Conecte-se Conosco

Botucatu

Paço das Artes inaugura o projeto “Mulheres em Cena” em Botucatu

Publicado

em

Primeira itinerância da instituição apresenta ciclo de vídeos com trabalho de 12 artistas brasileiras

O Paço das Artes, — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo — inaugura no próximo dia 28 de setembro, a partir das 11h, “Mulheres em Cena” na Pinacoteca Forum das Artes em Botucatu. A entrada é gratuita.

Em sua primeira itinerância pelo interior do estado – com apoio do SISEM-SP  – o Paço das Artes estréia o projeto “Mulheres em Cena” em um ciclo de vídeos com obras assinadas pelo Coletivo Cartográfico (formado por Carolina Nóbrega, Fabiane Carneiro e Monica Galvão) e pelas artistas Cristina Elias, Grasiele Sousa, Lenora de Barros, Letícia Parente, Katia Maciel, Lia Chaia, Márcia Beatriz Granero, Milena Travassos, Musa Michelle Mattiuzzi, Paula Garcia e Regina Parra.

Dentre os destaques estão o trabalho Objetos da vida cotidiana (2017), de Cristina Elias que dá seguimento à investigação da artista sobre a identidade feminina; a videoperformance Há Mulheres que é o quarto vídeo da série Não Quero Nem Ver, de 2005, de Lenora de Barros e a performance merci beaucoup, blanco!, da Musa Mattiuzzi que, ao nomear o processo com uma saudação, propõe uma reflexão direta sobre a linguagem formal como uma ferramenta racista.

“Mulheres em Cena será inaugurado durante a primeira itinerância do Paço das Artes e propõe colocar luz na necessidade do não-apagamento das mulheres da história da arte. Para isto, fiz um levantamento de artistas que já passaram pelo Paço das Artes e que fazem parte da própria cena do seu trabalho para um ciclo de vídeos que marca a estreia deste projeto que já tem exposições programadas para os próximos anos”, explica Priscila Arantes, curadora da mostra e Diretora Artística do Paço.

A curadora fez uma seleção de artistas que utilizam o próprio corpo no trabalho e que incorporam eminentemente a linguagem do vídeo em suas obras. No total, serão exibidos 12 obras que dialogam com artes visuais, poesias, narrativas e performances sob os mais diferentes eixos temáticos como violência do corpo, racismo, imigração, criação de estereótipos e discussão do tempo.

Serão exibidas as obras: acerca do fracasso das formas, do Coletivo Cartográfico; Oggetti Della Vita Cotidiana, de Cristina Elias; a situação DA brasileira, de Grasiele Sousa; Há mulheres, de Lenora de Barros; Marca registra, de Letícia Parente; Colar, de Katia Maciel; Bolas, de Lia Chaia; Minada, de Márcia Beatriz Granero; Vertigem, de Milena Travassos; Merci beaucoup, blanco, de Musa Michelle Mattiuzzi, # 3 (da série Corpo Ruído – performance), de Paula Garcia e 7.536 PASSOS (Por uma geografia da proximidade), de Regina Parra.

A próxima edição do projeto será no MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, em datas e horários que serão divulgados em breve.

SERVIÇO 

Mostra Ciclo de Vídeos “Mulheres em Cena”

DATA: 28/09 à 26/10

LOCAL: Pinacoteca Fórum das Artes | R. Gen. Teles, 1040 – Centro, Botucatu

HORÁRIO: 4ª à 6ª das 8h30 às 17h | Sáb/Dom/Feriados 11h às 17h

INGRESSO gratuito

CLASSIFICAÇÃO livre

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5