Conecte-se Conosco

Botucatu

Pardini anuncia dobro de GCM nas ruas, atividade delegada e fiscais de transporte coletivo

Publicado

em

 

O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, aproveitou a primeira semana de abril, mês de aniversário de 162 anos do Município, para fazer importantes anúncios na área de segurança pública e transporte coletivo. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (5) em frente às escadarias do Paço Municipal, com a presença de autoridades militares, secretários municipais e vereadores.

A Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos lançou o programa “GCM nas Ruas”. A proposta é dobrar o efetivo de agentes da Guarda Civil Municipal nos patrulhamentos de rotina pela Cidade. Agora, ao invés de 28, serão 56 guardas que estarão à disposição para o trabalho exclusivamente junto da comunidade. A iniciativa abrange quase o efetivo total da corporação, que atualmente é de 63 profissionais em exercício.

“Isso será possível por conta do remanejamento de servidores públicos municiais, antes locados em outras áreas do Poder Público, e que agora realizarão os serviços administrativos que alguns de nossos guardas eram responsáveis. Com isso ampliaremos 100% do nosso patrulhamento de rua e, assim, conseguiremos atender com mais agilidade e eficiência a população. Especialmente as pessoas que vivem em bairros mais distantes do centro da Cidade”, destaca o secretário municipal de Segurança, Dr. Adjair de Campos.

Além disso, a GCM apresentou sua nova viatura. Trata-se de uma Fiat Palio Weekend Trekking 1.6, ano 2016 / modelo 2017, equipada com compartimento para transporte de presos, sinais luminosos e sonoros, GPS e rádio com frequência digital, e toda customizada. O investimento foi superior a R$ 69 mil, com recursos do Poder Público Municipal.

“Temos agora uma frota total de 20 veículos. Somado o fato de termos mais guardas na rua, a GCM terá uma capacidade maior para atuar na linha de frente no combate à violência, de forma direta e preventiva, preservação dos patrimônios públicos e fortalecer ainda mais o vínculo com a comunidade. Nada mal para um órgão de segurança que comemora 11 anos de existência em 2017”, reforça o comandante da Guarda Civil Municipal, Sérgio Luiz Bavia.

Atividade Delegada

Ainda na área de segurança pública, foi anunciada oficialmente a retomada do programa de Atividade Delegada em Botucatu. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria  da Segurança Pública do Estado de São Paulo com o Município, na qual permite que policiais militares possam desempenhar suas funções também durante seus horários de folga. Este regime especial garante ao policial militar a garantia de todos os direitos previstos no exercício de sua função.

Quatro policiais militares já têm atuado nas ruas desde março deste ano, com jornada de até oito horas diárias [sempre de quinta a domingo] e limite de 80 horas no mês. Entretanto, o total de policiais militares envolvidos nesta atividade pode chegar a oito conforme estabelecido no convênio, que prevê vigorar por cinco anos. Neste período os investimentos do Poder Público Municipal para a manutenção desta parceria podem chegar a pouco mais de R$ 1,3 milhão.

Além de aumentar o efetivo fardado nas ruas, a parceria contribui para a redução de indicadores criminais e aumento da sensação de segurança na população. O programa permite o reforço do combate ao comércio irregular ou ilegal, à fiscalização de estabelecimentos comerciais (bares, lanchonetes, hotéis, desmanches, ferro velhos e afins), comércio ambulante, poluição sonora e fiscalização municipal de trânsito.

O balanço estatístico da Polícia Militar da Atividade Delegada no mês de março passado contabilizou: 243 pessoas abordadas, 404 condutores de veículos abordados (224 carros e 180 motos), 336 testes de bafômetro, 23 CNHs retidas (seis por crime de embriaguez ao volante e outros 17 condutores por consumo de álcool), 192 autuações de trânsito municipais e remoção de 62 veículos (42 carros e 20 motos).

“É notório os resultados positivos que já alcançamos com a retomada da Atividade Delegada, principalmente na região central da Cidade. Houve uma diminuição expressiva nas aglomerações e ações de desordem que ocorriam principalmente no período noturno e aos fins de semana. E isso pelo simples fato das viaturas estarem nas ruas, aumentando a fiscalização de alvarás, de embriaguez ao volante e abordagem de pessoas suspeitas”, diz o tenente-coronel PM Jorge Duarte Miguel.

Fiscalização nos ônibus

Outra novidade apresentada à população é do início da fiscalização do serviço de transporte coletivo. Ele será executado por dez servidores públicos municipais, que foram capacitados para desempenhar o papel de fiscal. Dentro e fora dos ônibus. Todos estarão devidamente uniformizados para facilitar a identificação.

Neste primeiro momento, dois fiscais deverão ficar fixos nos pontos com maior concentração de passageiros da região Central da Cidade: um na Praça Coronel Moura [Paratodos] e outro na Praça Carlos Gomes [Igreja São Benedito]. Tudo para que seja possível confrontar o horário de passagem com o horário previsto de chegada dos ônibus.

Além disso, os demais estarão nas linhas principais para monitorar a qualidade do serviço prestado, o atendimento aos usuários, o cumprimento da tabela horária. Também realizarão atividades fiscalizatórias nos veículos quanto à limpeza, conservação e a manutenção do sistema de elevador para pessoas com deficiência.

“É um motivo de alegria e orgulho. O Pardini prometeu e aqui estão os fiscais, percorrendo cada linha, ouvindo a população. Eles têm toda autonomia para notificar as empresas e cobrar por um serviço de excelência. E vamos continuar a lutar para deixar a cidade ainda melhor do que recebemos”, enaltece o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, André Peres.

Desafios enfrentados

Na avaliação do prefeito Mário Pardini, em pouco mais de três meses, sua atual gestão já conseguiu realizar grandes enfrentamentos. “Dobrar o efetivo da Guarda Municipal, retomar a Atividade Delegada e a implantar fiscais no Transporte Coletivo são desafios que a gente consegue vencer ouvindo mais a população, reduzindo despesas e contanto com a colaboração dos próprios servidores públicos municipais. Nossa missão, mais do que grandes obras, é melhorar na prática a prestação de serviços à população”, destaca o prefeito.

 

Prefeitura de Botucatu

 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5