A Prefeitura de São Manuel iniciou na quarta-feira (15) a instalação de sinalização turística rural no município. Ao todo, serão colocadas 30 placas identificando importantes localidades da zona rural e também áreas culturais-turísticas da cidade, como o Jardim Municipal e o distrito de Aparecida.
A iniciativa, que faz parte do plano de ação da Diretoria de Esportes e Turismo e tem o apoio do Conselho Municipal de Turismo (ComTur), visa dar mais visibilidade às áreas turísticas de São Manuel. “Esse projeto tem uma importância grande no tocante à divulgação dos nossos atrativos já em funcionamento”, afirma Thiago Donini, assessor de Turismo.
De acordo com o diretor de Esportes e Turismo, João Paulo Cabral, a sinalização rural também ajudará na segurança de quem transita pelas estradas rurais, beneficiando moradores, produtores e visitantes. Até ontem, segundo a prefeitura, dez placas já haviam sido instaladas. O prazo para a conclusão do serviço é o último fim de semana de novembro.
Os locais que já contam com a sinalização turística são a estrada de terra da Água Nova, Campingnucci e Venda Véia (Represa do Rio Tietê); Ateliê do Paulo Turchiari (saída da cidade); Pesqueiro Recanto Dourado (saída de São Manuel, sentido distrito de Aparecida); Bairro de Toledo, Guarantã e Boa Vista e estrada da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
No ano que vem, a Diretoria de Esportes e Turismo de São Manuel irá realizar um curso de turismo rural em parceria com o Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o objetivo de capacitar agentes municipais para que o turismo rural seja mais explorado no município. O curso formará pessoas interessadas em identificar pousadas e localidades rurais na cidade que tenham potenciais para receber visitantes.