Conecte-se Conosco

Botucatu

‘Pioneiros do HCFMB’ celebra personagens que marcaram a história da instituição

Publicado

em

Crachá celebra anos de dedicação e comprometimento com a história do Hospital

Encontros, reencontros e muitas histórias reunidas em um mesmo lugar, eternizando o sentimento mais nobre que pode existir: a gratidão.

A tarde da última quinta-feira, 26, foi repleta de emoção e de memórias no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). O evento “Pioneiros do HCFMB” homenageou personalidades que contribuíram para o crescimento e a evolução do Hospital ao longo destes mais de 55 anos de história.

Realizado no Salão Nobre da FMB, o encontro reuniu docentes aposentados, professores eméritos, ex-superintendentes do HCFMB, ex-diretores da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp) e os primeiros funcionários que marcaram a trajetória da instituição.

O evento contou com a presença do Superintendente do HCFMB, Dr. André Luis Balbi; do Chefe de Gabinete, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, e da Vice-Diretora da FMB, Prof.ª Titular Jacqueline Costa Teixeira Caramori.

Cada um dos pioneiros presentes recebeu um crachá personalizado em celebração aos anos de dedicação e comprometimento com a história do Hospital. Também houve uma homenagem aos precursores já falecidos e uma apresentação musical da maestrina da Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (OFIBB), Renata Cristina da Silva Ortiz de Villate.

Prof.ª Jacqueline destacou a importância deste evento, classificando-o como um ato de reconhecimento de trajetórias. “Ao longo do tempo, vocês foram abraçados por este gigante Complexo e, assim, puderam abraçar a profissão e seus desafios. Sem a luta e a dedicação de vocês no passado, não viveríamos este presente. Queremos que continuem caminhando e deixando suas pegadas na formação de pessoas dentro deste lugar”.

Já Dr. José Carlos recordou brevemente sobre como o HCFMB iniciou a sua trajetória e de como diversos desafios foram superados ao longo dos anos. “Cada um de vocês, pioneiros, construíram esta casa que é o Complexo HC, e o evento de hoje reconhece a importância e a grandeza de cada história, mostrando que este lugar será sempre de vocês”.

Dr. André reforçou o papel dos pioneiros para a consolidação do Hospital. “Observar o passado é aprender a cada dia novas lições de sabedoria e de humildade para enfrentar os desafios. Este crachá representa a importância de todos vocês para a nossa instituição. O HCFMB precisa do apoio de todos para se tornar ainda mais forte a cada dia”.

O “Pioneiros do HCFMB” foi realizado pela Gerência de Relações Institucionais do HCFMB, em parceria com a Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal do Departamento de Gestão de Pessoas, contando ainda com o apoio do Núcleo de Segurança do Hospital.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Concerto no MAGMA homenageia Angelino de Oliveira

Publicado

em

O evento contou com apresentação da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Carlos Lima e participação especial da maestra e cantora Karoline Violeira

No último sábado, 26 de abril, o MAGMA – Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia, foi cenário de uma tarde marcada pela música, pela memória e pela celebração da cultura local. A Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Carlos Alberto Rodrigues de Lima e com participação especial da maestra e cantora Karoline Violeira, apresentou um concerto emocionante em homenagem ao compositor Angelino de Oliveira — autor da clássica “Tristezas do Jeca” e nome fundamental na história musical de Botucatu.

A apresentação, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o MAGMA, reuniu o público na Concha Acústica do Museu. Com um repertório que incluiu principalmente caipira, a homenagem destacou a contribuição artística de Angelino de Oliveira e sua forte ligação com a cidade. O Hino de Botucatu é de autoria deste grande artista.

Para o maestro Carlos Alberto, que está à frente da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, a ocasião foi especialmente simbólica por unir memória afetiva, legado musical e reconhecimento cultural.

“Sei bem sobre a real importância de Angelino de Oliveira para a cultura do nosso país e do mundo. Reger esse concerto foi um momento de extrema emoção e consagração. Ao lado de Berenice e Ricardo Athias, acompanhei de perto o nascimento do MAGMA e vejo com orgulho essa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura como uma ação determinante para preservar nossa memória e fortalecer a identidade botucatuense. Nossa banda é formada por músicos incríveis, que tornam possível uma entrega artística de alta qualidade, como a que vivemos nesse dia tão especial.”

De acordo com a diretora e curadora do MAGMA, Berenice Balsalobre, o evento reforça a importância da música e da arte para a população.

“Receber o Concerto da Banda Municipal no  MAGMA fortalece o nosso compromisso com a cultura em suas múltiplas expressões, além de mostrar que o Museu é, acima de tudo, um espaço vivo, onde memória, conhecimento e emoção se encontram.”

A conexão entre arte, memória e pertencimento também foi ressaltada pela cantora e maestra Karoline Violeira, que emocionou o público com sua performance. Para ela, a oportunidade de cantar no MAGMA e homenagear Angelino de Oliveira teve um significado especial:

“Foi uma grande honra participar. A força sonora da banda, em um espaço que valoriza a cultura e a história, transforma tudo em algo ainda mais simbólico. Para mim, interpretar essas canções é uma forma de manter vivo um legado — eternizando os artistas, suas obras e os valores que carregam. Cantar em Botucatu, minha casa, é também uma maneira de homenagear a terra em que vivemos”, finalizou.

Continuar Lendo

Botucatu

Cultura terá Oficina Prática de Cosplay neste sábado, 03

Publicado

em

A ação é voltada ao publico em geral com vagas limitadas a 20 inscritos

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura, convida o público para participar da Oficina Prática de Cosplay – Confecção de Braçadeira Medieval, voltada a pessoas interessadas em iniciar no universo cosplay e aprender técnicas de criação de acessórios inspirados em personagens de animes, filmes, séries, quadrinhos e jogos eletrônicos.

A oficina será realizada neste sábado, 03 de maio, das 14 às 18 horas, na Pinacoteca Fórum das Artes (Rua General Telles, 1040 – Centro). A participação é gratuita e voltada para o público em geral, com classificação livre e limite de 20 vagas.

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/87rUGxE2pFBHQuJLA Os selecionados serão contatados até o dia 02 de maio de 2025 pela equipe organizadora.

Durante a atividade, os participantes aprenderão o passo a passo para a confecção de uma braçadeira medieval utilizando técnicas do tipo “faça você mesmo” (DIY), com materiais acessíveis como E.V.A. e tinta acrílica.

Serão abordadas práticas de modelagem, recorte, pintura, colagem e envernização, que poderão ser aplicadas futuramente na produção de trajes e acessórios para cosplay.

A oficina será ministrada por Nidowilliam Henrique Spadotto, produtor audiovisual da Orion Produtora, que durante o período de quarentena da pandemia de Covid-19 iniciou sua trajetória na arte cosplay, desenvolvendo um traje completo do personagem Atreus, do jogo God of War (2018). Atualmente, possui experiência na confecção de armas, acessórios, figurinos e objetos cênicos para produções audiovisuais.

Essa ação integra o projeto Cosplay Garen V 2077, contemplado no Chamamento Público do Edital de Fomento CULTSP nº 02/2024, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Continuar Lendo

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5