Conecte-se Conosco

Botucatu

OSC Renascer comemora conquistas em 2024 e planeja atividades de 2025

Publicado

em

Organização é dedicada à defesa dos direitos das mulheres em Botucatu

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Renascer encerrou o ano de 2024 com uma série de conquistas e avanços significativos em suas iniciativas voltadas para a defesa dos direitos das mulheres, o apoio à população idosa e a promoção de atividades culturais e educativas.

Em reunião de planejamento realizada no dia 24 de janeiro de 2025, na residência de Isabel Conte, os membros da organização avaliaram os projetos desenvolvidos ao longo do ano anterior e traçaram metas para 2025.

Uma das principais metas estabelecidas na reunião de planejamento de 2024 foi a inserção da OSC Renascer nos Conselhos Municipais da Saúde, do Idoso e da Mulher. O avanço foi expressivo: Martha Negrisolli e Neuza Marques passaram a integrar o Conselho do Idoso, enquanto Juliana Zambrini e Isabel Conte assumiram cadeiras no Conselho da Saúde. Além disso, Laís Leôncio e Cinira de Paula Celestino se candidataram para o Conselho da Mulher, cuja eleição está marcada para o dia 18 de fevereiro de 2025.

Outro grande avanço foi a ampliação da utilização da sede do Instituto Suman, que cedeu uma casa para a OSC Renascer. Pequenos reparos, como troca de vidros, pintura e limpeza, foram realizados, e o espaço passou a ser usado regularmente para diversas atividades promovidas pela entidade.

No campo cultural e educativo, a OSC Renascer realizou importantes iniciativas. O projeto Bailado das Rosas promoveu dança terapêutica, roda de conversa e trocas de vivências para um grupo de oito a doze mulheres por aula, entre março e abril de 2024, sob a coordenação da arte-educadora Gabriela Hess.

Paralelamente, aulas de defesa pessoal foram oferecidas de abril a dezembro, coordenadas pelo professor de jiu-jitsu Antonio Mendes Junior, também com uma média de oito a doze participantes por encontro.

A OSC também promoveu a Semana Maria da Penha vai à Escola, levando material educativo e pedagógico para adolescentes de cinco escolas de ensino médio, alcançando mais de 500 alunos. Além disso, o 1º Simpósio de Direitos das Mulheres de Botucatu, realizado em 10 de agosto na Pinacoteca, contou com a participação de 25 mulheres.

OSC Renascer pelo tratamento da codependência emocional

Outro destaque foi o treinamento sobre codependência emocional, coordenado pelas terapeutas Juliana Zambrini e Marina Cervini. Doze voluntárias da OSC participaram do curso e serão multiplicadoras do tema em 2025.

“Quando chegam mulheres até a OSC pedindo orientação sobre o que fazer em caso de violência doméstica, observei que a grande dificuldade em fazer a denúncia, ou até mesmo de sustentar a denúncia feita, é devido à dependência emocional”, disse Juliana, presidente da OSC.

“Como eu já vivi isso na pele e sei que é difícil se livrar da dependência sem tratamento profissional, isso começou a me incomodar, pois a rede pública não dá conta dessa demanda”, revelou. “Sozinha, eu não conseguiria tratar todas, então me veio essa ideia de juntar várias terapeutas para atender essas mulheres.”

“Nosso objetivo é que venham mulheres dos 4 cantos da cidade para aprender e levar esse conhecimento para as mulheres de suas comunidades”, disse Juliana. “Nós nos inspiramos no grupo do Alcoólatras Anônimos, que já está estabelecido há anos, com excelentes resultados.”

Com foco na população idosa, a OSC Renascer promoveu duas rodas de conversa: A Arte de Envelhecer a Descoberta, realizada em 27 de março, e Envelhecimento e Consciência Emocional, em 4 de outubro. Ambas foram conduzidas pela psicóloga Martha Negrisolli e atenderam de seis a oito mulheres acima de 50 anos.

Na área de geração de renda, a OSC obteve um importante apoio da Câmara Municipal. A vereadora Rose Ielo (PDT) destinou uma emenda impositiva para a aquisição de equipamentos e insumos para uma oficina de estamparia utilizando a técnica de sublimação. Dez mulheres participaram do treinamento inicial e devem dar continuidade às atividades em 2025.

A organização comemora os avanços conquistados em 2024 e planeja a manutenção dos projetos atuais e a criação de novas iniciativas.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5