Conecte-se Conosco

Botucatu

IBB/Unesp recebe visita de representantes da agência de fomento à pesquisa da Nigéria

Publicado

em

A comitiva teve como objetivo conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos pela bolsista nigeriana Dra. Chijiokwu Ejime Agbonifoda que realiza seu pós-doutorado no instituto.

O Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp recebeu, na última sexta-feira (31/01), a visita de representantes da agência de fomento à pesquisa Tertiary Education Trust Fund (TETFund), da Nigéria. A comitiva teve como objetivo conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos pela bolsista da TETFund, Dra. Chijiokwu Ejime Agbonifoda, que realiza seu pós-doutorado no instituto. Ejime é professora de Fisiologia Humana na Delta State University, em Abraka, Nigéria, e desenvolve sua pesquisa no Cancer Cachexia Omics Laboratory (CaCaO Lab), do Setor de Fisiologia do IBB, sob a supervisão do professor Robson Carvalho. Seu estudo utiliza ferramentas de bioinformática para investigar padrões de comunicação celular na diabetes, um tema de grande relevância para a saúde pública na Nigéria.

Representantes da comitiva nigeriana:

✔ Senador Abba Patrick Moro – Líder da minoria e presidente do Comitê de Caráter Federal da 10ª Assembleia do Senado da República Federal da Nigéria
✔ Alhaji Abdumumin Banji Oniyangi – Diretor de Relações Públicas da TETFund
✔ Dra. Aisha Aliyu Shehu – Oficial de mesa da FARA para instituições brasileiras e principal oficial jurídica da TETFund
✔ Yusuf Armayau

A delegação foi recepcionada pelo vice-diretor do IBB/Unesp, professor Willian Fernando Zambuzzi, e acompanhada pelo professor Robson Carvalho, do Departamento de Biologia Funcional e Estrutural. Durante a visita, o grupo conheceu o Cancer Cachexia Omics Laboratory (CaCaO Lab), no Setor de Fisiologia do IBB, e a Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), acompanhado pela professora Patrícia Pintor dos Reis, assessora da Assessoria de Relações Externas (AREX) da Unesp. O servidor Fábio Sugano, do Escritório Regional de Apoio à Pesquisa e Internacionalização (ERAPI/IBB), foi responsável por todo o relacionamento institucional e articulação para a visita da delegação.

O professor Willian Fernando Zambuzzi, vice-diretor do IBB, destacou a importância da internacionalização para o instituto:

“Nos últimos anos, tivemos a felicidade de receber diversas delegações internacionais no Instituto de Biociências de Botucatu, um reflexo do nosso compromisso com a internacionalização. Essas parcerias com centros de pesquisa e agências ao redor do mundo não só fortalecem nossa produção científica, mas também criam oportunidades valiosas para nossos pesquisadores e estudantes. Ver projetos sendo construídos a partir desses encontros é gratificante, pois amplia nosso impacto global e reforça o IBB como um espaço de troca de conhecimento e inovação”, destacou.

A professora Patrícia Pintor dos Reis, assessora da AREX, também ressaltou a relevância do encontro:

“A visita da delegação do Tertiary Education Trust Fund (TETFund), Nigéria, teve como objetivo conhecer e acompanhar o progresso dos alunos apoiados por este programa. Durante a visita, tivemos a oportunidade de apresentar as pesquisas em andamento nas unidades de pesquisa, incluindo o IBB e a Unipex no câmpus de Botucatu. Discutimos os impactos do financiamento no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes e futuras colaborações. Essa interação foi fundamental para fortalecer o vínculo entre o TETFund e a Unesp, destacando a importância do investimento contínuo na formação de profissionais”, avaliou.

O professor Robson Carvalho ressaltou o impacto positivo da visita:

“Foi uma oportunidade importante para apresentar nossas instalações e compartilhar o trabalho realizado no instituto. As trocas de experiências e conhecimentos foram muito enriquecedoras e fortaleceram os laços de cooperação entre Brasil e Nigéria. Esperamos que essa parceria se expanda, contribuindo para o desenvolvimento de novos projetos e a vinda de mais bolsistas nigerianos para a nossa universidade”, enfatizou.

Durante seu pós-doutorado, a Dra. Ejime tem se especializado em análises de dados em larga escala, um conhecimento que poderá ser aplicado em sua instituição de origem, promovendo a formação de novos pesquisadores. O uso de tecnologias avançadas, como plataformas computacionais e dados abertos, pode acelerar o desenvolvimento científico e facilitar pesquisas em diversas áreas estratégicas para a Nigéria, como a biomedicina e a saúde pública.

A visita fortalece a cooperação acadêmica internacional, com a expectativa de ampliar o número de bolsistas da Nigéria na Unesp, consolidando parcerias para o avanço da pesquisa científica entre os dois países.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5