi lançada em 21 de abril de 2020. Em 18 meses, registrou mais de 7 milhões de visualizações e já disponibilizou mais de quatro mil conteúdos com 400 mil horas assistidas. São 4 mil cidades do Brasil e 165 países impactados pela plataforma. O objetivo da plataforma é democratizar o acesso da população a eventos culturais e artísticos de alta qualidade gerados ou não por instituições vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC).

OSESP,  Jazz Sinfônica, Pinacoteca,  Museu da Imagem e do Som,  Museu da Imigração,  Museu da Casa Brasileira,  Museu do Futebol,  Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa Lobos, São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri são alguma dos programas e ações da pasta que transmitem seus conteúdos por meio da #CulturaEmCasa

A ferramenta apresenta também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras e do Museu da Diversidade Sexual (MDS). Além de diversos programas de difusão cultural e de incentivo à economia criativa como a #Virada SP Online, reunindo nomes como Dudu Nobre, Sérgio Britto, Roberta Miranda, Marcelo Falcão, Alceu Valença, Chico César e artistas dos municípios paulistas. A plataforma também transmite o maior programa de incentivo ao setor gastronômico, o #SP Gastronomia, com participação de chefs, como Lucas Corazza, Renato Carioni, e Fred Caffarena.

Em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, a plataforma organiza e produz a série ‘Outras Vanguardas’, que fala com celebridades do mundo artístico e que, de alguma forma, ecoa o movimento modernista. Tetê Espíndola, Arrigo Barnabé, Pascoal da Conceição, Cida Moreira, Tulipa Ruiz, entre outros já participaram do programa.

O ‘Papo de Arte’, conduzido pelo jornalista Helio Goldsztejn, recebe convidados especiais para bate-papos focados em histórias e curiosidades do universo do entrevistado. A série semanal, produzida pela plataforma, já trouxe para o centro da conversa personalidades, como a cineasta Tata Amaral, o multiartista Alexandre Orion, a dramaturga e escritora Maria Adelaide Amaral, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e o jornalista Zeca Camargo.

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Brasil

A ANÁLISE SINTÁTICA, artigo de Bahige Fadel

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A ANÁLISE SINTÁTICA

Há algumas semanas, um amigo fez um comentário sobre a língua portuguesa. Disse que é muito complicada e cheia de regras. Acrescentou que deveria haver mais liberdade, para que as pessoas pudessem se comunicar.

Vamos por partes. Se algo é individual, particular, pode ter regras ou não. Depende do único envolvido. Por exemplo, alimentação. Se uma pessoa quiser seguir determinadas regras de alimentação, é uma decisão dele. Alguém pode até orientar, mas é a pessoa que decide se seguirá regras ou não. É só a saúde dele que está em questão. Mas se algo é público, tem que haver regras, para que não se transforme num caos, numa bagunça. Imagine uma escola que funcione sem regras. Imagine o trânsito sem regras. Seria um desastre total.

O mesmo acontece com um idioma, no caso, a língua portuguesa. A língua é de uso público. Assim, tem que haver regras. Caso contrário, viraria uma torre de Babel.

Faço esse comentário para chegar à análise sintática. Ela é importante ou não? Salvo melhor juízo, é muito importante. Principalmente para determinados níveis de comunicação. Seria inaceitável, por exemplo, um advogado numa peça jurídica, escrevendo ‘não pode ser confiável esses fatos’. Esse hipotético advogado não sabe que o sujeito da frase é ‘esses fatos’ e que o verbo concorda com o sujeito.

Segundo a gramática, sintaxe é parte da gramática que estuda as palavras enquanto elementos de uma frase, as suas relações de concordância, de subordinação e de ordem. Isso quer dizer o seguinte: sintaxe é o estudo da construção das frases. Vejam essas duas frases:
– Vendem-se diversos produtos.
– Desconfia-se de diversos produtos.

A análise sintática explica por que no primeiro exemplo o verbo tem que ficar no plural e no segundo, no singular. Já vimos que o verbo concorda com o sujeito. Na primeira frase,o verbo é transitivo direto. Assim, a palavra se funciona como partícula apassivadora e, assim, a frase está na voz passiva.Na voz passiva, o sujeito sofre a ação verbal. O que está sofrendo a ação de ser vendido? ‘Diversos produtos’, é claro. O sujeito está no plural, o verbo vai para o plural. Já no segundo exemplo, o verbo ‘desconfiar’ é transitivo indireto. Por isso, a palavra ‘se’ é índice de indeterminação do sujeito. Assim, o sujeito mudou. É um sujeito indeterminado e a frase está na voz ativa. Quando o sujeito é indeterminado, o verbo com a palavra ‘se’ fica na terceira pessoa do singular. Ressalto que isso ocorre com o índice de indeterminação do sujeito. Se não houver esse índice, para termos o sujeito indeterminado, colocamos no verbo na terceira pessoa do plural: Desconfiam de diversos produtos.

Não podemos esquecer que a análise sintática não é um gesso. A linguagem coloquial, por exemplo, permite certas liberdades. ferNão podemos escrever que existe a língua e existe a linguagem. A linguagem é a forma como se usa a língua. A linguagem é usada para a comunicação verbal. Não adianta falar muito chique, se ninguém entende.

BAHIGE FADEL

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Botucatu

Projeto Banda na Praça terá uma nova edição neste sábado, 14

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Ação oferece um momento de lazer, arte e convivência para todas as idades

 

Neste sábado, 14 de junho, a Banda Sinfônica Municipal de Botucatu fará mais uma edição do projeto Banda na Praça, levando à população apresentações ao ar livre que valorizam a música instrumental e promovem o acesso à cultura. O evento será na Praça Emilio Pedutti (Praça do Bosque, no Centro), às 10 horas.

Sob a regência do maestro Carlos Lima, responsável também pelos arranjos musicais apresentados, o concerto contará com um repertório eclético, que inclui gêneros como dobrado, samba, bossa nova, bolero e trilhas sonoras populares.

A ação tem como objetivo aproximar a música da comunidade, oferecendo um momento de lazer, arte e convivência para todas as idades.

Serviço

Data: sábado, 14 de junho

Horário: 10 horas

Local: Praça Emilio Pedutti (Praça do Bosque – Centro)

Entrada gratuita

Classificação livre

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Cultura

Unicamp é a universidade que mais depositou patentes de invenção no estado de SP em 2024

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Com aumento de 70% nos depósitos, a Unicamp lidera entre todas as universidades, públicas e privadas, do estado de São Paulo e é a quarta entre as instituições de ensino do país

 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a universidade que mais depositou pedidos de patente em 2024 no estado de São Paulo, segundo o ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), nesta semana. Na classificação geral, a Universidade ocupa o 6º lugar, dividindo o posto com outras instituições de ensino, organizações públicas e privadas.
A Unicamp, por meio de sua Agência de Inovação Inova Unicamp, registrou 68 depósitos dos 1.995 pedidos de patentes no Top 50 do INPI, referente ao ano passado, aumentando em 70% sua participação em número de depósitos quando comparada ao último ranking, no qual também havia ultrapassado a marca anterior, de 40 pedidos. No topo da lista também aparecem a Universidade de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 86 e 76 depósitos de pedido de patente, respectivamente, além da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 71 depósitos.
“A conquista do ranking do INPI, que classificou por mais um ano a Unicamp em primeiro lugar entre as universidades do estado de São Paulo e a quarta no país em número de pedidos de patente de invenção, é fruto do início de ações estratégicas da Inova, focadas no atendimento mais personalizado aos docentes, pesquisadores e alunos da Universidade e divulgação do processo de proteção da propriedade intelectual (PI) para a comunidade acadêmica”, explica Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp.

A Agência de Inovação da Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) responsável pela gestão da política institucional de inovação e empreendedorismo da Universidade. A Inova Unicamp oferece um conjunto de serviços e suporte para alunos, pesquisadores e docentes, com o objetivo de transformar pesquisas em inovação e fortalecer o ecossistema de inovação da Unicamp.

 

Este processo abrange desde o pedido de depósito de patentes e até etapas do gerenciamento desses ativos, como o trabalho realizado no Portfólio de Tecnologias, que reúne todas as tecnologias protegidas da Universidade e que, desde 2024, vêm sendo classificadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS da ONU) .

Universidades lideram o ranking do INPI

Segundo o INPI, a análise, considerando a área de atuação, mostra que as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) , sobretudo instituições públicas, têm papel relevante no depósito de Patentes de Invenção. Entre os pertencentes ao Top 50 do INPI, 66% são universidades e institutos de ensino e pesquisa públicos. Ainda em relação às universidades, o ecossistema de inovação de São Paulo é representado pela Unicamp, seguida da Universidade de São Paulo (USP), no Top 10.
“Buscando ampliar ainda mais a proteção da propriedade intelectual, fomentar a transferência de tecnologias desenvolvidas na Unicamp e consolidar o suporte à comunidade interna, a Agência confere, desde 2021, atividades que auxiliem docentes, pesquisadores e alunos a compreenderem se suas pesquisas são passíveis de serem convertidas em patentes e apresentam potencial para gerar inovação. A exemplo dessas atividades, podemos citar o Inova em Ação, um programa voltado à comunidade interna que apresenta os serviços oferecidos pela Inova ao público acadêmico”, explica a coordenadora de negócios e inovação da Inova, Iara Ferreira, área responsável pela proteção da PI e pela parceria e transferência de tecnologia

Além das sessões de mentoria, a Agência de Inovação da Unicamp também oferece oficinas específicas para capacitação na busca de anterioridade em bases de patentes, como a do INPI. Processo indispensável nas etapas iniciais de proteção da Propriedade Intelectual, a busca apresentada nas oficinas têm o objetivo de mostrar como é feita a verificação do estado da técnica em bases de dados específicas.

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